Deusa Rodrigues - Travel Agent

Visita ao Maracanã um ícone do futebol no Rio de Janeiro

07.jul.21 - atualizado em 08.jul.21



A visita ao Maracanã é um dos passeios mais procurados no Rio de Janeiro. Um verdadeiro ícone do futebol brasileiro.

Um dos lugares emblemáticos, com inúmeras histórias e jogos memoráveis.

Confira as dicas que preparei.

Você vai gostar de ler também sobre: Rio de Janeiro melhores passeios.

Visita ao Maracanã

Foto: Autoral.

Visita ao Maracanã

A visita ao Estádio do Maracanã é um dos tours que deve fazer parte do roteiro de viagem para o Rio de Janeiro. A história do Maracanã está ligada ao futebol brasileiro.

Devido à pandemia a visita ao Maracanã esteve suspensa e retorna em 15 de julho de 2021 para alegria dos turistas.

Foi inaugurado em 1950 para os jogos da Copa do Mundo. O nome oficial é Estádio Jornalista Mário Filho, no entanto o estádio é conhecido por Maracanã, nome de origem indígena da região em foi construído.

O Maracanã passou por reformas e a mais importante para a Copa do Mundo de 2014, quando recebeu o padrão mundial da FIFA, com cobertura e redução da capacidade para 75.000 lugares.

No passado era maior estádio e já chegou a comportar 199.854 pessoas, um recorde no futebol mundial.

A sugestão é ser “Carioca por um dia” com passeio ao Maracanã, Sambódromo e Saara.

Foto: Pixabay.

Detalhes da visita guiada ao Maracanã

O Tour começa com o pequeno grupo e o guia do Maracanã, ele é o responsável, por mostrar os detalhes da história e de fatos interessantes e pitorescos.

Várias curiosidades são reveladas, num estádio que foi palco de muitas vitórias e também derrotas históricas, que os brasileiros não esquecem como o Maracanaço.

Maracanaço

A inesquecível final da Copa do Mundo de 1950 é um marco. O Brasil que vinha de uma campanha brilhante de vitórias, perdeu para o Uruguai, no famoso Maracanaço; palavra dada pelos uruguaios, que é a junção de Maracanã com fracasso.

Durante esse momento triste do futebol, a seleção brasileira usou a camisa branca, que foi considerada de azar, até que esse estigma caiu durante a Copa América de 2019, em que o Brasil voltou a usar branco e foi vencedor.

Foto: Pixabay.

E por mencionar o Uruguai, acompanhe minha visita ao emblemático Estádio Centenário, no post: O que fazer em Montevidéu.

Visitantes ilustres ao Maracanã

O Maracanã ao longo da história tem recebido visitantes ilustres. Foi no Maracanã que Pelé fez os seus 1000 gols em 1969.

O Maracanã recebe também grandes eventos, como a visita do Papa, da Rainha Elizabeth, de shows como de Frank Sinatra, da abertura e encerramento das Olimpíadas, entre outros.

Conheça também outras atrações no post: Cultura e Museus no Rio de Janeiro.

Calçada da Fama

A visita guiada mostra a calçada da fama, onde jogadores importantes deixaram suas pegadas no cimento.

Camisetas dos Clubes Brasileiros

Estão expostas flâmulas, camisetas, bolas e objetos do mundo do futebol.

Visita ao Maracanã

Foto: Autoral.

Vestiários e Zona Mista – Visita ao Maracanã

Um dos melhores momentos é visitar vestiários para conhecer o ambiente que antecede os jogos.

A Zona Mista é o local reservado para as entrevistas junto à sala da imprensa, dá até para pousar de repórter de futebol.

Visita ao Maracanã

Foto: Autoral.

Gramado do Maracanã ponto alto – Visita ao Maracanã

Para finalizar a visita ao Maracanã fomos para gramado, de um dos estádios mais famosos do mundo. Foi  realmente uma emoção pisar nesse templo do futebol brasileiro.

Como ele tem o padrão FIFA, que o modificou depois da reforma, é possível notar as arquibancadas mais próximas do campo, para proporcionar ao torcedor tem uma experiência mais completa.

Nesse ponto é diferente do estádio do Morumbi, que se tem uma percepção de ser um espaço maior, porque justamente a arquibancada está mais distante do campo.

Visita ao Maracanã

Foto: Equipe do Maracanã.

Vídeo de Lembrança da Visita ao Maracanã

Se o visitante desejar poderá participar um de um vídeo, para adquirir uma lembrança da visita ao Maracanã, que pode ser compartilhado nas Redes Sociais.

Lanchonete

Há uma pequena lanchonete, caso bate uma fofinha durante a visita ao Maracanã.

Eu só fã de futebol e já visitei alguns museus e estádios, confira meus posts:

Museu e estádios de futebol.
Visita ao Estádio do Morumbi.

Reserve e compre ingressos para o tour: Bastidores do Maracanã

Visita ao Maracanã

Foto: Autoral.

Conjugar o passeio – “Carioca Por Um Dia”

Para conjugar a Visita ao Maracanã  há vários passeios na região central do Rio de Janeiro.

Que tal se transformar em um carioca por um dia? Eu vivenciei essa experiência e recomendo. O passeio de 5 horas começou com uma deliciosa caipirinha, o drink mais popular e autêntico do país.

Um tour para conhecer três paixões dos brasileiros: futebol, samba e comprinhas. “Carioca por um dia” com passeio ao Maracanã, Sambódromo e Saara.

Sambódromo

O Sambódromo é um dos pontos mais importantes do Carnaval, onde os desfiles são profissionais e exuberantes. Realmente é uma das maiores experiências de viagem que o Brasil oferece.

Também conhecido como “Passarela do Samba”, o Sambódromo foi um termo cunhado pelo antropólogo Darcy Ribeiro, que juntou a palavra samba com o sufixo de origem grega, “dromo” que significa lugar de corrida.

Foto: Riotur.

Está localizado na avenida Marques de Sapucaí, e se destaca pela imponente arquitetura do mestre Oscar Niemeyer. O artista Athos Bulcão, especialista em arte com azulejos, foi o responsável pela decoração de um bonito painel em tons pastéis, com predominância do azul abaixo do eixo principal.

As obras do arquiteto Oscar Niemeyer são predominantes nos Pontos Turísticos de Brasília.

O trabalho de Athos Bulcão é um dos atrativos na capital federal: Azulejos de Brasília.

Visita ao Maracanã

Foto: Pixabay.

Acompanhe o post: Carnaval no Brasil e pelo mundo.

Saara

Depois seguimos para o Saara que é o maior mercado popular do Rio de Janeiro, têm semelhanças com a rua 25 de Março em São Paulo.

Há produtos variados como roupas, sapatos, acessórios, fantasias, maquiagem, móveis, brinquedos, etc.

Os artigos para festas são os que fazem maior sucesso no Carnaval, bem como durante o período junino, na páscoa e outras datas comemorativas do Brasil.

Os precinhos no Saara são bons, por isso é um sucesso de preferência, um programa tipicamente carioca.

Eu curti a Visita ao Maracanã e me senti carioca por um dia!

“Carioca por um dia” com passeio ao Maracanã, Sambódromo e Saara.

Visita ao Maracanã e Centro do Rio de Janeiro

Para quem vai fazer a visita ao Maracanã eu recomendo um final de semana para aproveitar mais a região central do Rio de Janeiro.

A cidade como a antiga sede da coroa portuguesa, tem muita história para contar. O centro renovado, resgata um pouco do passado glorioso.

Dentre as melhores atrações estão as ruas do Rio Antigo, o Boulevard Olímpico, a Lapa e Santa Teresa. Para conhecer melhor eu indico o Tour Guiado Rio Antigo.

A arquitetura da região é inspirada em vários lugares de Lisboa, saiba mais no post: Portugal e os pontos turísticos.

Arcos e Bairro da Lapa

Os famosos Arcos da Lapa, dominam a paisagem do bairro; um antigo sistema de distribuição de água, construído pelos portugueses ficam em evidência à noite com a bonita iluminação.

O bairro da Lapa tem vocação noturna, no final do dia é quando vários bares e restaurantes instalados nos casarões antigos se iluminam para recebem público. A rua do Lavradio é onde concentram os bares e também os antiquários.

A Lapa poderia se comparar com a Vila Madalena em São Paulo quanto à boêmia. As principais atrações noturnas da Lapa são: Carioca da Gema, Rio Scenarium, Pavilhão da Cultura e Circo Voador.

Foto: Pixabay.

Rio Scenarium

Quando o assunto é sobre música, o Rio Scenarium é referência, conta com samba, MPB, choro, forró e gafieira. Uma casa noturna está instalada em um prédio antigo com móveis e peças de antiquário que lembram o Rio do século XIX.

Escadaria Selarón

A Escadaria Selarón, que se localiza na Lapa, é um local colorido e pitoresco obra do chileno Jorge Selarón. Nos anos 90 o artista começou a decorar com azulejos as escadarias em frente a porta da sua casa, que estavam em péssimo estado de conservação. Após conseguir preencher todos os degraus ele criou uma obra de arte urbana.

Hoje é um dos pontos turísticos que mais recebe visitantes no centro, ótimo lugar para fazer fotos e postar nas Redes Sociais.

A sugestão é fazer um passeio completo: Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Escadaria e Catedral.

Foto: Autoral.

Essa área lembra o bairro Loma San Jeronímo em Assunção do Paraguai, com casarões, vielas e escadas coloridas.

Boulevard Olímpico

A região do Boulevard Olímpico, um convite a caminhadas. As docas que foram remodeladas, onde com frequência acontecem eventos.

No lado oposto às docas, estão os prédios e casarões que receberam belos grafite e são cenários para fotos dos turistas.  Há algumas opções de Food Truck e lanchonetes.

Junto ao Boulevard Olímpico estão o Museu do Amanhã, o MAR, o AquaRio, e roda-gigante Rio Star.

Foto: Autoral.

Museu do Amanhã

O principal ponto do roteiro cultural é Museu do Amanhã na Praça Mauá. A região ganhou vida com a derrubada da Avenida Perimetral e o lançamento do Porto Maravilha, antes da Copa do Mundo de 2014.

O Museu do Amanhã é uma bela obra arquitetônica do renomado Santiago Calatrava. Na construção há predominância de aço e vidro, uma das principais características do arquiteto, que tem monumentos importantes pelo mundo, sendo um dos mais conhecidos é a Ponte Mulher em Puerto Madero, Buenos Aires.

Os fundos estão de frente para o mar, onde se localiza o Restaurante Fazenda Culinária, todo envidraçado e com uma bela vista.

Esta é uma visita imperdível no Rio de Janeiro. Uma boa dica é se programar e comprar com antecedência o Tour pelo Boulevard Olímpico, Museu do Amanhã, AquaRio.

Foto: Autoral.

AquaRio

O AquaRio é o aquário do Rio de Janeiro com 26 mil metros quadrados de área construída, com 8 mil animais, de 350 espécies diferentes.

Assim como outros pelo mundo, o visitante circula por um túnel circular com 7 metros de pé direito, para visualizar os peixes ao redor. É uma experiência e ótimo programa para famílias e crianças.

A arquitetura do AquaRio lembra os aquários de Lisboa em Portugal e Sydney na Austrália.

Confira também o post: 16 Passeios imperdíveis em Sydney.

Rio Star

A Rio Star é a maior roda-gigante da América Latina. Acomoda 432 pessoas a cada 15 minutos. A atração proporciona uma vista ampla do alto dos seus 88 metros de altura.

Está localizada próximo à várias outras atrações no Boulevard Olímpico, ao lado do AquaRio e a dica é visitar o Museu do Amanhã e seguir via V.L.T. até a Rio Star.

Veja também o post: Melhores Passeios do Rio de Janeiro.

Foto: Rafael Cavalcante.

Diversas cidades do mundo também tem a sua roda-gigante em um ponto estratégico, como a London Eye, saiba mais no post: O melhor de Londres.

Baile de Charme de Madureira

Outro programa bem carioca é participar do Baile de Charme de Madureira. O evento acontece na rua do bairro, onde as pessoas dançam o ritmo criado no subúrbio do Rio, com influências do soul, funk e afro-brasileiro.

Reserve com antecedências: Baile de Charme de Madureira

Onde ficar no Rio de Janeiro

Para visitar as atrações culturais do Rio de Janeiro o ideal é ficar no centro.
Booking.com

Hotéis do Centro do Rio de Janeiro

Acompanhe o post: Hospedagem no Rio de Janeiro com melhores bairros e hotéis.

Veja as minhas sugestões de hotéis que já me hospedei e recomendo.

Hotel Vila Galé Rio de Janeiro, considerado um hotel histórico, foi um palacete no império, posteriormente hospedaria, colégio, até ser totalmente remodelado no bairro da Lapa. Tem uma bonita área preservada junta a piscina, a decoração é temática e de bom gosto.

Foto: Hotel Vila Galé Rio de Janeiro.

Selina Lapa Rio de Janeiro, é moderninho ao lado da Sala Cecília Meirelles, num dos melhores pontos da Lapa. Tem como conceito a área de convivência, Coworking, cozinha compartilhada e eventos. A rede é originada do exterior, confira no post: Escala no Panamá.

ibis Rio de Janeiro Centro, para orçamentos mais econômicos é uma boa opção. Eu já me hospedei e recomendo.

Windsor Guanabara, tem estilo mais executivo e bem estruturado.

Conheça as atrações de Ipanema e Barra da Tijuca, dois bairros cheios de charme.

Como chegar ao Rio de Janeiro

A oferta de voos é grande tanto para o Aeroporto Internacional Tom Jobim como para o charmoso Aeroporto Santos Dumont. Confira as ofertas para compra das passagens aéreas.


Seguros Promo

Passeios e Traslados

Para passeios e traslados do Rio de Janeiro. e para outras cidades do estado, veja as possibilidades.

Como circular pelo Rio de Janeiro

Uma das maneiras de circular pelo Rio de Janeiro é com carro alugado. Compare as locadoras, tipos de veículos e preços de acordo com as datas da viagem.

Livros que inspiram viagens

Os livros são fontes de inspirações para as viagens e a sugestão e ler Maracanã 60 Anos.

Outra opção é O Rio Corre para o Maracanã, um livro que relaciona traços da cultura brasileira com o Maracanã e o futebol.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos- Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros - parceria com Rentcars, clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off - parceria com Get Your Guide, clique aqui.
  • 🌎 Passeios e experiências - parceria com Easy Travel Shop, clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem - parceria com Seguros Promo, cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo, clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas - parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2021 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel