Deusa Rodrigues - Travel Agent

Roteiro de viagem China: Beijing, Xian, Shanghai e Hong Kong

24.jan.21 - atualizado em 03.abr.21



O Roteiro de Viagem para a China conta com as cidades icônicas, que mostram os contrastes da cultura milenar com a modernidade.

O país é uma potência econômica e a cada dia se torna mais importante no cenário mundial. Tem recebido milhares de viajantes tanto em missões comerciais como em turismo.

Embora no momento de pandemia está fora dos planos de viagem, no entanto voltará sem dúvida a ser um grande atrativo.

Confira as dicas que preparei da China para sua viagem.

Você vai gostar de ler também sobre: Curiosidades da China.

Roteiro de Viagem China

Há uma infinidade de cidades e regiões pois é um dos maiores países, não só em densidade demográfica, como em territorial. As dicas são da rota turística mais visitada, que começa pela capital Beijing e segue para Xian, depois para a cosmopolita Shanghai e finaliza em Hong Kong.

Beijing e atrativos

Beijing ou Pequim em português é a capital da China e com inúmeras atrações, entre elas a Grande Muralha da China, a Cidade Proibida, Templo do Céu, etc. A cidade tem muito para aproveitar principalmente nos vários bairros, cada um com seus diferenciais.

Grande Muralha da China

O ponto alto da viagem é a visita a Grande Muralha em Beijing. Pode ser vista até da lua, pois são quase 9.000 quilômetros de extensão, que foi construída contra os invasores.

Esta uma obra colossal de 2.700 anos atrás e com dizem os chineses: “diante dela é como sua alma se ajoelhasse”.

Normalmente todos os tours visitam a parte da muralha que é mais próxima da cidade – Great Wall at Badaling, que está à aproximadamente 40 minutos de Beijing.

A dica é visitar outra parte que se chama Mutianyu Great Wall, que fica a 1 hora e meia de viagem. Nesta parte da Muralha tem menos turistas, sobe-se por um Cable Car. Este local é possível caminhar pela Muralha tranquilamente, com tempo para tirar belas fotos e apreciar a paisagem.

A surpresa maior é na descida, pode ser feita num tobogã gigante, em um carrinho comandado individualmente pelas ladeiras da montanha com curvas emocionantes.

Conheça também o post: Viagem ao Japão.

Roteiro de viagem China: Beijing, Xian, Shanghai e Hong Kong

Sete Maravilhas do Mundo Moderno

A Muralha da China além de ser uma das principais atrações, também é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Confira as outras Maravilhas do Mundo Moderno, nos posts abaixo.

Itália cidades mais visitadas: Coliseu de Roma.

Passagem para a Índia: Taj Mahal na Índia.

O que fazer no Peru: Machu Picchu.

Passeios em Cancún: Ruínas de Chichén Itza no México.

Melhores passeios do Rio de Janeiro: Cristo Redentor.

Cidade Proibida

A bela Cidade Proibida com seu Palácio Imperial, residência das Dinastias Ming e Oin, é imponente, pois foi concebida como símbolo de riqueza. Construída entre 1406 a 1420 por um milhão de trabalhadores, foi a casa do Imperador e seus empregados até 1924. Está localizado bem no centro de Beijing. À sua entrada está uma foto gigante de Mao.

Uma das curiosidades da Cidade Proibida era que no passado, ninguém da população sabia o que se escondia através dos seus muros.

Um lugar realmente proibido, que somente a família do imperador e seus empregados tinham conhecimento sobre a propriedade. Depois da Revolução Chinesa se tornou um Museu, onde as visitas são permitidas.

Roteiro de viagem China: Beijing, Xian, Shanghai e Hong Kong

A viagem para a China pode ser conjugada com os Emirados Árabes, leia sobre: Abu Dhabi – deserto e arquitetura arrojada.

Templo do Céu – Roteiro de viagem China.

O Templo do Céu é um passeio imperdível, lugar de devoção onde governantes das antigas dinastias, oravam para o “Imperador dos Céus”.

Um majestoso complexo de templos Taoistas onde antigos imperadores ofereciam seus sacrifícios. O Templo Circular era utilizado para fazer orações e obter boas colheitas: Hall of Prayer for Good Harvests.

