Pirâmides do Sol e da Lua – Teotihuacán no México
14.nov.18 - atualizado em 01.jul.24
As Pirâmides do Sol e da Lua – Teotihuacán no México, tem uma incrível energia positiva. Essa é uma das áreas arqueológicas mais visitadas do país, não só pela beleza e valor histórico, mas também devido à proximidade com a capital.
É fantástico imaginar que foi estabelecida em torno de 100 a.C. Considerada a maior cidade Pré Colombiana, com uma população de mais de 125 mil pessoas.
A experiência da subida nas Pirâmides, as aulas sobre tequila e obsidiana, o alto astral do lugar, são inesquecíveis. Uma viagem para a alma.
Confira minhas dicas de um dos melhores passeios do México.
Você vai gostar de ler também: Viagem ao México – roteiro do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico.
Pirâmides do Sol e da Lua – Morada dos Deuses no México
O nome das Pirâmides do Sol e da Lua – Teotihuacán, significa “Lugar onde os homens se tornam Deuses”. Foi denominado pelos Astecas, para identificar o local encontrado desabitado.
Há evidências de ter habitantes com outras culturas. É Patrimônio da Humanidade pela UNESCO desde 1987.
Passeio do Balão
Para conhecer melhor, a dica é fazer um magnífico Passeio de Balão por Teotihuacán.
O conjunto da área arqueológica de Teotihuacán, é uma das mais bonitas do México. É uma construção impressionante e com muita harmonia. Esse passeio é sempre inesquecível.
A sugestão para conhecer é com um Tour Completo pelas Pirâmides e Cidade do México.
Pirâmide do Sol – Terceira do mundo
Ela voltada para oeste, quando acontece o solstício de verão, o sol se põe exatamente na frente. Tem 225 metros de lado, 65 de altura, 45º de inclinação e 243 degraus.
Está classificada como a terceira maior pirâmide do mundo, as duas primeiras são as pirâmides Egípcias de Giza. Outro dado interessante é que o perímetro da base da Pirâmide do Sol é quase igual à da Grande Pirâmide do Egito.
A Pirâmide do Sol foi construída em quatro níveis, que dá uma inclinação de 30 graus das paredes. Cada camada teve grandes quantidades de terra, entulho e rochas, o que deu à construção resistência durante os séculos. Originalmente era pintada de vermelho, com um visual impactante.
Eu tive o privilégio de viajar para o México, durante as mais importantes celebrações culturais, acompanhe o post: Dia de Los Muertos.
Os Astecas quando encontraram as construções, passaram a utilizar para sacrifícios de animais e humanos, para os seus deuses. Os rituais eram executados no topo dos monumentos.
A história do México é muito rica, para conhecer melhor, a visita ao Museu de Antropologia e História é fundamental.
Pirâmide do Sol – Energia do Dia Força do Masculino
A Pirâmide do Sol no México representa a energia do dia, a força do masculino.
A área central tem uma imponência impressionante. Há um platô, que servia como altar em frente de frente as escadarias. A dúvida é saber qual a melhor vista, do alto da Pirâmide do Sol, se avista a Pirâmide da Lua e as montanhas. A vista da Pirâmide da Lua é impactante também, para observar a grandiosidade do conjunto.
Conhecer de perto pirâmides emblemáticas é uma grande emoção. Acompanhe também o post: Egito e os pontos turísticos.
Pirâmide da Lua – Energia Feminina
A Pirâmide da Lua é menor, tem 45 metros de altura. Está localizada no final da esplanada central, na Calçada dos Mortos.
A Pirâmide da Lua, é dedicada a Deusa da água, à fertilidade, à noite e à energia feminina. As duas pirâmides juntas formam a dualidade do masculino e feminino no universo. As Pirâmides do Sol e da Lua se complementam.
Pirâmides do Sol e da Lua – Aulas de Tequila e Obsidiana
Além da visita às Pirâmides do Sol e da Lua no México, conheci na mesma região um centro de artesanato, que trabalha com a pedra vulcânica Obsidiana. Esse material foi usado como utensílio de corte e como decoração pelas civilizações antigas.
A Obsidiana tem características de proteção energética. Há lindas peças a venda. Desde a antiguidade a pedra Obsidiana negra era utilizada devido às características.
No local houve uma breve explanação sobre as bebidas alcoólicas, feitas com agave, um tipo de cactos. As bebidas: tequila, pulque e mezcal, já eram produzidas e consumidas pelas civilizações antigas no México.
No final da pequena aula, houve degustação das três bebidas. A tequila é a bebida nacional do México e amplamente divulgada. Não se sabe se foi lobby ou não, o fato da tequila ser presença constante em filmes de Hollywood, o fato é que se tornou conhecida pelo mundo.
Uma curiosidade do país, o estado de Jalisco é o que mais produz tequila no México. Na cidade de Guadalajara há tours específicos para fazendas de produção de tequila.
Energia Positiva das Pirâmides do Sol e da Lua
Quando visitei as Pirâmides do Sol e da Lua, senti uma enorme energia positiva no lugar, que aparentemente não eram compatíveis com o passado de sacrifícios de animais e humanos por parte dos Astecas. Questionei o guia turístico, que me acompanhou, e a explicação dele foi que a natureza faz uma renovação constante.
Depois aprendi que além das forças da natureza, há também a energia da concepção do lugar pelos teotihuacanes, a intensão da fundação, para ser um lugar sagrado.
Viagens Para a alma – Pirâmides do Sol e da Lua
Dentro do meu conceito e desse Blog, há viagens para a alma, que são lugares especiais com energias positivas da natureza ou templos e construções planejadas para a espiritualidade. Esses destinos são capazes de proporcionar aos seus visitantes tranquilidade, paz e equilíbrio.
No mundo há pontos de energia positiva, tanto em lugares previamente preparados pelo homem quanto em outras áreas que a própria natureza privilegiou com minérios, fauna e flora. Uma viagem realizada para um desses lugares faz com que o ser humano volte renovado, devido aos efeitos benéficos da energia do lugar, mesmo que muitas vezes não se tenha consciência disso.
Dos lugares preparados pelo homem, há muitos destinos fascinantes pelo mundo, como as Pirâmides do Sol e da Lua e os diversos templos.
Acompanhe os posts:
O que fazer no Peru – Machu Picchu uma viagem transformadora.
Viagens para a Alma – lugares com alto astral.
Onde Comer em Teotihuacán
Antes de encarar a subida das Pirâmides do Sol e da Lua no México, a dica é almoçar no Restaurante Teocalli, estilo buffet com música ao vivo. O serviço é rápido e tem variedade de opções.
Estive lá na semana do Dia dos Mortos e o restaurante estava decorado, além de ter atrações musicais.
Dicas sobre as Pirâmides do Sol e da Lua
O complexo de templos de Teotihuacán está aberto todos os dias das 8:00h da manhã até às 5:00h da tarde. Está localizado em local com menor altitude, em relação à Cidade do México e tem os níveis menores de poluição, por isso está sempre mais calor em Teotihuacán.
A dica é ir com uma camiseta de manga curta por baixo da roupa, levar chapéu e água. Chegar cedo aos templos é uma das melhores maneiras de aproveitar bem o dia.
Entre no clima e aproveite o momento mágico, com a energia positiva das Pirâmides como eu fiz, ainda bem que tinha um fotógrafo profissional lá para registrar.
Foto gentileza Antônio Zanirate @antoniozanirate.
Livro Inspiração para a Viagem
Para conhecer melhor a história e a região das Pirâmides do Sol e da Lua, eu recomendo ler o livro: Américas Antigas – As Grandes Civilizações de Nicholas J. Saunders, parceria com a Amazon.
Um relato fascinante que explora as “culturas clássicas da Mesoamérica, as origens dos Olmecas, – a primeira civilização que criou o estilo de arte maior da América pré-colombiana. Com referências às Pirâmides do Sol e da Lua”.
Outros lugares Semelhantes no Mundo
Além das Pirâmides do Sol e da Lua, o México conta com outras como na região de Cancún, Península de Yucatan – Chichén Itza. Considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.
Acompanhe os posts:
Melhores passeios de Cancún.
10 Destinos com energia positiva no mundo.
Angkor Wat – o maior completo de templos da Ásia.
Sobre a Cidade do México
As Pirâmides do Sol e da Lua estão à apenas 45 minutos de carro da capital. A Cidade do México é uma das maiores do mundo, tem 21 milhões de habitantes. Uma metrópole vibrante, com muitos contrastes e um transito intenso. Foi fundada em 1324 pelos Astecas, recebeu o nome de Tenochtitlán, sobre alguns lagos aterrados. Em 1521 os Astecas foram derrotados pelos espanhóis e começou o período de colonização.
Confira os melhores passeios e experiências da Cidade do México.
Depois da independência, houve a guerra com os Estados Unidos, além da Intervenção Francesa. Hoje o México vive um momento de crescimento. A cidade tem 34 Patrimônios da Humanidade reconhecidos pela UNESCO.
No México as Pirâmides do Sol e da Lua – Teothihuacán, são um dos passeios mais visitados e contribuem para o incrementos de visitantes no país.
Conheça também a essência mexicana numa viagem à Puebla.
Principais Atrações – Cidade do México
A Cidade do México é uma das maiores da América do Norte, além do passeio para as Pirâmides do Sol e da Lua, conta com inúmeras atrações.
Para começar a explorar a cidade, uma das possibilidade é com o Ônibus Turístico, que percorre os principais pontos.
O México se destaca também quanto à comida, a sugestão é fazer passeios para conhecer a gastronomia.
Tour Gastronômico.
Tour por Cantinas e Bares.
Uma das experiências é conhecer a bebida dos Deuses, utilizada na época pré-colombiana – Tour do Pulque.
Museu Nacional de Antropologia e História
O Museu Nacional de Antropologia e História, é um dos lugares mais importantes do México e da América. São vinte e duas salas de exposição permanente, além de duas salas de exposições temporárias e três auditórios. Um grande legado arqueológico dos povos da Mesoamérica.
O acervo é impressionante, e minha sugestão é contratar um bom guia, para ter uma verdadeira aula de histórica e visitar as mais áreas mais relevantes. Uma das peças mais bonitas, é a escultura, encontrada em escavações recentes, conhecida como calendário Asteca. Está em um lugar de destaque no Museu.
Para que gosta de cultura, o Metropolitan Museum of Art também tem muito conteúdo. Leia: Estações do ano em Nova York.
Zócalo – Centro histórico do México
A região central é onde a Cidade do México foi fundada em 1325. Inicialmente foi chamada de Tenochtitlán pelo império Asteca, que durou até 1521, ano da chegada dos espanhóis. A antiga cidade foi quase totalmente destruída, utilizaram as ruínas e materiais de pirâmides e templos para construir a nova cidade.
O ponto principal é a Praça da Constituição, mais conhecida como Zócalo. Onde se encontra a Catedral Metropolitana e Palácio Nacional. Ao lado da praça, estão as ruínas do Templo Maior, encontrado recentemente durante escavações. Um dos poucos resquícios do maior império americano, antes da chegada dos europeus.
Bairros de Coyoacán e Xochimilco
O bairro de Coyoacán é onde fica se localiza o Museu Frida Kahlo. É possível fazer o passeio à Coyoacán pela manhã e depois almoçar em Xochimilco caso não entre no Museu Frida Kahlo. Há filas enormes para entrar no Museu, então se prepare para quanto ao tempo.
O bairro conta também como o Museu do Leon Trotsky entre outros. A região é interessante com as casas coloniais, artesanato e restaurantes. Lembra um pouco uma cidade do interior, pelo aspecto pacato. Destaque para a praça central e a feira de artesanato. Coyoacán é considerado o bairro boêmio no sul da cidade e um dos mais bonitos.
Frida Kahlo um Ícone do México
Frida Kahlo se tornou também um ícone e símbolo pop. A artista que foi casada com o pintor Diego Rivera, foi uma mulher à frente do seu tempo. Superou dificuldades e doença, passou por inúmeras cirurgias, experimentou relações homossexuais e extraconjugais e acima de tudo foi muito criativa.
Por esses e outros motivos exerce uma grande atração entre os jovens, isso explica as grandes filas na porta do Museu Frida Kahlo. Também conhecido como Casa Azul, devido a cor azul cobalto do Museu, além das obras da artista há objetos do seu universo íntimo.
Xochimilco animado e colorido
Xochimilco é um animado passeio da Cidade do México. Considerado a Veneza mexicana, os vários canais contam com inúmeras traineiras, pequenos barcos coloridos, que recebem muitos turistas. Esse é uma atração ideal para uma celebração animada entre amigos ou a dois.
Saiba mais em: Xochimilco e outros passeios na Cidade do México.
Onde Ficar – Pirâmides do Sol e da Lua
A melhor maneira de visitar as Pirâmides do Sol e da Lua, é se hospedar na Cidade do México e fazer um tour full day, ou seja de dia inteiro.
Entre neste link para pesquisar e reservar hotéis no México.
Eu indico o Hotel Fiesta Americana na Avenida da Reforma, a mais bacana da Cidade do México. Eu me hospedei lá e considero uma ótima localização, além do excelente serviço do hotel.
Como viajei na semana do Dias do Mortos, recebi no apartamento na chegada, “mimos do hotel” com uma bandeja contendo o delicioso pão dos mortos, uma tradição da gastronomia local.
O Fiesta Americana, conta com o restaurante Azul 70, estilo contemporâneo, de comida “mexicana revisitada”, além de uma vista linda da cidade.
Como Chegar ao México
Viajei com a Latam, com voo de direto de São Paulo à Cidade do México. Confira as rotas e preços para compra das passagens aéreas.
Uma outra possibilidade é viajar para o México é via Panamá com Copa Airlines e fazer um stop de 4 dias. Saiba mais sobre minha experiência de viagem: Panamá – oportunidade de escala e atrações da cidade.
Encontre tudo em um só lugar, aproveite a opção de compra do Seguro Viagem, um item muito importante.
Traslados
Para sua segurança e comodidade reserve os traslados de chegada e saída com antecedência.
Como Circular pelo México
Uma das maneiras para circular no México é com carro alugado, compare as empresas, veículos com simulação da data de viagem.
Dicas de Viagem ao México
O México voltou a solicitar o visto de entrada para brasileiros, confira os detalhes com a empresa parceira Mundo dos Vistos.
Toda viagem necessita de planejamento e providências. Leia também: Dicas para Viajar.
Nas Pirâmides do Sol e da Lua, em geral o clima é mais quente que a Cidade do México. O ideal é usar roupas confortáveis, umas sobre as outras para haver troca se o tempo esquentar. Uma das peças mais versáteis é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+
A viagem à Cidade do México, pode ser conjugada com as lindas praias de Cancún, e com as aventuras do Xcaret Park.
Comprar artesanato local no México, além de muito bonito e colorido, o preço é acessível.
Conheça também sobre o México como destino de casamentos: Destination Wedding Cancún
Nota da Autora
Meus agradecimentos ao Visit México, pelo convite desta viagem e pelas fotos fornecidas.
Veja também
Categorias: América do Norte, Centros Culturais, Mexico, Viagem cultural, Viagem histórica, Viagem para alma
Postado por: Deusa Rodrigues
A cultura mexicanas e boa
Oi Lucian, sim a cultura mexicana é muito legal. Obrigada pela msg e continue me seguindo.