Teatro Amazonas um dos mais bonitos do Brasil
05.mar.23 - atualizado em 01.set.23
O Teatro Amazonas é imponente, além de ser, uma das melhores atrações de Manaus.
Foi eleito um dos monumentos mais bonitos do Brasil, conforme pesquisa de um site português.
Eu fiz a visita guiada e eu recomendo, confira as minhas dicas.
Foto destaque deste post – divulgação Turismo do Amazonas – Clóvis Miranda.
Você vai gostar de ler também sobre Hotéis de Floresta na Amazônia.
História da Construção do Teatro Amazonas
O Teatro Amazonas é um símbolo histórico e arquitetônico, bem como um dos cartões postais do Brasil.
Foi inaugurado em 1896 no auge do ciclo da borracha, período em que a produção e comercialização de látex marcaram a economia da região, está localizado no Largo de São Sebastião um dos pontos turísticos de Manaus.
Foto divulgação Turismo do Amazonas – Janailton Falcão.
O responsável pela construção foi o primeiro governador negro da história do estado. Na época o local inovou com a estrutura metálica da cobertura.
Vários elementos foram feitos de cimento, alvenaria e reboco, mas com aparência de mármore, no entanto, há muitos materiais que foram importados da Europa.
Uma das melhores maneiras de conhecer a cidade é começar com o Tour por Manaus.
Interior do Teatro Amazonas
O teatro é muito bonito e impressionante, conta com 22 colunas em ferro e gesso, que representam 22 liras, instrumento do século XVIII.
As nas pinturas das paredes com temas sobre a dança, a tragédia, os fantasmas e os anjos, detalhes que compõem as operas.
Há um majestoso lustre do centro que é feito de bronze francês, assim como as máscaras nas colunas da plateia, em homenagem a compositores e dramaturgos como Molière, Rossini, Mozart e Verdi.
Há homenagens à Goethe, Vila Lobos, José de Alencar, além do busto de Carlos Gomes em referência à Opera O Guarani.
Leia também sobre Patrimônios Culturais da UNESCO no Brasil.
Cortina do Teatro
O Pano de Boca, ou seja, a cortina há uma pintura com símbolos sobre o fim da monarquia com o início da república. Um dos detalhes interessantes é que a cortina não pode ser enrolada ou dobrada.
Teto Côncavo
No seu interior um detalhe que chama a atenção dos visitantes é o teto côncavo que revelam quatro telas pintadas em Paris pela tradicional Casa Carpezot.
Foto divulgação Turismo do Amazonas – Janailton Falcão.
Confira o conteúdo com todos Cartões Postais do Brasil.
Capacidade do Teatro Amazonas
A capacidade total é para 701 pessoas entre as poltronas da plateia e três pavimentos e camarotes.
Os camarotes laterais, apesar de próximos ao palco, têm pouca visibilidade para as apresentações; no passado eram destinados aos privilegiados como bispos e pessoas influentes, que ficavam em pé para ser vistos pela plateia, como um símbolo de poder.
Salão Nobre
Um dos destaques do Teatro Amazonas é o Salão Nobre, eram realizados os eventos sociais da época, a pintura do teto é magnífica, foi feita por Domenico de Angelis, em 1899, intitulada “A glorificação das Bellas Artes da Amazônia”.
A grandiosidade do Teatro Amazonas, tem semelhanças com os edifícios históricos do Centro do Rio de Janeiro, leia também: Cultura e Museus no Rio de Janeiro.
Maquete de Lego
É interessante observar na sala de exposições, uma maquete do Teatro, feita com 15000 peças de Lego, por estudantes da universidade.
Varanda e Vista
A partir do Salão Nobre do Teatro Amazonas há uma varanda com detalhes tanto nas paredes como no teto trabalhado.
A partir da varanda há uma bonita vista do Largo São Sebastião com seus vários atrativos.
Cúpula Externa e Fachada do Amazonas
No lado exterior do Teatro Amazonas a cúpula é um dos principais atrativos. Uma obra grandiosa e pode ser vista até nos passeios de barco pelo Rio Negro. Foi feita com 36.000 de cerâmicas policromadas, com telhas em escamas, originadas da Alsácia, França.
A cúpula do Teatro Amazonas, lembra também o estilo de telhados típicos da Borgonha a França.
Na fachada frontal há uma bonita pintura com elementos da cultura amazônica, da flora e da fauna.
Patrimônio Histórico
O teatro foi tombado em 1966, sendo o primeiro monumento tombado em Manaus pelo Patrimônio Histórico. Foi reformado em diversas ocasiões, sendo que a última foi em 2001.
Famosos no Teatro Amazonas
Há inúmeros artistas internacionais que se apresentaram no Teatro Amazonas, entre eles, o tenor José Carreras, Roger Waters, as bandas Spice Girls e outras.
Um dos fatos mais emblemáticos, foi quando o líder da banda The White Stripes, tinha o sonho de tocar no Teatro Amazonas que se concretizou. O show de rock aconteceu em 2005 e foi um sucesso total, sendo que diante da procura pelo evento, foi colocado um telão em frente na área externa para que as pessoas que não tinham ingressos, poder assistir também.
Entre os brasileiros que se apresentaram no Teatro Amazonas estão: Heitor Villa-Lobos, Milton Nascimento, Ana Botafogo e Bibi Ferreira.
Atividades Atual – Teatro Amazonas
O Teatro Amazonas hoje apresenta diversos espetáculos, de artistas nacionais.
Recentemente recebeu o investimento de mais de R$ 2,6 milhões do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), para modernização do sistema de proteção de incêndios, pânico e de descargas atmosféricas. A obra foi executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“Monumento Mais Bonito” do Brasil – Teatro Amazonas
O Teatro Amazonas foi eleito o “monumento mais bonito” do Brasil, após a A pesquisa realizada pelo site português Angi, analisou 132 países a partir de opiniões e conteúdos relacionados ao turismo.
Largo São Sebastião
O Largo São Sebastião onde se encontra o Teatro Amazonas, é considerado um complexo turístico de Manaus e há várias atrações como restaurantes, boutiques, bares e algumas exposições.
A minha recomendação é fazer a visita ao Teatro Amazonas pela manhã, depois circular com calma para conhecer as atrações e almoçar por lá.
O piso do largo é revestido de ladrilhos portugueses, no centro há o Monumento à Abertura dos Portos, obra do escultor italiano Domenico de Angelis, tudo rodeado de frondosas árvores da região.
Igreja São Sebastião
A igreja São Sebastião localizada no largo, ostenta em seu interior várias pinturas do período bizantino, comum em capelas italianas. Há uma mistura de tendências do gótico, neoclássico e renascentista, com um bonito resultado.
Sobre Manaus
A cidade de Manaus é um lugar que todo turista precisa conhecer! A cidade reúne história, cultura, além dos incríveis passeios do entorno.
Uma lista do jornal norte-americano New York Times relaciona 52 destinos turísticos para se conhecer em 2023, sendo no Brasil uma das cidades é Manaus.
O Que Fazer em Manaus
O Encontro das Águas é um dos passeios mais procurados pelos visitantes, realmente incrível.
Entre os principais pontos turísticos para visitar estão: Palácio Rio Negro, Palacete Provincial, Mercado Adolpho Lisboa, Zoológico do CIGS e Bosque da Ciência.
O Museu da Cidade de Manaus é interativo com várias salas que mostram aspectos diversos da cultura.
Outra visita interessante é no Museu do Índico que conta com uma exposição permanente. Tem como objetivo preservar e mostrar aos visitantes a arte e os valores espirituais dos povos do Alto do Rio Negro.
O Museu do Seringal mostra um pouco da história e do trabalho durante o ciclo da borracha.
A excursão para o Jardim Botânico Adolpho Ducke é uma oportunidade de conhecer mais sobre a flora rica da região norte.
Há no entorno de Manaus passeio para o município de Presidente Figueiredo e Grupo Maroaga, para desfrutar as cataratas amazônicas.
Para ter uma experiência completa a sugestão é fazer o Tour pela Floresta Amazônica e ilhas Anavilhanas.
Culinária do Amazonas
A culinária do Norte do Brasil é diferente das demais, com produtos da Amazônia.
A diversidade da culinária amazonense, está ligada aos produtos locais e à cultura dos povos originários do Brasil. Leia também sobre Melhores Comidas do Brasil.
Tacacá
O Tacacá é um tipo de sopa típica indígena feito com goma de tapioca, a erva Jambu, temperos e camarão. Tem como característica é uma leve dormência na boca, além do efeito energizante.
A dica é provar na barraca de rua em frente ao Teatro Amazonas, o famoso Tacacá da Gisela.
Foto divulgação Turismo do Amazonas – Janailton Falcão.
Peixes e Frutas
O estado do Amazonas reúne 42 comunidades de conservação e muitas experiências na culinária, com 3.000 espécies de peixes diferentes, além de plantas diversas.
Entre os destaques estão os pratos com os peixes pirarucu, pacu, matrinxã, tambaqui e tucunaré. A dica é experimentar também o bolinho de surubim, o açaí além, de outras frutas típicas.
Cachaça de Jambu
A estrela do momento é a famosa cachaça de jambu, a Jambucana, com a qual são preparados diversos drinks.
Eu provei a cachaça de jambu e posso afirmar que a bebida é muito boa, bem diferente. Um sabor exótico da nossa Amazônia.
A folha de jambu é muito utilizada em pratos amazonenses, como o tacacá.
Potencial Gastronômico do Amazonas
O potencial do destino segundo Gustavo Sampaio, presidente do Turismo do Amazonas, têm investimento do governo na “promoção da gastronomia do nosso destino com o intuito de posicionar esse ativo como um dos pilares do nosso turismo no cenário nacional e internacional e, com isso, fortalecer o desenvolvimento econômico de todas as cidades turísticas do Amazonas.”
Assim como outros países, o Brasil pretende incrementar a apresentação da diversidade da culinária, com produtos únicos dos biomas.
Uma das iniciativas por parte da Embratur, do Instituto Realidade Brasil e do Turismo do Amazonas, apresentou o potencial gastronômico brasileiro para o mundo no Encontro Latino-Americano de Gastronomia.
Onde Comer em Manaus
Em Manaus há diversos lugares para comer, em pontos diferentes da cidade.
No Largo São Sebastião ao lado do Teatro Amazonas outra dica é o Restaurante Tambaqui de Banda, especializado no peixe típico amazonense, serve porções generosas, eu provei e aprovei.
O Restaurante Caxiri, comida amazonense mais requintada, está localizado no primeiro andar de um bonito casarão colonial, de frente para o Teatro Amazonas.
Complexo de Ponta Negra
Fica na área nobre de condomínios de Manaus, bem próximo ao Rio Negro com bela paisagem. Há vários restaurantes principalmente na Avenida do Turismo entre eles: Bistrô Fitz Carraldo, Taberna Bar, Coco Bambu Manaus, Restaurante Morada do Peixe, etc.
Foto divulgação Turismo do Amazona – Ivo Brasil.
Restaurante Português
O Solar dos Presuntos, um dos mais tradicionais, recebe muitos visitantes ilustres. Está na Rua das Portas de Santo Antão, 150.
Reserve os melhores passeios da região Amazônica.
Restaurante Flutuante
O Restaurante Flutuante Abaré, serve uma deliciosa comida amazonense, se localiza nas águas do Rio Tarumã-Açu, afluente do Rio Negro.
Confira o post Explosão de Sabores na Gastronomia durante as Viagens.
Restaurantes no Shopping Manauara
Este é o mais novo centro comercial da cidade, com uma bonita área aberta e ajardinada. Há diversas opções de restaurantes entre eles: Mercado Manauara, Tio Armênio, Moquém do Banzeiro, etc.
Onde Ficar em Manaus
Foi lançado no início de fevereiro de 2020, o Juma Opera, de luxo, em frente ao Teatro Amazonas no Largo São Sebastião, num bonito casarão remodelado.
Faz parte do grupo do Juma Amazon Lodge, um hotel de selva categoria luxo e a dica é conjugar a estadia com os dois.
Foto: Divulgação do hotel Juma Opera.
Para orçamentos mais econômicos a sugestão é o ibis Budget Manaus.
Outra possibilidade, bem localizado é o Manaus Hotéis Millennium.
Clima do Amazonas
A Amazônia está na Linha do Equador, a temperatura na Floresta é quente com média de 27º graus. Há duas estações a ser consideradas para a viagem:
Estação da Cheia, de março a agosto, os níveis das águas aumentam até 15 metros, ideal para se visitar os igapós.
Estação de Seca, de setembro a fevereiro, o nível dos rios atinge seu ponto mais baixo, que torna a pesca mais fácil, assim como a focagem de jacarés.
Que tal conhecer o Equador? Confira os posts:
Equador Pontos Turísticos.
O que fazer em Quito.
Como Chegar em Manaus
Atualmente ficou mais fácil ir à Manaus, com mais opções de voos, confira as ofertas para compra das passagens aéreas e Seguro Viagem.
Aproveite para conhecer Belém do Pará na mesma viagem, há vantagens no preço das passagens aéreas conjugadas, eu fiz isso e recomendo.
Há a possibilidade de fazer uma travessia de barco pelo Rio Amazonas para chegar em Belém.
Nota da Autora
Os meus agradecimentos ao Turismo do Amazonas pelas fotos concedidas.
Seguro Viagem
O Seguro Viagem é um item importante, compare empresas e preços para fazer a reserva.
Veja também
Categorias: belas paisagens, Brasil, capital, Continentes
Postado por: Deusa Rodrigues