Antes da entrada no Templo, aprecie o parque, que em fins de semana, a população se reúnem para jogar ou conversar. Nesse local as mulheres tricotam e vendem seus artesanatos típicos, além das crianças que brincam nos gramados. Há ainda grupos que se reúnem para praticar o Tai Chi Chuan, além de jogarem uma espécie de tênis com acrobacias.

Conheça também o maior complexo de templos da Ásia: Angkor Wat no Cambodia.

Roteiro de viagem China: Beijing, Xian, Shanghai e Hong Kong

Bairro Wangfujing

O bairro de Wangfujing é uma amostra da nova e moderna Beijing, cheia de gente pelas ruas. A Wang Fujing Shopping Street é um calçadão repleto de Shopping Malls, com todas as lojas de grifes mundiais.

O lugar também é uma ótima opção para se caminhar à noite, com as ruas todas iluminadas pelos neons dos grandes shoppings, que normalmente ficam abertos até as 21h00.

Outra dica é experimentar no mercado repleto de barracas as comidas exóticas: frutos do mar como caranguejos, camarões, espeto de cavalos marinhos, e outros peixes esquisitos. Há também miúdos de frango e outras aves, frutas, etc.

Área de Hutong

A antiga área de Beijing formada por corredores e ruas estreitas, que acabam em um pátio, que aos poucos estão desaparecendo do centro de Beijing, pode ser visitado a pé, em bicicletas ou Rickshaw.

Pode-se organizar visita a uma família tradicional chinesa que ensina a escrever seu nome na caligrafia chinesa ou a conhecer a arte de criar pulseiras, colares e quadros com nozinhos de linhas de bordar.

Distrito de Sanlitun

Uma área bem cosmopolita de Beijing, distrito de negócios e onde ficam as embaixadas. Esta região foi projetada para ser a parte mais inovadora da cidade.

The Village, em Sanlitun, abriga um lindíssimo hotel boutique, o Opposite House, desenhado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, ao seu redor estão lojas de moda, das grifes mais famosas, como Balenciaga. Nessa região fica também uma das maiores lojas da Adidas do mundo. A área também conta com restaurantes, casas de artes e entretenimento.

Tiananmen Square

Uma das maiores praças do mundo, está ao redor do Mausoléu de Mao, próxima do Museu de História, do Grande Pavilhão do povo, da Cidade Proibida, ad Qianmen Street.

O Grande Teatro Nacional que está nesta região é uma cúpula feita de folhas de titânio, desenhado pelo arquiteto Frances P. Andren e conta com 5.473 assentos divididos em 3 salas de apresentação.

Compras – Hongqiao Pearl Market

O mercado Hongqiao Pearl Market abre das 08h30 às 19hrs diariamente e se pode encontrar eletrônicos, malas, bolsas, sapatos, joias, jade, porcelanas, relógios.

As famosas pérolas chinesas são ótimas opções para compras e recomendadas, estão em colares de todos os tipos, brincos, pulseiras, e com preço ótimo.

Um lugar para se barganhar, afinal faz parte da experiência no roteiro de viagem China.

Outra opção de compras é o Silk Market, aberto diariamente das 09hs às 21h00. A seda chinesa também é verdadeira e de ótima qualidade.

Pandas – Roteiro de viagem China.

Para ver os pandas, um animal que são um dos símbolos da China, o melhor lugar é o Zoológico de Beijing. Há um casal desses fofos animais, que são a grande atração local.

Se você gosta de fauna, confira também os Animais da Oceania.

Xian tradicional – Roteiro de viagem China

A cidade de Xian é imperdível porque conta com um dos maiores patrimônios mundiais, o famoso Museu dos Guerreiros de Terracota, que são impressionantes.

Guerreiros de Terracota – Roteiro de viagem China

São mais 6.000 estátuas em Terracota, em tamanho natural, que representavam um exército e seus guerreiros, vigilantes da tumba do Imperador Oin.

 



Booking.com

Uma das curiosidades é que o Imperador Oin desejava o maior mausoléu já visto, ordenou que fossem construídas então as estátuas dos guerreiros, sendo que os traços dos rostos diferentes uns dos outros.

Roteiro de viagem China: Beijing, Xian, Shanghai e Hong Kong

Shanghai – Roteiro de viagem China

Shanghai é maior centro financeiro da China. Seu desenvolvimento se deu devido à localização portuária.

Hoje vive em Shanghai pessoas de várias partes do mundo, que estão a negócios ou estudos. A cidade mais cosmopolita da China, além disso tem uma linda baia e proporciona inúmeras experiências no Roteiro de Viagem China.

Por falta de espaço, os chineses construíram viadutos com até 6 pistas sobrepostas. Em maio de 2010, Shanghai sediou a Expo Mundial.

Em Shanghai eu lembrei de outro destino moderno da Ásia, confira o post: Singapura e os pontos turísticos.

Ano novo chines e o turismo

Yuyuan Garden

O Yuyuan Garden é um grande jardim chinês, que está localizado, ao lado do Templo de Deus da Cidade, no nordeste da Cidade Velha de Xangai, em Huangpu Qu, Shanghai Shi.

Esta área foi preservada no centro de Shanghai, em meio aos inúmeros e modernos edifícios. Eram antigas residências com jardins. É impressionante o contraste entre esta área e o que vemos a sua volta. Ao lado do jardim, várias ruas com lojas, shoppings se cruzam onde se pode fazer compras ótimas.

Há também muitas casas tradicionais onde pode-se participar de uma cerimônia de chá, que vale a pena conhecer. O local é uma ótima opção para comprar os diferentes tipos de chás e as porcelanas típicas.


Booking.com

Templo do Buda de Jade

Este é um templo importante para conhecer no roteiro de viagem para a China. É um dos mais conhecidos, principalmente pela imensa imagem do Buda de Jade. O costume conforme o ritual chinês é para fazer pedidos e em seguida acender um feixe de incensos.

Bairro Frances

Próximo ao Tempo Buda de Jade fica o bairro Frances. Houve uma época em que Shanghai perdeu a guerra contra a invasão americana e teve de conceder bairros para franceses, americanos, ingleses e japoneses.

A herança britânica pode-se ver claramente nos edifícios em estilo vitoriano ao longo da Rio Huangpu, numa área chamada de Bund.

Quando o assunto é sobre a França, confira o post: Paris cidade do bel-prazer.

Zhongshan Road

Esta área francesa foi restaurada com um calçadão de tijolinhos aparentes, onde se encontram vários cafés e restaurantes ao ar livre. Em pequenas ruelas estão charmosos Wine Bar, restaurantes italianos, franceses, japoneses, até o latino de churrasco.

A dica para compras é aproveitar a enorme loja da Zara, da Apple, além de muitas boutiques. O lugar ideal para passear no final da tarde, seguido de um jantar em um dos vários restaurantes.

The Bund & Lujiazui – Roteiro de viagem China

O Financial & Trade Zone, está do lado do rio Huangpu, antigas construções deixadas pelos britânicos, na Zhongshan Road. Estão na região o Bank of China, Shanghai Custom House, North China Daily News Building.

Os hotéis de luxo estão presentes neste local, como o Fairmont Peace Hotel (antigo Sasson House de 1929, totalmente restaurado), o Peninsula Shanghai e muitos outros prédios imponentes e bem conservados.

Para comer o Restaurante M – The Bund, é excelente e com vista de toda a avenida com os prédios de Lujiazui e o calçadão.

De outro lado, Pudong está a Shanghai dos arranha-céus, onde fica o centro de convenções, a JINMAO Tower, o Shanghai World Financial Center e a Oriental Pearl TV Tower.

Região também dos badalados hotéis como Shangri-la Pudong, Ritz Carlton, Grand Hyatt, St. Regis.

Bund Sightseeing Tunnel – para Pudong

A travessia para o outro lado, pode ser feita a bordo de um veículo que transporta de 10 a 15 pessoas, em um túnel moderno, com efeitos de luzes, sons e imagens. A entrada para a travessia do túnel fica a poucos metros caminhando desde o Fairmont Peace Hotel ou do Peninsula Hotel.

Cruzeiro pelo Rio Huangpu

Vale a pena embarcar no cruzeiro pelo Rio Huangpu, para apreciar e tirar ótimas fotos de ambos os lados.

Do lado Rio, chamado Pudong, a dica é subir até o 100º andar do Shanghai World Financial Center.  Há uma ótima vista da cidade, com oportunidades de boas fotos, seja através das enormes janelas ou caminhando através dos pisos de vidro transparente.

Hong Kong – Roteiro de viagem China

Hong Kong é uma bela cidade, com uma baia muito iluminada a noite. Tem ótimos passeios e excelente compras.

Por ter sido colônia inglesa por tanto tempo, a cidade é independente, um misto de Oriente com Europa. As construções elegantes seguem interessantes conceitos do Feng Shui.



Booking.com

A cidade de Hong Kong é muito bonita, no entanto como está numa ilha e tem um grande contingente demográfico, há falta de moradias. As pessoas vivem em espaços reduzidos e uma das curiosidades é observar a forma de secar roupas das residências, que são colocas em varas de bambus nas janelas. Assim é possível observar os prédios, com vários bambus como se fossem espetos.

Ano novo chines e o turismo

Como chegar à China

Há algumas possibilidades de chegar à China, uma das melhores é via Dubai no Oriente Médio, porém há outras possibilidades via Europa e Estados Unidos.

Escala de viagem em Dubai

Uma das melhores maneiras que de chegar à China é via Emirados Árabes – Dubai.

Dubai é um dos Emirados e mais conhecidos devido a visão estratégica do Sheik Mohammed bin Rashid Maktoum que, diante do fim das reservas petrolíferas de seu emirado, resolveu transformá-lo em um centro turístico.

Conta com hotéis luxuosos e arquitetura arrojada, além das mais avançadas infraestruturas, que inclui estradas modernas, avançados hospitais e escolas. Um dos melhores passeios é visitar também Abu Dhabi que é a capital dos Emirados Árabes e está bem perto de Dubai.

Tem inúmeras atrações e o principal centro de negócios e turismo do Oriente Médio.

Confira mais detalhes no post: Dubai, o Burj Al Arab e outras atrações.

Onde se hospedar na China

As grandes redes hoteleiras estão presentes na China, há muitas opções. Entre neste link para reservar hotéis na China.

A China conta com hotéis modernos e alguns com decoração futurista, como o Éclat Beijing.

Melhor época para viajar

As melhores estações do ano para viajar à China são: verão, primavera e outono. O inverno é rigoroso em Beijing.

Gastronomia – Roteiro de Viagem China

A gastronomia chinesa é bem variada. Não há consenso entre historiadores, no entanto a lenda é que o macarrão foi inventado na China. Foi através do explorador italiano Marco Polo que o macarrão teria sido levado da China para a Itália. Desde os primórdios o macarrão faz parte da dieta chinesa.

Em viagem à China, ou mesmo nos países onde há colônia chinesa, é possível observar em restaurantes especializados a arte do macarrão, técnica conhecida como Mian. É um espetáculo acompanhar o preparo da massa do macarrão com as mãos. Através de passos simples, nas mãos experientes do chef chinês, a massa é torcida, esticada, dobrada, com múltiplas repetições.

O prato mais típico na China é o Pato Laqueado, que tem características únicas para ser preparado. A sugestão é conferir no livro: Cozinha Chinesa.

Acompanhe o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

Outros países da Ásia para conhecer

Os países da Ásia estão a cada dia mais importantes como destinos de viagem. Cada um tem suas características diferentes além de uma rica cultura. Confira alguns destinos incríveis:

Os templos são impressionantes, paisagens espetaculares como a Tailândia.

A Indochina que compreende Tailândia, Vietnam e Cambodia, tem um pouco da cultura chinesa e indiana na região.

Tóquio uma viagem incrível pela modernidade e tradição.

Dicas de viagem

A pontualidade é muito importante, pois na cultura chinesa atrasos mostram falta de respeito.

Devido ao fuso horário é comum ter distúrbios do Jet-Lag, principalmente quanto ao sono. A dica é se adaptar aos horários locais.

O seguro viagem é fundamental. Entre neste link para pesquisar, comparar empresas e comprar o Seguro Viagem online.

Toda viagem necessita de planejamento e providências, acompanhe o post: Dicas para viajar.

Livros que inspiram viagens

Para conhecer mais eu indico o livro O poder da China, o que você deve saber sobre país que mais cresce.

Outra dica é o livro Sobre a China, que aborda as estratégias de negociação de seus líderes.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Categorias: Ásia, Aventura, belas paisagens, capital

Postado por:

Compartilhe:

2 Comentários

  1. Sylvia Yano disse:

    Super parabéns!!! Vc nos presenteou com um incrível Guia de Viagem, gratuito. Amei conhecer tantas alternativas de passeios por lá! Já está guardado este post pra quando eu puder ir!

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2021 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel