Cruzeiro pelo Mediterrâneo: Turquia, Grécia, Croácia e Itália.
16.jun.17 - atualizado em 01.jul.24
Cruzeiro Itália, Grécia, Turquia, Croácia pelo mar Mediterrâneo.
Esta é uma viagem perfeita que reúne destinos turísticos imperdíveis, primorosas refeições e entretenimentos a bordo.
Há algumas vantagens como o custo benefício de tempo, se pode conhecer várias cidades, sem a burocracia dos embarques e desembarques dos aeroportos.
Eu viajei pela empresa no luxuoso navio da Princess Cruises e preparei dicas para sua viagem, afinal “navegar é preciso”!
Você vai gostar de ler sobre: Egito – Cruzeiro pelo Rio Nilo.
Vantagens – Cruzeiro Itália, Grécia, Turquia, Croácia
Confira abaixo as vantagens em realizar uma viagem de cruzeiro que eu considero.
Custo Benefício de Tempo
O melhor é o custo-benefício do tempo, uma vez que não há espera nos aeroportos e em hotéis com check-in e check-out.
Paisagens Diferentes
As chegadas e saídas dos portos são grandes acontecimentos no navio. Um momento incrível para observar a paisagem, além da possibilidade de conhecer várias cidades em pouco tempo.
Passeios nas Escalas
Nas escalas do navio, em cada porto da rota do cruzeiro, há possibilidades de fazer os passeios opcionais. Em geral as companhias marítimos vendem os tours, que são feitos em sua maioria em grupos especiais para o navio.
Esses passeios são imperdíveis, porque visitam as melhores atrações de cada cidade, com a tranquilidade de um guia a bordo de ônibus ou van e dentro dos horários estabelecidos para o retorno.
Gastronomia e Entretenimento à Bordo
Há outras vantagens como: a tranquilidade de se ter todas as refeições, entretenimentos juntos e organizados. As refeição são fartas e saborosas. Os jantares são memoráveis todas as noites.
As viagens em cruzeiros pela Europa, também tem paisagens incríveis. Saiba mais em: Cruzeiro pelo Rio Reno.
Rota do Cruzeiro pelo Mediterrâneo
Comecei meu cruzeiro por Istambul na Turquia, passei pela Grécia, Croácia e cheguei em Veneza. A beleza das cidades e o mar calmo do Mediterrâneo são os pontos altos da viagem.
Istambul, Athenas, Dubrovnik e Veneza
As quatros cidades visitadas: Istambul, Athenas, Dubrovnik e Veneza cada uma tem suas características únicas.
Essa é uma das melhores viagens de navio, porque o Mar Mediterrâneo é calmo, os navios balançam muito pouco e as paradas são em cidades turísticas imperdíveis.
Acompanhe minha experiência de viagem no Diamond Princess: Viagem ao Japão.
Mapa do Navio – Cruzeiro Itália, Grécia, Turquia e Croácia
Os navios são grandes e com várias possibilidades de entretenimentos.
O ideal é na chegada se familiarizar com as dependências para aproveitar o máximo as facilidades: piscinas, os vários restaurantes e horários, o teatro, área de lojas, elevadores, sala de ginástica, SPA., etc. Cada navio tem suas atrações e a cada dia surgem novidades.
Istambul na Turquia – Cruzeiro pelo Mediterrâneo
Istambul a capital da Turquia, antes chamada de Constantinopla, em homenagem ao Imperador Constantino, uma das mais belas da Europa.
A principal atração é a Mesquita Azul, ícone do país que conta com seus 6 minaretes e vitrais coloridos. O nome se dá devido ao trabalhos de azulejo que decoram seu interior. Um dos símbolos do país pode ser avistado de vários lugares da cidade.
A arquitetura realmente impressiona no horizonte. A noite iluminada por holofotes é incrível, Turquia é uma viagem fascinante.
Outro destino que se destaca com mesquitas é no Marrocos. confira o post: Viagem para Casablanca e Rabat.
No horizonte da bela cidade de Istambul, o que domina a paisagem são os muitos minaretes das mesquitas. A única cidade localizada uma parte na Europa e outra no Oriente, fica ainda mais bonita no verão com a bela vista do mar.
A viagem à Turquia também é marcada por histórias de compras: o Grande Bazar é um paraíso para os viajantes com quase 4000 lojas, além das muitas outras ao redor. O segredo é pechinchar porque faz parte da cultura.
Booking.com
Palácio do Topkapi e Atrações da Turquia
O Palácio do Topkapi em Istambul, que significa “porta do canhão” e foi construído por Mehmet II, o conquistador, logo após a conquista de Constantinopla em 1453.
Foi residência de sultões por três séculos e é uma visita obrigatória. Seus tesouros contêm muitos objetos refinados, alguns incrustados de pedras preciosas, verdadeiras joias.
Aprenda a pechinchar no Grande Bazar, faz parte da tradição nas 4000 lojas. Esse lugar é uma perdição de ofertas maravilhosas de compras. Destaque para as luminárias e casacos de couro de ovelha.
Poder observar o Estreito de Bósforo com um movimento constante de barcos é um privilégio. Conheça mais sobre:
Capadócia passeio de balão e hotéis caverna na Turquia.
Turquia uma viagem fascinante com paisagens, cultura e história.
Para chegar à Turquia há voos diretos de São Paulo e outra opção é viajar via Paris.
Escala em Athenas na Grécia
A Grécia com seu passado glorioso de sabedoria é o berço da democracia; Atenas é um museu a céu aberto e muito importante para a história mundial. O país sempre esteve ligado ao mar como importante rota de navegação.
Em Atenas, na capital da Grécia a visita mais emblemática é a famosa Acrópole, a cidade na antiguidade foi construída a 150 metros do nível do mar e guarda edificações do mundo antigo.
A Acrópole, foi dedicada a Atena, deusa padroeira da cidade, entre ruínas há vários edifícios que estão de pé como o Partenon.
O bairro Plaka, pitoresco com suas casas coloridas e muitas árvores, é uma boa opção para almoçar.
Que tal provar a famosa “moussaka in loco”, lasanha de berinjela especialidade grega? Eu almocei no bairro e depois circulei pelas boutiques do lugar.
Visita à Dubrovnik na Croácia
Dubrovnik na Croácia,teve um histórico de prosperidade e foi baseada no comércio marítimo, assim como Veneza. Fez parte da antiga Iugoslávia e em 1991 foi cercada e bombardeada por Sérvia e Montenegro; mas isso é passado hoje se reinventou como uma cidade turística procurada por jovens.
Conheça também: Alemanha Romântica – castelos e paisagens.
Dubrovnik na Croácia é uma bela cidade costeira e um destino turístico em alta no Mar Adriático. A arquitetura é mistura dos estilos medieval, renascentista e barroca. Eu encontrei a cidade em clima festivo no verão europeu com muitos turistas pela cidade.
A cidade é rodeada de muralhas e fortificações, no sopé do monte de São Sérgio, a beira mar, classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco.
O pôr do sol visto do alto de Dubrovnik é sempre muito aguardado.
Veneza na Itália – Desembarque do Cruzeiro pelo Mediterrâneo
Veneza, na Itália no século V os habitantes da região, para fugir das hordas de bárbaros na Europa, agruparam-se na região de 117 pequenas ilhotas; com o crescimento da região, a solução encontrada foi avançar sobre as águas com canais para ter mais espaço. Foi importante no período renascentista, ficou conhecida como “Sereníssima”.
Há belos recantos barrocos e renascentistas. Não há como não se encantar com seus becos e ruas. A chegada de barco é sempre encantadora, seja no Vaporetto, taxi aquático, ou barco compartilhado.
A Praça São Marcos, é o maior espaço público da cidade, com turistas do mundo inteiro, habitantes locais e muitos pombos. A Basílica de São Marcos, imponente igreja que deu o nome à praça, é ponto obrigatório na visita.
Circular pelas ruas estreitas e becos de Veneza é uma experiência, me deparei a cada momento palácios, pontes e casas, cenário perfeito para fotos e para encerrar a viagem com chave de ouro.
Booking.com
Que tal conhecer: O Carnaval de Veneza?
Conheça mais sobre outras cidades da Itália.
O Grande Canal de Veneza
O Grande Canal é a maior e mais importante via aquática local, corta toda cidade. A melhor maneira de conhecê-lo é por meio dos famosos passeios de gôndola, por baixo de pontes e com vistas da bela arquitetura.
Uma das maneiras de conhecer a cidade é por meio dos famosos passeios de gôndola, uma rota romântica por baixo de pontes e com vistas da bela arquitetura.
Ponte dos Suspiros em Veneza
A Ponte dos Suspiros está situada perto da Praça São Marcos e liga o Palácio Ducal a Prigioni Nove, a prisão nova. Tem esse nome porque os presos, que passavam no local a caminho de interrogatórios, soltavam ali o último suspiro. Hoje são os visitantes que soltam os suspiros devido à beleza da construção.
Máscaras – Símbolos de Veneza
As máscaras são as protagonistas do Carnaval de Veneza. Começaram a ser usadas para esconder a identidade, nas festas e bailes de carnaval.
Com o uso das máscaras, pessoas de qualquer classe social, poderiam frequentar as festas, daí o símbolo de liberdade ou transgressão. As máscaras na Veneza de hoje são obras de arte, que fazem parte do artesanato veneziano.
Que tal fazer um Tour para confecção sua própria Máscara de Carnaval?
Gastronomia Durante a Viagem
A gastronomia à bordo é um dos grandes atrativos das viagens de navio. Os jantares são elaborados, com opções de entradas, pratos principais e sobremesas imperdíveis.
Esse um dos melhores momentos e experiências nos cruzeiros, se reunir à mesa, com cardápio requintado, regado à bebidas e com os companheiros de viagem. Fique atento para o seu horário, ou turno de jantares e mesa reservada.
Com relação às bebidas, são pagas a parte. Algumas companhias marítimas oferecem pacotes de bebidas com desconto.
O Cruzeiro Itália, Grécia, Turquia, Croácia finalizou em Veneza e pude apreciar a gastronomia da Itália, que é um ponto alto. Há muitos restaurantes e bares para descobrir.
Há pequenos estabelecimentos com delicias diversas como pizza, suspiro, Gelato, expresso, etc. Me deixei levar pelas sabores da Itália e esqueci o regime.
Para quem gosta de comer bem, deve conferir o post: Gastronomia em viagem sempre uma experiência inesquecível.
Opções de Cruzeiro pelo Mediterrâneo
Uma das opções é MS Queen Victoria, um navio de passageiros britânico operado pela Cunard Line. Há várias outras companhias marítimas com ótimos navios.
Em qualquer cruzeiro a melhor opção são as cabines com varanda; curtir a saída e chegada dos portos é sempre um momento especial.
A melhores rotas de Cruzeiro são as que passam pelo Mar Mediterrâneo e Caribe. Há inúmeras opções de roteiros incríveis. Conheça também as Praias da Jamaica.
Hospedagem para o Cruzeiro no Mediterrâneo
Para iniciar o Cruzeiro pelo Mediterrâneo o ideal é chegar na cidade de embarque dois dias antes.
Para reserva de hotéis nas cidades nas cidades de embarque e desembarque entre neste link.
Como Chegar à Europa –
A cidade de embarque do Cruzeiro pelo Mediterrâneo depende da rota e da companhia marítima escolhida.
Para iniciar o Cruzeiro por Istambul, há voos diretos do Brasil, como também há opões de conexões na Europa. Confira no banner abaixo as promoções para compra de passagens aéreas e Seguro Viagem.
Dicas de Viagem – Cruzeiro Itália, Grécia, Turquia, Croácia
Viagens necessitam de providências e planejamento, confira também o post: Dicas para viajar.
Observar o mar e o movimento dos barcos da cabine.
Leve roupas para os jantares de gala, a maioria das companhias marítimas tem a famosa “noite do comandante”, que tem que caprichar no visual.
Faça todos os opcionais nas paradas, vale a pena pagar pelos passeios das principais atrações da cidade.
Leve um remédio para enjoo, sempre é bom ter, embora no Mar Mediterrâneo o navio balança pouquíssimo.
Comprinhas à bordo dos navios são bem atraentes, porque algumas tem preços livres de impostos. Há uma variedade de acordo com cada companhia, com oferta de joias, roupas, etc.
Você vai gostar de ler também sobre: Cruzeiros em Rios e Lagos do Brasil.
Livros que Inspiram Viagens
Há muitos livros interessantes que tem como cenário lugares deslumbrantes, para se inspirar para a viagem. Ter um livro a bordo é sempre uma ótima opção para os momentos na piscina. Segue indicações imperdíveis, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues, com a empresa Amazon:
Livro: Mil Dias em Veneza, de autoria de uma chef de cozinha Marlena de Blasi, que se apaixona pela cidade e por um italiano. Os temas românticos, as receitas italianas, bem como lugares para comer, fazem parte deste incrível relato de viagem.
Livro: Comer, Amar e Rezar, de autoria da famosa escritora Elizabeth Gilbert, relato de viagem para a Itália, a Índia e para Bali. A protagonista come na Itália, reza muito na Índia e se apaixona em Bali. Diante de tanto sucesso editorial, virou um lindo filme de amor de Hollywood.
Veja também
Categorias: Aventura, belas paisagens, castelos, Cruzeiros de luxo, Europa, Experiência, Experiências, Gastronomia, Itália, Lua de mel a bordo, Mar Mediterrâneo, Viagem cultural, Viagem para alma, Viagens
Postado por: Deusa Rodrigues