<!-- Google tag (gtag.js) --> <script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=G-RF57NFMJSE"></script> <script> window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-RF57NFMJSE'); </script>

Deusa Rodrigues - Travel Agent

Almoço no Interior de São Paulo: onde comer bem fora da capital

22.jan.26 - atualizado em 23.jan.26

Mulher sorridente segurando um prato com comida típica em um restaurante decorado, enquanto as pessoas desfrutam do ambiente ao fundo.

Almoço no Interior de SP é um convite para descobrir sabores autênticos em destinos que unem boa mesa, paisagens agradáveis e experiências acolhedoras.

Há várias opções deliciosas nos estados São Paulo e no Sul de Minas Gerais, regiões reconhecidas pela riqueza e diversidade da sua gastronomia.

A culinária desses dois estados é marcada por heranças da colonização, receitas afetivas e o uso de produtos frescos e sazonais, muitos deles colhidos diretamente das hortas para chegar à mesa com mais sabor e qualidade.

Se você aprecia turismo gastronômico, aproveite para conferir também o conteúdo relacionado: Rotas Gastronômicas no Interior de SP.

Deusa Rodrigues, desfrutando de um momento em um restaurante com janela ao fundo e comida deliciosa à mesa. Almoço no Interior de SP.

Até 100 Quilômentros da Capital de São Paulo

Para facilitar o planejamento da sua viagem, as cidades estão organizadas em ordem de quilometragem a partir da capital paulista.

A seleção reúne uma curadoria especial de propriedades que visitei pessoalmente, ideais para quem busca uma pausa gastronômica prazerosa durante um bate-volta ou fim de semana.

Para locação de automóvel a sugestão é utilizar a DiscoverCars, um plataforma que reúne várias locadoras com bons preços.

Conheça os melhores passeios e experiências do Interior de São Paulo.

Mairiporã – 18 Quilômetros de SP

O alto da Serra da Cantareira em Mariporã é um lugar para fugir da cidade grande e comer em um dos restaurantes aconchegantes.

Complexo O Velhão

O Complexo O Velhão é um dos mais antigos e tradicionais locais da Serra da Cantareira, um dos refúgios, como uma viagem ao passado, pois o local foi construído com material de demolição e tem as cores e características de uma vila europeia.

O local reúne restaurante, pizzaria, bar, café, marcenaria, serralheria, lojinhas e antiquário.

O restaurante As Véia é a principal atração do complexo, oferece o almoço estilo buffet aos domingos café da manhã completo.

O Café do Véio está localizado na entrada, próximo do portão, é um cantinho charmoso, ideal para o cafezinho pós almoço.

Um restaurante acolhedor com pratos variados, incluindo massas e carnes. A decoração rústica e detalhada traz um ambiente único e familiar.

Pousada sugerida Deck Tiny House.

Cotia – 33,5 Quilômetros de SP

A cidade de Cotia conta com várias atrações como o Templo Zu Lai e o Animália Park.

Dom Camillo Ristorante Italiano

O restaurante Don Camillo Ristorante Italiano é um dos melhores lugares, o espaço é decorado com peças de vários países do mundo em estilo rústico.

Reúne rodízio de massas, pizzaria e hamburgueria, com diversas opções no cardápio. As sobremesas são deliciosas. O local é utilizado para eventos e casamentos.

A dica é aproveitar para fazer compras na adega da casa.

Deusa Rodrigues sorrindo em um restaurante, segurando porções de batatas fritas, com um prato de comida ao lado e uma taça de vinho. Almoço no Interior de SP.

Indicação para hospedagem Aldeia Parque Pousada Rural.

Santana de Parnaíba – 40 Quilômetros

A charmosa Santana de Parnaíba se destaca pelos casarões do Centro Histórico.

Restaurante São Paulo Antigo

A melhor opção para comer é o Restaurante São Paulo Antigo. Fazer um passeio para almoçar é um dos programas favoritos dos paulistas.

O sistema de buffet self service oferece muitas opções com inspiração na culinária mineira com carnes diversas, arroz, feijão carreteiro, torresmo, farofa, entre outros pratos.

As sobremesas estão incluídas e não faltam os doces típicos do Brasil, como goiabada com queijo, o meu preferido entre outros.

Da janela é possível observar a paisagem bucólica da cidade e na entrada o varal de guarda-chuvas coloridos e instagramáveis . Uma boa opção para almoço no Interior de SP.

Buffet com diversas opções de saladas, frutas, legumes e comida típica brasileira, ideal para um almoço saudável e saboroso. Almoço no Interior de SP.

Para ficar na região sugestão da Pousada Canto das Corujas.

Jundiaí – 58 Quilômetros de SP

Jundiaí é um dos munícipios que oferecem diversas muitas atrações como vinícolas, restaurantes, e atividades do Turismo Rural.

Fazenda Nossa Senhora da Conceição

A Fazenda de Café Nossa Senhora da Conceição é um patrimônio de Jundiaí, que teve início em 1810. Conta com 30 mil metros quadrados de área verde, com lagos, trilhas, capela, passeio de charrete e playground, além do restaurante.

O passeio cultural aborda aspectos da história do café e dos escravizados na região. Oferece pequena degustação do café Arábico, aliás é outro produto para comprar no município.

Esse almoço no Interior de SP vale a viagem.

Prato típico brasileiro com arroz, feijão, carne, banana frita e ovo. Em outra parte, sobremesas variadas como gelatina e pudim. Almoço no Interior de SP

Dica para se hospedar no Hotel Mercure Jundiaí Shopping.

São Roque – 68 Quilômetros de SP

A grande atração de São Roque é a Estrada do Vinho com várias vinícolas, restaurantes e atrações.

Vinícola e Restaurante Quinta do Olivardo

A Quinta do Olivardo Adega e Restaurante está no quilômetro 4 da Estrada do Vinho e é uma das mais badaladas, por causa da divulgação do “Vinho do Morto”, uma tradição da Europa

A propriedade conta com 2 restaurantes, com ênfase em gastronomia portuguesa além das comidinhas: Pastel de Belém, espetos à moda portuguesa, sardinha assada, prego no pão (o nosso sanduíche de churrasco), bolinhos de bacalhau, etc.

Outro detalhe interessante é o sino que toca para anunciar quando as fornadas de Pastéis de Belém ficam prontas.

Além do almoço no Interior de SP,o destino conta com degustações na vinícolas.

Esse é um lugar que faz lembrar da “terrinha”. Leia também: Portugal e os pontos turísticos.

Um padeiro sorridente segurando uma bandeja cheia de deliciosos doces de padaria em um ambiente rústico. A imagem captura o amor pela culinária e a tradição da confeitaria.

O Hotel Cordialle em São Roque é uma boa opção.

Itu – 98 Quilômetros de SP

Itu a “Cidade do Exagero” não decepciona quanto a gastronomia e atrações.

Bar do Alemão

A dica é provar o famoso prato Filé à Parmegiana, especialidade da cidade no Bar do Alemão, localizado próximo da praça Padre Miguel.

Como é um ponto turístico, convém fazer reserva com antecedência, pois recebe visitantes de todo o Brasil.

O local também é histórico, começou em 1902 com o imigrante alemão Adolfo Steiner que abre uma padaria em conjunto com seu filho Max.

O local é mais que um restaurante, e sim uma das atrações sobre o que fazer em Itu.

Para se hospedar na região os Chalés da Felicidade são boas opções.

Até 200 Quilômetros da Capital

Extrema – 109 Quilômetros

A cidade de Extrema está na divisa de São Paulo com o Sul de Minas Gerais e muita gente está visitando o destino para o almoço no Interior de SP.

Restaurante Armazém

O cardápio do restaurante Armazém Bertolotti tem como especialidade a culinária mineira. Há dois pratos que se deve provar, um é o “Melhor Torresmo de Minas Gerais”, servido com polenta frita e mandioca.

Deliciosos pratos típicos brasileiros em um restaurante, incluindo uma apresentação criativa em forma de cabeça de boi e comidas variadas. Almoço no Interior de SP.

O outro é o pudim de leite, que foi eleito um dos 20 melhores pudins do mundo por chefs franceses!

A família Bertolotti chegou da Itália em 1889 e estabeleceu uma pequena venda na região. Um cardápio que Celebra a Culinária Mineira.

Deliciosos pratos típicos brasileiros em um restaurante, incluindo uma apresentação criativa em forma de cabeça de boi e comidas variadas. Almoço no Interior de SP.

Você vai gostar da Pousada Boutique Mercedes.

Holambra – 133 Quilômetros de SP

Holambra é a linda cidade das flores, fundada por holandeses no Brasil, lá a gastronomia é um dos pontos fortes.

Restaurante Casa Bela

O Restaurante Casa Bela, também na Rua Turística, é um dos mais charmosos com mesinhas na calçada.

A dica é pedir a especialidade da culinária holandesa o prato Tafel Hollandese, que reúne joelho de porco, linguiça, lombo, purê de batatas e cenoura, purê de maça, repolho e acompanhamento de molhos.

Sem dúvida nenhuma vale muito a pena visitar Holambra para um almoço no Interior de SP.

Prato típico brasileiro com carne de olla, feijão tropeiro, arroz, salgado com salsicha e acompanhamentos, ideal para quem busca comida tradicional. Almoço no Interior de SP.

A novidade de Holambra é o Royal Tulip, um Resort muito aconchegante.

São Francisco Xavier – 150 Quilômetros de SP

A vila de São Francisco Xavier que faz parte da cidade de São José dos Campos é dos refúgios da serra, com pousadas e restaurantes.

Neo Restô & Co – Queijo de Cabra

Neo Restô & Co é um restaurante contemporâneo que trabalha com ingredientes locais e sazonais. O grande diferencial é que produzem queijo de cabra cremoso de alta qualidade.

Imagem de um restaurante aconchegante e bem decorado, com mesas organizadas e iluminação confortável, ideal para gastronomia e experiências gastronômicas.

Restaurante Artesão

A comida do Restaurante Artesão é bem saborosa e a minha experiência no almoço foi com tiras de tilápia e risoto três queijos.

Prato de peixe empanado com limão, acompanhado de molhos e porções de batata frita, em ambiente informal. Almoço no Interior de SP.

Serra Negra – 153 Quilômetros de SP

O município de Serra Negra é completo, com diversas atrações com mirantes, vinho, café, compras e boa comida.

Restaurante La Terraza

O Restaurante La Terrazza está na entrada da cidade e é um dos melhores e mais elegantes.

Na viagem para Serra Negra nós almoçamos lá e eu recomendo as massas deliciosas. Tem arquitetura inspirada na Toscana, inclusive com uma charmosa fonte na entrada.

Deusa Rodrigues sorridente usando óculos escuros, sentada à mesa em um restaurante, com pratos de comida deliciosa à sua frente.

O Hotel Firenze no Centro de Serra Negra tem localização estratégica.

Santo Antônio do Pinhal – 172 Quilômetros de SP

A cidade de Santo Antônio do Pinhal reúne paisagens da Serra da Mantiqueira, com restaurantes e experiências.

O Bistrô Seu Beneditú instalado dentro da Pousada Quatro Estações de Pinhal.

A gastronomia do Bistrô privilegia ingredientes orgânicos produzidos na cidade, funciona diariamente, das 12h00 às 15h00 para almoço e das 19h00 às 22h00 para jantar.

O atendimento é realizado somente com reservas antecipadas.

Foto de uma prato de peixe com molho de tomate e uma taça de vinho tinto no Bistrô Seu Beneditú, uma dica sobre onde comer na Serra da Mantiqueira.

Bauru – 178 Quilômetros de SP

Bauru é dinâmica, vibrante e cheia de vida, tem clima acolhedor do interior com uma estrutura completa em cultura, lazer e negócios.

A rede de restaurantes Vila Verde Maduro de Bauru, conta com comida saudável e funcional; oferece refeições rápidas e nutritivas e equilibradas, utilizando produtos frescos regionais.

Os sócios definem as três unidades da empresa como fast food saudável e claro faz parte das Rotas Gastronômicas do interior de SP. Eu degustei vários pratos e adorei a seleção de Wraps.

Refeição saudável com salada, comida japonesa e filés de peixe empanados com molho branco, acompanhada de arroz, feijão, legumes e salada

Campos do Jordão – 182 Quilômetros de SP

Campos do Jordão é um dos destinos turísticos que mais visitados do estado de São Paulo e conta com uma gastronomia deliciosas, além das diversas atrações e experiências.

Restaurante

O Restaurante Pontremoli é considerado um dos mais românticos de Campos do Jordão. Está localizado próximo do Palácio do Governo, junto à Pousada Alto da Boa Vista.

No cardápio variado é inspirado na gastronomia italiana.

Vista de um bonito restaurante com mesas ao ar livre, e cenário do fim de tarde em Campos do Jordão, dicas sobre onde comer na Serra da Mantiqueira.

Conheça as melhores opções de hospedagem em Campos do Jordão.

Até 300 Quilômetros

São Bento do Sapucaí – 201 Quilômetros de SP

São Bento do Sapucaí tem como principal atrativo a famosa Pedra do Baú, mas oferece experiências em vinícolas com bons restaurantes.

Vinícola Villa Santa Maria Brandina

A Vinícola Villa Santa Maria Brandina está localizada em meio às montanhas no Vale do Baú. A paisagem é muito bonita, as instalações são contemporâneas e muito bem cuidadas, com restaurante, loja e cave entre parreiras.

Está entre as mais charmosas e sofisticadas vinícolas de São Paulo. O empreendimento nasceu de um sonho da família Carbonari em 2004 e o nome é uma homenagem à avó do proprietário.

O almoço é harmonizado e inclui 3 taças vinho diferentes para a entrada, o prato principal e a sobremesa.

Vinícola Villa Santa Maria Brandina, prato delicioso apresentado em duas partes: à esquerda, macarrão e bolinho com acompanhamento, à direita, peixe com purê e guarnições coloridas.

Para as atividades são necessárias reservas com antecedência pelo site.

Em São Bento do Sapucaí há diversas pousadas charmosas entre a serra.

Pardinho – 205 Quilômetros de SP

O município de Pardinho está localizado na Cuesta Paulista, com paisagens incríveis e boas opções de restaurantes e hospedagem.

Imagem mostra uma mulher sorridente com cabelo vermelho, usando óculos escuros, ao ar livre com vista para o campo, ao lado de uma mesa com café, água e embalagem de café de Minas Gerais.

Rancho do Maluli

Em Pardinho a culinária a comida regional e saborosa é um dos destaques, lá está o Rancho do Maluli, um lugar incrível, com vista da famosa formação Gigante Adormecido, atrativo da Cuesta Paulista.

A sugestão é pedir o churrasco completo com bife de ancho, linguiça artesanal do rancho, pedaços de panceta crocante, legumes, tomate especial recheado de bacon e Catupiry, tudo servido quentinho no réchaud ou chapa de ferro. Como acompanhamento teve arroz carreteiro, feijão, salada de maionese e fritas, tudo saboroso e um verdadeiro banquete!

A propriedade faz parte da Rotas Gastronômicas do interior de SP, um lugar ideal para um almoço no Interior de SP.

Prato com variedade de carnes e acompanhamentos, incluindo brócolis, tomates recheados com queijo, e batatas assadas, preparado para uma refeição saborosa.Rotas Gastronômicas no Interior SP.

Em Pardinho a dica é ficar na vinícola Villa Dejota com chalés em forma de barrica.

Cunha – 223 Quilômetros de SP

Cunha está cada vez mais conhecida pelo Lavandário, pelas oficinas de cerâmica e bela paisagem.

Imagem de um jantar com bebidas e comida em restaurante de frente para a serra, com destaque para um suco de fruta e um prato de lanche saboroso.

Cervejaria Caminho do Ouro

A Cervejaria Caminho do Ouro é uma boa opção de Cunha, conta com um cardápio diferenciado. Um dos destaques também é a bela vista do mirante no andar de cima.

Localizado ao lado loja Chocolates Imperatriz, onde é possível tomar café e comprar chocolates da serra.

Restaurante Bethlehem

O Restaurante Bethlehem faz parte do Projeto Sabores da Montanha e uma das especialidades é o risoto de palmito com filé mignon.

foto de um delicioso prato de arroz arbóreo, palmito, caldo de legumes, queijo parmesão e vinho do Porto, uma das dicas sobre onde comer na Serra da Mantiqueira.

A dica é ficar nos Chalés Grande Vista – Refúgio da Alma.

Mococa – 261 Quilômetros de SP

A cidade de Mococa conta com belos casarões da época do café preservados no Centro Histórico.

Restaurante Mirabile

O Restaurante Mirabile faz parte da Rota Gastronômica do Estado de São Paulo. Oferecem pratos com massa feitos no restaurante, uma experiência que vem da família, uma vez que sempre preparavam em casa com avó e com os pais.

Um dos segredos do sucesso é o molho de tomate especial, receita da avó de Ana Vera que é preparado por longo tempo.

Entre as especialidades estão a lasanha, o bife à parmegiana e tortelone recheado de ricota, gorgonzola, molho de manteiga e cupuaçu que conseguiu reunir no prato italiano, o toque brasileiro.

Ao lado funciona uma mercearia que comercializa as massas, molhos, petiscos e lanches variados.  O Mirabile é uma opção surpreendente.

Imagem de um prato de massa com molho e uma porção de carne ao lado de uma deliciosa lasanha gratinada, uma combinação imperdível para os amantes da culinária.

Quanto a almoço no Interior de SP esta opção é excelente para quem viaja para a região de Ribeirão Preto.

Botucatu – 272 Quilômetros de SP

Botucatu está localizado na cênica região da Cuesta Paulista, oferece diversos passeios do Turismo Rural.

Pequi Restaurante & Café

O Pequi Restaurante & Café localizado no bairro de Demétria, cujo proprietário é o talentoso Chef Dan Dalcin reúne produtos locais com técnicas de alta gastronomia.

A sugestão é a experiência um Jantar em 3 Tempos, sendo a entrada: tomate verde empanado no fubá, costelinha suína com limão cravo e mostarda com purê de abóbora cremoso.

O prato principal foi fraldinha grelhada, confit de batata, cebola assada, creme de milho e chimi-churri de couve.

Para a sobremesa teve custard de laranja, “butter cookies”, uvas marinadas e caramelo crocante de sementes de abóbora. Para finalizar com chave de ouro, tomamos o licor de Ume, a frutinha japonesa, um produto da região.

Prato de comida sofisticada com peixe, molho e acompanhamento de vegetais coloridos em um prato elegante

Até 400 Quilômetros

Ribeirão Preto – 315 Quilômetros de SP

Ribeirão Preto é uma das cidades mais importantes do estado e conta com muitos restaurantes e bares.

Restaurante da Tulha

O Restaurante da Tulha está localizado em uma antiga fazenda de café, no bairro Bonfim Paulista.

A decoração é rústica chique e conta com música ao vivo nos finais de semana.

O cardápio apresenta deliciosos pratos de peixe, feitos com muito capricho. A moqueca de tilápia que é feita à moda capixaba e baiana é uma das especialidades da casa.

Esse almoço no Interior de SP, combina a boa comida com a beleza da propriedade.

Prato de camarão no maravilhoso molho, servido em uma panela de barro, acompanhado de arroz e um molho adicional, uma refeição deliciosa e caseira.

Foto: Luciana Mastrorosa – Prazeres da Mesa.

Choperia Pinguim

À noite, a dica imperdível é conhecer a tradicional Choperia Pinguim, um verdadeiro ícone de Ribeirão Preto.

Imagem noturna do Bar e Choperia Pinguim - Ribeirão Preto - SP, iluminado e com clientes na calçada. Estilo arquitetônico impressionante e ambiente acolhedor.

Quem visita a cidade não pode deixar de viver essa experiência: provar um dos chopps mais famosos do Brasil em um ambiente cheio de história e personalidade.

Fundada em 1936, a choperia está instalada em um belíssimo prédio histórico na Rua General Osório, 389, no coração da cidade, bem próxima ao Hotel Black Stream.

Imagem de um prato delicioso com peixe, tomates, cebola roxa e batatas fritas, acompanhado de uma bela salada com vegetais frescos e queijos variados.

Uma das melhores opções de hospedagem é o Stream Hotéis.

Gália – 392 Quilômetros de SP

A pequena cidade de Gália conta com várias fazendas e produção rural.

Fazenda São Ramiro

A Fazenda São Ramiro é uma boa opção para passar o dia, faz parte das Rotas Gastronômicas do interior de SP.

O restaurante é muito procurado pela “comida caseira de avó” estilo buffet e farta, elaborada em forno a lenha, que durante as festas, eventos e feriados costumam lotar.

Um dos itens mais valorizados por lá é o Bolinho São Ramiro, massa com recheio de linguiça tosca, e nome é uma homenagem ao avô dos irmãos.

Ambiente ao ar livre com mesas e cadeiras sob sombra de árvores, ideal para momentos de lazer, comida com amigos e reuniões sociais ao ar livre.

Franca – 398 Quilômetros de SP

Franca conhecida pela parte esportiva com o basquete e pela indústria do calçado, mas também se destaca na gastronomia.

Restaurante Barão

A dica é experimentar o Filé a JK no histórico Restaurante Barão, um delicioso e generoso bife à milanesa recheado de presunto e queijo, com arroz especial feito com ovos, ervilha, açafrão, servido com batatas fritas e banana à milanesa.

A iguaria foi inventada pela cozinheira de Juscelino Kubitschek, a história conta que quando o ex presidente esteve em Franca, pediu que ela preparasse o seu prato predileto, e aí a novidade ficou conhecida e a receita se espalhou pela cidade.

Imagem do restaurante Barco, mostrando sua fachada colorida e um prato de comida com batatas fritas em destaque, representando gastronomia local.

Para a hospedagem a sugestão é o Golden Tower Express Franca by Fênix Hotéis.

Até 500 Quilômetros

Marília – 435 Quilômetros de SP

O interior de São Paulo surpreende pela culinária saborosa e Marília é um dos lugares com há várias opções para comer bem.

Recanto da Roça

O restaurante Recanto da Roça tem clima de fazenda, culinária caseira saborosa preparada em forno à lenha e aquele toque de interior que abraça.

Entre os principais pratos da deliciosa comida mineira do cardápio estão o feijão tropeiro, frango com quiabo, torresmo, Vaca atolada, entre outras delícias.

O ambiente rústico e avarandado e no domingo tem como atração, música ao vivo com artistas locais.

Mulher sorridente usando óculos escuros e camiseta preta na frente de uma área de churrasqueira ao ar livre, decorada com alho pendurado, em um ambiente rústico e aconchegante.

A indicação de hospedagem é o Estoril Hotel Marília.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2026 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel