Deusa Rodrigues - Travel Agent

Experiências de turismo em Valinhos com figos, vinícolas e muito mais

17.maio.22 - atualizado em 19.jun.22



As Experiências de turismo em Valinhos, uma das cidades do Circuito das Frutas oferece várias atraçoes.

Dentre os passeios há a sobremesa de figo roxo com chocolate, degustações em adegas e vinícolas, além de cerveja artesanal, pub e até baladas famosas.

A região também é procurada para realização de casamentos.

Confira as dicas que preparei.

Experiências de turismo em Valinhos

Você vai gostar de ler também sobre Circuito das Frutas em São Paulo.

Experiências de Turismo em Valinhos

Valinhos é uma ótima opção para uma experiência de um dia ou final de semana. A cidade a 89 quilômetros de São Paulo e a 10 quilômetros de Campinas, com acesso fácil para chegar.

Ficou famosa pelo cultivo de figo roxo e da goiaba, mas produz também uvas, morangos, pêssegos, figos, goiabas, ameixas, acerolas e caquis.

Com toda essa variedade de frutas surgiram deliciosos doces caseiros, os alambiques de cachaças, as adegas e vinícolas.

O nome Valinhos se deve à geografia com pequenos vales entre morros, o que confere belas paisagens em vários pontos. Há áreas preservadas entre serras com cachoeiras e trilhas. O céu azul praticamente o ano todo é uma característica da região.

Filho Ilustre de Valinhos

Valinhos tem como um dos filhos mais ilustres, o compositor, ator e cantor Adoniram Barbosa, que nasceu na cidade e construiu uma carreira de sucesso em São Paulo.

Leia também o post sobre Café Colonial em Jundiaí.

Casinha do Figo com Chocolate

A visita à Casinha do Figo com Chocolate é uma das mais populares entre as experiências de turismo em Valinhos.

A história de sucesso do figo envolto em chocolate começou quando a proprietária preparava compotas de doce da fruta, enquanto sua filha produzia ovos de Páscoa, aí surgiu a ideia da união.

Experiências de turismo em Valinhos

A receita deu tão certo que inicialmente a casinha pequena, foi ampliada e passou a oferecer também uma variedade de coxinha de frango e outros recheios.

A experiência completa inclui degustar o doce com calma, no amplo salão envidraçado e observar a vista linda da cidade.

Experiências de turismo em Valinhos

Depois é hora das comprinhas de licores, doces, compotas, queijos, figo in natura e claro o doce com chocolate para levar para casa.

Para quem vai passar o dia circulando, a dica é levar uma térmica para trazer os doces.

Vinícola Chão de Pedra

A Vinícola Chão de Pedra é uma propriedade familiar localizada na Serra dos Cocais, no bairro Alpino, com um bonito visual da região.

O terreno foi comprado em 1982, passou por um processo de reflorestamento e em 1996 começou a plantação e uva. Atualmente produz cinco mil litros de vinho ao ano.

Visita e Degustação

O passeio tem incluído um bom papo com o proprietário, Sr. Pedro Rondelli, que faz uma explanação sobre o plantio de uvas, detalhes sobre as podas, colheita, os processos de fabricação do vinho e curiosidades relativo ao tema.

A plantação tem cepas diferentes, no entanto a principal vindima acontece em janeiro e fevereiro. Assim como outras vinícolas pelo mundo, utilizam a técnica de ter junto aos parreirais, pés de rosas, pois assim em caso de alguma praga atacar, as flores são as primeiras a detectar. Esse detalhe interessante torna ainda mais bonita as paisagens.

Os visitantes podem circular entre os parreirais, conhecer os tipos de uva e tirar muitas fotos.

Experiências de turismo em Valinhos

Depois de uma verdadeira aula sobre vinhos, há a degustação que pode ser realizada para no máximo 15 pessoas, nesse momento entra em cena também esposa Sra. Regina Rondelli com as deliciosas geleias, compotas, antepastos, pães caseiros, tudo elaborado por ela mesmo.

A degustação conta com a prova de cerca de nove tipos de vinhos, tinto, branco, rose e licoroso, bem como suco de uva, produzidos no local, tudo com muitos detalhes sobre cada um.

Experiências de turismo em Valinhos

As degustações acontecem aos finais de semana, mediante reserva com antecedência.

Para finalizar a visita há uma pequena lojinha com os produtos da Vinícola Chão de Pedra, tanto as bebidas como os antepastos caseiros.

Essa é uma das experiências de turismo em Valinhos.

Leia também outros conteúdos sobre Enoturismo.

Vinícolas em São Paulo.
Degustações pelo Mundo.

Vinícola Villa Tordin

A Vinícola Villa Tordin propriedade de Nivaldo Tordin, produz vinhos de qualidade e sucos integrais. Nas visitas é possível conhecer o processo de produção e fazer degustações.

Outro destino que se destaca com vinícolas é na região de Gramado.

Adega do Tio Mario

A Adega do Tio Mario se localiza na Chácara da Boa Esperança. O passeio oferece uma as experiências do Turismo Rural com passeios entre as plantações de frutas como uva, goiaba e figo.

Estação Ferroviária de Valinhos

Vale a pena visitar a Estação Ferroviária, um lugar histórico e muito bem conservado que rende boas fotos.

Foi inaugurada em 1872,  o Conjunto Ferroviário de Valinhos é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – CONDEPHAAT.

Experiências de turismo em Valinhos

A chegada no passado da Companhia Paulista de Estradas de Ferro foi um dos fatores que contribuíram para o progresso da região, com o escoamento da produção agrícola entre Campinas e Jundiaí.

Há um pequeno museu com maquete e objetos que contam um pouco da história de Valinhos, a partir da instalação da ferrovia.

Cervejaria Mafiosa

Valinhos é um lugar que também oferece opções para quem gosta de uma breja, com a cervejaria cigana Mafiosa, termo utilizado quando a produção não possui fábrica própria, neste caso está sendo utilizada as instalações da fábrica da Cervejaria Dádiva.

Experiências de turismo em Valinhos

A casa tem a decoração e os nomes das cervejas inspirados no Cinema, nos filmes da Máfia. As mesas ficam distribuídas no jardim ao ar livre.

A cerveja Mafiosa Don Drino é a mais vendida, a Mafiosa Noiva já ganhou 5 prêmios, há também a Mafiosa Grooner, Mafiosa Birra da Divano e Mafiosa Black Pia.

Na dúvida sobre qual escolher, faça como eu, peça uma régua tábua de degustação com as quatro principais cervejas.

A região de Campinas está se desenvolvendo com circuitos de cerveja, devido ao bom clima e boas opções, essa é uma das experiências de turismo em Valinhos.

Compras

O que não falta em Valinhos são lugares para compras, pois a maioria das propriedades vendem os produtos locais.

A equipe do Blog Deusa Rodrigues aproveitou para trazer para São Paulo várias delícias do interior.

Fotos: Cris Santos.

Centro de Artesanato – Clube de Mães

O Centro de Artesanato – CEAR é administrado pelo Clube de Mães de Valinhos na área central da cidade, há várias opções de produtos confeccionados pelas associadas, cerca de 500 mulheres criativas.

A oferta é de objetos para casa como caminhos de mesa, guardanapos, bonecas, chinelos, toalhas e muito mais.

Essa é uma das experiências de turismo em Valinhos, uma maneira bacana de contribuir para o desenvolvimento da comunidade local.

Curtir a Noite

Valinhos oferece não só as experiências de Turismo Rural, bem como possibilidades para curtir a noite.

BurnOut Pub & Burguer

O Pub BurnOut tem uma pegada totalmente Rock & Roll, com shows ao vivo à noite, no entanto abre também para o almoço.

A decoração temática conta também uma mesa de sinuca.

O cardápio conta com refeições e sanduíches com nomes inusitados de carros antigos, como Fusca, Opala, Galaxie, Chavelle, etc.

Uma boa opção para fechar a noite em Valinhos ou seguir para as baladas.

Balada Laroc

A Balada Laroc de Valinhos é uma das mais famosas do interior, arrasta milhares de jovens para curtir o primeiro Sunset Club do Brasil.

O sucesso da casa se deve a boa infraestrutura, bem como os efeitos especiais durante os shows. Comporta cinco mil pessoas em meio à natureza.

Pela casa de música eletrônica mundial já passaram duzentos e quarenta e cinco DJs de vinte e oito países diferentes.

Para os viajantes a sugestão é curtir as baladas, se hospedar na cidade e aproveitar outras atrações de Valinhos.

Outras Baladas

Além da Laroc, há também o Brahma Valley que toca sertanejo e AME Club com músicas variadas.

Onde Comer

A gastronomia de Valinhos é saborosa como outras cidades do Circuito das Frutas, com heranças da colonização e com mesas fartas.

Restaurante da Nona

Para quem gosta de comida boa e variada, a dica é ir no tradicional Restaurante da Nona no estilo self service.

Restaurante Bambuzal

O Restaurante Recanto Bambuzal se localiza em um amplo terreno de um sítio de 6.800 metros quadrados. As mesas ficam ao ar livre entre frondosas árvores.

Quanto à gastronomia se destaca por comida brasileira, como escondidinho de carne-seca, feijão-tropeiro e outras delícias.

Restaurante Dom Pinheiro

O Restaurante Dom Pinheiro está localizado em um sítio, tem a estrutura de madeira decorada em estilo rural.

A gastronomia está a cargo da Chef Milena Lessa, de origem italiana e libanesa. Os pratos são variados com toques das culturas do Brasil, Europa e Oriente Médio.

Conheça também os Restaurantes do Centro de São Paulo.

Pastelaria Caiu do Céu

Na Pastelaria Caiu do Céu, o nome é bem apropriado para quem está com fome, porque os pastéis são grandes e com quantidade generosa de recheios, para ninguém colocar defeito. Um lugar popular que está dentre as experiências de turismo em Valinhos.

Leia também o post Gastronomia em Viagens.

Onde ficar em Valinhos

O hotel Blue Tree Valinhos, está localizado em área com uma bonita vista da cidade. Oferece toda a infraestrutura de hospedagem.

Há uma boa ocupação tanto de negócios durante a semana e lazer e casamentos nos finais de semana.

O café da manhã é muito bem serviço, nossa equipe testou, aprovou e eu recomendo.

Outra opção de hospedagem é o Valinhos Plaza Hotel.

Camping Macuco

O Camping Macuco está localizado em uma grande área verde, conta com equipamentos de infraestrutura para esportes aquáticos como windsurfe, caiaques e embarcações, além da piscina, duchas naturais, quadras de esportes, churrasqueira, pizzaria.

A acomodação pode ser em chalés ou barracas próprias.

O estado de São Paulo conta com várias experiências e passeios.

Como Chegar

Para chegar em Valinhos, de São Paulo deve-se seguir pela Rodovia Bandeirantes, depois entrar na Anhanguera e pegar a saída 82.

Confira no banner abaixo os preços para compra de passagens aéreas, para São Paulo ou Campinas.

Seguros Promo

Traslados e Passeios

O estado de São Paulo conta com variedade de passeios, experiências e traslados.

Aluguel de Carro

Para alugar um carro faça uma simulação, com destino e datas, a seguir encontrará vários preços conforme o tipo de veículo, então é só fazer a escolha e reservar.

Destino de Casamento – Destination Wedding

Valinhos recebe vários casais para realizar casamentos na Chácara Caminho da Luz. Para quem sonha em casar em um cenário cercado de natureza exuberante, entre jardins e árvores frondosas, esse é o lugar.

A casa de eventos tem realizado muitos casamentos de pessoas da região e também de São Paulo.

Foto: Pixabay.

Confira também os posts:

Lua de Mel em Campos do Jordão.
Lua de Mel no Interior.

Circuito das Frutas

Viajar para Circuito das Frutas no interior de São Paulo, possibilita experiências da vida rural, com muita natureza e cultura. Um verdadeiro polo de Enoturismo com diversos sítios, fazendas, vinícolas, adegas e alambiques.

A gastronomia é rica em sabores, heranças da imigração italiana, bem como das características da culinária típica do interior.

Para quem gosta de passeios de bike há opções, assim como viagens de trem.

Você vai gostar de ler também sobre: Pousadas e Hotéis Refúgios pelo Interior

O Circuito da Frutas de São Paulo, engloba 10 cidades:

Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

Foto: Gentileza Circuito das Frutas.

Turismo Rural

O Turismo Rural proporciona ao visitante as vivências do campo, junto às parreiras, hortas e plantações em geral, principalmente na época da colheita.

Os sítios e fazendas contam com caprichada cozinha com forno de lenha, onde são preparados os quitutes da região. Algumas cidades oferecem café colonial.

Na região é também uma oportunidade de provar e comprar as frutas in natura, além de compotas, geleias, vinhos, sucos e cachaças.

As crianças adoram estar em contato com a natureza e em alguns lugares também ficar próximo dos animais.

A maioria das cidades do Circuito das Frutas está em um raio de no máximo 100 quilômetros de São Paulo e Campinas, com isso é possível fazer um bate e volta ou programar várias viagens de final de semana.

Conheça também as 30 cidades de São Paulo para viajar.

Outros Destinos de São Paulo

Uma das tendências no período de pós pandemia, é fazer viagens de carro.

O estado de São Paulo têm inúmeros hotéis e pousadas em lugares incríveis para se curtir a natureza em espaços abertos, próximos de campos de flores, de Mata Atlântica, de vinícolas, de represas e de montanhas.

Saiba mais em Hotéis Refúgios no Interior de São Paulo e Minas Gerais.

Aliados à beleza estão outros detalhes atraentes, como a culinária, o artesanato, a hospitalidade e a cultura do interior. Confira abaixo outros conteúdos.

Lua de Mel em Holambra.
Passeio de Barco em Barra Bonita.
Memorial da Devoção em Aparecida.

Nota da Autora

Os meus agradecimentos à Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Valinhos e toda sua equipe, pelo apoio e organização das visitas técnicas para elaboração desta matéria.

Seguro Viagem

O Seguro Viagem é um item muito importante, faça um comparativo de preços entre as empresas.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Booking, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos- Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros - parceria com Rentcars, clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off - parceria com Get Your Guide, clique aqui.
  • 🌎 Passeios e experiências - parceria com Easy Travel Shop, clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem - parceria com Seguros Promo, cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo, clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas - parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2022 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel