Deusa Rodrigues - Travel Agent

Festas Folcóricas e culturais do Brasil

09.fev.24 - atualizado em 23.fev.24



As festas folclóricas do Brasil, são eventos que reúnem a herança europeia, com elementos culturais dos africanos e indígenas.

Viajar para esses eventos é uma forma de conhecer mais sobre os modos de vida de cada região do país.

Confira as dicas que preparei!

Carnaval e turismo pelo mundo: Brasil, Veneza e Caribe

Bumba-meu-boi – São Luís

Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, as festas do Bumba-meu-boi têm muita popularidade. Acontece entre os meses de junho e julho, uma mistura de dança, música, teatro, arte, crenças e performance.

A grande celebração folclórica e cultural é um dos principais eventos no Maranhão, e foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Inspiração em Lenda

O bumba-meu-boi se baseia em uma lenda, que conta, sobre a Mãe Catirina, que estava grávida e teve desejo de comer a língua do boi, o marido Pai Francisco matou o animal para satisfaze-la.

O dono da fazenda descobre e quer o boi de volta, Pai Francisco decide ressuscita-lo cantando e dançando a sua volta. O evento tem a alegria da dança e música, bem como o colorido das roupas e adereços.

Etapas do Bumba-meu-boi

Existem quatro etapas no calendário do Bumba-meu-boi, incluindo os ensaios, o batismo do boi, apresentações e morte, e a festa reúne grupos de diversos sotaques, ou seja, que se apresentam com variações regionais.

Há diferentes ritmos e instrumentos musicais, e que encenam os personagens da lenda.

festas folclóricas do Brasil

Das festas folclóricas do Brasil é uma das mais diferentes.

Melhores Passeios de São Luís

Conheça os passeios de São Luís, como o Free Tour, uma caminhada para conhecer os casarões históricos.

Onde Ficar em São Luís

Quem visita São Luís, capital do estado, pode se hospedar na Casa Lavinia, situada próxima a pontos de interesse na cidade.

A decoração tem elementos coloniais para se sentir em uma cidade histórica.

Festival de Parintins – Amazonas

O Festival de Parintins é um evento cultural e folclórico que acontece anualmente na cidade de Parintins, no Amazonas, no mês de junho.

Realizada desde os anos 1960, a festa é conhecida pela competição entre dois grupos, o Boi Garantido (representado pelas cores vermelha e branca) e o Boi Caprichoso (representado pelas cores azul e preta).

Apresentam espetáculos de dança, música e performances contando histórias relacionadas à cultura amazônica, com o destaque do boi-bumbá.

As apresentações são realizadas durante três noites em uma arena chamada “Bumbódromo”.

festas folclóricas do Brasil

Das festas folclóricas do Brasil é uma das mais instigantes.

Onde Ficar em Manaus

A dica é se hospedar no Hotel Villa Amazônia, que oferece piscina, restaurante, academia e jardim.

Melhores Passeios de Manaus

Que tal fazer um Tour de 3 dias pela Selva Amazônica? Conheça também as outras experiências de Manaus.

Festa Junina – Campina Grande

As festas juninas no Brasil são importantes manifestações folclóricas. Começou na época da colônia para festejar Santo Antônio, São João e São Pedro no mês de junho.

Reúne elementos da cultura portuguesa com as características do interior. O São João de Campina Grande, no estado da Paraíba, é uma das maiores festas juninas do Brasil, conhecida por sua grandiosidade, diversidade de atrações.

Durante o mês inteiro de festa, o Parque do Povo se transforma em um verdadeiro arraial, com de coração temática, barracas de comidas típicas, quadrilhas e palcos para apresentações musicais.

O forró, assim como outros estilos musicais é uma parte essencial da festividade, com artistas se apresentando nos palcos principais.

Na lavoura é época da colheita do milho verde e com isso surgiram as delícias da culinária. As barraquinhas oferecem uma variedade de iguarias típicas da época, como milho, canjica, pamonha e maçã do amor, etc.

Conheça também os lugares de festas juninas em São Paulo.

Melhores Passeios de Campina Grande

O passeio com o Ônibus do Forro é uma maneira de conhecer a cultura da cidade.

Onde Ficar em Campina Grande

Para a hospedagem, o Hotel Mais1 fica próximo ao Parque do Povo e é uma boa alternativa.

A decoração segue o estilo das festas juninas.

Círio de Nazaré – Belém

O segundo domingo de outubro, foi oficializado pela igreja católica a procissão Círio de Nazaré em Belém, que foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

É uma das maiores demonstrações de fé do Brasil. A palavra Círio vem de cera, pois eram comuns os fiéis carregarem velas grandes do tamanho de uma pessoa.

O evento é marcado por manifestações de fé e devoção dos participantes, e muitos fiéis agradecem por graças alcançadas.

festas folclóricas do Brasil

Como Começou o Círio

O primeiro Círio em 1793, foi uma iniciativa do governador da época. Durante o Círio a imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorre em procissão vários locais da cidade.

Sobre a Procissão

No rio acontece uma bonita homenagem com embarcações enfeitadas. A berlinda de madeira onde fica a imagem peregrina da santa é levada e o cortejo é protegida por cordas.

Nas ruas principais de Belém, há camarotes de hotéis e pessoas da sociedade como Fafá de Belém, para aguardar a passagem da procissão. Além da procissão principal, o evento inclui diversas atividades religiosas, como missas e apresentações culturais.

Natal Paraense

O período é conhecido como Natal dos paraenses, pois a cidade se enfeita e as pessoas se confraternizam. É uma verdadeira viagem para a alma.

Melhores Passeios de Belém

A minha sugestão é fazer o Tour pela Ilha de Mosqueiro.

Onde Ficar em Belém

Na cidade, é possível se hospedar no Hotel Sagres, a apenas 1,4 quilômetros da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Um dos destaques é a piscina ao ar livre, bar e o restaurante.

 

Festa do Bonfim – Salvador

A Festa do Bonfim, realizada no mês de janeiro na capital baiana Salvador, é uma tradicional e popular manifestação religiosa.

Recebeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Ela tem início com uma procissão de aproximadamente 8 quilômetros, que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim.

Diante da igreja, as escadarias são lavadas com água de cheiro por baianas vestidas com trajes típicos, enquanto os participantes se vestem de branco e entoam cânticos e orações.

As tradicionais fitinhas coloridas baianas também são usadas pelas pessoas durante a festa, que fazem pedidos ao amarrarem as fitas nos pulsos.

festas folclóricas do Brasil

Melhores Passeios de Salvador

A dica é fazer uma excursão para conhecer as incríveis praias do Forte e Guarajuba.

Onde Ficar em Salvador

Os viajantes podem se hospedar no Hotel Bahia do Sol a 2 quilômetros do Pelourinho, no centro histórico da cidade.

Cavalhadas – Pirenópolis

As Cavalhadas são uma representação teatral das antigas lutas entre mouros e cristãos, que aconteceram no século VI. O evento foi trazido ao Brasil pelos portugueses durante a colonização em Pirenópolis em Goiás e se tornou uma atração da cidade.

As manifestações folclóricas são realizadas no Cavalhódromo de Pirenópolis. Os diversos cavaleiros com máscaras coloridas e criativas, se apresentam montados em cavalos devidamente ornamentados. É um espetáculo do folclore brasileiro.

Outra atração cidade, são as estátuas divertidas de coloridos mascarados, estão pelas praças para compor o cenário.

festas folclóricas do Brasil

Por Que das Máscaras nas Cavalhadas?

Nos primórdios os negros não podiam participar das Cavalhadas de Pirenópolis, então eles começaram a usar máscara para se ocultar, o costume agradou.

A criatividade é uma das boas características do povo brasileiro. Hoje as belas e coloridas máscaras, são uma manifestação artística e um patrimônio da cidade que rende belas fotos.

Melhores Passeios de Pirenópolis

O destino oferece diversas cachoeiras, bem como visita à vinícola.

Onde Ficar em Pirenópolis

A Pousada Cavaleiro dos Pireneus é uma das melhores opções de hospedagem que se localiza distante 3 quilômetros do centro de na Zona Rural. Conta com charmosos bangalôs distribuídos em uma grande área de jardim, cada decoração é única e exclusiva.

Carnaval – Olinda

O Carnaval de Olinda, por exemplo, é uma das festas mais tradicionais do país. A cidade é famosa por seus bonecos gigantes, conhecidos como Bonecos de Olinda, que são uma manifestação artística da região.

festas folclóricas do Brasil

Circulam pelas ladeiras históricas, representam pessoas importantes e famosas, as peças têm três metros e meio de altura, com cores fortes e expressões exageradas.

A festa é marcada por desfiles de blocos carnavalescos que percorrem as ladeiras históricas da cidade, acompanhados por ritmos como o frevo e o maracatu,

festas folclóricas do Brasil

Casa do Bonecos Gigantes

Vale visitar a Casa dos Bonecos Gigantes & Mirins de Olinda, para entrar no clima do Carnaval e da cultura popular.

Localizada no Alto da Sé, é um dos principais pontos turísticos de Olinda. O Homem da Meia Noite é um dos bonecos mais emblemáticos.

As obras são criação do artista plástico Silvio Botelho. Os bonecos eram feitos de papel Marchê, porém atualmente é de fibra.

Confira outros museus de bonecos gigantes nos posts:

Carnaval das Marchinhas.
O que fazer em Recife.

festas folclóricas do Brasil

Tambores Silenciosos

Toda segunda-feira de Carnaval, acontece em Olinda à meia-noite, o ritual dos Tambores Silenciosos. Dez nações de Maracatus do Baque Virado, reverenciam os ancestrais africanos que foram escravizados.

Esse evento mostra a beleza do sincretismo religioso do Brasil, nasceu das obrigações religiosas dos grupos de Maracatus em pedir a proteção dos Orixás, antes do Carnaval.

Das festas folclóricas do Brasil o Carnaval é a mais famosa.

Booking.com

Quando o assunto é sobre folclore, leia também o post Cultura e dança na América do Sul.

Melhores Passeios de Recife

A partir de Recife há diversos passeios tanto para Olinda, como também para diversas outras praias do Litoral Pernambucano.

Onde Ficar em Olinda

Para a hospedagem em Olinda, a Guest House & Art Gallery é um cama e café localizado a 400 metros do centro histórico.

Como Chegar aos Destinos Mencionados

Para chegar aos destinos mencionados, confira no banner as opções para compra das passagens aéreas.


vai-de-promo

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel