Deusa Rodrigues - Travel Agent

Passeios de Trem na capital e cidades próximas de São Paulo

20.fev.23 - atualizado em 23.jan.24



Passeio de trem por São Paulo e uma tendência no turismo.

A dica é embarcar em verdadeiras viagens no tempo, com locomotivas históricas, totalmente remodeladas e transformadas em Expressos Turísticos.

Eu fui conhecer e recomendo, confira as minhas dicas.

Você vai gostar também de ler sobre o Trem de Curitiba para Morretes.

Passeios de Trem

História das Ferrovias de São Paulo

O serviço ferroviário no estado de São Paulo, teve uma importância muito grande na economia, isso porque os principais produtos de agricultura, eram transportados por tração animal e demandava muito tempo.

Nas regiões servidas pelas estradas ferro, o desenvolvimento foi rápido e fundamental para a história dos municípios.

A boa notícia é que alguns trechos estão preservados e se transformaram em atrações turísticas.

Conheça também a experiência com passeios de trem de Ouro Preto à Mariana, em Minas Gerais.

Passeios de Trem

Jundiaí – Expresso Turístico

O Expresso Turístico é um serviço ferroviário inaugurado da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

A viagem é feita a bordo de uma composição, formada por dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60, que foram restaurados pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

Os carros são rebocados ou tracionados por uma locomotiva a diesel, da CPTM.

A viagem acontece em dois sábados por mês, com saída as 08h30 da Estação da Luz em São Paulo e retorno às 16h30 na Estação Jundiaí.

A duração aproximada é 1h30, com acompanhamento de monitores do Expresso Turístico, que contam as histórias sobre a ferrovia.

Na minha opinião o acompanhamento de monitores, é fundamental no passeio de trem.

Sobre Jundiaí

O município faz parte do roteiro Circuito da Frutas e conta com várias atrações, como café colonial, visitas e degustações em vinícolas, atividades do Turismo Rural e restaurantes.

Eu visitei as várias propriedades e selecionei as melhores dicas, no post Café da Manhã e Vinícolas em Jundiaí.

Um passeio com gostinho de nostalgia pelas estradas de ferro do estado de São Paulo.

Sobre a Ferrovia

A estrada de ferro foi implantada em 1867 pela antiga SPR (São Paulo Railway Co.), empresa de capital inglês. Essa foi a primeira ferrovia de São Paulo e foi construída para levar, principalmente, o café produzido na região de Jundiaí até o Porto de Santos.

Um dos atrativos da viagem de trem de São Paulo para Jundiaí, pela Linha 7-Rubi, é observar as estações construídas pela SPR, com arquitetura em estilo inglês, como Perus, Caieiras e Jaraguá.

Museu Ferroviário Jundiaí

Jundiaí preserva a história, em setembro de 2022 foi reaberto o Museu Ferroviário, que faz parte do Espaço Expressa, um complexo construído no final do século 19 para ser as oficinas da Cia. Paulista de Estradas de Ferro. Atualmente, um importante centro cultural tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O museu transporta o viajante para um mergulho no passado. Logo na entrada, o turista está numa estação ferroviária, simulada por um balcão de vendas de passagens e de trilha sonora que reproduz a movimentação dos saguões e plataformas, quando das chegadas e partidas de trens.

Na sequência, o visitante pode percorrer diversas “estações” temáticas, repletas de documentos, fotos, jornais e objetos vinculados à História da ferrovia, como réplicas de locomotivas, malas e baús, máquinas emissoras de bilhetes, mobiliário das estações, além de outras surpresas, como uma maquete em funcionamento.

Por meio de documentos, fotos e outros objetos de usos pessoais nos afazeres diários, o visitante poderá conhecer mais sobre a vida corporativa desses trabalhadores.

Os ambientes finais da exposição mostram objetos como máquinas de escrever, câmeras fotográficas, telefones e centrais telefônicas, além de instrumentos vinculados aos centros de formação profissionais.

Onde Ficar em Jundiaí

Há diversos hotéis de qualidade e redes internacionais, a maioria tem perfil executivo, veja abaixo as dicas.

O Summit Hotel Serra é um dos melhores.

A rede Summit se faz presente com os outras propriedades em Jundiaí.

O Quality Hotel Jundiaí é de uma cadeia de hotéis presentes em outras cidades do Brasil também ao lado da Rodovia Anhanguera.

Quanto aos hotéis da rede internacional Accor há 2 propriedades:

íbis Jundiaí está localizado na região do Shopping Jundiaí.

íbis Budget Shopping, está próximo do Shopping Jundiaí tem bom custo benefício, sendo que o café da manhã é pago à parte.

O Aparthotel Adágio Jundiaí Shopping se localiza no centro, ao lado o ibis Budget.

Hospedagem no Cyan Resort Itupeva

Para quem deseja ficar em grande estilo, a dica e a novidade da região é o Cyan Resort by Atlantica em Itupeva, que está a 20 quilômetros de Jundiaí. com fácil acesso pela Rodovia Bandeirantes.

Trem Maria-Fumaça – Campinas

O Trem Maria-Fumaça é um dos atrativos de Campinas, sendo que uma das características são os antigos vagões de madeira puxados por locomotivas a vapor.

O trajeto turístico conta tem 25 quilômetros de extensão, com início na Estação Anhumas até a cidade de Jaguariúna.

A rota passa por 6 estações: Anhumas, Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado, Carlos Gomes e Jaguariúna. Durante a viagem é possível observar a paisagem das antigas fazendas de café, além conhecer mais sobre os tempos áureos do passado, com os monitores que acompanham o passeio.

Passeios de Trem

Na Estação Carlos Gomes está a oficina da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF, que recupera as velhas locomotivas, como um museu ao ar livre.

No último trecho em Jaguariúna a dica é curtir a Estação Estrela da Mogiana e conhecer a cidade, para retornar no último horário do trem. Essa é uma viagem no tempo do Barões do Café.

Esse passeio de trem é para fazer uma imersão no interior de São Paulo.

Passeios de Trem

Expresso Noel

Na época do Natal há uma programação especial à noite, que já é uma tradição em Campinas, o famoso Expresso Noel.

Para 2023 estão previstos três passeios aos sábados à noite com a locomotiva toda iluminada até a estação de Jaguariúna. O passeio de trem de Natal acontece todos os anos em dezembro.

A presença do Papai Noel e as suas simpáticas ajudantes está garantida, para entreter e fazer interações entre os passageiros.

Passeios de Trem

Sobre Campinas

A região de Campinas oferece diversos passeios e experiências, como vinícolas, parques, Turismo Rural, bons restaurantes e ótimas opções de hospedagem.

Para fazer o passeio eu me hospedei em Campinas e aproveitei par curtir os atrativos da região.

Onde Ficar em Campinas

A cidade conta com uma ótima rede hoteleira, com hotéis, Resorts e pousadas.

Para ficar em alto estilo, em um dos melhores Resorts do Brasil, a dica é o Royal Palm Plaza. Está localizado na entrada da cidade de Campinas, em uma área ampla com uma ótima infraestrutura de lazer e eventos.

O Vitoria Hotel Concept Campinas é elegante e muito confortável.

O Noumi Plaza Hotel está no bairro do Cambuí e é um hotel tradicional e confortável.

Trem Republicano – Itu

O passeio de trem em Itu, ganhou o nome de Republicano, e é uma das experiências do interior de São Paulo.

O trajeto que liga Itu à cidade de Salto, percorre uma bonita área rural e atores que contam a história sobre a primeira Convenção Republicana. Esse é um passeio de trem em alto estilo, com luxo e experiências.

Eu fiz e recomendo o passeio Trem Republicano, Tour Histórico e Sítio Tour na Categoria Boutique.

A região se desenvolveu devido inicialmente ao cultivo da cana de açúcar, depois com o café, a seguir a com tecelagem a vapor, depois com a primeira companhia elétrica.

Foi uma das primeiras cidades a ter uma estrada de ferro, detalhe muito importante no passado para o transporte da produção da região.

No início do transporte ferroviário eram utilizadas locomotivas a vapor, substituindo a dificuldade de escoamento de produtos locais em tropas de bois.

Passeios de Trem

Sobre Itu

A região oferece também visitas às fazendas bandeiristas e passeios a cavalo. Vale a pena conhecer o Centro Histórico e os detalhes dos exageros que deram fama à cidade.

A cidade de Itu, considerada uma Estância Turística está a 100 quilômetros de São Paulo. Conhecida como o berço da República, devido ao fato que a Primeira Convenção Republicana do país, aconteceu na cidade.

Onde Ficar em Itu

A cidade de Itu conta com vários hotéis e pousadas, algumas em estilo rural, Resorts e também camping.

A Fazenda Capoava está situada a 25 quilômetros do centro da cidade de Itu e fica a 40 quilômetros do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Novotel Itu Terra de São João, conta com um estilo Resort com muito conforto.

Hotel Colonial Plaza, é bem tradicional em Itu.

Hotel Gandini é também bem localizado e tradicional.

Hotel íbis Itu Plaza para quem deseja um bom custo benefício de preço.

Trem para Paranapiacaba

O passeio de trem à partir de São Paulo oferece uma imersão na histórica vila de Paranapiacaba, que pertence ao município de Santo André.

O trajeto é realizado aos finais de semana, e o embarque pode ser realizado na Estação da Luz ou na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André, faz parte da Linha 10-Turquesa, da CPTM; são 48 quilômetros de percurso e leva 01h30.

O trem é formado por uma composição, de dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 50, e puxados por por uma locomotiva da década de 1950, totalmente reformada.

Durante o percurso os destaques são as estações Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, tombadas recentemente pelo Patrimônio Histórico de São Paulo.

Sobre Paranapiacaba

O local é candidato à Patrimônio Mundial da Humanidade, pois se trata de uma vila de arquitetura inglesa, fundada na em meados do século XIX.

Entre as atrações estão o Museu do Castelinho, o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e a Casa da Memória.

Devido à proximidade da Serra do Mar, a vila frequentemente conta com uma névoa que faz lembrar cidades europeias.

O Festival de Inverno de Paranapiacaba é um dos eventos importantes e que reúne músicos de MPB, rock, música clássica e até atrações internacionais.

Passeios de Trem

Onde Ficar em Paranapiacaba

A vila oferece poucas opções de hospedagem, que são simples, porém confortáveis.

A Pousada Avalon é uma das mais procuradas pelos visitantantes.

A Pousada Shamballa está localizada em um simpático casarão com estilo caseiro.

Maria-Fumaça – Museu da Imigração SP

Os passeios, têm saídas aos sábados e domingos com embarque da plataforma ferroviária histórica do Museu da Imigração.

A experiência nos passeios de Maria-fumaça são, acompanhados por monitores, que contam um pouco da história da locomotiva,

O trajeto é de três quilômetros entre as estações Mooca e Brás, com duração aproximadamente 30 minutos.

Quanto aos vagões, se pode escolher o de 1950 ou de 1928, ambos totalmente remodelados, porém com características originais, decorados com madeira.

Esse passeio de trem faz lembrar nossas origens.

Sobre o Museu da Imigração

No início do século passado, São Paulo recebeu milhares migrantes e de imigrantes de pessoas de todas as regiões do Brasil, bem como de outros países.

As pessoas desembarcavam no porto de Santos e seguiam em trem até a Hospedaria do Brás, onde é hoje o Museu da Imigração.

Havia uma estrada de ferro que vinha de Santos até a Hospedaria, que pertencia à Companhia São Paulo Railway, e ligava Santos à Jundiaí, para transporte do café.

Os vagões do passeio fazem parte da história do desenvolvimento econômico de São Paulo.

Eu como uma legitima paulistana, com família vinda da Itália, Portugal e Rio Grande do Norte, me identifiquei e gostei da experiência.

Onde Ficar em São Paulo

Para quem deseja conhecer mais a cidade de São Paulo, há muitas opções em hotéis em vários bairros, veja minhas indicações.

Hotéis no Pacaembu e Higienópolis

Para ficar na região a minha dica é o hotel Transamerica Classic Higienópolis, dá até para ir a pé para o Museu do Futebol.

O hotel São Paulo Higienópolis Affiliated by Meliá, que está próximo do museu e do shopping do bairro.

Hotéis na Região Central de SP

Slaviero São Paulo Downtown,  localizado na rua Araújo, fica bem próximo da Praça da República.

Novotel São Paulo Jaragua Conventions está localizado na rua Martins Fontes, próximo da rua da Consolação.

ibis Budget SP Centro São João, está próximo da esquina famosa com a avenida Ipiranga, conforme a música de Caetano Veloso.

Hotéis na Região da Paulista

Ibis Paulista – categoria turística localizado na avenida da Consolação.

Meliá Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Augusta.

Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na alameda Casa Branca.

Blue Tree Premium Paulista – categoria primeira na rua Peixoto Gomide.

Renaissance São Paulo – para ficar em alto estilo categoria luxo – alameda Santos, uma ótima localização.

Tivoli Mofarrej – outro hotel de luxo, onde se hospedam vários poderosos, na alameda Santos, paralela à avenida Paulista.

Hotéis em Pinheiros

ibis Styles São Paulo Faria Lima, conta com estilo moderninho e fica próximo do Shopping Eldorado e da Estação de Metrô, com ótimo custo benefício.

Quality Faria Lima, para quem deseja curtir o bairro de Pinheiros.

Hospedagem no Ibirapuera

Comfort Hotel Ibirapuera, ótima opção de hospedagem na avenida Ibirapuera.

Hotel Unique,  ficar em um hotel ícone moderno, luxuoso e para aproveitar o Restaurante Skye, na cobertura com uma vista linda de São Paulo.

Confira também as ofertas de hotéis em vários outros bairros de São Paulo.

Booking.com

Como Chegar em São Paulo

Para chegar na cidade de São Paulo, confira no banner as ofertas para compra das passagens aéreas; aproveite para reservar o Seguro Viagem também no banner abaixo.


vai-de-promo

  1. Ednilson disse:

    Bom artigo. Faltou indicar o trem de Guararema. Tem uma maria fumaça enorme e totalmente restaurada e em operação.
    https://www.tremdeguararema.com.br/

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel