Deusa Rodrigues - Travel Agent

Novidades sobre Santuário Nossa Senhora de Nazaré em Belém

12.maio.25 - atualizado em 13.maio.25



O Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, dedicado à padroeira do Pará, é um dos maiores símbolos de devoção do Brasil.

Localizado em Belém, ele é o ponto central do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações de fé do mundo, que reúne milhões de peregrinos todos os anos em um espetáculo de espiritualidade e cultura.

Com a aproximação da COP30, que acontecerá em novembro, o Brasil volta seus olhos para a Amazônia, não apenas por sua importância ambiental, mas também pela rica conexão entre natureza, fé e tradições locais.

Este é o momento ideal para explorar o impacto transformador do Santuário e a beleza singular de Belém.

Foto dos detalhes internos da bela construção do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará.

Aproveite também para conferir minhas dicas sobre O que fazer em Belém do Pará.

Reserve os Melhores Passeios de Belém.

Surgimento da Imagem no Igarapé

O Caboclo Plácido de Souza, achou a imagem num igarapé onde hoje está a Basílica, levou para sua casa, porém a imagem apareceu novamente à beira da água.

O governador da época então levou para o palácio, com proteção dos guardas e misteriosamente a imagem voltou para o mesmo ponto.

Assim nasceu a devoção e os milagres. Inicialmente foi construído uma pequena capela.

Foto dos detalhes da Basílica com bancos, pilastras e altar iluminado no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará.

Construção do Santuário – Rainha da Amazônia

A pedra fundamental foi colocada em 1909, no local onde foi encontrado a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, de madeira e com 28 cm originada de Portugal.

Em 9 de julho de 1923 a então Paróquia Nossa Senhora de Nazaré do Desterro recebia o título de Basílica Menor, a terceira do Brasil e a primeira na região Norte.

Mosaicos – Rainha da Amazônia

Na fachada externa da Basílica, há mosaicos italianos, com os dizeres: Rainha da Amazônia.

Há também pinturas de figuras de índios, do Caboclo Plácido, de Pedro Alvares Cabral e dos operários.

Interior de uma igreja com bancos de madeira, altares decorados e vitrais, mostrando um ambiente sagrado e acolhedor para os fiéis, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.

Arquitetura da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

A palavra “basílica” vem do latim basilica, que deriva do grego basiliké e significa “casa real”. A construção do Santuário é muito bonita, destaque para os 10 medalhões que contam a história de Nossa Senhora.

Medalhões

Os medalhões que compõem o Santuário da Rainha da Amazônia representam momentos da Vida de Maria, que vão do nascimento até a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos no dia de Pentecostes.

Belém é uma cidade de fé, e além da Basílica de Nazaré, há também para conhecer a Catedral da Sé, a Igreja de São João Batista.

Obras de Arte do Santuário

O Santuário Nossa Senhora de Nazaré se destaca pelas obras de arte, como o altar principal com peças de valor histórico e cultural.

Foto dos detalhes da altar da Basílica com pinturas e estátuas no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará.

Museu do Círio de Nazaré

Assim como em Aparecida, há um prédio ao lado da Basílica onde fica o Memorial ou Museu do Círio de Nazaré, que preserva objetos e documentos relacionados à história da devoção e do Círio, como ex-votos, fotografias, cartazes e outros itens que contam a história da fé dos paraenses.Fotos do Memorial do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará.

Peças e Fotos

O acervo é composto de peças que compõe o Círio de Nazaré, as principais são: a imagem da santa dentro da Berlinda, as várias capas bordadas por artistas fiéis e fotos.

Fotos do Memorial do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará.

Esse mesmo espaço se transforma em apoio aos romeiros, durante o Círio de Nazaré, com participação de voluntários.

Fotos do Memorial do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará.

Para conhecer o espaço há um Tour com ingresso, no entanto devido a importância do local vale a pena conferir.

Fotos do Memorial do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará com leques e objetos deixados por fiéis.

Pastoral do Turismo

Outro detalhe interessante, quando busquei informações da Basílica, soube que há um trabalho voluntariado da Pastoral do Turismo, que dá assistência aos turistas com informações e visita guiada.

Outro detalhe interessante, quando busquei informações da Basílica, soube que há um trabalho voluntariado da Pastoral do Turismo, que dá assistência aos turistas com informações e visita guiada.

A atividade possibilidade aos turistas de conhecer melhor a história da Basílica Nossa Senhora de Nazaré, os espaços da Capela Bom Pastor, o Memória de Nazaré a Casa de Plácido e outros.

Durante a visita há destaque sobre a importância do Círio de Nazaré, um evento do Patrimônio Imaterial do Brasil.

Deusa Rodrigues junto a Berlinda no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará.

Conheça também os detalhes do Santuário Nacional nos post:

Memorial da Devoção de Nossa Senhora Aparecida.
Aparecida – Santuário Nacional e Hotel Rainha do Brasil.

Evento Círio de Nazaré – Manifestação de Fé

O segundo domingo de outubro, foi oficializado pela igreja católica a procissão Círio de Nazaré. É uma das maiores demonstrações de fé do Brasil. A palavra Círio vem de cera, pois eram comuns os fiéis carregarem velas grandes do tamanho de uma pessoa.

Curiosidades e Tradições

Um dos detalhes mais importantes de curiosidades e tradições é procissão, onde os fiéis ou promesseiros seguram as cordas que protegem a berlinda com a imagem da Santa.

Berlinda da Santa

A berlinda de madeira onde fica a imagem peregrina da santa é levada e o cortejo é protegida por cordas. Nas ruas principais de Belém, há camarotes de hotéis e pessoas da sociedade como Fafá de Belém, para aguardar a passagem da procissão.

Berlinda da santa que circula no Círio, exposto no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré em Belém do Pará.

Primeiro Círio em 1793

O primeiro Círio em 1793, foi uma iniciativa do governador da época. Durante o Círio a imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorre em procissão vários locais da cidade. No rio acontece uma bonita homenagem com embarcações enfeitadas.

Natal dos Paraenses

O período é conhecido como Natal dos paraenses, pois a cidade se enfeita e as pessoas se confraternizam. É uma verdadeira viagem para a alma.

As grades que cercam o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, tem pendurada muitas fitinhas coloridas, no estilo da Igreja do Bonfim.

Foto muitas fitinhas coloridas, no estilo da Igreja do Bonfim que ficam nas grades do Santuário Nossa Senhora de Nazaré.

No nosso continente há muitas outras festas culturais. Leia: Cultura e Folclore na América do Sul como atrativo de viagem.

Visitação e Horários da Basílica

O funcionamento do Santuário Nossa Senhora de Nazaré:

Segunda a Sexta: 6h às 20h / Quarta: 6h às 21h / Sábado: 6h às 19h / Domingo: 6h às 13h e de 15h às 21h.

Restauração da Basílica para Cop30

Devido a Cop30 para preservar o patrimônio cultural e religioso, além de preparar a cidade o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré está passando por um processo de restauração dividido em cinco fases, com previsão de conclusão até o final do primeiro semestre de 2025.

A reforma está recuperando o altar principal, telhado, forro, 16 capelas laterais, vitrais e outros elementos decorativos e obras de arte. A Cripta também passará por mudanças para permitir visitas, pesquisas e celebrações.

Apesar da restauração a Basílica continua aberta ao público, somente com algumas adaptações.

Projeto do Novo Santuário

Há um projeto para construir o novo Santuário no terreno do atual estacionamento da Basílica. O Complexo integrará a Praça Santuário, o Centro Social, a Casa de Plácido e o Museu Memória e deve ter uma estrutura de 10 mil metros quadrados de área construída.

O novo salão principal deverá ter a capacidade de acomodar 2.670 pessoas, um aspecto importante para celebrar o Círio de Nazaré. O mezanino contará com nave para 1.700 lugares.

O novo Santuário contará com capela, sacristia, enfermaria, banheiros, loja, secretaria, salas para padres, lanchonete e recepção;

Estão previstos dois museus no primeiro pavimento. O Centro administrativo ficará no segundo pavimento. Haverá salão de exposições, estúdio de TV e área para imprensa no terceiro pavimento.

Mirante

Está previsto anexo ao Santuário uma torre de três níveis com mirante, cafeteria e uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré. A previsão é que a grande obra esteja concluída em dois anos.

Onde Ficar em Belém

A hotelaria de Belém está focada em categorias turística e primeira, correm contra o tempo para inaugurar novos meios de hospedagem devido a COP30.

A Rede Andrade Docas está a 2 quilômetros da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e a 800 metros da Sé Catedral. Próximo de atrações como Mercado Ver-o-Peso fica a 400 metros e Feliz Lusitânia está a 700 metros.

Uma das melhores opções é o Radisson Hotel Belém, com destaque para a piscina e a localização.

Linda piscina em um ambiente moderno, ideal para relaxar e aproveitar o sol, cercada por espreguiçadeiras e sombrinhas.

Para uma opção mais econômica, a dica é ficar no ibis Styles Belém Nazaré.

Os Melhores Passeios de Belém

O roteiro dos melhores passeios de Belém, pode ser feito em 3 ou 4 dias, a depender do tempo utilizado para cada atração.

Deusa Rodrigues junto a placa turística "Eu amo o Pará 2000 no Complexo das Docas em Belém.

Confira os vários passeios e experiências em Belém.

Complexo da Estação das Docas

O Complexo da Estação das Docas, são formados de charmosos galpões onde funcionam vários restaurantes, bares e lojas. A decoração é moderna, com ar condicionado. Na parte externa há mesas ao ar livre de frente para o rio.

A noite há música ao vivo e é um dos melhores passeios de Belém. Durante nossa estadia, fomos algumas vezes tanto no almoço como no jantar.

Foto de um guindaste no Complexo das Docas em Belém.

Forte do Presépio

O Forte surgiu quando a Coroa Portuguesa preocupada com a ocupação francesa no Nordeste, organizou uma expedição para conquistar o Maranhão. Após a vitória, os portugueses começaram a organizar o povoamento para o Norte do Brasil. Saíram em três embarcações do Maranhão no dia 24 de dezembro de 1615 e chegaram no Dia de Natal, daí o nome do local.

Forte do Presépio, está revitalizado, na parte externa tem uma linda vista do rio e da cidade. Faz parte do Núcleo Cultural Feliz Lusitânia, nome que foi dado à primeira concentração da Coroa Portuguesa.

foto de vários canhões que estão em um jardim em frente do Forte do Presépio em Belém.

Casa Onze Janelas

A Casa Onze Janelas é um lindo palacete a beira do rio, ao lado do Forte do Presépio. Foi restaurada pelo poder público e faz parte do Núcleo Cultural Feliz Lusitânia. Há um ótimo restaurante – Casa do Saulo com especialidade em comida paraense.

Na área externa funciona uma lanchonete à beira rio, onde é possível tomar um suco e curtir o visual. Nos finais de semana há uma programação com pequenas apresentações e shows.

Foto da Casa Onze Janelas pintada de amarelo onde se observa carros, bicicletas e motos estacionados em Belém.

Theatro da Paz

O Theatro da Paz, é uma bonita construção em estilo neoclássico de 1878. Está tombado pelo IPHAN e é considerado como um dos teatros-monumento. Lembra o Teatro Amazonas, porém sem a imponência da fachada, no entanto é maior.

Abaixo do palco há um fosso com espaço para orquestra. O destaque são os quatros andares de camarotes, a parte mais nobre era dedicada às elites nos dois primeiros andares.

Foto da fachada do Theatro da Paz com medalhões na arquitetura que representam a música.

Mercado Ver-o-Peso

A estrutura de metal do Mercado Ver-o-Peso foi trazida da Europa no século 19. O nome vem do período colonial, onde pesar os produtos era fundamental. Além da construção, há inúmeras barracas num verdadeiro emaranhado com diversos produtos da Amazônia.

Vende-se de tudo um pouco como: garrafadas, frutas, artesanato, sabonetes, essências, comidas, etc.

Os banhos de ervas são muito procurados no Réveillon para garantir o ano novo com: prosperidade, amor, harmonia, etc. O local é uma verdadeira “muvuca”, mas mostra a essência da cultura da região.

Foto do Mercado de Ver-o-peso em Belém do Pará, com barcos e pessoas.

Ilha de Combu e Igarapés

Um dos melhores passeios de Belém é a Ilha Combu. Os barcos saem da Praça Princesa Isabel, no sul da cidade a cada 20 minutos.

Combu é uma das mais famosas ilhas de Belém do arquipélago fluvial, nos igarapés. Esse é um dos passeios mais populares entre os habitantes. Há diversos bares e restaurantes, ótima opção para passar o dia.

Além de Combu, há também a Ilha de Cotijuba, no mesmo estilo é o passeio para Mosqueiro.

Ilha de Marajó

Um dos destinos mais autênticos do Pará e que oferece experiências únicas é a Ilha de Marajó, que você pode fazer um excursão para lá com mais tempo.

Parque Zoobotânico Museu Goeldi 

O Parque Goeldi tem exemplares da fauna e flora. Foi fundado em 15 de agosto de 1895 e recebe de 250.000 a 400.000 por ano. Numa área de 5,4 hectares conta com: Jacarandá, Vitória-régia, Pau Brasil e outras plantas. Quanto a fauna é composta de mamíferos, répteis, aves e peixes.

Eu adorei ver: araras, gavião-rei, jacaré, jabutis, macacos e cotias soltas pelo parque. A entrada é paga, no entanto o valor é baixo e eu considerei um ótimo custo benefício.

Aproveite para conhecer o passeio pelos Parques Amazônicos.

Fotos do Parque Zoobotânico Museu Goeldi  com vegegação verde e abundante, junto a plantas Vitória Régia.

Mangal das Garças 

O Mangal da Garças é um parque ecológico numa área de 40.000 m², com uma bonita amostra da Flora Amazônica. Um ótimo lugar para passear e estar em contato com a natureza exuberante da região norte.

Novas Construções em Belém para a COP30

A cidade de Belém está passando por várias reformas e melhorias para receber os visitantes na COP30:

Parque Urbano Nova Doca

Porto Futuro II

Avenida Liberdade

Parque da Cidade

Expansão do BRT e Renovação da Frota de Õnibus

Horário da Chuva de Belém

Um detalhe curioso é que a capital do Pará conta com o clima tropical e úmido da Amazônia e praticamente todos os dia à tarde cai um chuvinha que o habitantes locais já se acostumaram e não impede que os atrativos fiquem lotados.

Foto de uma rua arborizada com barracas de uma feira de artesanato, com várias pessoas visitantes que usam guarda-chuva em Belém.

Nota da Autora

Os meus agradecimentos pela hospitalidade que fui recebida no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré pela Pastoral do Turismo.

Categorias: Sem categoria

Postado por:

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2025 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel