Visitas a museus e estádios de futebol no Brasil e no Exterior
22.jun.18 - atualizado em 08.dez.22
Visitas a museus e estádios de futebol outros estão em alta.
Pelo mundo vários países apaixonados pelo esporte, criam experiências que vão além de assistir a uma partida. Os museus e estádios são atrações em viagens pelo Brasil e pelo mundo.
Se você gosta de futebol, a experiência de conhecer os acervos históricos e pisar nos gramados dos estádios é inesquecível.
Eu visitei vários e conto as dicas e detalhes para sua viagem.
Você vai gostar de ler também sobre Visitas ao Estádio do Morumbi.
Museu do Futebol de São Paulo – Pacaembu
Museu do Futebol de São Paulo, está localizado numa área de 6.900 metros quadrados, além do acesso para as arquibancadas, no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu.
As exposições estão distribuídas em 15 salas, bem interativa, narra o futebol ligado a história do Brasil.
“A história do Brasil por outro ângulo”, conforme consta no ingresso, mostra as várias etapas do futebol no contexto sócio econômico e político do Brasil.
Uma das melhores maneiras de conhecer é fazer o Tour com Arena Allianz Parque com o Museu do Futebol.
Em São Paulo conheça também outro ponto turístico: Farol Santander.
Atividades no Museu do Futebol de São Paulo
O Museu do Futebol tem uma programação de exposições temporárias, atualmente sobre a Copa do Catar.
Durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo, o Museu do Futebol, conta com telão e música para os visitantes.
O Museu promove outras atividades aos sábados, como feirinha. O ambiente e o visual do vale do Pacaembu tornam a visita ainda mais especial.
O Museu do Futebol está no bairro do Pacaembu, que tal conhecer também a região da Avenida Paulista?
Estádio do Pacaembu um Patrimônio
Assistir a um jogo no Pacaembu é uma das experiências interessantes em São Paulo. Inaugurado em 1940, foi tombado pelo CONDEPHAAT em 1998. Tem estilo Art Déco, emoldurado pela vegetação e mansões e prédios do bairro nobre do Pacaembu, dão um toque especial.
Dentre as visitas a museus e estádios de futebol, o Pacaembu é o mais charmoso.
Conheça também outros lugares para visitar na capital: Atrações de São Paulo.
Como Chegar e Onde Ficar – Pacaembu
O Estádio do Pacaembu está muito bem localizado, próximo do centro de São Paulo, das avenidas Paulista e Angélica e do bairro Higienópolis. O transporte público é mais restrito, somente algumas linhas de ônibus.
Para ficar na região a minha dica é o hotel Transamerica Classic Higienópolis.
Onde Comer no Pacaembu
No térreo do Estádio do Pacaembu há o Café Bubu que oferece lanches, petiscos e pratos no almoço.
A Praça Vilaboim fica próximo do Estádio do Pacaembu, da FAAP – Faculdade Armando Alcântara Pentedado, e conta com vários restaurantes da moda, além de ser um lugar arborizado e muito charmoso.
Morumbi Tour – Museus e Estádios de Futebol
Um passeio muito bacana em São Paulo, é fazer um tour pelo bonito Estádio do Morumbi. O passeio inclui conhecer a sala de troféus, o memorial, a sala de imprensa, vestiários, e o campo do São Paulo Futebol Clube.
O ponto alto do Morumbi Tour é passar pelo túnel para sair no gramado, como fazem os jogadores. Além do visual a música de fundo é o hino do São Paulo, mesmo que não seja seu time do coração é um momento emocionante.
Dentre as visitas a museus e estádios de futebol, o Morumbi é um dos mais estruturados.
Morumbi – Como chegar e Onde ficar
O Estádio do Morumbi está à 17, 7 quilômetros do centro de São Paulo, via avenida 9 de Julho, fica do lado oposto da Marginal Pinheiros. Para chegar ao Estádio do Morumbi de transporte público, deve-se seguir pelo Metrô Linha Amarela, até a Estação São Paulo – Morumbi. Depois seguir a pé ou de taxi pela Avenida João Saad.
O ideal para visitar o Estádio do Morumbi, é se hospedar na região. Confira as minhas dicas:
Booking.com
O Blue Tree Faria Lima, é uma opção, que fica próximo, 4,9 quilômetros do Estádio do Morumbi.
O Estanplaza Berrini, está na região, 2,9 quilômetros do Estádio do Morumbi.
Onde Comer Próximo do Estádio do Morumbi
Depois do tour, pode-se almoçar e assistir a um jogo no Morumbi do restaurante Amani, com mordomias no estilo camarote Vip, que fica dentro do Estádio e tem uma vista privilegiada do campo, principalmente em dia de jogo.
Há algumas outras opções para comer na Avenida João Saad, entre elas estão o Bar e Pizzaria Central Morumbier.
Que tal conhecer gastronomia de outro país? Saiba mais no post: Restaurantes peruanos em São Paulo.
Maracanã – Museus e Estádios de Futebol
A visitação ao Estádio do Maracanã é um tour muito procurado pelos turistas no Rio de Janeiro. A história do Maracanã está ligada a história do futebol brasileiro. Foi inaugurado em 1950 para os jogos da Copa do Mundo.
O nome oficial é Estádio Jornalista Mário Filho, no entanto o nome Maracanã, da região de origem indígena foi o que pegou.
O Maracanã passou por reformas e a mais importante foi durante a Copa do Mundo de 2014, que recebeu o padrão mundial da FIFA, com cobertura e reduziu a capacidade para 75.000 lugares. Mas no passado era maior e já comportou 199.854 pessoas, um recorde no futebol mundial.
Leia também: Cultura e museus no Rio de Janeiro.
Visita Guiada no Estádio do Maracanã
Na visita guiada vários detalhes são revelados, num estádio que foi palco de muitas vitórias e também derrotas, como a inesquecível final da Copa do Mundo de 1950.
O Brasil que vinha de uma campanha brilhante de vitórias, perdeu para o Uruguai, no famoso “Maracanaço”; palavra dada pelos uruguaios, que é a junção de Maracanã com fracasso.
Durante esse momento triste do futebol, a seleção brasileira usou a camisa branca, que foi considerada de azar, até que esse estigma caiu durante a Copa América de 2019, em que o Brasil voltou a usar branco e foi vencedor.
Leia também sobre: Rio de Janeiro melhores passeios.
Personagens Ilustres no Maracanã
Foi no Maracanã que Pelé fez os seus 1000 gols em 1969. O Maracanã recebe também grandes eventos, como a visita do Papa, da Rainha Elizabeth, de shows de Frank Sinatra e outros. A visita guiada mostra a calçada da fama, onde jogadores importantes deixaram suas pegadas no cimento.
Estão expostas flâmulas, camisetas, bolas e objetos do mundo do futebol. Um dos melhores momentos é visitar vestiários, a Zona Mista, local de entrevistas, a sala da imprensa e finalizar no gramado, de um dos estádios mais emblemáticos do mundo.
Quando o assunto é sobre pessoas ilustres que visitaram o Maracanã, como o Papa, não tem como não lembrar da: Itália e as cidades mais visitadas.
Como Chegar e Onde Ficar próximo do Maracanã
Para chegar ao Estádio, há uma Estação de Metrô Maracanã, que fica muito próximo, com acesso por uma rampa.
Para visitar o Maracanã e outras atrações culturais do Rio de Janeiro, o ideal é ficar no centro. As minhas dicas de hotéis são:
Hotel Vila Galé Rio de Janeiro, um hotel histórico, foi um palacete no império, até ser totalmente remodelado no bairro da Lapa. Tem uma bonita área preservada junta a piscina, a decoração é temática e de bom gosto.
Selina Lapa Rio de Janeiro, é moderninho ao lado da Sala Cecília Meirelles, num dos melhores pontos da Lapa. Tem como conceito a área de convivência, Coworking, cozinha compartilhada e eventos. A rede é originada do exterior, confira no post: Escala no Panamá.
Ibis Rio de Janeiro Centro, para orçamentos mais econômicos é uma boa opção.
Windsor Guanabara, tem estilo mais executivo e bem estruturado.
Para conhecer outras opções acompanhe o post: Hospedagem no Rio de Janeiro com melhores bairros e hotéis.
Museus do Futebol da Conmebol em Assunção
Eu visitei o Museu da sede da Conmebol – Confederação Sul-Americana de Futebol é em Assunção, Paraguai. O completo fica próximo do aeroporto, conta com o centro de convenções,
A sede da Conmebol e Museu do Futebol tem uma arquitetura bem original na forma de uma bola.
O acervo apresenta camisetas e objetos de jogadores e times da América do Sul, bem como referências culturais de cada país.
Dentre as visitas a museus e estádios de futebol, o de Assunção se destaca pela arquitetura.
Onde Ficar em Assunção
Se desejar ficar bem lado do Museu do Futebol da Conmebol, há moderno Hotel Bourbon, que é utilizado nos grandes eventos ligados ao mundo do futebol, porém a região é não tem muitos atrativos.
Booking.com
A minha dica é ficar no bairro do Paseo El Galeria na avenida Aviadores Del Chaco, uma das melhores localizações de hospedagem.
Para orçamentos reduzidos o Hotel Ibis Asuncion, é ótima opção que se localiza nesta região.
Estádio Centenário em Montevidéu
O Museu do Futebol de Montevidéu foi fundado em 15/12/1975 e está junto do Estádio Centenário. Ocupa dois andares e 95% dos visitantes que recebe, são brasileiros apaixonados por futebol.
O acervo tem expostos objetos do mundo do futebol: camisetas de jogadores, fotos, taças, reportagens e até móveis. Quanto aos troféus há 70 réplicas das Copas do Mundo, inclusive a taça Jules Rimet.
O destaque maior é para a história da primeira Copa do Mundo que foi realizada no Uruguai. Para quem gosta de futebol é um ótimo passeio, eu que já visitei alguns estádios e museus, adorei a experiência uruguaia.
Primeira Copa do Mundo
A visita ao Museu do Futebol em Montevidéu, termina no último piso que dá acesso ao Estádio Centenário, no meio da arquibancada. O Estádio é histórico, uma vez que construído em 1930 para a primeira Copa do Mundo.
O Estádio Centenário está próximo de um parque e lembra vagamente a área do entorno do Pacaembu.
Foi declarado pela FIFA como “Monumento Histórico Mundial do Futebol”.
Ele é antigo e atualmente recebe os jogos da segunda divisão do Uruguai, pois a cidade conta com outro estádio mais moderno.
Dentre as visitas a museus e estádios de futebol, o Centenário é o mais histórico.
Você vai gostar de conhecer mais sobre o Uruguai nos posts:
O que fazer em Montevidéu.
Viagem par Punta del Este.
Onde ficar em Montevidéu
O ideal é escolher um hotel nas proximidades da Avenida 18 de Julio.
Eu indico o Hotel Crystsal Palace e o Crystal Tower, ambos de categoria turística com ótima localização.
Durante minha última viagem me hospedei no Hotel Crystal e gostei também do café da manhã e atendimento, eu recomendo.
Booking.com
Para ficar na Plaza Independencia, com ótima localização indico o Radisson Montevideo Victoria Plaza – categoria primeira.
Como Começou o Futebol?
A história do futebol oficial, começou com os ingleses quando em 1863. Nesse ano foram criadas as regras pela The Football Association. Há vestígios na história, tanto na Ásia, como na América do Norte, de jogos ou rituais com bola desde os primórdios da humanidade.
Quem visita o México, pode observar ruínas Maias dedicadas a jogos de bola. No Brasil o futebol, foi trazido pelos ingleses, a primeira bola oficial do país chegou pelas mãos de Charles William Miller, que dá nome a praça em frente ao Estádio do Pacaembu.
Inicialmente uma atividade esportiva da elite que caiu no gosto do povo.
Eu soube da teoria do início do futebol, durante minha viagem ao México, nas ruínas da região de Cancún.
Aliás eu aprendi muito com as visitas a museus e estádios de futebol.
Dicas para Visitar a Museus e Estádios de Futebol
Todo roteiro necessita de planejamento e providências, leia também: Dicas para Viajar.
Alguns estádios, há necessidade de agendamento prévio para visitas, todos tem taxa de entrada.
Se você gosta de futebol e a indicação é conhecer mais sobre o esporte, com o livro: História do Futebol para quem tem pressa, parceria do Blog Deusa Rodrigues com a Amazon.
Outra dica é ler sobre: 100 Camisas que contam as histórias de todas as Copas, parceria com Amazon.
Como Chegar – Museus e Estádios de Futebol
Para chegar aos destinos e fazer visitas aos museus e estádios de futebol há diversas opções de voos, confira no banner as promoções para compra das passagens aéreas.
Onde Ficar
Entre neste link para reservar os hotéis nos vários destinos.
Nota da Autora
Agradecimentos aos Estádios do Maracanã e Morumbi pelo convite.
Veja também
-
Visita guiada ao Templo de Salomão, uma experiência única em São Paulo
-
Santana de Parnaíba viagem pelo Roteiro dos Bandeirantes
-
O que fazer em Mariana a primeira cidade planejada de Minas Gerais
-
Desvendando Destinos Românticos no Brasil
-
Parque Ibirapuera: um refúgio verde e vibrante no coração de São Paulo
Categorias: Centros Culturais, Copa do Mundo, Futebol, Paraguai, São Paulo, Viagem cultural, Viagem de compras, Viagem de final de semana, Viagem histórica, Volta ao mundo
Postado por: Deusa Rodrigues