Roda-Gigante Rico de São Paulo
20.abr.23 - atualizado em 20.abr.24
Roda-gigante Rico de São Paulo é a maior da América Latina e uma das experiências nas alturas.
O visual da região do rio Pinheiros é um diferencial, com o contraste entre o verde da vegetação e os grandes edifícios.
Confira as dicas que preparei para curtir essa nova atração da cidade.
Você vai gostar de ler também sobre Experiências em São Paulo.
Foto: José Cordeiro/SPturis.
Ingresso para a Roda Rico
Você pode comprar seus ingressos para Roda Rico São Paulo, com antecedência e com parcelamento.
Free Tour no Centro Histórico de SP
Que tal conhecer também o Centro Histórico de SP com um Free Tour? Um passeio pelos principais pontos turísticos, que você paga o que achar junto.
Roda Rico – Roda-Gigante
A roda-gigante Rico, recém-inaugurada em dezembro de 2022 trouxe para a cidade, uma das atrações mais tradicionais nas diversas cidades turísticas pelo mundo.
Está localizada no Parque Candido Portinari ao lado do Parque Villa-Lobos, próximo do bairro de Pinheiros. A Roda Rico tem uma vibe de tranquilidade, devido ao fato de estar dentro de um parque cercado de verde.
Confira também a roda-gigante de Balneário Camboriú que faz parte do mesmo grupo empresarial.
Cabines da Roda-Gigante Rico
A maior roda-gigante Rico conta com 91 metros de altura e 42 cabines.
As cabines são equipadas com câmera de segurança, bluetooth, monitor e ar-condicionado.
As cabines comportam até 8 passageiros, sendo que crianças de colo e pets contam também como passageiros.
Outra cidade onde a roda-gigante é uma das grandes atrações é Londres.
Rotação da Roda-Gigante Rico
A atividade dura em torno de 20 a 25 minutos e realmente, não se vê o tempo passar.
Eu fiquei surpresa com o passeio, porque é muito agradável e com uma bonita paisagem.
Quero retornar para curtir também o pôr do sol do alto.
O Rio de Janeiro também têm a sua roda-gigante como um dos melhores passeios.
Visual da Cidade na Roda-Gigante Rico
O visual em 360 graus é possível observar o parque Villa-Lobos, Pinheiros, zona oeste e parte da zona sul, com o mar de prédios da cidade.
A paisagem vai se alterando de acordo com a rotação, mas pode-se observar as regiões da Marginal do Rio Pinheiros, a vegetação exuberante da Universidade de São Paulo – USP, e mais distante está o Morumbi, Jaguaré e Vila Leopoldina.
Eu curti acompanhar as diversas paisagens, principalmente para lembrar minha infância na região.
A foto abaixo mostra como a Ponte Jaguaré e como é fácil a conexão com a Linha Esmeralda do trem urbano, veja abaixo no item como chegar à roda-gigante de São Paulo.
Experiências na Roda-Gigante Rico
Os visitantes são criativos e tem usado a roda-gigante Rico para celebrações como pedidos de casamento e aniversário.
Pipoca e Bebidas
Para comemorar uma das sugestões é curtir na cabine com pipoca, que pode ter como acompanhamento, água, suco, refrigerante, cerveja ou espumante.
Eu não abri mão da minha pipoca para acompanhar o visual
Chocolates e Sorvetes
Há várias opções de sorvetes, sundae, milk shake, soft shake e açaí. Tudo com massa italiana e livre de gordura hidrogenada.
A sugestão é experimentar o sorvete de chocolate e o de morango. A lojinha Waiss oferece outras guloseimas para ninguém passar fome.
Pôr do Sol na Roda-Gigante
O pôr do sol na roda-gigante Rico é especial por estar na zona oeste da cidade. O momento é sempre mágico e no passeio fica ainda mais impactante.
Pedidos de Casamento no Roda Rico
Dentre as experiências que merecem destaque é o romantismo que a Roda Rico oferece.
Em pouco mais de quatro meses de operação, a Roda Rico já registrou mais de 30 pedidos de casamento.
Os noivos podem entrar em contato para solicitar que a equipe do Roda Rico, coloque de surpresa o buquê e as alianças na cabine com alguns mimos de chocolate.
Há também a possiblidade de levar uma faixa com os dizeres “Casa Comigo” e colocar no piso do parque, para ver lá de cima. Com um cenário como este, não faltam boas ideias para o “dia do sim”.
Bilheteria e Loja Waiss
A bilheteria e loja de sorvetes Waiss ficam na entrada principal do Roda Rico.
A operação da roda-gigante Rico ocorre de terça a domingo das 10h00 às 19h00.
Sábados, domingos e feriados das 10h00 às 19h00.
Há possiblidade de adquirir meia entrada com 50% de desconto.
Cabine Vip
Para curtir a roda-gigante Rico e uma Cabine Vip, o valor é único (de terça a quinta) o espaço pode ser dividido por até 8 pessoas, incluindo crianças de colo e pets. Se você quiser bebida para acompanhar há um acréscimo.
Os ingressos podem ser adquiridos pela Internet ou diretamente na bilheteria da Roda Rico.
Roda Rico para Grupos
O passeio é uma boa opção para grupos, seja de amigos, comemorações ou corporativos, além de bonito é também lúdico e relaxante.
Foto: José Cordeiro/SPturis.
Eu conheci a Roda Rico em um grupo animado da ABBV – Associação Brasileira dos Blogs de Viagem e considerei a roda-gigante Rico é uma atividade perfeita entre amigos.
Foto: José Cordeiro/SPturis.
Sobre o Parque Cândido Portinari
A roda-gigante de São Paulo está localizada no Parque Cândido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos, que são interligados por meio de uma praça de lazer.
Dentre as atrações estão uma ciclovia de 1.300 metros, integrada aos 3.500 metros de pista do Villa-Lobos, 940 metros de local para caminhada, pista de skate, quatro quadras poliesportivas, um mini-campo de futebol e duas quadras de vôlei de areia.
Esse local passou por um processo de reflorestamento e hoje conta com árvores (principalmente espécies da Mata Atlântica), além das já existentes e também de doações.
O parque usa novas tecnologias para captação de água pluvial para irrigação das áreas verdes e utiliza luminárias de LED em toda a sua extensão, além de gerar energia solar por meio de painéis.
Conheça o conteúdo de outros Mirantes de São Paulo.
Como Chegar na Roda-Gigante de SP
Para quem vai de carro, uma das melhores opções é pela Marginal Pinheiros com entrada lateral à Ponte do Jaguaré.
Outra opção muito prática é ir de Metrô pela Linha Amarela até a Estação Pinheiros, de lá fazer conexão com o trem da Linha Esmeralda para a Estação Villa-Lobos Jaguaré, ou pegar um Uber.
Confira as rotas e promoções para compra de passagens aéreas para São Paulo e Seguro Viagem.
Aproveitar o Passeio no Parque Villa-Lobos
O Parque Villa-Lobos está integrado ao Parque Portinari e os 2 contam com atrativos que vale a pena esticar o passeio para aproveitar a região.
Biblioteca Villa-Lobos
A Biblioteca Parque Villa-Lobos com uma arquitetura diferente considerada uma das mais bonitas do mundo. A grande atração é cúpula central feita de madeira, com uma cobertura que lembra uma flor aberta, tendo ao centro poltronas coloridas.
A grande atração é cúpula central feita de madeira, com uma cobertura que lembra uma flor aberta, tendo ao centro poltronas coloridas.
Há também um simpático café aberto, com mesas ao ar livre com vistas para as árvores e os gramados do Parque Villa-Lobos.
Acervo da Biblioteca Parque Villa-Lobos
Com relação ao acervo é formado por livros, revistas, jornais, livros eletrônicos, audiolivros, HQs, DVDs e CDs. Conta com livros em Braille e falados, voltados para pessoas com deficiência. Além do mais, há também uma programação cultural com cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, saraus com escritores, exposições, etc.
A inovação é o Livro Digital, oferecido gratuitamente a partir de um cadastro prévio, que foi introduzido no período de pandemia.
A BVL está próxima da Vila Madalena, confira o post: Atrações de São Paulo.
Foto: Autoral
Família no Parque
Há muito diversão com a atração Família no Parque no Villa Lobos, que estará todos os finais de semana com atividades ao ar livre para toda a família: infláveis gigantes, tirolesa, bungee trampolim, Laser Combat, Jet Boat – barquinho inflável movido por um jato d’água-, parede de escalada, tobogãs, entre outros brinquedos.
Além disso, as famílias podem aproveitar o gramado e fazer um piquenique, andar de bicicleta ou se treinar.
O evento acontece das 10h00 às 18h00, aos sábados e domingos, e conta com uma equipe animada de recreadores que fazem a festa com os visitantes, com gincanas, danças e prêmios.
No Família no Parque há de brinquedos exclusivos para os pequenos com idades entre 1 e 5 anos na Área Kids, tais como: pula-pula inflável, carrossel, cama elástica, escorregadores, entre outros. As atividades permitem que os pais entrem junto para a diversão.
A dica é levar uma troca de roupa, pois há brinquedos com água, caso os pais não queiram deixar as crianças molhadas, e protetor solar, mesmo em dias nublados.
Onde Ficar em São Paulo
Para conhecer a roda-gigante de São Paulo, a Roda Rico, as sugestões são hotéis na região da Vila Madalena, Pinheiros, Ibirapuera e avenida Paulista.
Faria Lima
O ibis São Paulo Faria Lima, conta com estilo moderninho e fica próximo do Shopping Eldorado e da Estação de Metrô, com ótimo custo benefício.
O Quality Faria Lima é para quem deseja curtir o bairro de Pinheiros.
Vila Madalena
Selina Vila Madalena Hotel localizado no coração da Vila Madalena próximo dos bares e restaurantes.
Ibirapuera
Comfort Hotel Ibirapuera, ótima opção de hospedagem na avenida Ibirapuera.
Hotel Unique para ficar em um hotel ícone moderno, luxuoso e para aproveitar o Restaurante Skye, na cobertura com uma vista linda de São Paulo.
Região da Avenida Paulista
Meliá Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Augusta.
Vila Galé Paulista – categoria primeira, se localiza na rua Bela Cintra a uma quadra da avenida Paulista. Uma rede portuguesa presente também em várias cidades do Brasil como; Rio de Janeiro, Fortaleza, Cumbuco, Salvador, etc.
Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na alameda Casa Branca.
Onde Comer
Depois de visitar a Roda-Gigante de SP, e bater a fome há várias opções.
A localização privilegiada próximo da Praça Panamericana, dos restaurantes em Pinheiros perto do Instituto Tomie Ohtake e da Vila Madalena. Eu indico o restaurante peruano Q´Chicha.
Peruano – Q`Chicha – Vila Madalena
O restaurante Q´Chicha está localizado no bairro boêmio da Vila Madalena.
O jovem chef Hernnan Huillacaya, formado em gastronomia, comanda o restaurante peruano Q`Chicha, junto com outros 3 chefs amigos, da empresa Irmãos Peruanos.
A proposta é apresentar a gastronomia peruana tradicional, com detalhes de inovação.
Estilo Moderninho do Q`Chicha
Tem um estilo moderninho que combina com o bairro da Vila Madalena. O nome “Chicha” tem vários significados, um deles está ligado à cultura da comida de rua, das origens. O painel com ilustrações na parede remete à Lima, sua cultura e paisagens.
Depois do almoço no Restaurante Q’Chicha a dica é visitar o Beco do Batman, e os grafites, atrações de Vila Madalena e Pinheiros.
Você vai gostar de ler sobre:
Beco do Batman nas Atrações de São Paulo.
Rota dos Grafites em São Paulo.
Cardápio do Q’Chicha
Eu provei de entrada a deliciosa Tortilha de Choclo, com abacate, tartar de peixe, molho Pachamanca, feito de huacatay uma planta andina.
Como prato principal degustei o Ceviche Q’Chicha com banana da terra e abacate e o Ceviche à la Brasa (quente). Tudo delicioso e eu recomendo.
Saiba mais sobre os Restaurantes Peruanos em São Paulo.
Conheça mais a cidade, no post: Atrações de São Paulo.
Dicas de Livros sobre Bibliotecas
Para quem visitar a Biblioteca Villa-Lobos a dica é conhecer e adquirir boas obras literárias.
Você vai gostar de ler sobre a História das Bibliotecas, desde Alexandria.
Outro livro interessante é sobre a Bibliotecas Hogwarts, com as aventuras do bruxinho Harry Potter.
Nota da Autora
Os meus agradecimentos à Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo e SPTuris pelo apoio institucional e à Roda Rico pelo convite.
Veja também
Categorias: América do Sul, belas paisagens, Brasil, Continentes, São Paulo
Postado por: Deusa Rodrigues