Deusa Rodrigues - Travel Agent

Litoral Cearense com praias entre dunas, lagoas e coqueirais

12.nov.20 - atualizado em 11.abr.21



O Litoral Cearense é um dos mais bonitos da costa brasileira. Não faltam motivos como: a garantia de sol o ano todo, as lindas praias e a hospitalidade.

As paisagens são espetaculares, os verdes mares, como são conhecidos, são emoldurados por praias de dunas, falésias, lagoas e coqueirais. Além do mais, a posição geográfica estratégica, têm como característica o vento constante, com uma leve brisa do mar, que impulsiona os esportes náuticos.

Viajar pelo Litoral Cearense é a certeza de uma viagem inesquecível. Confira as dicas que preparei.

Você vai gostar de ler também: O que fazer em Fortaleza.

Litoral Cearense com praias entre dunas, lagoas e coqueirais

Foto: Hotel Vila Galé Cumbuco.

Fortaleza – Entrada para Litoral Cearense

Fortaleza, capital e porta da entrada do Ceará, conta com muitas opções. A cidade oferece além das praias de águas mornas, cultura, boa gastronomia, eventos e compras.

O escritor José de Alencar que ajudou divulgar o estado, principalmente com o romance sobre a índia Iracema. Na praia que leva o nome da personagem principal, há uma bela estatua estilizada. Fica de frente para o mar para lembrar a obra literária e a origem indígena.

A orla de Fortaleza tem os melhores pontos na Praia de Iracema, Mucuripe e Praia do Futuro.

Conheça também: Atrações de Maceió.

Litoral Cearense com praias entre dunas, lagoas e coqueirais

Foto: Pixabay

Praia de Iracema

A maioria dos hotéis da cidade de Fortaleza estão na Praia de Iracema, na avenida Beira- Mar. Um dos locais mais valorizados de cidade, a região é a área central da orla e com maior movimento.

O final de tarde na Beira-Mar é um passeio obrigatório para ver o movimento de turistas e locais. Há uma feira com muitas barracas que oferecem artesanato, comida e roupas. Vale a pena circular para encontrar aquela “lembrancinha” de viagem com bons preços.

Na Praia de Iracema também estão os teatros e bares com show de humor, uma das tradições de Fortaleza. Outro programa imperdível é conhecer a “segunda-feira mais louca do do mundo”, no Pirata Bar, um reduto da boemia cearense, que há décadas anima a noite.

Conheça também: Rio de Janeiro melhores passeios.

Lua de Mel em Fortaleza

Foto: Autoral.

Mucuripe – Reduto de pescadores

O bairro do Mucuripe é um reduto de pescadores, que fica próximo ao porto. Tem paisagens encantadoras principalmente ao entardecer com as jangadas ao pôr do sol.

O cenário fica ainda mais singelo, com a igrejinha de São Pedro dos Pescadores do Mucuripe, toda branca, com uma cruz torta de frente para o mar.

Em Mucuripe está o famoso Mercado do Peixe, uma ótima opção para o jantar. Um lugar bastante popular, onde o cliente o cliente compra o peixe, camarão, ou outro fruto do mar e escolhe uma das barracas para prepara-lo. Os produtos são frescos, a refeições tem porções fartas e com bons preços.

Confira também o post: Lua de Mel na Praia.

Lua de Mel em Fortaleza entre praias e dunas paradisíacas

Foto: Autoral.

Praia do Futuro – A melhor de Fortaleza

A Praia do Futuro tem a melhor qualidade para banho, além da boa estrutura das barracas, com almoço, algumas com música ao vivo e piscina. Conta tanta facilidade dá para passar o dia inteiro nas águas da Praia do Futuro.

As barracas da Praia do Futuro que se destacam são: Chico Caranguejo, Atlantidz, Cocobeach, Terra do Sol, Vila Galé, etc.

Uma das melhores experiências é a Caranguejada, que acontece toda quinta-feira à noite, o evento começou na Barraca do Chico Caranguejo, mas se espalhou por outras na Praia do Futuro. Além da boa comida há shows com música ao vivo.

Um dos hotéis que tenho me hospedado e indico na Praia do Futuro, é o Vila Galé, que pertence à uma rede portuguesa.


Booking.com


Assim como o Ceará, conheça outro destino também com praias deslumbrantes: Polinésia Francesa.

Foto: Hotel Vila Galé Fortaleza.

Cair na Estrada – Litoral Cearense

O Litoral Cearense é um convite para conhecer verdadeiros paraísos, alguns à pouco tempo descobertos pelo turismo. A melhor maneira é alugar um carro e cair na estrada. Outra possibilidade é através dos pacotes de passeios com ou sem hospedagem.

Litoral Cearense – Praias do Leste

O Litoral Cearense no lado Leste, em direção ao estado do Rio Grande do Norte, estão as praias com falésias, rios e lagoas, como: Prainha e Beach Park em Aquiraz, Morro Branco, Canoa Quebrada, Fortim, etc.

Beach Park – Litoral Cearense

A praia do Hotel Beach Park, agora com a nova estrada que liga a Praia do Futuro à Aquiraz, ficou mais fácil a locomoção. Está a apenas à 26 quilômetros de Fortaleza, além da beleza da praia tem ótima qualidade para banho de mar.

As barracas de praia do Beach Park são muito bem estruturadas, com refeição e música ao vivo nos finais de semana. Há uma pequena e charmosa vila, com artesanato e lanche.


Booking.com


A grande atração é o completo do parque aquático, que é um dos maiores da América Latina. São inúmeros brinquedos como os toboáguas, para todas as idades.

Compre aqui seu ingresso antecipado para o Beach Park e evite filas.

Litoral Cearense com praias entre dunas, lagoas e coqueirais

Foto: Autoral.

Morro Branco – Palheta de cores

A praia de Morro Branco é famosa por suas falésias de areias com palhetas de cores variadas, que inspiram aos artesãos locais. Uma das lembranças de viagem de Morro Branco são as garrafinhas de areia colorida.

O conjunto de praias, falésias e dunas torna esse um dos destinos muito visitados do Litoral Cearense que está a 93 quilômetros de Fortaleza.

Foto: Pixabay

Saiba mais sobre: O que fazer em Recife.

Fortim – Vila de Pescadores no Litoral Cearense

O município de Fortim está entre Morro Branco e Canoa Quebrada, à 134 quilômetros de Fortaleza. As praias tranquilas, conservam ainda as características de vila de pescador.


Booking.com


Fortim se localiza na foz do rio Jaguaribe, junto com o mar forma uma paisagem linda. Tem como destaque as praias de Pontal de Maceió, Canto da Barra e das Agulhas.

Litoral Cearense com praias entre dunas, lagoas e coqueirais

Foto: Pixabay

Conheça também as atrações do: Litoral Norte de São Paulo.

Canoa Quebrada – Falésias no Litoral Cearense

Canoa Quebrada é uma das joias do Litoral Cearense, geograficamente pertence ao município de Aracati. Foi a primeira praia do Ceará a ficar badalada, descoberta em 1970 por um grupo de hippies, virou ponto turístico. Está a 179 quilômetros de Fortaleza, mas mesmo assim dá para sair cedinho e voltar a noite.

O visual das falésias vermelhas, que contrastam com o azul do mar e do céu, é imbatível.


Booking.com


Há uma variedade de bares e restaurantes na rua Broadway, na vila em cima das falésias, com uma linda vista do mar. A noite em Canoa Quebrada é bem animada.

Assim como Canoa Quebrada no Sudeste e Sul também tem praias badaladas, confira: Praias para relaxar no verão.

Litoral Cearense com praias entre dunas, lagoas e coqueirais

Foto: Autoral.

Litoral Cearense – Praias do Oeste

As praias do Oeste do Litoral Cearense, estão em direção ao estado do Piauí. Nessa região há verdadeiros paraísos que foram sendo descobertos pelo turismo. Há praias com coqueirais, dunas, rios, lagoas, mangues e formações rochosas.

Cumbuco – Kitesurf e Windsurf

A praia Cumbuco está à apenas 30 quilômetros de Fortaleza, pertence a cidade de Caucaia. Uma charmosa vila de pescadores no Litoral Cearense costa Oeste.

Há belas praias com coqueirais, dunas, passeios de Buggy e vida boa.  O local é o paraíso dos esportes náuticos devido aos ventos constantes que sobram do mar vindos da África, excelente lugar para prática de Kitesurf e Windsurf.

Em novembro de 2019 Cumbuco sediou a última etapa do Campeonato Mundial de Kitesurf, na categoria estilo livre.

Outra atração da praia do Cumbuco, são as cavalgadas à beira mar, os cavalos de aluguel são oferecidos na praia para os turistas.


Booking.com


A antiga vila de pescadores, à noite se transforma com inúmeros restaurantes e bares à beira mar. Há muita variedade de culinária, inclusive internacional, devido aos turistas estrangeiros que estabeleceram no lugar para empreender. Há um pouco de tipo, comida regional, italiana, coreana, etc. Saiba mais no post: O que fazer em Cumbuco à noite.Litoral Cearense com praias entre dunas, lagoas e coqueirais

Foto: Hotel Vila Galé Cumbuco.

Lagoinha – Enseada meia lua

A praia de Lagoinha está localizada no município de Paraipaba, na Costa Oeste, à 130 quilômetros de Fortaleza. A praia está entre dunas e coqueiros, numa encosta. Tem formato de meia-lua e desemboca em arrecifes.


Booking.com


O visual entre lagoa, falésia, dunas é espetacular. Tem estrutura de barracas de praia, hotéis e pousadas.

Flecheiras – Coqueiros e Dunas

A praia de Flecheiras, pertence ao município de Trairi, está também no Litoral Cearense Costa Oeste, à 130 quilômetros de Fortaleza. Um outro paraíso que só recentemente começou a ficar famoso.


Booking.com


Tem belas paisagens impactantes, entre dunas, lagoas e coqueiros.

Foto: Pixabay.

Mundaú – Dunas e Rios

A praia de Mundaú está no município de Trairi, e se localiza à 150 quilômetros do lado Oeste de Fortaleza. A paisagem é formada de praias, dunas e rios. Os barcos dos pescadores completam o visual para guardar na memória, como lembranças da viagem pelo Litoral Cearense.

Icaraizinho de Amontada – Lagoas e Dunas

Outra praia da moda é Icaraizinho de Amontada, que está à 200 quilômetros de Fortaleza, lado Oeste. Um local paradisíaco que pertence à cidade de Amontada, conta com coqueirais, dunas de areia branca, lagoas e praias de águas cristalinas.

As piscinas naturais são uma das atrações, quando a maré está baixa. Há uma ótima infraestrutura de hospedagem e restaurantes.

Acaraú – Praia Seca

A cidade de Acaraú está à 253 quilômetros de Fortaleza, no Litoral Cearense lado Oeste. Um lugar de rara beleza do mar entre rio e mangue. Um conjunto diferente nos 34 quilômetros de praias de Acaraú. O destaque é para a praia Arpoeiras, considerada a segunda praia mais seca do mundo.


Booking.com


Devido a um fenômeno na natureza, quando a maré baixa, forma uma larga faixa de areia de 2 quilômetros de distância do mar e cheia de piscinas naturais.

Jericoacoara – Pedra Furada

A praia mais badalada do momento é Jeri, como é carinhosamente chamada. Está no Parque Nacional de Jericoacoara, numa Área de Proteção Ambiental. O conjunto de praias, lagoas, dunas e da formação rochosa Pedra Furada, é considerado um dos lugares mais bonitos do Brasil.

A bonita Lagoa do Paraíso é um dos passeios imperdíveis para fazer em Jericoacoara. A dica é relaxar em uma das redes dentro da água, com um visual inesquecível.


Booking.com


Uma das melhores experiências do Litoral Cearense é assistir ao incrível pôr do sol, de cima das dunas, um momento mágico de Jeri. Um programa diário que atrai a maioria dos visitantes.

Eu conheci Jeri nos anos 80 quando as hospedagem eram em casas de pescadores, de lá para cá muita coisa mudou, no entanto a beleza é impactante. A antiga vila de pescadores se tornou um dos lugares mais incríveis do Litoral Cearense.

É hoje a praia mais famosa do Ceará e recebe turistas do mundo inteiro.

Tem excelentes hotéis, pousadas e ótima gastronomia. O ideal é ficar hospedado pelo menos 2 noites, porque fica a 300 quilômetros de Fortaleza.

Com o novo aeroporto na cidade vizinha de Cruz, e voos diretos de São Paulo, ficou mais fácil conhecer Jericoacoara. O local só é possível ser acessado através de carro 4×4 ou Buggy.

A dica quanto à hotelaria é ficar no Vila Kalango, um dos melhores de Jeri.

Saiba mais sobre outro balneário com fama internacional: Punta del Este no Uruguai.

Foto: Pixabay.

Buraco Azul

O Buraco Azul é realmente a sensação do momento, ele está à 20 quilômetros de Jericoacoara, via beira-mar. Localiza-se em Castelhanos, nos municípios de Acaraú e Cruz. O local não é natural, começou quando foi retirado de uma grande quantidade de barro de grande terreno, para a construção de uma estrada.

O buraco recebeu águas da chuva em 2017, que teve uma quantidade elevada no ano e ficou cheio. A cor intensa azul turquesa é deslumbrante, que se deve às propriedades do solo e a intensidade de luz solar da região. Tornou-se assim um dos passeios preferidos do Litoral Cearense.

Experiências no Litoral Cearense

O Litoral Cearense proporciona experiências inesquecíveis para uma viagem.

Cavalgadas à beira-mar, tanto em Cumbuco como outras praias. O passeio tranquilo nas praias com a leve brisa constante do estado do Ceará, é um momento único e relaxante.

Passeios de Buggy ou Bugue, disponível em praticamente todas as praias turísticas. Eles fazem o trajeto pelas dunas, por lugares paradisíacos e que são possíveis através desses veículos. Uma das melhores maneiras de conhecer o Litoral Cearense.

Verão em Fortaleza - caranguejada, forro, evento e praias.

Foto: Hotel Vila Galé.

Curtir o pôr do sol de cima de uma duna, possível principalmente em Jericoacoara e outros pontos do Litoral Cearense. Em Canoa Quebrada é possível curtir a posta do sol de cima das falésias, com vista mar.

Passeios de jangada estão disponíveis em algumas praias e são imperdíveis.

Foto: Pixabay.

Você vai gostar de conhecer: Punta Cana – praias, passeios e mordomias.

Hospedagem

O Litoral Cearense conta várias opções, entre neste link para reservar hotéis e pousadas.

Como chegar

Há várias opções de voos para Fortaleza, que conta com um aeroporto internacional.

A melhor maneira de circular pelo Litoral Cearense é com carro alugado. Entre neste link para alugar um carro em Fortaleza.

 

Gastronomia

Uma atração é provar os frutos do mar no Mercado do Peixe em Fortaleza, agora remodelado. No entorno há outros restaurantes bem tradicionais, onde a Moqueca é o “carro chefe”.

As barracas de praia têm ótimas opções para o “almoço pé na areia”. Os pratos mais tradicionais são: carne de sol com macaxeira, peixe Pargo com baião de dois (arroz, feijão e queijo de coalho) e fritas. A culinária de frutos do mar com camarão, lagosta, lula e caranguejo fazem sucesso também.

Para conhecer a culinária local, a dica é ir numa “Tapiocaria”, uma tradição, muito antes de virar moda aqui no Sudeste. Em geral o público chega no final de tarde para provar as deliciosas tapiocas com recheios inusitados. A indicação conhecer em Fortaleza o Centro das Tapioqueiras de Messejana.

Fortaleza é um dos locais ideais para provar frutos do mar, há excelentes restaurantes, que oferecem camarão, lagosta e as deliciosas peixadas. Entre as opções estão os restaurantes de Fortaleza estão: Coco Bambu, Jardim de Alchymist, Camarada Camarão, entre outros.

As praias do Litoral Cearense contam com culinária regional e internacional, principalmente em Jericoacoara, Canoa Quebrada e Cumbuco.

O pastel de arraia em Canoa Quebrada desde dos anos 80 é uma das atrações da culinária, que vai bem com uma cerveja gelada. Para a sobremesa o doce de caju com queijo de coalho, é uma boa pedida.

Em Jericoacoara a dica é provar a deliciosa Moqueca de Polvo, um dos pratos tradicionais do lugar.

A comida regional é deliciosa tanto no Nordeste como no Norte do Brasil. Conheça: Os melhores passeios de Belém – capital do Pará.

Fortaleza: O que fazer

Foto: Autoral.

Confira o post: Gastronomia em viagens.

Um pouco de história – Ceará

O território do atual estado do Ceará era ocupado originalmente pelos índios Tupis e Cariris. Há relatos que os espanhóis desembarcaram por lá antes mesmo dos portugueses. Em 1535 depois da divisão do Brasil em capitanias hereditárias, o português Antônio Cardoso Barros, passou a administrar a Capitania do Siará, atual Ceará.

Dizem que o nome vem do Deserto do Saara, devido às imensas dunas que emolduram as praias. Os holandeses e piratas também brigaram pela posse territorial.

Roupas para viajar

Em lugares com tantas possibilidades de atividades, praias, trilhas e passeios, eu recomendo utilizar uma das peças mais versáteis em viagem, a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Para as meninas a dica é desfilar pelas praias com estilo, confira as peças: Biquini Vintage Poá Preto,  Canga Praiana com Pompom,  Bolsa Praiana Farm.

Nota da Autora

Os meus agradecimentos às fotos concedidas pelo Hotel Vila Galé.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2021 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel