Típica Festa da Uva de Jundiaí com degustações e shows
06.fev.25 - atualizado em 18.fev.25

A típica Festa da Uva de Jundiaí é um dos maiores eventos do interior de São Paulo com 40 anos de história.
Durante os quatro finais de semana reúne milhares de visitantes para celebrar a cultura, a gastronomia e a agricultura.
Eu fui visitar e conto os detalhes, neste post.
Você vai gostar também de ler sobre: Café Colonial e Vinícolas em Jundiaí.
Data da Festa da Uva e Expo Vinhos
A Festa da Uva de Jundiaí é uma atividade cultural gratuita, começa em janeiro e segue até 16 de fevereiro no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva na Avenida Jundiaí s/n.
As festas tradicionais no interior de São Paulo,em geral são realizadas sempre nos períodos de colheitas.
Programação e Horários
O evento acontece sempre aos finais de semana, às sexta-feira das 18h00 às 22h00, aos sábados das 10h00 às 22h00 e aos domingos das 10h00 às 21h00.
O Que Acontece na Festa da Uva
Na programação da típica Festa da Uva de Jundiaí há diversas atividades espalhadas no espaço do Parque da Uva, com 15 mil metros quadrados com três pavilhões com galpões que abrigam 220 expositores, entre produtores agrícolas, artesões e comerciantes da região.
Em primeiro lugar é possível comprar a uva diretamente dos produtores de Jundiaí, este ano a expectativa é superar a marca de 100 toneladas.
A estimativa é de receber 250 mil visitantes que vem de capital de São Paulo, em sua maioria e também de diversas outras cidades do estado, do Brasil e até de outros países.
Há muito o que ver e vivenciar.
Exposição de Uvas
Um dos primeiros espaços a conhecer é da Exposição de Uvas, como a fruta é a protagonista da festa, ficam expostas em stands, as melhores produções, verdadeiras joias do município.
Eu descobri que essa característica esbranquiçada da uva é como um selo de qualidade.
Vila Cenográfica na Festa da Uva
A Vila Cenográfica recria os ambientes de casas dos antigos imigrantes, em geral colonos italianos que vieram para o Brasil em busca de novas oportunidades.
Um bom momento na típica Festa da Uva de Jundiaí, para conhecer um pouco da história do estado de São Paulo.
Performance de Atores
Diversos atores vestidos com roupas característica dos imigrantes do século passado, em um cenário da vila cenográfica, fazem performance: eles cantam, dançam e mostram atividades do dia-a-dia do passado.
Degustações de Vinhos e Espumante
As pessoas podem adquirir a taça da Festa da Uva e com ela degustar os diversos vinhos, espumantes e licores de 10 vinícolas presentes no evento, a atividade faz parte da 11ª Expo Vinho.
O município, no entanto, conta com 28 adegas e vinícolas e várias oferecem visitas e degustações.
Entre os empreendimentos há também a Vinícola do Português.
Eu fiz três degustações de vinho rose, tinto e branco da Vinícola Oliveira.
Após algumas viagens para Jundiaí anteriormente, publiquei dicas nos posts: Café Colonial e Vinícolas e Turismo Rural.
Shows e Apresentações Folclóricas
A típica Festa da Uva de Jundiaí de 2025 conta com cinco palcos onde acontecem apresentações culturais, shows, danças e performances com 1.600 artistas envolvidos.
No palco central há a tradicional dança da Tarantela com integrantes vestidos com roupas características, nos tons de vermelho, preto e branco.
Pisa da Uva
Quer atividade mais típica que a famosa “pisa da uva”?
A “Corte da Uva”, rainha e princesas acompanham a experiência.
A atividade acontece na frente do palco principal, com três tinas grandes com uva e os visitantes entram descalços, e cada um dá a mão para uma das pessoas da organização, que se vestem à caráter, depois começa a música e todos andam em círculo para pisar a uva, método de fazer o vinho que vem dos primórdios.
No término da pisa da uva, os pés de cada um dos participantes, são lavados em uma bacia com água e enxugados com muito capricho.
O Que Comer na Festa da Uva
Jundiaí é a terra do vinho e também das delícias gastronômicas, uma das heranças dos imigrantes.
Como resistir a uma Fogazza frita ou assada na hora?
Coxinha de Queijo
Na típica Festa da Uva de Jundiaí, além de poder comprar as frutas in natura, se pode experimentar uma variedade de comidas típicas e algumas especialidades da cidade como a famosa coxinha de queijo que um dos patrimônios da cidade. Um detalhe interessante é que além de queijo, há outros recheios e até de vinho.
Vários empreendimentos oferecem o petisco e o Quiosque Roseira é o mais famoso e se auto intitula como a melhor coxinha do planeta.
Massa de Macarrão com Vinho
Outra novidade local é a massa de macarrão feita com vinho.
Jundiaí tem vários passeios do Turismo Rural, que incluem visita e a uma fábrica de macarrão artesanal onde se aprende a preparar e o visitante literalmente põe a mão na massa.
Bolo de Fubá Assado na Palha de Milho
O bolo de assado na própria palha de milho é muito diferente, além delicioso.
Crustoli
Crustoli é um petisco feito com massa leve de farinha, salpicado de açúcar e canela, uma receita trazida por imigrantes italianos, ideal para acompanhar espumante.
Assados de Torresmo e Costela
No Pavilhão Armazém eu encontrei estantes assando e defumando costela inteiras e carne de porco para fazer torresmo.
Compotas de Frutas e Hortaliças
A empresa Clamar é especializada em conservas e compotas, a base de frutas e hortaliças, com conservantes naturais.
Dentre os produtos estão as compostas, picles, geleias, patês, tomate seco, cogumelos, pimenta, ao todo são 50 sabores.
A minha sugestão é comprar geleia de vinho e a de caipirinha, que vai muito bem com o queijo de cabra.
Doces a Base de Vinho
Adorei os itens com tudo feito com vinho, como pães, sorvetes, geleias, bombons, brigadeiro, pão de mel, ganache, pipoca, et.
Bombom de Vinho
Pipoca de Uva
Brigadeiro de Vinho
Pão de Vinho
Brinde ao Pôr do Sol
Uma das experiência é o Brinde ao Pôr do Sol, onde os visitantes podem adquirir uma taça de acrílico da Festa da Uva, que dá direito a uma dose de espumante para momento o final da tarde.
Cervejas Artesanais
Não é só de vinho que vive Jundiaí, também há cervejas artesanais. Para quem gosta de bebidas diferentes há cerveja de vinho também.
Das Festas Típicas do Interior de São Paulo, a da Uva de Jundiaí é uma das mais tradicionais
Placa Eu Amo Jundiaí
Em um dos ambientes abertos do Parque da Uva, há a famosa placa “Eu amo Jundiaí” e claro é ponto para fotos de recordação da viagem.
História da Uva Niagara
A uva Niagara Branca é originada da América do Norte, foi plantada na região do bairro Traviú e deu origem à Niagara Rosada em 1933, devido a uma surpreendente mutação genética, que aconteceu repentinamente.
O fenômeno natural com o tempo foi se espalhando pelo Circuito das Frutas de São Paulo.
A mutação espontânea e diferenciada, deu a Jundiaí o título de A Terra da Uva e também inspirou a cidade a realizar a primeira Festa da Uva em 1934, que atraiu 100 mil visitantes.
A uva Niágara Rosada é indicada para a produção do vinho tinto, bem como, tem maior resistência e durabilidade depois de colhida.
Um case de sucesso para os produtores de vinho dos municípios da região.
Realização e Patrocínios
A típica Festa da Uva de Jundiaí é uma realização da Associação Agrícola da cidade, da Prefeitura de Jundiaí e conta com patrocínios da Germânia, Saci Tintas, Suvinil e Unimed Jundiaí.
A entrada é gratuita e com sugestão para que o visitante fazer doação de alimentos não perecíveis para o ingresso solidário, cujas arrecadações são destinadas ao Fundo Social de Solidariedade.
Saiba mais no site oficial: festadauva.jundiai.sp.gov.tur
Onde Ficar em Jundiaí
Aproveite para visitar a típica Festa da Uva de Jundiaí e passar o final de semana. A cidade conta com várias opções de boas hospedagem, assim também como na região.
Mercure Jundiaí Shopping
O Mercure Jundiaí Shopping é o antigo Hotel Adágio, que se localiza no centro, integrado ao ibis Budget. Eu me hospedei nele, adorei a hospitalidade, as cores vibrantes e a decoração moderninha.
Uma dos destaques do apartamento é a minicozinha, com um fogão e pia, para quem deseja preparar uma refeição rápida.
Hotéis ibis
Uma das características dos hotéis ibis da rede Accor é que estão sempre bem localizados e contam com um padrão único, além de preços econômicos.
O íbis Budget Shopping, está próximo do Shopping Jundiaí tem bom custo benefício, sendo que o café da manhã é pago à parte.
O íbis Jundiaí está localizado bem próximo do Shopping, na famosa avenida 9 Julho, que concentra vários bares e restaurantes.
Quality Hotel
O Quality Hotel Jundiaí é de uma cadeia de hotéis presentes em outras cidades do Brasil também ao lado da Rodovia Anhanguera e conta com piscina, ideal para quem está com crianças.
Hospedagem em São Paulo
Para quem vem de outras cidades do Brasil, é possível se hospedar em São Paulo e fazer um bate e volta para Jundiaí.
Outros Passeios em Jundiaí
O munícipio conta com várias atividades do Turismo Rural onde o visitante pode ter diversas experiências como o delicioso café colonial, uma característica dos imigrantes italianos.
Café Colonial Bella Matina
Localizado no bairro típico italiano Traviú, Café Colonial Bella Matina é um restaurante rústico, aberto, com mesas também do lado de fora em meio a frondosas árvores. Há várias opções e o destaque é para as torradas preparadas na hora.
Café Colonial Quinta dos Alves
O Café Colonial Quinta dos Alves é uma das novidades de Jundiaí, está localizado em uma bonita propriedade, no bairro Corrupira. Há muito variedade de salgados e doces, inclusive com tapioca servida na hora.
Visita a Vinícolas
Há várias vinícolas que tem em comum histórias de empreendedorismo entre as famílias de imigrantes se assemelham, com muito trabalho e esforço na produção de vinho, que fizeram o sucesso da região.
Confira as dicas de 8 vinícolas que conheci, no Blog Deusa Rodrigues – Viagem e Lua de Mel.
Cada empreendimento com suas características diferenciadas:
Adega Santa Cecília
Uma charmosa fazenda com capelinha, oferece degustação e piquenique.
Adega Brunholi
A Adega Brunholi é um complexo com o Museu do Vinho em formato de barrica, restaurante e um espaço rural para visitantes.
Adega e Restaurante Beraldo di Cale
A Adega e Restaurante Beraldo di Cale, está localizada um bonito terreno com plantações de girassóis, oferece degustação e refeições.
Vinícola Castanho
A Vinícola Castanho, conta com degustação com estilo profissional, onde são apresentadas aos visitantes as etapas da produção.
Adega Maziero
A Adega Maziero, famosa por ter o Vinho do Papa, a bebida consagrada que foi escolhida na ocasião em que o Papa Bento XVI celebrou missas no Brasil em 2007.
Vinícola Saccomani
A Vinícola Saccomani, um dos destaques é ter degustação de espumante aberto com facão, uma recriação da Sabrage, onde se expulsa a rolha com um tipo de adaga, conhecida como Sabre.
Vinícola Oliveira
A Vinícola Oliveira, conta com degustação no jardim do empreendimento e o destaque é para o vinho Rose delicioso.
Casa Cereser
A Casa Cereser, que começou com a famosa Sidra, hoje se tornou uma multinacional com e outros produtos, conta com uma loja que mostra a história da empresa.
Comer Frutas no Pomar
A atividade de colher frutas no pé e pagar no final também faz parte das experiências do Turismo Rural em Jundiaí.
A paisagem do sítio e região já é um relax para quem vem de uma cidade grande como eu.
Transporte em Trator
Eu fui conferir o passeio da Michelin Colha e Pague. Começamos a vivência em um veículo estilo trenzinho, puxado por um trator, que foi dirigido por um dos proprietários, junto com o filho.
Colher Pêssegos no Pé
Passeamos pelo bonito pomar de pêssegos com uma cesta de madeira e cada um teve a oportunidade de colher e comer as frutas no pomar.
Pagar Pelo Que Colher
No final se paga pelo que se colhe para levar para casa.
As visitas podem ser agendadas pelo Instagram, sem dúvida uma das atrações do Turismo Rural que agrada adultos e especialmente as crianças.
Almoço na Fazenda Nossa Senhora da Conceição
A Fazenda de Café Nossa Senhora da Conceição é um patrimônio de Jundiaí, que teve início em 1810. Conta com 30 mil metros quadrados de área verde, com lagos, trilhas, capela, passeio de charrete e playground, além do restaurante.
O passeio cultural do Turismo Rural em Jundiaí aborda aspectos da história do café e dos escravizados na região. Oferece pequena degustação do café Arábico, aliás é outro produto para comprar no município e também almoço.
Rotas Turísticas de Jundiaí
O município conta com seis Rotas Turísticas para que o visitante tenha experiências variadas: vinhos, cultura italiana, patrimônio histórico, gastronomia, produção artesanal e produção de uva.
Circuito das Frutas do Estado de SP
Jundiaí faz parte do roteiro turístico Circuito da Frutas de São Paulo, que engloba 10 municípios:
Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.
Há diversos eventos anuais durante os períodos das colheitas nas cidades do circuito.
Melhores Passeios no Estado de SP
Confira as dicas dos melhores passeios no estado de São Paulo.
Como Chegar em Jundiaí
A cidade de Jundiaí está a 54 quilômetros de São Paulo pelas Rodovias Anhanguera e Bandeirantes.
Há possibilidade também de fazer o trajeto com trem da Linha 7 Rubi da CPTM, com conexão de Metrô pela estações Barra Funda e Brás. Depois há um ônibus com linha exclusiva para a Festa da Uva.
Nota da Autora
Os meus agradecimentos a Marcela Moro, secretária de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí pelo convite.
Veja também
Categorias: América do Sul, belas paisagens, Brasil, Continentes, Experiências, Gastronomia, hoteis, Interior de São Paulo
Postado por: Deusa Rodrigues