Festas Folcóricas e culturais do Brasil
09.fev.24 - atualizado em 22.mar.24
As festas folclóricas do Brasil, são eventos que reúnem a herança europeia, com elementos culturais dos africanos e indígenas.
Viajar para esses eventos é uma forma de conhecer mais sobre os modos de vida de cada região do país.
Confira as dicas que preparei!
Bumba-meu-boi – São Luís
Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, as festas do Bumba-meu-boi têm muita popularidade. Acontece entre os meses de junho e julho, uma mistura de dança, música, teatro, arte, crenças e performance.
A grande celebração folclórica e cultural é um dos principais eventos no Maranhão, e foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
Inspiração em Lenda
O bumba-meu-boi se baseia em uma lenda, que conta, sobre a Mãe Catirina, que estava grávida e teve desejo de comer a língua do boi, o marido Pai Francisco matou o animal para satisfaze-la.
O dono da fazenda descobre e quer o boi de volta, Pai Francisco decide ressuscita-lo cantando e dançando a sua volta. O evento tem a alegria da dança e música, bem como o colorido das roupas e adereços.
Etapas do Bumba-meu-boi
Existem quatro etapas no calendário do Bumba-meu-boi, incluindo os ensaios, o batismo do boi, apresentações e morte, e a festa reúne grupos de diversos sotaques, ou seja, que se apresentam com variações regionais.
Há diferentes ritmos e instrumentos musicais, e que encenam os personagens da lenda.
Das festas folclóricas do Brasil é uma das mais diferentes.
Melhores Passeios de São Luís
Conheça os passeios de São Luís, como o Free Tour, uma caminhada para conhecer os casarões históricos.
Onde Ficar em São Luís
Quem visita São Luís, capital do estado, pode se hospedar na Casa Lavinia, situada próxima a pontos de interesse na cidade.
A decoração tem elementos coloniais para se sentir em uma cidade histórica.
Festival de Parintins – Amazonas
O Festival de Parintins é um evento cultural e folclórico que acontece anualmente na cidade de Parintins, no Amazonas, no mês de junho.
Realizada desde os anos 1960, a festa é conhecida pela competição entre dois grupos, o Boi Garantido (representado pelas cores vermelha e branca) e o Boi Caprichoso (representado pelas cores azul e preta).
Apresentam espetáculos de dança, música e performances contando histórias relacionadas à cultura amazônica, com o destaque do boi-bumbá.
As apresentações são realizadas durante três noites em uma arena chamada “Bumbódromo”.
Das festas folclóricas do Brasil é uma das mais instigantes.
Onde Ficar em Manaus
A dica é se hospedar no Hotel Villa Amazônia, que oferece piscina, restaurante, academia e jardim.
Melhores Passeios de Manaus
Que tal fazer um Tour de 3 dias pela Selva Amazônica? Conheça também as outras experiências de Manaus.
Festa Junina – Campina Grande
As festas juninas no Brasil são importantes manifestações folclóricas. Começou na época da colônia para festejar Santo Antônio, São João e São Pedro no mês de junho.
Reúne elementos da cultura portuguesa com as características do interior. O São João de Campina Grande, no estado da Paraíba, é uma das maiores festas juninas do Brasil, conhecida por sua grandiosidade, diversidade de atrações.
Durante o mês inteiro de festa, o Parque do Povo se transforma em um verdadeiro arraial, com de coração temática, barracas de comidas típicas, quadrilhas e palcos para apresentações musicais.
O forró, assim como outros estilos musicais é uma parte essencial da festividade, com artistas se apresentando nos palcos principais.
Na lavoura é época da colheita do milho verde e com isso surgiram as delícias da culinária. As barraquinhas oferecem uma variedade de iguarias típicas da época, como milho, canjica, pamonha e maçã do amor, etc.
Conheça também os lugares de festas juninas em São Paulo.
Melhores Passeios de Campina Grande
O passeio com o Ônibus do Forro é uma maneira de conhecer a cultura da cidade.
Onde Ficar em Campina Grande
Para a hospedagem, o Hotel Mais1 fica próximo ao Parque do Povo e é uma boa alternativa.
A decoração segue o estilo das festas juninas.
Círio de Nazaré – Belém
O segundo domingo de outubro, foi oficializado pela igreja católica a procissão Círio de Nazaré em Belém, que foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
É uma das maiores demonstrações de fé do Brasil. A palavra Círio vem de cera, pois eram comuns os fiéis carregarem velas grandes do tamanho de uma pessoa.
O evento é marcado por manifestações de fé e devoção dos participantes, e muitos fiéis agradecem por graças alcançadas.
Como Começou o Círio
O primeiro Círio em 1793, foi uma iniciativa do governador da época. Durante o Círio a imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorre em procissão vários locais da cidade.
Sobre a Procissão
No rio acontece uma bonita homenagem com embarcações enfeitadas. A berlinda de madeira onde fica a imagem peregrina da santa é levada e o cortejo é protegida por cordas.
Nas ruas principais de Belém, há camarotes de hotéis e pessoas da sociedade como Fafá de Belém, para aguardar a passagem da procissão. Além da procissão principal, o evento inclui diversas atividades religiosas, como missas e apresentações culturais.
Natal Paraense
O período é conhecido como Natal dos paraenses, pois a cidade se enfeita e as pessoas se confraternizam. É uma verdadeira viagem para a alma.
Melhores Passeios de Belém
A minha sugestão é fazer o Tour pela Ilha de Mosqueiro.
Onde Ficar em Belém
Na cidade, é possível se hospedar no Hotel Sagres, a apenas 1,4 quilômetros da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
Um dos destaques é a piscina ao ar livre, bar e o restaurante.
Festa do Bonfim – Salvador
A Festa do Bonfim, realizada no mês de janeiro na capital baiana Salvador, é uma tradicional e popular manifestação religiosa.
Recebeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Ela tem início com uma procissão de aproximadamente 8 quilômetros, que sai da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim.
Diante da igreja, as escadarias são lavadas com água de cheiro por baianas vestidas com trajes típicos, enquanto os participantes se vestem de branco e entoam cânticos e orações.
As tradicionais fitinhas coloridas baianas também são usadas pelas pessoas durante a festa, que fazem pedidos ao amarrarem as fitas nos pulsos.
Melhores Passeios de Salvador
A dica é fazer uma excursão para conhecer as incríveis praias do Forte e Guarajuba.
Onde Ficar em Salvador
Os viajantes podem se hospedar no Hotel Bahia do Sol a 2 quilômetros do Pelourinho, no centro histórico da cidade.
Cavalhadas – Pirenópolis
As Cavalhadas são uma representação teatral das antigas lutas entre mouros e cristãos, que aconteceram no século VI. O evento foi trazido ao Brasil pelos portugueses durante a colonização em Pirenópolis em Goiás e se tornou uma atração da cidade.
As manifestações folclóricas são realizadas no Cavalhódromo de Pirenópolis. Os diversos cavaleiros com máscaras coloridas e criativas, se apresentam montados em cavalos devidamente ornamentados. É um espetáculo do folclore brasileiro.
Outra atração cidade, são as estátuas divertidas de coloridos mascarados, estão pelas praças para compor o cenário.
Por Que das Máscaras nas Cavalhadas?
Nos primórdios os negros não podiam participar das Cavalhadas de Pirenópolis, então eles começaram a usar máscara para se ocultar, o costume agradou.
A criatividade é uma das boas características do povo brasileiro. Hoje as belas e coloridas máscaras, são uma manifestação artística e um patrimônio da cidade que rende belas fotos.
Melhores Passeios de Pirenópolis
O destino oferece diversas cachoeiras, bem como visita à vinícola.
Onde Ficar em Pirenópolis
A Pousada Cavaleiro dos Pireneus é uma das melhores opções de hospedagem que se localiza distante 3 quilômetros do centro de na Zona Rural. Conta com charmosos bangalôs distribuídos em uma grande área de jardim, cada decoração é única e exclusiva.
Carnaval – Olinda
O Carnaval de Olinda, por exemplo, é uma das festas mais tradicionais do país. A cidade é famosa por seus bonecos gigantes, conhecidos como Bonecos de Olinda, que são uma manifestação artística da região.
Circulam pelas ladeiras históricas, representam pessoas importantes e famosas, as peças têm três metros e meio de altura, com cores fortes e expressões exageradas.
A festa é marcada por desfiles de blocos carnavalescos que percorrem as ladeiras históricas da cidade, acompanhados por ritmos como o frevo e o maracatu,
Casa do Bonecos Gigantes
Vale visitar a Casa dos Bonecos Gigantes & Mirins de Olinda, para entrar no clima do Carnaval e da cultura popular.
Localizada no Alto da Sé, é um dos principais pontos turísticos de Olinda. O Homem da Meia Noite é um dos bonecos mais emblemáticos.
As obras são criação do artista plástico Silvio Botelho. Os bonecos eram feitos de papel Marchê, porém atualmente é de fibra.
Confira outros museus de bonecos gigantes nos posts:
Carnaval das Marchinhas.
O que fazer em Recife.
Tambores Silenciosos
Toda segunda-feira de Carnaval, acontece em Olinda à meia-noite, o ritual dos Tambores Silenciosos. Dez nações de Maracatus do Baque Virado, reverenciam os ancestrais africanos que foram escravizados.
Esse evento mostra a beleza do sincretismo religioso do Brasil, nasceu das obrigações religiosas dos grupos de Maracatus em pedir a proteção dos Orixás, antes do Carnaval.
Das festas folclóricas do Brasil o Carnaval é a mais famosa.
Quando o assunto é sobre folclore, leia também o post Cultura e dança na América do Sul.
Melhores Passeios de Recife
A partir de Recife há diversos passeios tanto para Olinda, como também para diversas outras praias do Litoral Pernambucano.
Onde Ficar em Olinda
Para a hospedagem em Olinda, a Guest House & Art Gallery é um cama e café localizado a 400 metros do centro histórico.
Como Chegar aos Destinos Mencionados
Para chegar aos destinos mencionados, confira no banner as opções para compra das passagens aéreas.
Veja também
Categorias: América do Sul, Brasil, Continentes
Postado por: Deusa Rodrigues