Maranhão e a Rota das Emoções com Lençóis Maranhenses e Delta do Paranaíba
03.jul.21 - atualizado em 03.ago.24
O Maranhão e a Rota das Emoções com as paisagens únicas desde o Parque Nacional dos Lençóis, o Delta do Paranaíba até a paradisíaca Jericoacora.
Uma viagem que reúne os patrimônios históricos, manifestações culturais de São Luís, com a belezas das dunas, lagoas, rios e do mar dos três estados Maranhão, Piauí e Ceará.
A certeza de uma viagem apaixonante. Confira as dicas que preparei para sua viagem.
Você vai gostar também de ler sobre: Viagens pelo Brasil.
Foto: Pixabay.
Patrimônios de São Luís – Maranhão e a Rota das Emoções
Estive no Maranhão e comecei o roteiro por São Luís, durante os festejos do bumba-meu-boi. Uma cidade que exala poesia e charme, pela beleza da arquitetura.
Uma verdadeira viagem no tempo, sendo que uma das melhores experiências é caminhar através de vielas e becos, com o piso feito com pedras de cantaria.
Circular por esse cenário é uma das experiências do Maranhão e Rota das Emoções.
Foi fundada em 1612, por franceses, seu nome homenageia o Rei Luís XIII; depois invadida por holandeses e por último, construída por portugueses.
Os casarões têm fachadas revestidas de azulejos portugueses, que além de embelezar, tinham como função refletir a luz e o calor, além de tornar menos vulneráveis às chuvas.
As edificações primavam pela adequação ao clima, com o aproveitamento máximo, da sombra e da ventilação marítima. Isso torna o centro histórico de São Luís, com características singulares.
Explore São Luís, passeios e traslados.
Foto: Pixabay.
Patrimônio da UNESCO
O Centro Histórico de São Luís, foi tombado em 1974 pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e recebeu o título de Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1997.
O conjunto arquitetônico é um exemplo de cidade colonial portuguesa, estão tombados quatro mil imóveis, dos séculos XVIII e XIX. Conhecer esse patrimônios do Brasil é uma das dicas: o que fazer no Maranhão.
No passado São Luís teve uma participação significativa na economia do Brasil, e foi considerada a quarta cidade mais próspera, depois de Salvador, Recife e Rio de Janeiro.
Outros destinos do Brasil com semelhanças são Olinda, Ouro Preto entre outros. Saiba no post Lua de Mel em Patrimônios da UNESCO.
Foto: Pixabay.
Centro Histórico – Maranhão e a Rota das Emoções
O Centro Histórico além da arquitetura conta com museus interessantes como a Casa do Maranhão, que mostra o folclore especialmente o bumba-meu-boi. O lugar é ideal para a introdução sobre as manifestações culturais tão ricas.
A Casa da Festa também conta com exposição com o tema do folclore maranhense, basicamente é uma mostra que se complementa com a Casa do Maranhão. Há grande variedade de obras e conteúdos sobre as diversas festas, não só do bumba-meu-boi, como da Festa do Divino, Festa dos Santos Reis, entre outras.
A Casa de Nozinho, mostra o artesanato utilizado no cotidiano. O casarão conta com obras do artista popular Mestre Nhozinho.
O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, se dedica à sobre a cultura afro, principalmente sobre Religiões de Matrizes Africanas.
No Museu de Arte Visual, os bons monitores contam a história da arquitetura do Maranhão. Foi lá que eu soube do termo arquitetônico sobrado, que na realidade era o que sobrava, do casarão no andar de cima, quando o térreo era para o comércio, ou o Solar, que era somente para ser residência, “só lar”.
A Casa da Tulhas é um mercado que se encontra os vários produtos locais, como alimentos, bem como artesanato. Uma oportunidade para comprar farinha de mandioca, doces, cachaça entre outros produtos da terra.
Outro ponto importante é a bonita Catedral de São Luís do Maranhão, que começou a ser construída em 1677, passou por várias fases e reformas. Foi um colégio jesuíta de importância cultural na região.
O que mais gostei foi o interior da Catedral, atrás do altar há um retábulo de madeira talhado, com detalhes dourados no estilo barroco da época colonial.
Foto: Pixabay.
Manifestações Folclóricas – Maranhão e a Rota das Emoções
Essa cidade oferece também muitas manifestações culturais, como nas festas juninas, ponto alto do turismo no Maranhão.
O evento e reúne diversos grupos folclóricos organizados, como o bumba-meu-boi, a quadrilha, o tambor de crioula e outras com grande adesão da população e dos turistas.
Bumba-meu-boi
O bumba-meu-boi se baseia em uma lenda, que conta, que uma escrava Mãe Catirina, grávida teve desejo de comer a língua do boi, o marido Pai Francisco matou o animal para satisfaze-la.
O dono da fazenda descobre e quer o boi de volta, Pai Francisco decide ressuscita-lo cantando e dançando a sua volta. O evento tem a alegria da dança e música, bem como o colorido das roupas e adereços.
Você vai gostar de ler também sobre Cultura e Folclore na América do Sul.
Praia de Calhau
O Maranhão não tem praias paradisíacas como outras cidades do Nordeste. A praia do Calhau é a mais famosa, tem uma orla charmosa com quiosques e vários restaurantes. Ideal para o final da tarde.
Confira também o post: Lua de Mel no Nordeste.
Ilha de Alcântara
A Ilha de Alcântara guarda casarões históricos e ruínas dos tempos coloniais. Há um interessante tour que se inicia com o embarque no cais de São Luís. Dentre as principais atrações da ilha estão: Porto do Jacaré, Ladeira do Jacaré, capela das Mercês, Ruínas do Palácio do Imperador, Casa do Divino, Museu Histórico, Pelourinho e Museu do CLA.
Quanto aos templos religiosos, os mais importantes são: a Igreja do Carmo, as ruínas da igreja da Matriz e Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
O mar é agitado e há balanço do barco, portanto não é recomendado para pessoas que sofram em embarcação. Reserve online o Tour para Alcântara.
Conheça as Ilhas mais bonitas do mundo.
Guaraná Jesus
No Maranhão não deixe de provar o famoso guaraná Jesus, um refrigerante cor-de-rosa. A deliciosa bebida é um ícone do estado, devido a cor inusitada, tanto do líquido, como da pitoresca embalagem.
Onde Ficar em São Luís
Eu me hospedei na Pousada Portais da Amazônia no Centro Histórico de São Luís e recomendo, a decoração é colonial e a localização perfeita.
Há outras opções como o Blue Tree Tower São Luís, que conta com uma bela área de piscina.
O Hotel Luzeiros São Luís tem ótimo padrão de qualidade.
Depois de alguns dias perambulando por ruas históricas, de tomar guaraná Jesus e de comer muito bem, eu segui para conhecer uma das mais belas paisagens do Brasil, os Lençóis Maranhenses.
Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, fica próximo à cidade de Barreirinhas, está a 4 horas de carro. A área é maior que a cidade de São Paulo, reúne em um só lugar, dunas, manguezais e lagoas de águas cristalinas que variam em tonalidades.
O passeio para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é feito travessia de balsa pelo rio Preguiças e depois por trilhas.
Eu achei fantástico caminhar pelas dunas brancas entre lagoas que se formam no período das chuvas. O pôr do sol, que tinge de dourado as dunas é um dos melhores momentos da viagem.
Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Entre os destaques da atração estão: a paisagem única, a biodiversidade e a importância ecológica.
Passeio de Barco para Caburé
O belo passeio em barco pelo rio percorre por 40 minutos, com a paisagem de mangue que lembra os igarapés da Amazônia.
O Circuito Rio Preguiças faz parte da APA – Área de Proteção Ambiental. A primeira parada é na comunidade de Vassouras, onde estão os Pequenos Lençóis, próximo à uma comunidade de ribeirinhos. Gostei de ver os macacos pregos que parecem acostumados com os viajantes.
Depois segui para Mandacaru, um vilarejo onde se localiza o Farol da Marinha. Se encarar os 160 degraus do Farol da Marinha, o presente lá do alto é uma bonita vista panorâmica do local.
No final do passeio chega-se a Caburé, no extremo do Maranhão, que une o rio e o mar. A praia de Caburé é uma natureza intocada, com areia branca.
Povoado de Cardosa
Outro passeio bacana é para o povoado de Cardosa, trajeto pelo rio Formiga, de águas calmas e cristalinas. Um dos atrativos são as boias infláveis que descem o rio. A dica depois é almoçar na comunidade.
A melhor época para conhecer os Lençóis Maranhenses, é a das chuvas de abril a julho, que deixam cheias as lagoas.
O passeio completo para os Lençóis Maranhenses, pode ser reservado online: Tour Lençóis Maranhenses 3 dias.
Os Lençóis encheram minha memória de belas imagens para sempre! A partir de Barreirinhas embarquei em busca de mais emoção, aproveitando que tinha tempo disponível para mais 5 dias de viagem.
Onde Ficar – Lençóis Maranhenses
O Porto Preguiça Resort em Barreirinhas, é um dos melhores, com ótimo restaurante e várias áreas ajardinadas com redes.
O Hotel Pousada do Buriti conta com ótima localização em Barreirinhas e é utilizado na Rota das Emoções.
Maranhão e a Rota das Emoções
O trajeto da Rota das Emoções começa oficialmente em São Luís, passa pelo Delta do Parnaíba no Piauí e termina em uma das cidades mais famosas do Nordeste, Jericoacoara.
Depois de conhecer as paisagens das dunas dos Lençóis Maranhenses, eu embarquei para Parnaíba no Piauí em carro 4×4, na Rota das Emoções.
O bacana é que durante a viagem é possível conhecer as comunidades de Paulino Neves, Tutóia e Lagoinha.
Foto: Pixabay
Delta do Parnaíba – Piauí
Cheguei a Porto dos Tatus para embarcar em uma lancha tipo voadeira para conhecer o Delta do Parnaíba.
Foto: Pixabay.
O terceiro maior delta oceânico do mundo, o encontro do rio com o mar, conta com 2.700 quilômetros. Uma das atrações do Delta do Parnaíba é observar a revoada de guarás, os lindos pássaros vermelhos no final da tarde, no trajeto entre Porto dos Tatus em direção a Ilha do Caju.
O pessoal local associa o desenho do Delta do Parnaíba à uma mão aberta, sendo que os dedos representam as localidades: Barra de Tutoia, Barra do Caju, Barra do Igaraçu, Barra das Canárias e Barra da Melancieira.
A seguir fui conhecer a Baía do Feijão Bravo. Durante o percurso, pude circular por vários lugares: o Igarapé dos Periquitos, a Ilha dos Poldros, a Baía do Feijão Bravo, a Ilha das Canárias e o Morro Branco.
O pernoite foi na cidade de Parnaíba e no dia seguinte segui para Jericoacoara no Ceará.
Além da Rota das Emoções. desde do Maranhão, que inclui o Delta, é possível também fazer o passeio a partir da cidade de Parnaíba, com o Tour Delta do Baia do Feijão Bravo.
Fotos: Pixabay.
Conheça também os vários passeios de barco no post: Cruzeiros pelos Rios do Brasil.
Deltas Pelo Mundo
A região formada pelo Delta do Parnaíba é considerada uma das mais belas paisagens do litoral brasileiro. Faz parte da APA (Área de Proteção Ambiental da Delta do Parnaíba) conta com uma grande biodiversidade, da fauna e da flora, um verdadeiro santuário ecológico.
A origem do nome Delta vem do alfabeto grego, que tem como símbolo a triângulo. As inúmeras ramificações do rio Parnaíba no encontro do Oceano Atlântico, formam inúmeras ilhas, canais e igarapés.
A Rota das Emoções me lembrou da viagem que fiz para o Delta do Okavango em Botswana, bem como outros pelo continente africano, com vários espetáculos da natureza.
Outro lugar do mundo que se destaca com a semelhança é o Delta do rio Nilo, que tem importância para agricultura e economia do país desde a antiguidade.
Onde Ficar em Parnaíba
Uma das melhores opções é o Hotel Pousada dos Ventos em Paranaíba.
Jericoacoara
Eu conheci Jericoacoara nos anos 80 quando a hospedagem, era em casas de pescadores, de lá para cá muita coisa mudou, no entanto, a beleza continua impactante. Retornei algumas vezes e a cada viagem a emoção continua.
A antiga vila de pescadores se tornou um dos lugares mais incríveis do Litoral Cearense.
A praia mais badalada do Nordeste no momento é Jeri, como é carinhosamente chamada. Faz parte do Parque Nacional de Jericoacoara, também uma Área de Proteção Ambiental.
O conjunto de praias, lagoas, dunas e da formação rochosa Pedra Furada, é um dos mais bonitos do Brasil.
A Lagoa do Paraíso é um dos passeios imperdíveis para fazer na região. A dica é relaxar em uma das redes dentro da água, com um visual inesquecível
Assistir ao incrível pôr do sol, de cima das dunas, um momento mágico de Jeri, é um programa obrigatório para curtir o local.
Essa é uma super experiência de viagem e visuais totalmente diferentes.
Para fazer a Rota das Emoções, a chegada deverá ser pelo aeroporto de São Luís do Maranhão, com 1 pernoite extra na cidade. A saída deverá ser realizada pelo aeroporto de Fortaleza.
Como a recomendação foi de uma noite extra, em Fortaleza no final do circuito, uma vez que a previsão de chegada, vindo de Jericoacoara é às 18h00, eu estiquei a viagem para ficar mais uns dias na capital cearense.
Foto: Pixabay.
Onde Ficar em Jericoacoara
A hospedagem utilizada na Rota das Emoções é a Pousada Jeri Dunas.
Confira as ofertas de Jeri.
Como Chegar – Maranhão e a Rota das Emoções
Para fazer a viagem completa Rota das Emoções, a melhor opção é comprar a ida aérea até São Luís, depois Surface, ou seja, trecho não voado e sim realizado por terra, entre o Maranhão e o Ceará com retorno, via Fortaleza,
Confira rotas, companhias e promoções para compra de passagens aéreas no quadro abaixo.
Extensão de Viagem para Fortaleza
A cidade de Fortaleza além das belas praias conta com cultura, possibilidade de compras e ótima gastronomia.
Quando o assunto é sobre comidas, confira também o post: Gastronomia em viagens.
Foto: Autoral.
Há vários passeios e experiência, Explore Fortaleza.
Dicas de Viagem – Maranhão e a Rota das Emoções
Toda viagem necessita de planejamento e providências, saiba mais no post: Dicas para Viajar.
Nos restaurantes de São Luís, provar o Arroz do Mar, uma das delícias da culinária local.
O restaurante da Pousada Portais da Amazônia, é uma boa opção para o jantar no Centro Histórico de São Luís.
Em Barreirinhas a dica é jantar na Pizzaria do Porto Preguiças Resort, o restaurante foi idealizado por paulistas que se orgulham de levar o estilo e a qualidade das redondas para o Maranhão.
Comprar o belo artesanato local na parada do passeio de Caburé.
Em Jericoacoara não deixe de ver o pôr do sol sobre as dunas.
Livros que Inspiram
Uma das sugestões para conhecer mais sobre o folclore maranhense é com o livro Coração Musical bumba-meu-boi. Outra opção é o livro Maravilhas do Brasil – Festas Populares.
Veja também
Categorias: América do Sul, Aventura, belas paisagens, Brasil, capital, Cruzeiros
Postado por: Deusa Rodrigues