Deusa Rodrigues - Travel Agent

Angkor Wat no Cambodia: maior complexo de templos da Ásia

05.jun.17 - atualizado em 27.jan.24



Fui à Ásia para realizar um antigo projeto pessoal de visitar  o Angkor Wat no Cambodia: maior complexo de templos religiosos. Um lugar impressionante, ficou por muito tempo encoberto pela natureza, até ser redescoberto para o mundo.

Circular pelos templos bem preservados, observar os monges e sentir a energia positiva é inesquecível. Desfrutar do pôr do sol com vista do lago e dos templos é um momento mágico, uma verdadeira viagem para a alma.

Eu reuni dicas de viagem importantes, acompanhe.

Você vai gostar de ler também sobre: Lugares com energia positiva no mundo.

Angkor Wat no Cambodia: maior complexo de templos da Ásia

O Cambodia  – Região da Indochina

O Cambodia está na região compreendida entre a China e a Índia é conhecida como Indochina. Os países do Cambodia, Tailândia, Vietnam e Myamar fazem parte dessa região, eles guardam semelhanças de cultura entre os dois países vizinhos. A viagem para a Indochina é culturalmente rica, além de paisagens totalmente diferentes.

Conheça um pouco mais sobre os dois países que influenciaram a região:

China viagens e curiosidades – um país de cultura milenar.
Passagem para a Índia – templos, monumentos, cultura e compras.

Angkor Wat no Cambodia – Cenário do Tomb Raider

O país passou por inúmeros conflitos internos, mas hoje com a situação estável e a beleza dos templos, se consolidou como destino turístico importante na Ásia. Foi cenário do filme  Tomb Raider, com de Angelina Jolie no papel de Lara Croft, e o Cambodia passou a ser mais conhecido.

Você vai gostar de ler também sobre: Tailândia o que fazer: templos, praias e montanhas um destino completo. 

Siem Reap – Ankgor Wat no Cambodia

Siem Reap é uma cidade é pequena, bem arborizada, cortada pelo Rio Siem Reap. A arquitetura é típica da Indochina com características francesa.

O astral da cidade é muito bom, pois é descolada e popular na Ásia, repleta de turistas jovens do mundo inteiro pelas ruas, tanto em bicicletas como em Tuk-Tuk.

Há boa infraestrutura turística na cidade e a Pub Street é repleta de restaurantes e pubs que ficam abertos até a madrugada.

Confira o post: Vietnam roteiro de viagem: uma grata surpresa na Ásia.

Complexo de Angkor  – Templos Religiosos

A cidade de Siem Reap é a base para visitar o Angkor é o maior  Complexo de templos religiosos do planeta. O Complexo Angkor compreende os templos de Angkor Wat, Templo de Bayon e o Ta Prohm. É a antiga capital de Angkor Thom (século XII).

As cinco torres imponentes em frente a um lindo lago repleto de flores de lótus.  As torres fazem parte da bandeira cambodiana, representam os cinco picos de Meru e os muros que rodeiam os templos, são simbolicamente as montanhas.

O Angkor Wat no Cambodia é considerado o primeiro exemplo de arquitetura Khmer, há muita energia positiva neste lugar.

Angkor Wat no Cambodia: maior complexo de templos da Ásia

Templo de Angkor Wat – Cambodia

O Angkor Wat é o mais importante dos templos do Complexo e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Eu participei de uma cena inesquecível, o nascer do sol no Complexo, com entrada pelo portão sul para observar as impressionantes estátuas que representam o movimento do oceano.

Que tal conhecer também: Singapura e os pontos turístico?

Templo Bayon – 216 Rostos Esculpidos em Pedras

O templo Bayon tem 54 torres com 216 rostos esculpidos nas pedras que impressionam. O ideal é ter tempo para caminhar, deve-se reservar pelo menos dois dias para conhecer os principais pontos do Complexo: o Phimeanakas, os Terraços do Rei Leproso e dos Elefantes.

Saiba mais sobre: Viagem ao Japão.

Angkor Wat no Cambodia: maior complexo de templos da Ásia

Phimeanakas – Angkor Wat no Cambodia

Uma arquitetura comum no Complexo, as Phimeanakas são construções de templos hinduístas em forma piramidal com plataformas em três níveis. Há quatro escadas muito empinadas. Na plataforma superior, há um pequeno santuário, que segundo a lenda era utilizado para rituais pelo rei Khmer.

Ta Prohm – Árvores e Templos Angkor Wat no Cambodia

Já o templo Ta Prohm encanta pela beleza das árvores fundidas com a rochas, herança do período em que o local ficou encoberto pela floresta. Esse é um dos tempos mais espetaculares do Complexo.

Angkor Wat no Cambodia: maior complexo de templos da Ásia

Banteay Samré – Homenageia o Deus Vishnu

Faz parte do Angkor Wat, é uma joia da arquitetura Khmer. As construções estão em estado de boa conservação. É interessante notar como cultura da Índia e os Deuses do Hinduísmo estão presentes na Indochina.

Templos além do Angkor Wat – Cambodia

Há outros tempos fora dos limites do Complexo Angkor Wat, que são também impactantes e os passeios podem ser combinados com uma experiência mais autêntica.

Entre eles estão: Banteay Srei, Koh Ker, Roluos, Kbal Spean, Phnom Kulen, Beng Mealea, Preah Vihear, Banteay Chhmar, etc. Eu consegui conjugar algumas visitas com o Complexo Angkor Wat e foi bem interessante.

Banteay Srei – Dedicado ao Deus Shiva

Esse templo foi construído por mulheres, destaca-se pelos relevos e esculturas em arenito vermelho, as suas figuras e detalhes minuciosos, alguns com formas tridimensionais. Um dos mais belos templos do Cambodia.

Angkor Wat no Cambodia: maior complexo de templos da Ásia

Booking.com

 

Koh Ker – Antiga Rival

A antiga capital rival de Camdodia, Koh Ker, possui 30 grandes templos, entre eles Prasat Thom, Prasat Krahom (Red Temple) e Prasat Bram. Também um lugar especial, principalmente com lindo visual do alto.

Roluos – Período Khmer

Rolus é uma das primeiras capitais de Angkor, onde estão três santuários hindus: Preah Ko, Bakong e Lolei, os principais templos. O local está bem preservado e é uma das melhores experiências fora dos Templos do Angkor Wat. O sítio arqueológico está à 13 quilômetros a leste de Siem Reap.

Vila flutuante – Lago Tonle Sap

Eu fiz um pequeno passeio em barco tradicional de madeira no Lago Tonle Sap, uma das maravilhas da Ásia, que  tem 2.590 quilômetros quadrados, mas pode aumentar muito durante as chuvas, é a maior extensão de água doce do Sudeste Asiático.

A beira do Lago Tonle Sap está a Floating Village Chong Khneas, é possível observar os detalhes das casas da vila, a circulação de canoas, enfim conhecer um pouco mais da vida do povo do Cambodia. A dica é fazer o passeio a tarde e observar um lindo pôr do sol.

A viagem pode ser conjugada com outros países da região. Leia também sobre: Viagem para Tailândia, Vietna e Cambodia – Indochina.

Apresentação Apsara – Dança e Jantar

Um passeio imperdível é assistir a uma apresentação com dança Apsara, que faz parte da cultura hindu e budista. A palavra Apsara significa uma divindade espiritual. das nuvens e da água, ou ninfas celestes. A dança tem gestos delicados e harmoniosos e de grande beleza, além das coloridas vestimentas e adereços. A dica é ir no Vilage Apsara Theatre, que oferece o espetáculo com jantar estilo buffet.

Um detalhe interessante é que nos templos do Ankgor Wat, as figuras das Apsaras e suas posições de danças, estão reproduzidas e esculpidas nas pedras.

Quando ir ao Cambodia

Os meses de dezembro e janeiro são mais secos e as melhores épocas para viajar ao Cambodia. Durante o verão as temperaturas podem passar dos 40 graus, além de ser época das chuvas.

Onde Ficar em Siem Reap

A descolada cidade de Siem Reap, que recebe turistas do mundo inteiro atraídos pelo Angkor Wat.

Há muitos hotéis maravilhosos como La Residence d´Angkor Belmond.

Que tal se hospedar no Hotel Anantara Angkor Resort, tomar um drink e assistir a uma dança típica?

Outras sugestões de bons hotéis em Siem Reap.

Courtyard by Marriott Siem Reap Resort
Sofitel Angkor Phokeethra Golf & Spa Resort
Ibis Style Siem Reap

Compras no Cambodia

O Les Artisans d´Angkor Chanties Ecoles é uma loja da escola de um projeto social, onde jovens da comunidade aprendem a trabalhar com seda e outros artefatos.

O destaque é a qualidade do trabalho e a delicadeza das peças, uma ótima oportunidade para belas compras. Há lindas peças para vestuário, acessórios e para decoração como capas de almofadas, toalhas, etc.

A Senteurs d´Angkor é uma loja que se pode encontrar um pouco de tudo: especiarias, chás, licores, Aromaterapia, incenso, etc. Vale a pena para conhecer os produtos locais.

Para ter uma experiência local o Old Market, o velho mercado tem um pouco de tudo com comidas, frutas e artesanato e vale a pena conhecer.

Como Chegar e se Locomover no Cambodia

Várias cidades da Ásia tem conexão para Siem Reap. Há possibilidades de chegar ao Sudeste Asiático via Oriente Médio. Conheça um pouco sobre Dubai no post: Burj ao Arab um ícone nos Emirados Árabes.

Confira as rotas, companhias aéreas e promoções para compra das passagens.


Seguros Promo

Em Sean Reap o transporte pode ser em pitorescos Tuk-Tuk, tão tradicional na Ásia. Há disponível aluguel de bicicletas que é muito comum entre os visitantes e moradores.

Dicas para Visitar o Angkor Wat no Cambodia

As providências para a viagem do Cambodia são muito importante, como visto de entrada para brasileiros. Leia também: Dicas para Viajar.

Roupas leves e sapatos confortáveis para caminhar pelos templos.

Caprichar na fotos porque os cenários dos templos são cinematográficos.

Participar de pequenos rituais de energização com os monges. Isso é muito comum entre os visitantes, com auxílio de um guia local. Eu passei por essa experiência e recomendo.

Curtir um inspirador piquenique ao pôr do sol com vista para o lago e os templos de Ankor Wat. A maioria dos hotéis vende cestas com todas as delícias que farão a diferença. Se preferir leve uma bebida para brindar e celebrar um momento único.

Extensão de Viagem

Se tiver oportunidade e tempo, conjugue a viagem ao Angkor Wat no Cambodia com os outros países da Indochina. Há muito o que ver na região entre Tailândia, Cambodia e Vietnam. O Sudeste Asiático no turismo é sem dúvida uma tendência, para conhecer a rica cultura da região.

Há muitas atrações na viagem para Tailândia e Vietnam.

Tailândia

Na Tailândia os suntuosos templos dourados e a delicadeza do seu povo. A cidade Bangkok na Tailândia, que reúne templos dourados fantásticos, experiências gastronômicas, praias, exotismo dos mercados flutuantes, etc.

É sem dúvida um país completo com cidades vibrantes, montanhas e praias, além da rica cultura do Sudeste Asiático.

Vietnam

No Vietnam as incríveis paisagens do cruzeiro pela baia de Halong e dos campos de arroz. O Vietnam é uma grata surpresa: tem muito o que se ver e se conhecer.

O país se abriu para o turismo há pouco tempo e a guerra ainda é uma cicatriz aberta na vida dos vietnamitas. Aprende-se muito sobre a história, do ponto de vista oriental, da Guerra do Vietnam e suas consequências.

Outro destino com templos e muita espiritualidade está na Indonésia, confira o post: Lua de Mel em Bali.

Viagens para a Alma – Templos e Natureza

Dentro do meu conceito e deste Blog, há viagens para a alma, que são lugares especiais com energias positivas da natureza ou templos e construções planejadas para a espiritualidade. Esses destinos são capazes de proporcionar aos seus visitantes tranquilidade, paz e equilíbrio.

No mundo há pontos de energia positiva, tanto em lugares previamente preparados pelo homem quanto em outras áreas que a própria natureza privilegiou com minérios, fauna e flora. Uma viagem realizada para um desses lugares faz com que o ser humano volte renovado devido aos efeitos benéficos da energia do lugar, mesmo que muitas vezes não se tenha consciência disso.

Dos lugares preparados pelo homem, há muitos destinos fascinantes pelo mundo, como os diversos templos como o Complexo de Angkor Wat.

Conheça também: As Pirâmides do Sol e da Lua no México.

Roupas para Viajar – Angkor Wat no Cambodia

Para visitar o Angkor Wat, segue algumas sugestões de roupas práticas para viagem.

Uma das peças mais versáteis para viagens é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Para as meninas a dica é desfilar nas piscinas com estilo, confira o Biquini Vintage Poá Preto, disponível na Amazon.

Outra peça indispensável é a camiseta com alta tecnologia com duas camadas de microfibras, que proporciona sensação de bem-estar e frescor: Camiseta Active Fresh.

Para trilhas, caminhadas ou no avião a dica usar uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.

Nota da Autora

Agradecimentos a Belmond e Minor Hotels pelas fotos concedidas e apoio.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel