Deusa Rodrigues - Travel Agent

Viagens para Ipanema: um estilo de vida no Rio de Janeiro

21.out.15 - atualizado em 23.out.22



Viagens para Ipanema: um estilo de vida no Rio de Janeiro. A cidade maravilhosa, é sem dúvida uma das mais belas cidades do mundo. O bairro mais cool, representante do lifestyle carioca em sua essência é Ipanema.

Nem é à toa que foi de lá a inspiração para compor uma das músicas mais famosas em homenagem a uma cidade: Garota de Ipanema. Além da bela praia, há descolados bares e restaurantes, comprinhas, points e muita badalação.

São muitas atrações e o ideal é passar um final de semana hospedado em Ipanema para aproveitar melhor, siga as dicas.

Confira também: Viagens pelo Brasil.

Viagens para Ipanema: um estilo de vida no Rio de Janeiro

Você vai gostar de ler também sobre: Rio de Janeiro melhores passeios.

Por Que Escolher Ipanema?

Em geral, a maioria dos turistas prefere Copacabana, por causa de sua fama, mas o Rio tem outros bairros bacanas e muito para fazer.

Para quem já foi ao Rio de Janeiro e numa segunda estadia deseja novas experiências, se hospedar em Ipanema é uma ótima opção para conhecer o estilo de vida carioca.

Explore o Rio de Janeiro com passeios e experiências.

Orla de Ipanema – Diferenciais nas Viagens

Ficar em um bom hotel de frente para o mar, com vista maravilhosa da orla, fez a diferença. A beira mar Avenida Vieira Souto em Ipanema, tem o metro quadrado mais caro da América Latina. Lá estão concentrados hotéis e condomínios de luxo do Rio de Janeiro.


Booking.com

É ótimo poder circular nas ruas charmosas, no quadrilátero das boutiques de grifes, com descolados e adoráveis restaurantes.

Outro destino de praia, com com semelhanças é em Miami, confira o post: South Beach e Wynwood.

Conheça também os Passeios Culturais do Rio de Janeiro.

Pôr do Sol na Praia de Ipanema

O pôr do sol em Ipanema é um dos melhores momentos da praia. As centenas de banhistas aguardam pelo final do dia, com suas cores indescritíveis no horizonte.

Viagens para Ipanema: um estilo de vida no Rio de Janeiro

Pôr do Sol na Pedra do Arpoador

A praia e a Pedra do Arpoador estão no lado oposto do Morro dos Dois irmãos, praticamente na divisa com Copacabana.

O pôr do sol em cima da Pedra do Arpoador, é uma espetáculo mágico todos os dias muitos turistas e visitantes sentam para observar. Além de ser um ponto turístico, o local proporciona uma vista panorâmica de Ipanema e do mar.

A dica é depois da posta do sol, ir no charmoso restaurante do Hotel Arpoador Inn, com mesinhas ao ar livre de frente para o mar, quase pé na areia.

Um lugar descolado e romântico, ideal para tomar um drink e petiscos, como um delicioso sushi que combina com o clima de Ipanema.

Outro destino que tem charme e também curti o pôr do sol, é no balneário chique do Uruguai, confira no post: Punta del Este.

Domingo em Ipanema

No domingo minha caminhada matinal foi diferente, junto à Meia Maratona do Rio, que realmente deu um plus ao cenário à beira-mar.

Eu tive como companhia a descontraída estátua de Tom Jobim, um dos representantes do estilo Ipanema no Rio de Janeiro.

Viagens para Ipanema: um estilo de vida no Rio de Janeiro

Se você gosta de praias, leia também sobre: Fortaleza o que fazer?

Feira Hippie de Ipanema

Se estiver em Ipanema aos domingos, uma boa opção é visitar a Feira Hippie. tradicional desde 1968. Acontece ao lado da Estação Marechal Osório. Tem de tudo um pouco: artesanato, roupas, etc.

De Ipanema ao Leblon

A região da praia de Ipanema começou a se formar em 1894, com a chácara do Conde de Ipanema. Hoje um dos lugares mais badalados do Rio de Janeiro, tem no posto 9, um reduto de jovens, artistas e celebridades.

A Orla de Ipanema é ideal para caminhadas ou passeios de bike. Para o lado direito de quem está de costas para os prédios da orla, é possível fazer caminhada até o Leblon e subir a pé até o mirante da Avenida Niemeyer para tomar água de coco e observar um visual maravilhoso. Esse mirante é realmente incrível e um passeio totalmente grátis.

Leia também sobre: Passeios em Cancún no México.

Onde Ficar em Ipanema

Na cidade do Rio de Janeiro há uma oferta enorme de bons hotéis, principalmente pós Copa do Mundo e Olimpíadas. Os melhores hotéis se concentram nos bairros da Zona Sul e da área central. Os hotéis de Ipanema, devido à localização privilegiada, tem preços mais altos.

Melhores hotéis de Ipanema

Não faltam hotéis bacanas em Ipanema.

O Fasano Rio é categoria super luxo, o preferido dos artistas, celebridades e modernos em geral.

Outras opções de hotéis em Ipanema:

Os hotéis Praia Ipanema e o Hotel e Sol Ipanema, nas categorias primeira, de frente para o mar, são ótimas possibilidades de hospedagem.

Há  outros na beira mar, como nas ruas laterais e paralelas, como o Mar Ipanema Hotel, na categoria turística.

Ipanema Rio de Janeiro: praia, restaurantes e estilo de vida

Há ofertas com preços melhores em Copacabana, devido à uma oferta maior.

Para conhecer as opções em outros bairros, confira o post: Hospedagem no Rio de Janeiro.

Hostel em Ipanema

Para quem busca boa localização e economia a dica é o Beach House Ipanema, na Barão da Torre número 485, bem próximo da Rua Garcia D´Ávila. O casarão se destaca pela estátua do Tom Jobim no jardim.

Entre neste link para reservar outros hotéis em Ipanema.

Como chegar à Ipanema

Para chegar ao Rio de Janeiro, há voos de todos os principais aeroportos do Brasil. A chegada pelo Aeroporto Santos Dumont tem uma vista inesquecível.

No banner abaixo compare companhias e preços para a reserva das passagens aéreas.

Seguros Promo
Se estiver com mala de mão é possível seguir do Aeroporto Santos Dumont até alguma estação do Metrô para Ipanema.

Para Circular no Rio de Janeiro

Uma das melhores maneiras de conhecer o Rio de Janeiro é com carro alugado, para circular por praias e arredores. A dica é percorrer uma das vias com vistas deslumbrantes como a Avenida Niemeyer, principalmente no trecho do Leblon à San Conrado.

Onde Comer – Viagens para Ipanema

Um dos melhores pontos de Ipanema é a Rua Garcia D´Ávila que concentram lojas e restaurantes bacanas do bairro. A rua é uma das mais charmosas de Ipanema, começa na beira mar e acaba na Lagoa Rodrigo de Freitas.

O Momo Viaggio é moderninho e colorido, tem como especialidade os gelatos e sobremesas.

  

O Delírio Tropical na Rua Garcia D´Ávila é especializado em pratos leves e saladas.

O Alessandro & Frederico é o meu restaurante favorito em Ipanema, pois tem cardápio de grelhados, massas e saladas e mesas ao ar livre, fica na esquina da Rua Garcia D´Ávila com a Rua Barão da Torre.

Há outros bons restaurantes como o: Bullguer, Venga, Amelie, La Carioca Cevicheria, Restaurante Paz e Amor, Viasete Restaurante e Fresh & Good Restaurante.

Para comer feijoada aos sábados, uma das melhores comidas do Brasil, a dica é ir no Gajos D´Ouro na Rua Prudente de Morais, 1008.

A origem curiosa do prato é uma das características, uma vez começou na época colonial onde os restos de carne de porco que sobrava das mesas dos nobres, eram misturados ao feijão nas senzalas, acompanhado de arroz que era abundante com produtos da terra, farofa, couve e banana.

O Rio de Janeiro é um dos destinos mais indicados para comer feijoada pelo Brasil.

Por falar em comida, leia também: Gastronomia em viagens é sempre uma experiência inesquecível.

Restaurante Garota de Ipanema – Ícone do bairro

Quem visita o bairro não pode deixar de visitar o Restaurante Garota de Ipanema. O cardápio é de pratos tradicionais para almoço e jantar para duas pessoas.

Foi nesse local que Vinícius de Moraes e Tom Jobim conceberam a letra e música, observando uma garota charmosa que passava a caminho do mar.

A garota na época adolescente Helô Pinheiro ficou famosa.  Ipanema é considerado o berço da “Bossa Nova”, e a canção é a segunda mais tocada no mundo. Há mais de 170 gravações diferentes.

Para conhecer mais o poeta, a dica é ler os 2 volumes do Box Vinícius de Moraes – música, poesia, prosa e teatro, uma parceria com a Amazon.

No Carnaval a Banda de Ipanema é uma das maiores e mais populares, nos Blocos de Rua Carioca. Começou em 1964 e é uma tradição, a concentração para o Carnaval Carioca é exatamente em frente ao Bar Garota de Ipanema.

Confira o post: Carnaval e turismo pelo mundo.

Restaurante Vinícius e Bossa Nova Bar

Em frente ao Garota de Ipanema há o Restaurante Vinícius e Bossa Nova que conta com cardápio de pratos tradicionais e petiscos. Nos finais de semana há música ao vivo com cobrança de couvert artístico.

Restaurantes das Ruas Jangadeiros e Barão da Torre

A região da Rua Jangadeiros que começa na altura da Rua Barão da Torre com Antônio Parreiras e termina na Praça General Osório concentra diversos restaurantes. Entre os principais restaurantes estão: Fazendola, Banana Jack, Brasileirinho, Terzetto, etc.

Essa rua Jangadeiros desde da década de 60 é reduto de artistas. O nome da rua se deve a um interessante feito de quatro jangadeiros cearenses, que partiram de Fortaleza para o Rio de Janeiro. Eles venceram os 2700 quilômetros de mar em jangada, para chegar ao Rio de Janeiro em 1942.

Comprinhas moda descolada – Viagens para Ipanema

As boutiques de Ipanema se concentram na Avenida Visconde de Pirajá, paralela a beira mar Avenida Vieira Souto e Rua Garcia D´Ávila. São várias lojas com estilo de moda descolada e com cara do verão brasileiro.

A maioria são lojas conceito para firmar presença com a marca em um ponto chique da cidade, como Ipanema.

A Havaianas está presente na Rua Garcia D´Ávila com possibilidade de comprar chinelos personolizados.

A Chocolateria Dengo oferece um produto diferenciado com cacau especial, a decoração da loja também é uma graça.

Na Rua Garcia D´Ávila estão também a Schutz Sapatos, a Louis Vuitton, a Animale, a Hérmes, entre outras marcar exclusivas.

Uma das lojas que mais representam o estilo de Ipanema é a Farm na Rua Visconde de Pirajá.

Que tal já comprar com antecedência essa charmosa bolsa praiana Farm?

Não deixe de visitar também Biquínis Bumbum Ipanema, mas para comprar antes da viagem, confira as ofertas, parceria com a Amazon:

Outro ponto turístico é a loja conceito da famosa Sandália Ipanema, além de compras há exposições: Loja Conceito.

Para que gosta de um cafézinho, a Loja Conceito Nespresso em Ipanema é a opção.

Para comprar “lembrancinhas do Rio” a melhor opção é a Loja do Gilson Martins, com objetos temáticos da cidade, localizada na Rua Visconde de Pirajá.

Para conhecer melhor o artista criativo, você pode adquirir o livro: Gilson Martins viajando no design. 

No bairro ao lado, há o Shopping Leblon, um dos mais agradáveis do Rio de Janeiro.

Você vai gostar de ler também sobre outro bairro do Rio de Janeiro, bem diferente a Barra da Tijuca.

Livraria da Travessa – lugar para comprar e passear

A Livraria da Travessa na Rua Visconde de Pirajá, é outro lugar interessante para conhecer, seja para comprar livros ou para uma parada estratégica para um lanche.

Dicas – Viagens para Ipanema

Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira o post: Dicas para Viajar.

Almoce num dos restaurantes charmosos de Ipanema, com mesas na calçada.

Uma maneira de conhecer as paisagens espetaculares do Rio de Janeiro é através do: Passeio de Helicóptero.

Faça um stop para um suco natural de frutas, em uma das muitas lanchonetes, uma das atrações da Cidade Maravilhosa.

Conheça também: O que fazer em Recife.

Roupas para Viajar

Uma das peças mais versáteis para viajar é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir com a empresa Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Para o clima no inverno ou para os trajetos de avião, uma das apostas para roupa, é levar  uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.

Em Ipanema há opções para compra de biquínis, no entanto leve na mala para garantir nos primeiros dias de praia. A minha dica é comprar peças com estilo, confira as ofertas: Biquini Vintage Poá Preto e Branco   Biquini Vintage Poá Rosa

Sobre o Rio de Janeiro

cidade do Rio de Janeiro tem paisagens indescritíveis que a colocam no patamar de uma das cidades mais lindas do mundo.

Segundo os guias de turismo que conheci em viagens pelo mundo, há um “ranking informal” das cidades mais bonitas nos 5 Continentes: Rio de Janeiro, Cape Town na África do Sul, Sydney na Austrália, Hong Kong na Ásia, São Francisco nos Estados Unidos e Paris na Europa.

Eu tenho o privilégio de conhecer as 5 cidades e considero o Rio de Janeiro, Cape Town e Sydney as mais bonitas no conjunto: baia, praias e montanhas.

O Rio de Janeiro tem muitas opções de passeios. A cidade entre morros e penhascos tem vários mirantes naturais. Podemos dividir a cidade nos passeios ligados às belezas natureza e outros referente à cultura e história.

Melhores Passeios do Rio de Janeiro

Entre os melhores passeios do Rio de Janeiro estão: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Museu do Amanhã, Boulevard Olímpico, Forte de Copacabana, Rio Star, Sobrevoo de Helicóptero, entre outros.

Confira o post: Melhores passeios do Rio de Janeiro.

Rio Cultural – Centro

Uma cidade abençoada pelas belezas naturais, mas também oferece outras opções culturais. O centro do Rio de Janeiro pós Olimpíadas foi renovado e revitalizado. O conjunto do Boulevard Olímpico com o Museu do Amanhã é um dos principais pontos de atração.

O Rio de Janeiro como sede da coroa portuguesa, tem muita história para contar. Um centro renovado, resgata um pouco do passado glorioso.

Vários prédios foram reformados e retornou um pouco do charme do Rio Antigo. Circular pelo Centro do Rio, rota do VLT é poder resgatar um pouco do passado glorioso.

Vários prédios foram reformados e retornou um pouco do charme. Há uma revitalização na região com o Boulevard Olímpico, um convite a caminhadas. As docas que foram remodeladas, onde com frequência acontecem eventos.

No lado oposto os prédios e casarões receberam belos grafite, cenário para fotos dos turistas. Há algumas opções de food truck e lanchonetes.

Saiba mais no post: Cultura e Museus no Rio de Janeiro.

Esta área do Boulevard Olímpico, lembra a região revitalizada do Waterfront em Cape Town na África do Sul.

Já fez o Seguro Viagem

Um item muito importante, compare empresas e preços para fazer a reserva.

  1. Simplesmente MARAVILHOSO como você! Beijinhos BIA

  2. Neide Santiago disse:

    Excelente sugestão. Rio de Janeiro é imperdível.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel