Namíbia o que fazer nos safáris pelo deserto
31.out.16 - atualizado em 25.jan.24
Namíbia surpreende com safáris pelo deserto, animais e tribos nômades.
Comecei minha viagem pela capital e segui para safáris, fiquei em tendas de luxo e depois segui para o deserto.
As paisagens são inesquecíveis, principalmente no pôr do sol ficam na memória. Eu subi e desci de dunas e me encantei com o céu estrelado do deserto.
Confira as dicas que preparei para sua viagem.
Você vai gostar de ler também sobre: Aventuras do continente africano.
O que Fazer na Namíbia
A viagem à Namíbia é uma das experiências que vivi no continente africano. As paisagens do deserto são surreais e diferente de tudo.
O país tem desertos, savanas com safáris, tribos nômades e muita aventura. O ideal é conjugar a viagem com a Botswana, país vizinho.
É muito interessante observar da aeronave na divisa dos dois países os alagados do Delta do Okavango em Botswana.
Veja o que tem para fazer em Botswana.
Sobre O País Namíbia
O país passou por domínio alemão, inglês e sul africano. Somente em 1994 conseguiu sua independência. Quando se chega na capital, Windhoek depara-se com uma cidade bem organizada e moderna.
O nosso ex-presidente Lula, cometeu uma gafe internacional, quando sua visita oficial ao país, declarou “que nem parecia estar num país africano”.
A economia tem como ponto forte a mineração de diamantes e urânio. Quanto a geografia, a Namíbia tem áreas de deserto, semideserto e savanas.
Conheça também o post sobre: Cape Town – a cidade mais bonita da África do Sul.
Windhoek – Capital da Namíbia
Windhoek é centro administrativo, econômico e cultural de Namíbia. O nome é derivado da palavra afrikaans Wind-Hoek, que significa “canto do vento”.
Booking.com
É a porta de entrada do país de paisagens impressionantes tanto nas savanas ou desertos alaranjados. Windhoek tem charmosos hotéis e vale a pena conhecer os restaurantes típicos.
Conheça os melhores passeios a partir de Windhoek.
Parque Nacional de Etosha
O Parque Nacional de Etosha, oferece safáris fotográficos. Os animais mais encontrados são: leões, elefantes, leopardos, antílopes e ainda rinocerontes brancos e pretos.
No Etosha os animais circulam livremente pelas savanas, sem a interferência humana. Eu fiz um “Game Drive”, um safári organizado, em Jeep 4 x 4 com um Ranger – um guia motorista.
Booking.com
Há também a possibilidade de fazer um “Self Drive” onde se pode utilizar o carro próprio; para isso há informações e regras a seguir.
Entre neste link para reservar: Excursão de 3 dias no Etosha Camping Safári.
Conheça mais sobre: Os animais da África e os safáris fotográficos.
Deserto de Sossusvlei – Ponto Alto da Namíbia
O cartão postal da Namíbia é o Deserto de Sossusvlei. A experiência inclui: subir dunas imensas, caminhar pelos canyons, sobrevoar o deserto de balão ao amanhece. O voo de balão está sujeito às condições do tempo.
Reserve o Sáfari pelo Deserto de Sossusvlei.
No passeio de balão na Namíbia, lembrei da experiência na Turquia. As paisagens são diferentes, mas a emoção é parecida.
Namíbia – Safáris no Deserto
Os safáris acontecem em Jeeps 4 x 4 . Há diversos momentos para subir as dunas, observar a paisagem. É possível encontrar um belo arco Iris ao longo dos passeios.
No entardecer se deparar com pôr do sol que só a África tem, é realmente fascinante. No deserto há boas condições para que as fotos fiquem boas.
Booking.com
Essa é uma característica também do Deserto do Atacama, no Chile, aqui na América do Sul.
A Namíbia tem o deserto mais antigo com dunas mais altas do mundo, que se moldam ao sabor do vento. Há sempre uma nova paisagem a cada momento.
Há regiões de Canyons e pequenos riachos, que são explorados durante os safáris pelo deserto. Parece um pequeno oásis no meio do deserto. É possível caminhar e fotografar essa paisagem tão diferente.
Entre neste link para reservar: Sossusvlei – 2 noites no Namib Desert Lodge.
Jantares no Deserto – Sob as Estrelas
A noite os Lodges prepararam de surpresa, jantar ao ar livre sob o céu estrelado. O cenário é típico, com fogueira ao centro, um costume dos habitantes.
Tribo Himba – Grupo Étnico Nômade
A tribo Himba é um grupo étnico antigo, nômades com características diferentes. A mulheres não tomam banho, utilizam como ritual de beleza uma mistura de banha animal e ocre. Os colares de madeira, usado pelas meninas representam a pureza.
Conheça também o extremo sul do continente: Cabo da Boa Esperança.
Onde se Hospedar na Namíbia
Windhoek:
Olive Grove Guest House, estilo uma casa moderna, contemporâneo com detalhes rústicos africanos.
Entre no link abaixo para reservar hotéis na região:
Parque Nacional de Etosha.
Ongava Game Reserve em tendas de luxo como Little Ongava, com tendas de luxo, no alto e ampla vista da savana.
Entre no link abaixo para reservar hotéis na região do Deserto:
Deserto – Sossusvlei:
Little Kulala Lodge, um retiro de luxo em meio ao deserto vermelho. As acomodações são tendas em alvenaria que se fundem com a paisagem, varanda e vidraças amplas dão a dimensão do deserto atemporal. Há possibilidade de solicitar uma cama para a varanda do piso superior e dormir sob as estrelas.
Sossusvlei Desert Lodge
Kulala Desert Lodge
Como se Locomover na Namíbia
Um dos transportes mais comuns são os carros 4×4. Para visitar as regiões turísticas, uma das melhores maneiras é em avionetas. O custo é mais elevado, no entanto tem diferenciais: pilotos guias que dão informações da região além do conforto para aterrizar nos campos de pouso dos hotéis Lodges.
Como chegar à Namíbia
A melhor maneira de chegar à Namíbia é via África do Sul. Confira as rotas e promoções para compra de passagens aéreas.
Dentro do continente africano, uma das companhias que se destacam, pelo serviço de bordo é sempre regado ao vinho da África do Sul, que é de ótima qualidade é a South African Airways.
A companhia aérea da África do Sul operou no Brasil por 50 anos, porém agora interrompeu o serviço. Conheça minha experiência em voar com a South African Airways.
Dicas de Viagem – Namíbia
A viagem para a Namíbia pode ser conjugada com a bonita cidade de Cape Town na África do Sul.
Booking.com
Toda viagem necessita de planejamento e providências, acompanhe o post: Dicas para viajar.
Conheça uma das línguas nativas africanas, com estalos no céu da boca.
Há boas compras com artesanato de bom gosto. Os objetos tem um design contemporâneo.
Que tal dormir “sob as estrelas” ao ar livre? Essa opção está disponível no Lodge Little Kulala.
Aproveite as delícias da gastronomia saborosa da Namíbia. Se você gosta de comer bem, leia o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.
Que tal uma relaxante massagem com vista do deserto da Namíbia? Uma experiência incrível.
Conheça também outros destinos de Desertos pelo Mundo.
A costa da África conta com ilhas paradisíacas, confira no post: Viagens para o Oceano Índico.
Cada país tem seu diferencial, portanto convém observar as melhores épocas do ano em relação a temperatura e aos animais.
A Fauna da Namíbia
Observe a fauna da Namíbia, há muita diversidade. Os animais mais encontrados são: leões, elefantes, leopardos, antílopes e ainda rinocerontes brancos e pretos.
Extensão de Viagem para Botswana
As viagens para Namíbia em geral são conjugadas com o país vizinho, a Botswana.
O Delta do Okavango, que fica em Botswana próximo da Namíbia e da Zâmbia é um espetáculo. Já do alto no avião, quando se voa a partir da Namíbia, é possível observar o vapor que sai da abundância das águas. A natureza é intocada, por isso há muitos animais selvagens. Os safáris podem ser realizados em Jeeps ou nos alagados.
Há as famosas canoas, chamadas de “Mokoro”, que deslizam suavemente pelas águas, com muitas flores de lótus, fazem parte dos safáris. Há diversas outras embarcações para avistar animais.
Sobre os Animais da África
A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Quanto aos animais da África, existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros.
Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.
Que tal conhecer os animais de outro continente? Acompanhe o post: Animais da Oceania.
Os “Big Five” – 5 Grandes Animais
O importante nos safáris ou mesmo Grande Migração de Animais, é poder observar os “Big Five” – os 5 Grandes da África: Búfalo, Leão, Rinoceronte, Elefante e Leopardo. Alguns Lodges festejam quando os hóspedes conseguem observar os Big Five, durante os safáris. Sempre há uma grande expectativa quanto a visualizar todos. Eu mesmo tenho um “diploma” que ganhei no Lodge Mala Mala, um dos melhores.
Assim como na África, na América do Sul, as Ilhas de Galápagos, foram denominados “Los Big 15”. Saiba mais em: Animais da América do Sul – viagens e experiências.
Hotéis Lodges
O continente africano é muito bem servido de hotéis Lodges nas savanas, totalmente preparados para os safáris fotográficos. São construídos de forma integrados com a natureza, utilizam madeira, palha e rochas das regiões. Detalhe para a decoração criativa, o que faz toda a diferença na hospedagem.
Uma das regiões mais conhecidas é o Kruger National Park na África do Sul, no entanto há safáris grandiosos em outros países.
Saiba mais sobre o Turismo de Experiência na África.
África – Safáris Fotográficos
O Continente Africano e seus países com grande diversidade cultural, foram dominados e colonizados ao longo de séculos por várias nações. Sofreu com a violência da exploração de todo tipo e pela escravidão. A caça predatória dizimou muitos animais, caçadores buscavam recompensas financeiras e troféus.
Na atualidade os safáris permitidos são apenas fotográficos. Em vários países há estruturados hotéis Lodges na savana, que oferecem todo o conforto dos safáris, para turistas em busca de aventura.
Fazer um safári na África é como um grande jogo, visualizar os animais na imensidão das savanas; os africanos chamam isso de “Game Viewing”. Os safáris acontecem de manhã e à tarde, em Jeep 4 x 4 equipado com GPS, para melhor localização dos animais. O motorista, chamado de Ranger é o guia e um especialista em animais.
O Que Vestir nos Safáris Fotográficos
Quanto as roupas para safáris, recomenda-se calça e camisa de manga comprida, em cores suaves na tonalidade caqui e marrom para mesclar com a savana.
No verão recomendam-se roupas leves e que possam ser vestidas sobre as outras, além de um casaco. Uma das peças mais versáteis é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+
Usar sempre tênis ou bota com meia, lenço no pescoço e chapéu ou bonés para proteger do sol.
No inverno pela manhã e à noite é muito frio, há necessidade de roupas térmicas ou corta vento, mas durante o dia a temperatura sobe devido ao clima de semideserto das savanas.
Livros que Inspiram Viagens
Uma das dicas para aproveitar a viagem é ter informações prévias sobre os lugares as serem visitados.
A minha sugestão é ler sobre o continente africano, com os livros abaixo relacionados, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado da Amazon:
O destino da África: Cinco mil anos de riquezas, ganâncias e desafios.
História da África.
Outros Destinos da África
Outras aventuras na África para conhecer:
Montanha de Gorilas na Ruanda.
Zâmbia e as Cataratas de Victoria Falls.
Kenya e Tanzânia
Saiba mais sobre as Ilhas paradisíacas da costa africana nos posts:
Experiências na Lua de Mel em Zanzibar.
Exclusividade na Lua de Mel em Seychelles.
Incríveis Resorts na Lua de Mel em Mauritius.
Exotismo na Lua de Mel em Moçambique.
A África do Norte também conta com incríveis experiências e aventuras. Saiba mais nos posts:
Viagem para Casablanca e Rabat no Marrocos.
Pontos Turísticos do Egito: pirâmides, templos ao longo do Rio Nilo.
O que fazer em Casablanca e Rabat em Marrocos.
Já fez o Seguro Viagem?
O Seguro Viagem é item fundamental para a segurança e conforto. Entre neste link para pesquisar, comparar empresas e comprar o Seguro Viagem online.
Veja também
-
Onde ficar em Gonçalves a charmosa cidade do sul de Minas Gerais
-
Rota das Montanhas Capixabas: Pedra Azul e a cultura dos imigrantes italianos
-
Lugares floridos em São Paulo para curtir a primavera
-
Parque Três Pescadores um dos 10 melhores passeios de Aparecida
-
Pousada Rural Jovimar com Tema Equestre em Aparecida
Categorias: África, Aventura, Delta do Okavango, Experiências, Logde, Safari, Viagem para alma, Wilderness.
Postado por: Blog Deusa Rodrigues
Nosѕa, muito bom! Abraços! 😉