Deusa Rodrigues - Travel Agent

Ano novo chinês: Serpente o que esperar e comemorações

05.fev.19 - atualizado em 18.fev.25

Duas danças de dragão coloridas durante a celebração do Ano Novo Chinês, com dançarinos em trajes típicos. Uma festa vibrante e cultural.

Ano novo chinês qual o animal? 

Em 2025 será o ano da serpente. Começa sempre na lua nova!

As festividades ocorrem na China e em diversos países, inclusive no Brasil.

Confira as dicas que preparei.

Apresentação de dança do dragão chinês com dançarinos em trajes tradicionais, atraindo a atenção da plateia em um evento cultural. Ano novo chinês qual animal.

Foto: Autoral.

Você vai gostar de ler também Roteiro para a China.

Ano Novo Chinês – 2025 Ano da Serpente

O horóscopo chinês é baseado em 12 animais de acordo com o ano de nascimento, que se repetem.

Em 2025 é o ano da serpente de madeira yin no horóscopo chinês, a partir 29 de janeiro começa a nova vibração.

Na China, a serpente é considerada um símbolo de sabedoria, também da elegância, por esse motivo é encontrado em diversos objetos de decoração nos palácios.

Ano novo chinês qual o animal? A serpente representa a astúcia, habilidade e estratégia.

Ano novo chinês qual animal? Gravura de uma serpente verde com listas claras, um desenho bem humorado.

O Que Esperar do Ano

Ano novo chinês qual o animal? O ano da Serpente é marcado pelo movimento da renovação.

 

Mulher sorrindo em frente a um cartaz de horóscopo chinês, destacando a cultura oriental e suas tradições, vestindo traje tradicional. Ano novo chinês qual animal.

Foto: Autoral.

Previsões do Ano da Serpente

Um ano de planejamento, de reflexões e busca de soluções.

Ano novo chinês qual o animal? A serpente traz para o ano a estratégia.

Pessoas Nascidas no Ano da Serpente

Como são as pessoas nascidas no Ano da Serpente?

Inteligentes

As pessoas nascidas no ano da serpente são caracterizadas pela inteligência.

Cultos, Elegantes e Prudentes

Algumas qualidades do ano da serpente.

China e o Ano Novo Chinês

Um dos maiores eventos na China, também conhecido como Ano Novo Lunar.

Ano novo chinês qual o animal? Para comemorar a chegada do ano da serpente, na China haverá o  maior índice migratório da terra, com as viagens domésticas.

Nessa época de comemoração do “Ano Novo Chinês” é um bom momento para saber mais e ou quem sabe também planejar uma viagem à China, para o futuro, confira no final do texto as dicas.

Decoração com lanternas e cartões pendurados em um ambiente, destacando tradições culturais e simbolismos. A imagem representa celebrações com arte e escrita.

Danças do Dragão e do Leão

Essa é festa com luzes, muitas cores e beleza. Durante o evento há apresentações das Danças do Leão e do Dragão com seus tambores eletrizantes. Não podem faltar as performances de Kung Fu.

Duas figuras de drago amarelo dançante amarelo, típicas do Ano Novo Chinês, se apresentam em um evento com uma multidão ao fundo, celebrando tradições.

Decoração e Comidas no Ano Novo Chinês

A decoração é colorida e o vermelho predomina em todos os lugares.

Uma movimentada rua de mercado cheia de lanternas e decorações festivas em vermelho, com muitas pessoas passeando e comprando. Festa do Ano Novo Chinês.

  Há diversas comidas e bebidas que são consumidas na época do ano novo chinês.

Imagem de um mercado com diversos frascos e pratos típicos expostos, destacando a diversidade de alimentos locais e conservas em recipientes. Cenas do Ano novo chinês.

Festival das Lanternas

Na China as festividades seguem por 15 dias com muitos rituais, comida e música.

No último dia depois de duas semanas acontece o bonito Festival das Lanternas.

Imagem de lanternas luminosas em forma de águas-vivas decorando um ambiente noturno com cores vibrantes ao redor de um espelho d'água. Muito comum nas festas do Ano Novo Chinês.

Foto: Pixabay.

Você vai gostar de ler também sobre: Astrologia para viajantes.

Vista noturna de Hong Kong com arranha-céus iluminados e o mar ao fundo, destacando a beleza urbana da cidade.

Foto: Pixabay.

Ano Novo Chinês pelo Mundo

Ano novo chinês qual o animal? Há coloridas festividades do Ano Novo Chinês em diversos lugares do mundo.

Desde a Costa Oeste dos Estados Unidos, que conta com uma grande colônia, até Nova York, São Paulo, Paris e diversos outros países asiáticos.

Ano Novo Chinês em São Paulo

Ano novo chinês qual o animal? Para quem mora ou visita São Paulo em fevereiro há comemorações em alguns lugares.

Comemoração entre Entidades

As entidades como o Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo, o Ibrachina e o Chinese Bridge Club em São Paulo, em geral promovem atividades.

Templo Zu Lai – Ano Novo Chinês

Um dos lugares para curtir a festa do Ano Novo Chinês é no Templo Zu Lai em Cotia. Eles preparam uma mega comemoração com muitos visitantes.

Dentre as atividades oferecidas estão: Workshop de Origami, Barracas de Comidas Típicas, Cerimônia dos 1000 Budas, Caligrafia Chinesa e Apresentação da Dança do Dragão e do Leão.

Para saber mais sobre a atração, como chegar e o que encontrar leia o post: Dicas Templo Zu Lai em Cotia.

Deusa Rodrigues em um templo budista, acendendo incenso em uma grande estrutura. A imagem transmite uma sensação de espiritualidade e paz. Ideal para quem busca aprender sobre práticas de meditação e tradições budistas.

Bairro da Liberdade

O Ano Novo Chinês em São Paulo também é comemorado no bairro oriental, que acontece na Praça da Liberdade.

Uma boa dica é comemorar em um dos diversos restaurantes chineses, ou visitar as melhores cafeterias da Liberdade.

Outras Comemorações

No passado na FAAP – Faculdade Armando Alvares Penteado, onde está a sede do Instituto Confúcio para negócios, com aulas de chinês, entrou nas comemorações. Eu estive presente em um dos eventos, que contou com a famosa Dança do Dragão em conjunto com a banda Olodum.

Eu senti uma total sintonia no som dos tambores chineses com os da Bahia, foi uma apresentação perfeita do Ano Novo Chinês com a mistura de culturas.

Deusa Rodrigues em um evento cultural vibrante com dançarinos e músicos ao fundo, apresentando uma performance animada, representando o Ano Novo Chinês.

No bairro da Liberdade que concentra as colônias asiáticas, também há comemorações, como no Templo Lohan, um lugar que engloba diversos aspectos da cultura chinesa.

Ano Novo Chinês em São Francisco

Ano novo chinês qual o animal? Como uma das maiores colônias da China, o ano novo lunar é amplamente comemorado com apresentações na rua. Uma das atrações dos meses de janeiro e fevereiro em São Francisco.

Considerado como um dos maiores desfiles de rua no Estados Unidos. Tudo começou ainda no passado e hoje tem carros alegóricos, danças folclóricas, bandas, etc. A maior concentração é em Chinatown.

Cultura da China

A China hoje é a grande potência econômica, que se torna mais importante no cenário geopolítico.

O país já recebe muitos visitantes devido a cultura tão diferenciada, cheia de contrastes da história milenar com a tecnologia e o desenvolvimento.

Esse país milenar tem uma cultura rica e diversificada. Veja alguns detalhes para conhecer melhor um dos destinos mais instigantes do mundo.

 

Gastronomia Chinesa

A gastronomia chinesa é bem variada. Não há consenso entre historiadores, no entanto a lenda é que o macarrão foi inventado na China. Desde os primórdios o macarrão faz parte da dieta chinesa.

Yakissoba com legumes coloridos, servido em uma tigela com palitinhos ao lado e arroz ao fundo.

Arte do Macarrão

Em viagem à China, ou mesmo nos países onde há colônia chinesa, é possível observar em restaurantes especializados a arte do macarrão, técnica conhecida como Mian.

Um garfo segurando uma porção de espaguete com um tomate e folhas verdes em um fundo escuro.

Foto: Pixabay.

É um espetáculo acompanhar o feitio do macarrão com as mãos. Através de passos simples, nas mãos experientes do chef chinês, a massa é torcida, esticada, dobrada, com múltiplas repetições.

Vale a pena conhecer e o melhor provar, eu adorei participar de um jantar.

Pato Laqueado

O prato mais típico na China é o Pato Laqueado, que tem características únicas para ser feito, não dá para sair do país sem experimentar a iguaria.

Prato Pato Laqueado, com pele crocante e servida em fatias, acompanhada de molhos sazonais e guarnição de ervas frescas.

Sopa de Ninho de Andorinhas

Quando estive em Hong Kong, experimentei a “sopa de ninho de andorinhas”, uma iguaria muito prestigiada na China.

Um prato raro, que para ser preparado é necessário subir em penhascos para achar os ninhos, depois desfaze-los e coletar a baba que as andorinhas utilizam para formar a liga para a construção.

Depois de tanto trabalho, com baba é feito a sopa, seja quente ou fria, um prato caro, que é servido em poucos lugares da China.

Para quem gosta de comer bem, deve acompanhar o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

Mandarim e Aulas de Chinês

O Idioma Mandarim um detalhe importante é tom da vogal. Palavras iguais podem se diferenciar pelo tom falado. Aprender chinês está em alta entre jovens brasileiros, de olho no mercado de lá em expansão.

Eu participei de uma aula demonstrativa do Instituto Confúcio, durante um evento do Ano Novo Chinês na FAAP. Foi muito interessante aprender um pouco sobre os caracteres e o tom das palavras. Muitas vezes a mesma palavra tem significados diferentes de acordo com o tom utilizado.

O Instituto Confúcio está presente em vários países do mundo: são ao todo 580 institutos para promover o idioma e a cultura.

Imagem de uma mão segurando cartões com palavras em chinês, incluindo "shǒu jī" que significa "celular". Esses cartões podem ser úteis para aprender mandarin.

Foto: Autoral.

Caligrafia

A caligrafia chinesa é como uma arte. Os traçados com pincel e tinta chamam a atenção dos ocidentais.

O shūfa, arte de caligrafia (normalmente com pincel e tinta) chinesa, que podem ser traçados de acordo com os cinco estilos históricos.

Duas mulheres praticando caligrafia chinesa, uma escrevendo cuidadosamente com pincel e tinta, em ambiente de aprendizado artístico.

Foto: Autoral.

Cerimônia do Chá

O chá teve origem na China, inicialmente como medicinal e posteriormente como costume da cultura. A cerimônia do chá é uma tradição com influência do Taoismo e Zen Budismo. Está ligado a uma forma de meditação, por isso deve feito com calma.

Uma bela chaleira de cerâmica preta com detalhes em vermelho, perfeita para servir chá. Utilizada em Cerimônias do Chá na China.

O preparo segue um cerimonial com protocolos, de manuseio e utensílios. Cada cerimônia é única e não pode ser reproduzida. Eu participei de uma demonstração da cerimônia do chá, no final houve uma degustação do tipo verde.

Mulher servindo chá em cerimônia tradicional com chaleira e xícaras. Apreciação da cultura do chá em ambiente elegante e autêntico.

Foto: Autoral.

Curiosidades Sobre os Chineses

– Cumprimento social: nunca abrace um chinês quando for apresentado, nada de intimidades;

– O chinês não sabe dizer “não”, mas isso o brasileiro também compreende bem;

– O povo chinês é sempre muito esforçado nos negócios – e a qualquer hora;

– O povo chinês adora a comida brasileira e, a comida chinesa, já caiu por aqui no gosto do nosso país;

– “One belt, one road” – uma iniciativa do governo chinês, que se trata de sua nova estratégia econômica baseada na antiga Rota da Seda. Na versão do Século XXI, a rota incluirá Europa, Ásia e África, como domínio chinês. A iniciativa está prevista para ter início em 2049.

Talismãs da Sorte – Moedas da China

A China talvez seja um dos lugares com mais amuletos e talismãs da sorte. O povo tem muitas superstições.

As moedas chinesas do Feng Shui são símbolos de prosperidade muito popular por lá. Elas devem ser amarradas com fita vermelha para serem utilizadas em casa, nos negócios e na carteira.

Imagem de moedas chinesas antigas amarradas com um laço vermelho, simbolizando sorte e prosperidade na cultura oriental.

Cada letra é um símbolo com uma energia específica, por isso é importante que formem uma palavra, de acordo com o objetivo esperado, portanto combinações diferentes resultam vibrações específicas.

Imagem de moedas antigas com furos quadrados, tipicamente utilizadas na China. As moedas apresentam inscrições e são dispostas de maneira artística sobre uma superfície reflexiva, simbolizando riqueza e história.

Que tal circular com esse pingente que garante sorte? Em formato de bolsa de moedas o enfeito é usado para atrair boas energias para a área financeira.

Dicas Para Quem Vai a Trabalho

Para quem vai se relacionar com chineses ou vai para China à trabalho, há algumas dicas e curiosidades interessantes a saber:

Mianzi – Significa o status da pessoa, a palavra está ligada à posição profissional, no governo, dentro de uma empresa, numa associação, na universidade, etc. O Manzi pode aumentar ou diminuir de acordo com o comportamento e ações de cada indivíduo.

Guanxi – A palavra está ligada ao Networking, o cuidar do outro, fazer parte de um grupo. Na China estar inserido em um grupo é muito importante na vida das pessoas.

Renqing – Significa o cultivo da amizade, o bom relacionamento na comunidade, ajudar outras pessoas, o ato de ser solidário.

Sobre o Novo Consumidor Chinês

A China é uma sociedade que tem se transformado ao longo dos anos. Hoje o chinês tem algumas características que devem ser levadas em conta no relacionamento comercial.

O novo consumidor chinês é:

Super conectado.

– Mais esclarecido.

– Busca constantemente novas tendências de moda.

– Quer novas experiências.

– Se interessa pela segmentação de novos mercados.

Booking.com

Dicas de Roteiro de Viagem para a China

Quanto ao turismo, o melhor roteiro de viagem é pelas cidades mais importantes, com atrações milenares que contrastam com o mundo moderno.

Visitar a China no ano novo é sempre uma festa, no entanto é inverno e nos outros meses do ano, as temperaturas mais agradáveis. Há uma infinidade de cidades e regiões pois é um dos maiores países, não só em densidade demográfica, como em territorial.

Pôr do sol atrás dos telhados da Cidade Proibida, em Pequim, destacando a arquitetura tradicional chinesa com um tom dourado.

A rota turística mais tradicional é começar pela capital Beijing, seguir para Xian, Shanghai e terminar em Hong Kong.

Beijing e Seus Atrativos

O ponto alto da viagem é a visita a Grande Muralha em Beijing. Pode ser vista até da lua. São quase 9.000 quilômetros de extensão e foi construída no passado contra os invasores.

É uma obra grandiosa e com dizem os chineses: “diante dela é como sua alma se ajoelhasse”.

A Grande Muralha da China se estende majestosa por montanhas, cercada por vegetação, representando a rica história e cultura chinesa.

7 Maravilhas do Mundo Moderno – Muralha da China

A Muralha da China é considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.

Confira as outras  Maravilhas do Mundo Moderno, nos posts abaixo:

Itália cidades mais visitadas: Coliseu de Roma.

Passagem para a Índia: Taj Mahal na Índia.

O que fazer no Peru: Machu Picchu.

Passeios de Cancún: Ruínas de Chichén Itza no México.

Os melhores passeios do Rio de Janeiro: Cristo Redentor.

Cidade Proibida – Palácio Imperial

A bela Cidade Proibida com seu Palácio Imperial, residência das Dinastias Ming e Oin, foi concebida como símbolo de riqueza.

Vista do Palácio Imperial com a muralha e o rio ao fundo, refletindo a arquitetura tradicional da China em uma tarde tranquila.

Na imensa Praça da Paz Celestial, está o Palácio de Verão, as margens do Lago Kuantan.

Esse local histórico, foi onde Mao Tse –Tung anunciou o estabelecimento da República Popular da China.

Uma ponte antiga e monumental sobre um lago, cercada por árvores secas e um templo tradicional ao fundo, representando a beleza da arquitetura histórica.

Xian e os Guerreiros de Terracota

Em Xian o Museu dos Guerreiros de Terracota, é impressionante. São mais 6.000 estátuas em Terracota, em tamanho natural, que representavam um exército e seus guerreiros, vigilantes da tumba do Imperador Oin.

O Imperador Oin queria o maior mausoléu já visto, então ordenou que fossem construídas as estátuas.

Exposição de esculturas antigas do exército de terracota na China, representando guerreiros, cavaleiros e detalhes históricos.

Shanghai – Cidade Cosmopolita

Shanghai é maior centro financeiro da China. Seu desenvolvimento se deu devido à localização portuária. É uma bela cidade cosmopolita cortada pelo Rio Yangtzé.


Booking.com

A Torre Pérola Oriental predomina na paisagem entre os prédios, como seu cartão postal.

Na Ásia há outra cidade com semelhanças de Shanghai, confira no post: Singapura e os pontos turísticos.

Vista panorâmica da cidade de Xangai com seus arranha-céus emblemáticos e a famosa Torre de Xangai sob um céu azul impressionante.

Hong Kong – Conexão com o Ocidente

Hong Kong é uma bela cidade, com uma baia muito iluminada a noite. Tem ótimos passeios e excelente compras. Por ter sido colônia inglesa por tanto tempo, a cidade é independente, um misto de Oriente com Europa.

Booking.com

 

As construções elegantes seguem interessantes conceitos do Feng Shui. Saiba mais em: China viagens e curiosidades.

Vista noturna impressionante do horizonte de Hong Kong, com arranha-céus iluminados e reflexos nas águas calmas, criando uma atmosfera vibrante e moderna.

Onde Ficar na China

As grandes redes hoteleiras estão presentes na China, há muitas opções.

Entre neste link para reservar hotéis na China.

Dicas para Viajar

Toda viagem necessita de planejamento e providências, saiba mais em: Dicas para viajar.

Procure saber das histórias dos chineses, realmente é um país muito grande e muito diferente.

As melhores épocas para viajar são no verão, outono ou primavera. O inverno é rigoroso para os padrões do Brasil.

Outras Viagens para a Ásia

Os países da Ásia estão a cada dia mais importantes como destinos de viagem. Cada um tem suas características diferentes além de uma rica cultura.

Os templos são impressionantes e as paisagens espetaculares na Tailândia.

A Indochina que compreende Tailândia, Vietnam e Cambodia, tem um pouco da China e  Índia em uma região.

O Japão assim como o China é um país de contrastes entre a cultura milenar e a modernidade.

Em Singapura a organização, harmonia e beleza são destaques.

O maior complexo de tempos da Ásia, o Angkor Wat no Cambodia, surpreende os viajantes.

Livros sobre Horóscopo Chinês

Se quiser saber mais eu indico o livro, parceria do Blog Deusa Rodrigues com a empresa Amazon: Horóscopo Chinês – Manual Completo.

Outra dica é o livro O verdadeiro Horóscopo Chinês, para o autoconhecimento.

  1. Olá Deusa, muito interessante o seu post.
    Sendo professora de mandarim, preciso fazer uma pequena correção. Shūfǎ (书法) não significa “caracteres chineses” mas designa a arte de caligrafia (normalmente com pincel e tinta da China), caracteres chineses diz-se 汉字 (Hànzì).
    Abraço

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2025 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel