Deusa Rodrigues - Travel Agent

Montanha de gorilas Ruanda: uma viagem na África

27.abr.15 - atualizado em 22.fev.24

Ruanda - um gorila me seguiu, durante uma viagem à África.

Ruanda – um gorila me seguiu, durante uma viagem à África! Superei meus limites e parti para a “aventura” com trekking para conhecer a montanha de gorilas em Ruanda.

Essa foi uma das experiências de viagem mais exótica que tive e com certeza será inesquecível para os viajantes.

A partir da vivência comecei esse Blog de viagens, para poder contar um pouco das minhas andanças pelo mundo.

Acompanhe também as: As aventuras do continente africano.

Tour para Ruanda

Confira o Tour 7 dias por Ruanda, com as melhores experiências.

Minha Rota de Viagem na Ruanda

A partir do momento que aceitei o convite para visitar a Ruanda, li atentamente o roteiro enviado e principalmente, as recomendações de roupa e equipamentos que deveria levar comigo.

Os detalhes e acessórios são importantes pois é possível passar horas para avistar uma família de gorilas. Tive sorte e em pouco tempo lá estava eu no alto da montanha, próxima dos Gorilas.

Kigali Capital da Ruanda

Comecei a viagem via África do Sul com a South African Airways, em seguida com conexão para Nairóbi no Kenya. De Nairobi segui para Kigali, capital da Ruanda.

Em Kigali conheci no hotel o grupinho que irá me acompanhar na aventura. A cidade é pequena, com muitas áreas verdes, e tudo é simples. O hotel, situado no centro da cidade, era bastante confortável.

Confira as atrações do Tour por Kigali.

No período da noite, o programa foi jantar em um simpático restaurante ao ar livre no próprio hotel, com direito a música ao vivo local muito parecida com samba e pagode.

Um jeito bacana de começar a viagem até a montanha de gorilas, lembrei muito da nossa origem. Aliás é possível fazer um Tour Gastronômico com aulas de comida ruandesa.


Booking.com

Você pode conhecer dois países juntos, com grandes experiência, no Tour pelo Melhor da Ruanda e Uganda.

Kinigi – Base da Montanha de Gorilas em Ruanda

Na manhã seguinte saímos no 4 x 4 com o guia para Kinigi a caminho da Montanha de Gorilas da Ruanda. No caminho, tudo verde e poucos carros.

A estrada asfaltada era muito tranquila. Chamou minha atenção as centenas de habitantes que caminhavam com trouxas de roupa na cabeça, vestidos com cangas coloridas amarradas no ombro, uma vestimenta habitual local, ao longo da estrada.

Há pouquíssimo transporte público e as pessoas caminham o tempo todo. Outro detalhe: não há lixo. Creio que simplesmente tudo é utilizado ou reutilizado, devido à falta de condições financeiras.

Essa viagem pode ser conjugada, depois de Ruanda  com os fantásticos Safáris do Kenya e Tanzânia.

Montanha de gorilas Ruanda: uma viagem na África

Chegamos a Kinigi e nos hospedamos no hotel Villa Gorilla, um 3 estrelas bastante confortável e com ótima comida.

Montanha de gorilas Ruanda: uma viagem na África

Um dos melhores hotéis é o One & Only Gorilla´s Nest, bastante elegante e confortável.

Saiba mais sobre outro destino da África: Viagem à Botswana – Delta do Okavango.

Chegada ao Parque Nacional de Gorilas – Ruanda

Nosso grupinho era composto por 2 brasileiras, 3 ingleses e 1 espanhol, além do guia. Estávamos todos ansiosos pelo momento de ir à Montanha de Gorilas.

Saímos cedo por volta das 7h00, depois de um reforçado café da manhã, em um jipe até ao Parque Nacional dos Gorilas.

Lá observamos vários outros jipes com seus grupinhos e guias. Cada grupo recebe orientação dos Guias do Parque sobre a conduta e vida do gorila. Essa apresentação demora em torno de 20 minutos.

O passeio para subir na Montanha de Gorilas tem um custo, que não é barato, devido à taxa de preservação paga no Parque Nacional.

Saiba mais sobre os Animais da África e os safáris.

Montanha de gorilas Ruanda: uma viagem na África

A Beleza da Montanha de Gorilas – Ruanda

Posteriormente, segue-se para a Montanha de Gorilas na Ruanda. A chegada ao pé da montanha é muito bonita, pois os habitantes locais, com suas roupas coloridas, paralisam seus trabalhos na terra para observar os turistas.

A vegetação nesse ponto é linda, junto à plantação de batatas. Tivemos sorte por pegar a florada que em contraste com o céu azul, fez desse momento algo muito especial.

Montanha de gorilas Ruanda: uma viagem na África

Subida da Montanha de Gorilas

“Se você não tem cajado próprio, alugue um”. Esse foi o comentário da amiga inglesa experiente em trekking pelo mundo. Também aconselhada por ela, contratei um guia assistente para levar minha mochila.

Esses foram, sem dúvida, “os US$ 10,00 mais bem pagos da vida”, conforme palavras da amiga. Nosso pequeno grupinho subiu a montanha acompanhado de pelo menos 6 guias do parque, todos muito experientes.

Montanha de gorilas Ruanda: uma viagem na África

A subida foi fácil e para meu espanto, estava preparada para a caminhada. Fiz boas fotos dos nativos e da paisagem. Cada pequeno grupo, de aproximadamente 10 a 12 pessoas, procura encontrar uma família de gorilas.

Essa é regra: cada grupo segue uma trilha. Os guias abrem a mata de bambuzal com facão.

Família de Gorilas – Montanha em Ruanda

Tivemos muita sorte, já que avistamos um grupo de gorilas depois de uns 15 minutos apenas. A aproximação é emocionante, pois os animais ficam perto e podemos fotografá-los sem flash. A primeira lição é não encarar o gorila, pois eles podem atacar.

Eles se movimentam, comem bambu, brincam, ficam se espreguiçando ao sol e nós os seguimos lateralmente. Algumas vezes eles se moviam de frente, em direção ao nosso grupo, e os guias nos empurravam para trás contra o bambuzal.

Veja na foto abaixo a pequena distancia que fiquei da família de gorilas.

Montanha de gorilas Ruanda: uma viagem na África

Parei para Amarrar o Tênis – O Gorila Me Seguiu

Em dado momento, meu tênis desamarrou e fiquei um pouco atrás de uma parte do grupo, que naquele momento já estava dividido. Foi nessa hora que “the gorila followed me”.

Já posso escrever nas minhas memórias: Um gorila me seguiu na Ruanda!

Adorei conhecer esse país de gente com sorriso largo e inocência na face. É muito bom estar no continente africano, passar pelo verde e ver os contrastes de cores que só a África tem!

Montanha de gorilas Ruanda: uma viagem na África

Filme – A Montanha dos Gorilas

A Ruanda é um lugar emblemático, ganhou notoriedade devido à saga da pesquisadora americana Dian Fossey para preservar os primatas. Ela passou a viver na Montanha de Gorilas e desafiou os caçadores ilegais. Com as atitudes de proteção aos gorilas, passou a ser perseguida e em 1985 foi brutalmente assassinada.

Esse fato trágico ganhou muita visibilidade e mais tarde a história deu origem ao filme A Montanha dos Gorilas. Atualmente a fundação Dian Fossey Gorilla Fund International, continua com o trabalho de preservação.

Para saber mais sobre os fatos, a indicação é o livro, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues com a Amazon:

Gorillas in the Mist: A Remarkable Story of Thirteen Years Spent Living with the Greatest of the Great Apes (English Edition)

Sobre a Ruanda

Informações sobre o Genocídio: em abril de 1994, os líderes extremistas da maioria hutu, em Ruanda, iniciaram uma campanha de extermínio contra a minoria tutsi. Em apenas cem dias cerca de 800.000 pessoas foram assassinadas e centenas de milhares de mulheres foram violentamente estupradas.

O Comitê da Consciência do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos continua a enfocar o genocídio ocorrido em Ruanda. Isso se deve à severa natureza da violência e extensão da área do conflito, do impacto contínuo do genocídio em toda a região central da África e das lições que Ruanda ensina.

Consequências do Genocídio na Ruanda

Este genocídio teve fim em julho de 1994, quando a Frente Patriótica Ruandesa, uma guerrilha comandada pelos tutsis, expulsou os extremistas genocidas e instituiu seu governo provisório.

As consequências do genocídio continuam a ser sentidas ainda hoje, pois Ruanda ficou devastada, com centenas de milhares de sobreviventes traumatizados.

A infraestrutura do país foi arruinada e são mantidos mais de 100.000 criminosos nas suas prisões. Atualmente o país está se estruturando para o turismo e tem recebido muitos estrangeiros que querem conhecer as belezas naturais. O povo é hospitaleiro e tem muito interesse pelo turista.

O Que Visitar na Ruanda

Você pode fazer um Tour de 7 dias por Ruanda.

Na capital é Kigali, o ponto mais importante é o Museu do Genocídio. Lá estão à mostra muitos elementos da guerra civil, como imagens de muita destruição, milhares de mortos, enfim, tudo o que o país passou. Em geral, fica-se apenas uma noite na capital para seguir em jipe 4×4 para Ruhengeri.

Booking.com

As estradas são tranquilas, com muita gente que caminha a pé pela total falta de transporte público. A viagem dura aproximadamente 2h30 e passa por paisagens de colinas verdejantes. Ruanda é conhecido como o “país das mil colinas”.

Montanha de gorilas Ruanda: uma viagem na África

O Interior da Ruanda

O interior da Ruanda é muito verde, com ruas de terra. Há pequenas aldeias com comércio bastante improvisado. O povo é alegre e hospitaleiro e se interessa muito pelos turísticas.

Montanha de gorilas Ruanda: uma viagem na África

Depois de atravessar Ruhengeri chega-se a Kinigi, onde ha confortáveis hotéis e alguns até de luxo. A comida é simples, mas saborosa.

Booking.com

Após o café da manhã é que se dá a saída para o Parque Nacional dos Vulcões, lar de mais de 350 gorilas. A caminhada pelo parque pode chegar a mais de 2.500 metros de altitude e levar de 2 a 8 horas, de acordo com a disposição e movimentação dos animais.

Ao norte encontra-se a cidade de Gisenyi, às margens do lago do Kivu, com uma boa infraestrutura turística. Há possibilidade de se hospedar nessa região também.

Booking.com

Montanha de gorilas Ruanda: uma viagem na África

Outra atração de Ruanda é fazer um Sáfari pelo Parque Nacional de Akagera e Lago Muhazi.

Onde Ficar na Ruanda

Os hotéis na Ruanda são confortáveis, há poucos na categoria luxo. Veja as ofertas em Kigali, a capital do país:


Booking.com

Entre neste link para reservar os hotéis na Ruanda.

Kigali: hotéis sugeridos.

One & Only Nyungwe House – um hotel de luxo e muito bem decorado.

Outra boa opção é o The des Milles Collines.

Para ficar em alto estilo escolha o Kigali Marriott Hotel.

Kinigi: hotel indicado

One & Only Gorilla´s Nest – Um ótimo hotel categoria luxo.

Ruhengeri: hotel recomendado

Vila Gorilla

Ruanda - um gorila me seguiu, durante uma viagem a África Ruanda - um gorila me seguiu, durante uma viagem a África

Ruanda - um gorila me seguiu, durante uma viagem a África Ruanda - um gorila me seguiu, durante uma viagem a África

Melhor Época para Visitar a Ruanda

O clima equatorial quente é reduzido pela altitude e não há grandes alterações pelo país. Embora as temperaturas na parte ocidental e próximas ao lago de Kivu sejam temperadas, com média é 25° C, nas regiões mais altas, especialmente no planalto de Virunga, faz mais frio e a temperatura chega a 17° C.

Em Ruanda há duas estações de chuvas: uma, de setembro até dezembro, e outra, de fevereiro até junho, nas quais chove continuamente. A melhor época para visitar Ruanda é entre os períodos de chuva, ou seja, de meados de junho até ao final de setembro e nos meses de inverno, de meados de dezembro até início de fevereiro.

Vestimenta e Acessórios para Visitar a Montanha de Gorilas

Segue as sugestões de vestimenta e acessórios  para viajar para Montanha de Gorilas, você pode adquirir com a empresa Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues:

Fleece ou seja leve roupas térmicas, pois pela manhã é mais frio e depois a temperatura sobe. Por isso, roupas em camadas são recomendadas.

Mochila impermeável para proteger câmera fotográfica

Luvas de algodão e camisas com manga longa.

Uma das peças mais versáteis para viajar é a calça que vira bermuda: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Calças compridas com meias cano longo para serem colocadas por cima, algo que não é elegante mas é eficiente para proteção na mata.

Câmera fotográfica com zoom potente.

Chapéu e protetor solar.

Botas ou sapatos confortáveis para trekking.

Conheça outras sugestões no post: Roupas para Viajar.

Dicas para Viajar – Ruanda

Toda viagem necessita de planejamento e providências. Na maioria dos destinos da África, há a necessidade de vacina de febre amarela, confira o post: Dicas para viajar.

Tomar comprimidos de vitaminas do Complexo B, durante um mês antes da viagem para repelir insetos.

Levar capa de chuva, pois pode chover na montanha de gorilas em Ruanda.

Livros Inspiradores

Uma das dicas para aproveitar a viagem é ter informações prévias sobre os lugares as serem visitados. A minha sugestão é ler sobre o continente africano, com os livros abaixo relacionados, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado da Amazon:

O destino da África: Cinco mil anos de riquezas, ganâncias e desafios.
História da África.

Outra sugestão é O Livro para quem não tem medo de aventura. Incríveis relatos de aventuras como observar gorilas na Ruanda, visitar as ruínas de Machu Picchu, curtir a guerra de tomates na Espanha, etc.

Como Chegar à Ruanda

Para chegar a Ruanda deve-se seguir primeiro para algum ponto do continente africano. Confira as rotas, companhias aéreas e promoções para compra de passagem.


Seguros Promo

A South African Airways voltou a operar no Brasil, e há conexões até o Kenya e para depois seguir para Kigali na Ruanda.

Um detalhe interessante, o serviço de bordo da South African Airways é  muito bom, sempre regado com Licor Amarula e com vinho da África do Sul, excelente qualidade.

É possível conjugar a viagem com um safári no Kenya, veja as ofertas de hotéis em Nairobi.

Booking.com

Sobre os Animais na África

A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Quanto aos animais da África, existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas.

São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros.

Outros Destinos  – Observação de Animais

Há lugares incríveis com fauna rica e variada, que pode ser observada em viagens pelo mundo. Há passeios que incluem diversas experiências, cada uma mais incrível que a outra.

Se você gosta de animais assim como eu, confira alguns desses paraísos:

Animais da América do Sul viagens e experiências.
Animais da Oceania na viagens pelo continente.
Animais da África e os safáris fotográficos.
Foz do Iguaçu e o Parque das Aves.
Tanzânia e a Grande Migração de Animais.
Passeios em Punta Cana – nado com golfinhos.

Ruanda - um gorila me seguiu, durante uma viagem a ÁfricaRuanda - um gorila me seguiu, durante uma viagem a África

  1. Ana Alves disse:

    Deusa, hoje foi a primeira vez que recebi seus posts, nem sabia sobre o Blog!
    Obrigada pelo envio, adorei!!! e fiquei ainda mais feliz de ver que voce postou sobre meu querido destino Equador.
    Um beijo grande e parabéns!

  2. Adélia Peloia disse:

    Olá, Deusa. Eu trabalho com o Oziel e gostaria de saber se você ainda trabalha com viagens exóticas. Preciso de um pacote para Escandinávia – Estocolmo e Copenhagen.
    Me fale.

    Adélia

  3. Ola Deusa Rodrigues.
    Primeiramente quero aqui desejar sucesso para os ano de 2016, em sua nova missão. Deixo aqui os meus contatos para eventual parceria caso desejar. Estou no trade desde 1.995, e trabalho muito bem com receptivo nacional e internacional. Um abraço
    Paulo Cesar 5071 7355 / 999741882 whatsapp (Vivo)

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel