Deusa Rodrigues - Travel Agent

Mairiporã e os refúgios na Serra da Cantareira

01.out.22 - atualizado em 29.set.23



Mairiporã e os refúgios na Serra da Cantareira, surpreendem pelo charme em meio à vegetação exuberante.

A região reúne belas paisagens, clima agradável e várias opções de hospedagem, além de bons restaurantes.

Uma viagem ideal para um final de semana ou simplesmente passar para passar o dia.

Eu fui conhecer e preparei as dicas para sua viagem.

Você vai gostar de ler também sobre Lua de Mel no Interior.

Sobre Mairiporã – Refúgios na Serra da Cantareira

A cidade de Mairiporã está no entorno da Serra da Cantareira e faz parte da região metropolitana de São Paulo, situando-se a apenas 38 quilômetros da capital e esconde vários refúgios turísticos.

A viagem de São Paulo para Mairiporã pela Zona Norte passa por bonitas estradas estreitas, mas lindas e totalmente arborizada.

A vegetação é exuberante e a presença das araucárias é uma das características do município.

O clima e ar puro também fazem parte dos atrativos na região.

Serra da Cantareira

Foto: Pixabay.

Mairiporã na Serra da Cantareira, conta com vários restaurantes charmosos, que são verdadeiros refúgios no meio da mata.

Conheça os passeios e experiências de São Paulo e região.

Restaurantes da Serra da Cantareira

A Serra da Cantareira é um convite para fugir da cidade grande e comer em um dos restaurantes aconchegantes.

Lhama´s Restaurante

Um restaurante peruano na Serra da Cantareira é um chamariz para a região.

A experiência no restaurante Lhama´s é um mergulho na deliciosa gastronomia peruana, além poder comer com uma vista espetacular da região e brindar com o famoso drink Pisco Sour.

A boa música ambiente, os funcionários nativos e simpáticos, aliado ao esmero do cardápio são os destaques do lugar.

Cardápio do Lhama´s

O cardápio é bem variado, foi difícil escolher diante de tantas delícias. Escolhemos como entrada com um delicioso e refrescante ceviche. Para o prato provamos Mariscos a La Parrilla, com abundância de frutos do mar como, lula, camarão, polvo, mexilhão, tudo marinado de molho de ervas e condimentos.

Para beber começamos com um suco de chicha morada e depois pisco sour, que não poderia faltar. Fechamos a refeição com a deliciosa sobremesa suspiro limeño e matamos a saudade do refrigerante Inka Kola, uma das atrações do Peru.

Chef Peruano

A cozinha está a cargo do chef peruano Cristian Rabanal Chávez, formado na Universidad San Ignasio de Loyola em Lima, que está no Brasil há um ano.

Sobre a Gastronomia Peruana

O destino Peru é um “case” de sucesso, com a marca do país relacionada à culinária.

A gastronomia peruana criativa, utiliza os produtos andinos e mescla a influência Inca com os métodos modernos.

O resultado é incrível e tem angariado prêmios aos restaurantes e aos chefs peruanos, que caíram no gosto dos brasileiros.

Um dos refúgios de Mairiporã na Serra da Cantareira.

Serra da Cantareira

Confira outros posts relacionados:

Restaurantes Peruanos no centro de SP.
Ama.Zo restaurante peruano.
O que fazer em Lima no Peru.

Núcleo Alpes da Cantareira

O restaurante Lhamas está localizado no núcleo Alpes da Cantareira que reúne vários restaurantes, bares, cafeteria, lojas e padaria orgânica.

Tasquinha da Serra

Entre as atrações está o  restaurante português Tasquinha da Serra especializado em Bacalhau. Aos finais de semana há música ao vivo, com o tradicional fado.

O passeio pode ser conjugado com várias outra experiências.

Jacques Café

Depois do almoço em Lhama´s eu indico um cafézinho no Jacques Café em um bonito ambiente charmoso com mesas ao ar livre.

Miolo Padaria Artesanal

Um achado na Serra da Cantareira é a Padaria Artesanal que oferece pães produzidos sem conservante, com fermento biológico seco ou fermentação natural sem gordura.

Está localizada em um amplo terreno cercado de árvores com mesas ao ar livre em Mairiporã, bem no estilo de refúgios da Serra da Cantareira.

Serra da Cantareira

Nos finais de semana conta com um Brunch que inclui seis fatias de três tipos de pães diferentes, geleia de goiaba da casa, queijo feito pelo padeiro da casa, azeite com ervas. Há possibilidade de agregar outros pratos como ovos caipira, purê de mandioca. A linha de sucos também é bastante diferenciada e natural.

Complexo O Velhão

O Complexo O Velhão é um dos mais antigos e tradicionais locais da Serra da Cantareira, na Estrada de Santa Inês nº 3000, bem na divisa entre São Paulo e Mairiporã.

Serra da Cantareira

Esse é um dos  refúgios, como uma viagem ao passado, pois o local foi construído com material de demolição e tem as cores e características de uma vila europeia, bem no meio da Serra da Cantareira.

O Complexo reúne o Restaurante As Véia, pizzaria, bar, café, marcenaria, serralheria, lojinhas e antiquário.

Serra da Cantareira

O visitante pode fazer compras nas lojas de nomes inusitados: Batubulan, Sebo do Véio, A mocinha, Arte e Biju, Buquê Arte em Flores e Delícias de Chocolat.

Restaurante As Véia

O restaurante As Véia é a principal atração do complexo, o destaque é a decoração inusitada, com vários elementos de demolição, com bastante harmonia distribuídos em três ambientes, inclusive com mesas ao ar livre próximo à vegetação exuberante.

Oferece o almoço estilo buffet aos domingos café da manhã completo. A comida feita em fogão à lenha é deliciosa, a equipe do Blog Deusa Rodrigues esteve presente e recomendamos.

Serra da Cantareira

Café da Serra

O Café da Serra está localizado na entrada, próximo do portão. O local é um cantinho charmoso, também do decoração diferente e criativa, ideal para o cafezinho pós almoço.

Cenário de Casamentos

O cenário é utilizado também para eventos e casamentos, que podem ser realizados nos diversos ambientes, de acordo com o número de participantes e orçamentos.

Onde Ficar em Mairiporã

Confira abaixo as dicas sobre pousadas e hotéis de charme, que se destacam por estarem integrados à natureza.

Unique Garden Hotel

O Unique Garden Hotel é um refúgio de luxo para o corpo e para alma, no meio da Mata Atlântica.

Essa é uma viagem para curtir um dos melhores hotéis na natureza do estado de São Paulo.

O hospede é recebido com um ritual de boas-vindas para desacelerar. As experiências sensoriais são atividades que o viajante é convidado a interagir com a natureza, com caminhadas leves por entre areia, pedras roliças, água gelada sob o calor do sol revigorante.

O hotel conta com três restaurantes, piscina coberta e ao ar livre, espaço de eventos, SPA e canil. Para a comodidade dos hóspedes, o Wi-Fi é gratuito em toda a propriedade.

Serra da Cantareira

O SPA tem uma pegada oriental, e os tratamentos estão focados em: relaxar, purificar, harmonizar, fluir, despertar, contemplar e renovar.

Os chalés estão distribuídos por belos jardins, alguns com decoração clássica, até os modernos e contemporâneos, todos projetos pelo arquiteto Ruy Ohtake.

A culinária é um item a parte, muito bem apresentada e preparada. O chef manda muito bem no estilo menu degustação.

Mairiporã refúgios na Serra da Cantareira

Leia também sobre Hotéis no Brasil para Lua de Mel.

Características do Unique Garden Hotel

O Unique Garden Hotel está localizado em num terreno levemente montanhoso, com muitos jardins, uma das principais características do hotel.

Além de toda beleza e harmonia da propriedade, também tem como característica a sustentabilidade, com a utilização de alimentos da sua própria horta orgânica.

Serra da Cantareira

Há ainda tratamento da água, compostagem, canil e preservação de alguns animais em conjunto com o Ibama.

Conta também com uma associação que promove a integração da comunidade com cursos, bazar e várias atividades.

O Unique Garden Hotel e Hotel Unique São Paulo pertencem ao mesmo grupo. Os dois tem em comum a elegância, luxo e linhas arquitetônicas únicas do arquiteto Ruy Ohtake.

Confira outras de hospedagem em São Paulo e Minas Gerais, no post: Hotéis Refúgios no interior.

Quando o assunto é sobre refúgios, confira também o post Hotéis de selva na Amazônia.

Pousada Refúgio Dinamarca

A Pousada Refúgio Dinamarca está em uma das regiões com vegetação abundante.

O destaque da propriedade é o terreno amplo com piscina ao ar livre e uma bela paisagem da região.

Uma das pousadas no meio da natureza no estado de São Paulo. Como o nome diz é um dos refúgios com linda vista da Serra da Cantareira.

Mairiporã refúgios na Serra da Cantareira

Hotel da Mata

O Hotel da Mata conta com chalés em estilo alpino, em meio à mata. Está localizado a 39 quilômetros de São Paulo e 25 quilômetros de Guarulhos.

Quanto à infraestrutura a propriedade dispõe de restaurante, jardim, piscina coberta e sauna. Para quem gosta de atividades ao ar livre, há quadra de tênis, trilhas a pé e possibilidade de pesca.

Os apartamentos são confortáveis e algumas unidades têm varanda.

Um dos refúgios de Mairiporã na Serra da Cantareira,

Serra da Cantareira

Villaggio Serra da Cantareira

O Villaggio Serra da Cantareira está localizado em um terreno grande, com um lago cercado de árvores. Está a 21 quilômetros da cidade de São Paulo e 30 quilômetros do aeroporto internacional de Guarulhos.

Com referência à infraestrutura conta com restaurante, piscina ao ar livre e lounge. Há ainda um bonito jardim e churrasqueira.

Dentre as atividades estão trilhas a pé, ciclismo e pesca. Para a noite os hóspedes têm à disposição karaokê. Há clube infantil para a criançada.

No Villaggio Serra da Cantareira, o café da manhã é em estilo buffet ou italiano.

Um dos refúgios de Mairiporã na Serra da Cantareira,

Observação eu não recomendo o Hotel Refúgio Cheiro de Mato pela localização, pela estrada de terra mal sinalizada, pelo custo benefício ruim, bem como, pela falta hospitalidade das equipes de recepção e vendas.

Mirante da Pedra Grande

O Mirante Pedra Grande faz parte do Parque Estadual Cantareira, é uma das atrações mais conhecidas da região, apesar de pertencer à cidade de São Paulo.

O destaque, a Pedra Grande é um afloramento rochoso de granito, que têm 1000 metros de altura que proporciona uma visita panorâmica de parte da cidade de São Paulo.

Há um bosque com área de lazer com possibilidade de fazer piquenique.

Se localiza na rua do Horto nº 1799, no Horto Florestal. O acesso ao mirante é possível através da Trilha Pedra Grande, a partir da entrada do núcleo ou pela Trilha Suçuarana, a partir de Águas Claras, confira abaixo como fazer a trilha em grupo.

Para os ciclistas há necessidade de equipamentos de proteção, bem como utilizar bike apropriada.

Mairiporã refúgios na Serra da Cantareira

Conheça também outros Mirantes da Cidade de São Paulo.

Trilha pela Serra

Para conhecer melhor é possível fazer uma Excursão Trilha da Cantareira, com saída da cidade de São Paulo. A visita começa pela sede histórica do Parque da Estadual da Cantareira que abrange 7.900 hectares de reserva natural. Os viajantes vão conhecer o Caminho do Macuco para observar a riqueza da fauna e da flora.

O passeio segue para a Trilha da Cachoeira, que cruza o Rio Engordador, com tempo para nadar e aproveitar. Depois segue para a Casa da Bomba, um antigo sistema de abastecimento de água. Para finalizar tem por curtir a a bela paisagem e fazer as fotos de lembrança da viagem.

Sobre a Serra da Cantareira

A Serra da Cantareira está na região norte da cidade de São Paulo. A área conta com 64.800 hectares e abrange os municípios de São Paulo, Mairiporã, Guarulhos e Caieiras.

Tem cobertura de Mata Atlântica, com muita diversidade da fauna e flora. É uma unidade de proteção ambiental, também considerada a maior floresta urbana do mundo.

Entre os animais que podem ser encontrados na região estão: veados-mateiros, bichos-preguiças, quatis, macacos, gatos-do-mato.

Booking.com

Há ainda 200 espécies de pássaros, entre eles os tucanos-de-bico-verde, papagaios, etc.

Uma das espécies raras de tucano, ameaçada de extinção, está presente na região da Serra da Cantareira, representa uma função ecológica fundamental para a sustentabilidade, com a dispersão de sementes grandes.

Mairiporã refúgios na Serra da Cantareira

Foto: Pixabay.

Que tal conhecer também as atrações da Serra da Mantiqueira? Confira o post sobre São Bento do Sapucaí.

Extensão de Viagem

A viagem para Mairiporã pode ser conjugada com Atibaia, que faz parte do roteiro Circuito das Frutas de São Paulo.

O destino é famoso pela produção de flores e morangos. Dentre seus atrativos está o melhor ponto do estado para voo livre, Pedra Grande, uma plataforma natural. Recebe visitantes em busca de esportes, de aventuras e relaxamento e tranquilidade.

A sugestão é se hospedar em um lugar especial, com incrível vista da região no Canto do Irerê Boutique Hotel. A propriedade conta com uma bonita área de piscina em meio à natureza para ouvir o canto dos pássaros.

Para ficar em alto estilo a dica é o Bourbon Atibaia Resort, com excelente infraestrutura.

Mimos para o Dias dos Namorados

Free Tour no Centro Histórico de SP

Que tal conhecer também o Centro Histórico de SP com um Free Tour? Um passeio pelos principais pontos turísticos, que você paga o que achar junto.

Como Chegar

Para chegar à Mairiporã é possível pela estrada Santa Inês, que se inicia na Zona Norte de São Paulo e cruza a Serra da Cantareira, ou Rodovia Fernão Dias.

Os viajantes que se encontram em outros estados, a sugestão é voar para o Aeroporto de Guarulhos. Confira abaixo as ofertas para compra das passagens aéreas.

vai-de-promo

Nota da Autora

Os meus agradecimentos às propriedades mencionadas pelo apoio com fotos e hospitalidade.

Serra da Cantareira

Seguro Viagem

O Seguro Viagem é um item importante, compare empresas e preços para fazer a reserva.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel