Chalés no interior de SP e MG para finais de semana e feriados
30.jul.21 - atualizado em 28.jun.24
Viajar para ficar em Chalés em SP e MG é um sonho para o relaxamento nos finais de semana e feriados. Um cantinho para chamar de seu com vista das montanhas, da Mata Atlântica, de lagos e represas.
Os lugares são ideais para passar um final de semana, férias ou o Réveillon entre família, amigos ou para uma escapada romântica.
Selecionei destinos charmosos e propriedades aconchegantes para facilitar sua viagem, confira as minhas dicas.
Você vai gostar de ler também: Hotéis Refúgios no Interior.
Atibaia
A cidade de Atibaia, a 67 quilômetros de São Paulo, faz parte das Estâncias Climáticas do estado, caracterizada pelas temperaturas amenas.
O destino é famoso pela produção de flores e morangos. Dentre seus atrativos está o melhor ponto do estado para voo livre, Pedra Grande como plataforma natural.
Essa é uma das cidades do Circuito das Frutas, com destaque em experiências de Turismo Rural e a Festa do Morango.
Recebe turistas em busca de esportes, de aventuras, relaxamento e tranquilidade. Para quem vai com crianças os passeios de Maria-fumaça tem que fazer parte da viagem.
Leia também o post Pousadas no interior de São Paulo.
Onde ficar – Chalés em SP e MG
A Pousada Paiol tem um charme especial devido aos chalés localizados em um bonito jardim com coqueiros.
A cidade de Atibaia está próxima de destinos encantadores, saiba mais no post: Unique Garden em Mairiporã.
Foto: Pixabay.
Barra Bonita
Em Barra Bonita os passeios de barcos são considerados uma das principais atrações e ideais para conhecer a famosa Eclusa. A viagem com certeza será uma ótima experiência na natureza.
Os passeios de barco pelo Rio Tietê, na região que ele é limpo e navegável é o principal atrativo da cidade. O Tietê é diferente dos outros rios que correm para o mar, ele nasce à 22 quilômetros do Oceano Atlântico, corre para o interior e deságua no Rio Paraná.
A região conta com uma bela paisagem, com um grande movimento de barcos, tanto de passeios turísticos, bem como iates particulares, que levam uma moçada jovem, principalmente nos finais de semana.
Quando o assunto é sobre turismo fluvial confira também o post Cruzeiros pelos Rios do Brasil.
Um roteiro ideal para conhecer a região da Cuesta, a cidade de Botucatu e o potencial do estado de São Paulo.
Onde ficar – Chalés em SP e MG
A Estância Barra Bonita conta com uma bonita área de piscina e entretenimento e com chalés espalhados pelo jardim.
Caxambu
A cidade de Caxambu localizada no Sul de Minas Gerais, está a 247 quilômetros de São Paulo.
Conhecida pelas águas com poderes medicinais e desde o Brasil império, é um destino turístico que recebia com frequência a família de D. Pedro para temporadas de bem-estar.
O Parque das Águas se localiza em uma área de 210 mil metros quadrados. São 12 fontes de água mineral com propriedades químicas. Além do balneário hidroterápico, há um lago com pedalinhos e piscina.
Os passeios de charretes dão um toque de romantismo à Caxambu. O teleférico que desliza por cima do lago vai para o Mirante Morro do Caxambu. Um lugar ideal para curtir um feriado.
Minas Gerais também é um estado que se destaca com roteiros para Lua de Mel.
Onde ficar – Chalés em SP e MG
Os Chalés de Minas Hotel Fazenda, estão localizados uma área verde e oferecem passeios a cavalo.
Um destino mineiro com atrações semelhantes à Caxambu é Araxá, saiba mais no post: Hotéis SPAs Anti Stress.
Campos do Jordão
Uma das principais atrações do estado, Campos do Jordão está a 181 quilômetros da capital. A floresta de araucárias emoldura as construções e contrasta com os dias ensolarados.
A arquitetura típica no estilo montanhês é uma das características de Campos do Jordão. Há uma forte influência das construções dos Alpes, que faz da cidade um cenário de conto de fadas e de romantismo.
Para passar o dia na cidade você pode sair de São Paulo com a Excursão para Campos do Jordão.
Conheça todo o potencial de passeios e explore Campos do Jordão.
Onde ficar – Chalés em SP e MG
Os Chalés da Mantiqueira estão distribuídos entre lindas araucárias e linda paisagem da Serra da Mantiqueira.
Um lugar romântico ideal para a Lua de Mel em Campos do Jordão.
Cunha
A cidade de Cunha está a 233 quilômetros de São Paulo. Considerada como Estância Turística, pelas lindas paisagens de montanhas sem fim.
Tem recebido muitos visitantes para conhecer uma das principais atrações que é o Lavandário. Cunha também é a capital da cerâmica e há vários ateliês para visitar e comprar. O mais famoso oferece como experiência acompanhar as obras saídas do forno, pós-produção com técnicas japonesas.
Uma das 30 Cidades de São Paulo para viajar e curtir o perfume das lavandas.
Onde ficar – Chalés em SP e MG
Os chalés do Latitude Lodge reúnem uma arquitetura contemporânea em meio à vegetação nativa.
Foto: Pixabay.
Gonçalves
Gonçalves é uma cidade mineira que está totalmente em alta nas viagens para regiões serranas. Está distante 180 quilômetros da cidade de São Paulo, próxima de Monte Verde e São Bento do Sapucaí. A região conta com cachoeiras e trilhas.
Em outubro acontecem os eventos Festival da Gastronomia e Cultura da Roça que, em tempos de pandemia, podem ser adiados.
Gonçalves tem um apelo diferente de interior, com o charme das cores do estilo mineiro. O visual não deixa de ser encantador e com o ar puro das montanhas.
Onde ficar – Chalés em SP e MG
Os Chalés Terras Altas tem como destaque as paisagens das montanhas que o Sul de Minas Gerais oferece.
Itu
A cidade de Itu, considerada uma Estância Turística está a 100 quilômetros de São Paulo. Conhecida como o berço da República, devido Primeira Convenção Republicana do país, que aconteceu na cidade.
Uma das 30 Cidades de São Paulo para viajar para conhecer a herança histórica nas igrejas, nos museus e nas lojas de antiguidade.
Há ainda visitas às centenárias fazendas de café e cavalgadas pela região. Uma das experiências é jantar em uma Fazenda Bandeirista e andar à cavalo na propriedade. Há também essa opção com a magia da noite da lua cheia.
Para conhecer melhor a região de Itu e Salto, a dica é fazer um passeio que leva à uma viagem no tempo, através do Trem Republicano que conta o momento histórico importante que a cidade viveu, durante o período da Proclamação da República.
Oportunidade de conhecer o Parque Geológico Varvito com formações impressionantes. Na hora do almoço provar o famoso prato Filé a Parmegiana, especialidade da cidade e para finalizar um tour por um sítio histórico cercado de natureza.
Há outros segredos a serem desvendados, Explore as experiências de Itu.
Foto: Divulgação Serra Verde Express.
Onde ficar – Chalés em SP e MG
A Pousada Chalés da Felicidade, tem como característica a bonita propriedade entre pinheirais e jardins.
Joanópolis
A cidade de Joanópolis é chamada de Joia da Mantiqueira, está localizada a 119 quilômetros de São Paulo.
Entre as atrações estão as lindas paisagens do Pico do Carmo, do Selado e do Gigante Adormecido, com 1.725 a 2.070 metros de altitude. A Cachoeira dos Pretos, com 154 metros de queda faz a fama da cidade.
A represa dos rios Jaguari e Jacareí tem ótimas opções de lazer e há algumas pousadas no entorno.
A cidade também conta com um dos Hotéis SPAs Anti Stress no Brasil.
Onde ficar – Chalés em SP e MG
A Pousada Solar das Palmeiras, tem alguns chalés com vista para a represa, localizada em 30.000 m² de área verde.
Monte Verde
Monte Verde está localizada no distrito de Camanducaia e faz parte do estado de Minas Gerais, apesar de estar muito mais próxima da cidade de São Paulo, a apenas 160 quilômetros.
Pelas características de clima serrano e dos passeios, é considerada uma cidade romântica, mas também é ideal para famílias e grupos.
O centrinho de Monte Verde é um charme, com arquitetura inspirada na Europa. Há muitas lojinhas e galerias, com inúmeras opções de compras. As propriedades particulares são uma atração à parte, uma mais bonita que a outra.
Quanto aos passeios e experiências há: cavalgadas, passeios de Jeep, quadricíclos, motos, trenzinho, trilhas, cachoeiras, Rafting, piquenique na montanha, etc.
A dica de em Monte Verde é fazer uma trilha com piquenique ao pôr do sol.
Um outro destino com características semelhantes é: Gramado na Serra Gaúcha.
Onde ficar – Chalés em SP e MG
A Pousada SPA Mirante da Colyna é um lugar romântico, ideal para observar a linda vista das montanhas de Monte Verde e região.
A Pousada Cantos e Contos está dentro de um bosque de Mata Nativa. São chalés e cabanas totalmente equipadas.
A Pousada Pedras e Sonhos é ideal para casais. Conta com apenas sete chalés e está cercada por uma grande mata nativa.
O destino de Monte Verde também é ótimo para Lua de Mel em Minas Gerais.
Monteiro Lobato
A pequena Monteiro Lobato é o lugar onde nasceu o ilustre escritor, que ficou famoso com o livro Sítio do Pica-Pau Amarelo. A cidade está próxima de Taubaté e de São Bento do Sapucaí.
Os principais atrativos de Monteiro Lobato são as manifestações populares, como a Catira, Quadrilha Junina e a Viola Caipira. As danças folclóricas como os Moçambique, de origem africana, animam as festividades.
Onde ficar – Chalés em SP e MG
Se você deseja se refugiar em um chalé com vista para a amplitude das montanhas da Serra da Mantiqueira, esse lugar é a Pousada Capim Limão.
Santo Antônio do Pinhal
A cidade de Santo Antônio do Pinhal está a 170 quilômetros da capital do estado de São Paulo. Diferentemente da vizinha e badalada Campos do Jordão, em Santo Antônio do Pinhal o clima é de tranquilidade.
Dentre as suas atrações estão o Pico Agudo, o mirante natural com vista para a famosa Pedra do Baú da cidade de São Bento do Sapucaí, e o Jardim dos Pinhais, uma mistura de vegetação nativa com jardins de inspiração internacional. Há ainda a Cachoeira do Lageado, ideal nos dias de verão.
Onde ficar – Chalés em SP e MG
A Pousada Sol Nascente em Santo Antônio do Pinhal tem chalés para quem quer sossego e tranquilidade.
A Morada da Serrinha conta com chalés, sendo alguns completos com quarto, cozinha, churrasqueira, com linda vista da região.
Santa Clara d`Oeste
A cidade de Santa Clara D`Oeste está à 185 quilômetros de São Paulo. Pouco conhecida na capital paulista, o destino se destaca pela região do encontro dos rios Grande e Paranaíba formando o rio Paraná.
Nesse cenário com ótima temperatura do interior. há possibilidade de hospedagem em chalés repousantes.
Onde ficar – Chalés em SP e MG
Os Grandes Lagos Thermas Chalé oferecem infraestrutura completa, em uma ampla área com parque aquático e piscina ao ar livre aberta o ano todo.
São Bento do Sapucaí
São Bento do Sapucaí está distante a 199 quilômetros da cidade de São Paulo e fica na Serra da Mantiqueira.
O maior de todos os atrativos é a bonita Pedra do Baú, que é visível tanto de Campos do Jordão como de São Antônio dos Pinhais.
O Eco Parque Pesca na Montanha está em uma floresta de pinheiros de 500.000 metros quadrados, com lagos, quedas d’águas e trilhas. Há também produção de azeite de oliva extra virgem artesanal.
Na Fazenda Santo Antônio do Bugre, é possível visitar a produção de oliva com passeio pelo pomar e degustação de azeite. O almoço na Vinícola Villa Santa Maria é puro charme, experiência com degustação em meio a bonita paisagem. Saiba mais no post Vinícolas em São Paulo.
Onde ficar – Chalés em SP e MG
Os Chalés Araucária e Manacá estão localizados entre araucárias da região e vegetação exuberante.
São Francisco Xavier
São Francisco Xavier está a 147 quilômetros de São Paulo, é um distrito da cidade de São José dos Campos. Está localizado em uma área de Área de Proteção Ambiental Federal, da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.
São Francisco Xavier é uma região privilegiada pela beleza e exuberância das paisagens, com picos e cumes, serras, pedras e quedas d’água. O Pico do Selado, tem 2.082 metros, está na divisa com Camanducaia (MG) e Joanópolis (SP). O local é ideal para prática de alpinismo. Outra atração o Pico do Focinho D’Anta, com 1.712 metros.
Conta com aproximadamente 10 cachoeiras e quedas d´agua, todas cercadas de muita vegetação.
Quanto à gastronomia tem delícias da terra como a broa, João Deitado, preparada com pinhão na massa e assada na folha de bananeira.
Onde ficar – Chalés em SP e MG
Os chalés do Quinta de Santa Bárbara conta infraestrutura completa, com varandas e relaxantes redes com vista das montanhas.
Serra Negra
A cidade faz parte das Estância Hidrominerais e está a 143 quilômetros da cidade de São Paulo. Localizada numa bonita região de serra com belas paisagens.
Entre as principais atrações estão: Cristo Redentor, Teleférico, Rancho Radical, rotas rurais e passeios de Jeep.
As possibilidades de compras são ótimas, com boas opções de queijo, produtos orgânicos e cachaça.
Serra Negra também conta com um dos Hotéis SPAs Anti Stress no Brasil.
Onde ficar – Chalés em SP e MG
Os chalés da Pousada Shangri-lá tem uma privilegiada vista das montanhas de Serra Negra e um ambiente de relaxamento.
A Fazenda Chapadão está a 5 quilômetros do Pico do Fonseca, a 5 quilômetros da Estação Rodoviária de Serra Negra e a 8 quilômetros do Rancho Radical.
Socorro – Chalés em SP e MG
A Estância Hidromineral de Socorro está na região da Serra da Mantiqueira a 135 quilômetros da capital. Fica entre paisagens exuberantes, muita natureza e montanhas.
Conta inúmeras atividades de aventura, ecoturismo e turismo rural. Os mirantes são um capítulo à parte. Localizados no topo de montanhas, permitem observar a panorâmica da região como no Mirante do Cristo, no Mirante Pedra Bela Vista e no Pico da Cascavel.
Explore o potencial de experiências de Socorro.
Foto: Divulgação Secretaria de Turismo de Socorro.
Onde ficar – Chalés em SP e MG
A Pousada Caruaru conta com chalés espalhados em uma linda área com vegetação exuberante e piscina.
O Que Comer
Na seleção de chalés em SP e MG, alguns contam com cozinha equipada, outros tem como opção bons restaurantes na propriedade ou na cidade.
Os cafés da manhã são um dos melhores momentos a aproveitar em uma viagem, como da Pousada SPA Mirante da Colyna.
Gastronomia da Mantiqueira
A região da Serra da Mantiqueira é conhecida pelas delícias da culinária. A comida conta com produtos locais saborosos, reúne as características da gastronomia paulista e mineira. Alguns restaurantes tem um toque das heranças italianas e alemães.
Nos últimos anos surgiram novos restaurantes, bistrôs e bares para agradar aos viajantes em busca de novos sabores. O prato abaixo é do Restaurante O Alquimista de Monte Verde.
Foto: Jéssica Aquino – Divulgação Sabores da Montanha.
Os pratos com pinhão são uma das especialidades da Serra da Mantiqueira, como essa sugestão do restaurante RCS Vinhos de São Bento do Sapucaí.
Foto: Jéssica Aquino – Divulgação Sabores da Montanha.
Como Chegar – Chalés do Interior SP e MG
Para chegar aos destinos do interior de São Paulo e Sul de Minas Gerais, as estradas que saem de São Paulo são ótimas e bem sinalizadas.
Para quem se encontra em outras cidades há os aeroportos Congonhas, Guarulhos, Viracopos e São José dos Campos, confira as promoções para compra de passagens aéreas e Seguro Viagem.
Aluguel de Carro
Outra possibilidade de chegar aos destinos é com Aluguel de Carro, compare locadoras, tipos de veículos e preços conforme as datas da viagem.
Livros Que Inspiram Viagens
Uma das melhores experiências pelas viagens no Interior de São Paulo, é a gastronomia rica e saborosa. Para saber um pouco mais a dica é o livro Culinária Paulista Tradicional, uma parceria com a Amazon.
As manifestações folclóricas são muito ricas no estado de São Paulo, saiba mais no livro: Caminhos do Divino Festa Popular e Cultural em São Luiz do Paraitinga.
Veja também
Categorias: América do Sul, Aventura, belas paisagens, Brasil, São Paulo
Postado por: Deusa Rodrigues