Deusa Rodrigues - Travel Agent

O que fazer no Catar e outros países do Mundo Árabe

16.dez.22 - atualizado em 22.fev.24



O que fazer no Catar, o pais que ficou em evidência devido à Copa do Mundo de 2022.

A capital Doha se destaca pelos edifícios arrojados com arquitetura inovadora e claro, pelo luxo.

A cultura árabe e seu exotismo tem conquistado cada vez mais os viajantes.

Confira as dicas que preparei.

Você vai gostar de ler também sobre Burj Al Arab um ícone de Dubai.

O que fazer no Catar

Sobre o Catar

O Catar ou Qatar, está localizado na Península Arábica, e é considerado um emirado, ou seja, um território que é comandado por um emir.

Doha a capital, é surpreendente tanto pelos prédios futuristas, tendo como cenário o mar, bem como pelas atrações.

Outro ponto bem interessante é o recém construído Metrô, que foi construído para atender aos visitantes da Copa do Mundo, além de ser um ótimo meio de transporte, também é bem luxuoso em comparação com outros países.

O que fazer no Catar

Eu visitei Doha no Catar e depois segui para a Indochina, poder conjugar a viagem com outros países da Ásia é também um dos atrativos do destino.

O que fazer no Catar, uma viagem exótica e inesquecível.

O que fazer no Catar

Principais Passeios em Doha

Confira as principais experiências e passeios em Doha.

O ideal para reconhecimento da cidade é começar com um City Tour pelos principais pontos turísticos.

A primeira parada será  para visitar os Museus Msheireb, que estão divididos em quatro casas patrimoniais, e cada uma conta um pouco da história desde os primórdios até os dias atuais, a fase da riqueza devido à produção de petróleo.

Depois o tour segue conhecer os Dhows, que são os barcos tradicionais e típicos, que assim como em Dubai, navegam pela Península Arábica.

O que fazer no Catar

Outro atrativo do tour é o Katara Cultural Village é um grande centro cultura, que reúne a Mesquita de Katara ou as Torres de Pombos.

O luxo impera em Qanat Quartier, na região do Porto Saudita, há inclusive uma réplica da ponte Rialto de Veneza.

No Mundo Árabe não pode faltar os mercados e o Souq Waqif, é um lugar típico onde se pode comprar objetos da região.

Corniche de Doha

O Corniche de Doha, é uma via beira-mar de 7 quilômetros, um bonito calçadão que contorna a baia e onde se localizam os prédios bacanas.

A região está dividida em duas áreas, o Corniche Park and Promenade e a Corniche Street, que são lugares perfeitos para passear, correr e ver o mar.

O que fazer no Catar

Museu de Arte Islâmica

O Museu de Arte Islâmica é tão bonito por fora, com sua arquitetura moderna de linhas retas, como por dentro, devido ao rico acervo que mostra muitos detalhes da cultura.

As peças tem o design árabe, tanto nas joias como os ojbetos em geral. Os espaços internos são surpreendentes pela edificação inovadora.

Está localizado no lado extremo do Corniche, próximo do porto dos barcos típicos, os Dhows, com vista do mar.

O que fazer no Catar

Souq Waqif

No mundo árabe não pode faltar mercado e o Souq Waqif, é um lugar típico. Para tem uma experiência real da cultura, é fundamental fazer uma visita para observar e também comprar uma das infinidades de objetos, como tapetes, luminárias, roupas, etc.

Quando for comprar não esqueça que barbanhar, essa é uma das características no Oriente Médio.

O que fazer no Catar

Quando o assunto é sobre compras e arte de pechinchar, o Egito é uma das referências em experiências de viagem.

Safári pelo Deserto do Catar

O passeio do Safári no Deserto do Catar, é uma aventura que começa em veículo 4×4, com saída dos hotéis e segue pela costa em direção ao sul.

Poder participar do Dune Bashing é emocionante mesmo, pois o motorista acelera e desacelera por cima das dunas.

Depois segue para a experiência de passeio no lombo de camelo pelo deserto, para observar o entardecer com o momento mágico do pôr do sol.

A seguir de volta no 4×4, para visitar a região de Khor Al Adaid ou Khawr al Udayd, conhecida como mar interior, na entrada do Golfo Pérsico, próximo da fronteira com a Arábia Saudita. Um lugar bonito que é considerado um verdadeiro oásis no deserto.

Monster pelo Deserto

O passeio para explorar o deserto também pode ser feito com o Monster, um enorme ônibus também 4×4.

Catar e o Mundo Árabe

O Catar e o Mundo Árabe são tendências de viagem.

Pérola do Qatar 

A Pérola do Qatar – The Pearl, são ilhas artificiais impressionantes, outra semelhança com as de Dubai.

Um dos lugares mais luxuosos do Golfo Pérsico, que conta com hotéis, lojas e restaurantes.

Localizada em frente à costa de West Bay de Doha, conta com ruas charmosas e construções imponentes.

O trecho de La Croisette, tem o mesmo nome do passeio marítimo de Cannes, um detalhe que remete à sofisticação.

A lagoa circular do Porto Saudita, tem capacidade para mais de 700 embarcações. A Medina Centrale, é o maior destaque de Doha.

Há possibilidade de fazer um tour privado para a Pérola do Catar.

Ônibus Turístico

Outra opção é fazer o passeio com o ônibus turístico de Doha, como ele passa pelos principais pontos, é uma maneira de conhecer bem a capital do Qatar.

Como na maioria das cidades turísticas do mundo, o confortável ônibus de dois andares é panorâmico e oferece a oportunidade de descer em todas as paradas e depois seguir no próximo veículo.

Rotas e Paradas

Passa pelo Souq Waqif, Katara Cultural Village, Pearl Qatar ou o Museu de Arte Islâmica.

A capital do Catar também é interessante à noite, com os lugares iluminados, que pode ser observados também com o passeio do ônibus turístico.

Excursão ao Forte Zubarah

O Forte de Zubarah, Patrimônio da Humanidade, um monumento histórico dos séculos XVIII e XIX, está localizado há 100 quilômetros de Doha, na costa ocidental do norte do Catar.

O local guarda segredos dos vestígios arqueológicos da vila fantasma de Al Jumail, localizada junto ao forte, com um total de 4.6 quilômetros quadrados de superfície. Foi fundado por comerciantes no século XVIII e abandonado no início do século passado.

Onde Ficar em Doha

As opções de hospedagem em Doha são muitas, desde os hotéis luxuosos de 5 estrelas, até os de categoria turística, considerados 3 estrelas.

De modo geral a hotelaria do Catar  se caracteriza pelo luxo.

Banana Island Resort Doha

Situado na Ilha Banana, a 20 minutos de Doha com traslados por uma balsa de luxo, o Banana Island Resort é uma das melhores opções de hospedagem sofisticada.

Os destaques são para o Anantara Spa, os 800 metros de praia privativa, as 9 opções gastronômicas, além de um cinema exclusivo no Resort.

A piscina tem formato de lagoa, onde se pode ter uma bonita vista do mar.

O calçadão Corniche e o Souq Waqif estão a 20 minutos de balsa do Banana Island. O Aeroporto Internacional de Doha fica a 5 quilômetros da propriedade.

Catar e o Mundo Árabe

Souq Waqif Boutique Hotel

O Souq Waqif Boutique Hotel está localizado na parte histórica, ao lado do famoso mercado e a 700 metros a pé da Estação de Metrô.

A propriedade reúne uma coleção de 9 edifícios históricos, com arquitetura do Catar e decoração contemporânea. Oferece 8 restaurantes, SPA com tratamentos da Arábia.

Fraser Suítes Doha

O Fraser Suítes Doha está localizado no calçado Corniche, entre os preços modernos e de frente para o mar. Oferece vistas do Porto de Doha e do Oceano Índico.

Catar e o Mundo Árabe

ibis Doha

O ibis Doha da rede Accor é um tipo de hospedagem que oferece um bom custo-benefício em relação à preço e localização. O destaque da propriedade é a vista dos quartos.

Como Chegar ao Catar

Para chegar ao Catar a melhor maneira é com voos diretos de São Paulo para Doha com a Qatar Airways, que já foi eleita algumas vezes, como uma das melhores companhias aéreas do mundo.

Confira no banner as promoções para comprar as passagens aéreas.


vai-de-promo

Países do Mundo Árabe

O Catar faz parte do Mundo Árabe, que reúne 22 países e territórios entre a Ásia Ocidental, ou Oriente Médio e o Norte da África. A língua árabe e os costumes são os pontos de unem esses países.

A rica cultura árabe deixou marcas por várias regiões, inclusive na Europa. Com relação à viagens, o Mundo Árabe tem atraído cada vez, porque são destinos que oferecem experiências diferenciadas e belas paisagens.

Entre os países do Mundo Árabe que mais se destacam no turismo, além do Catar, estão os Emirados Árabes, com Dubai e Abu Dhabi, assim como também, Omã e Jordânia, lugares por onde viajei e conto abaixo as dicas.

Emirados Árabes

Os Emirados Árabes Unidos são uma federação onde 7 emirados são governados por seus líderes e os xeiques.

A história se estende por 5.000 A.C., quando os primeiros povoados que se estabeleceram, eram tribos nômades locais se fixaram como ótimos comerciantes e marinheiros, em parte da Península Árabe.

O local seguiu, por muito tempo, somente com povoados dedicados à cultura do deserto ou à exploração de pérolas.

Com a descoberta do petróleo no século passado, a região enriqueceu, mas também passou a investir no turismo e na modernidade.

Dubai

Dubai conta com o glamour e luxo dos Emirados Árabes é sem dúvida um destino de viagem de sonhos.

Desde que o Oriente Médio ficou mais acessível ao brasileiro com os voos da Emirates e da Qatar Airways, os Emirados Árabes passaram a fazer parte da rota de viagem.

Poder voar diretamente sem escalas para Dubai e de lá seguir para outros países asiáticos, é um dos motivos do sucesso do destino.

A cidade vive em constante transformação: a cada dia surgem novas construções e opções.

Há inúmeras atrações para conhecer, entre elas estão, o safári no deserto, o Miracle Garden, o Burj Al Arab, entre outros. Reserve os melhores passeios de Dubai.


Booking.com


Oferece hotéis incríveis e ótimas experiências no mundo árabe. Há ainda as comprinhas que ninguém resiste.

Leia também sobre os Hotéis Famosos pelo Mundo.

Abu Dhabi

A capital dos Emirados Árabes, Abu Dhabi se destaca pela arquitetura arrojada, uma grata surpresa no mundo das viagens.

O Corniche de Abu Dhabi, a beira-mar contorna as bonitas praias, local ideal para caminhadas ou passeios de bicicleta.

Entre as atrações estão o contraste da natureza com os prédios futuristas, a bela Grande Mesquita e a experiência do safári no deserto.

Abu Dhabi também investiu em cultura e lazer, com vários museus e parques, entre eles estão, o Museu do Louvre e Ferrari World.

Eu estive em Abu Dhabi algumas vezes e posso afirmar que é um lugar fascinante.



Booking.com

Os Emirados Árabes, um dos países, do Mundo Árabe, tem características que lembram o Catar.

Grande Mesquita de Abu Dhabi

Omã – Zighy Bay

A viagem para Omã, especialmente em Zighy Bay se destaca pelas praias paradisíacas, um país pouco conhecido dos brasileiros.

A região de Zighy Bay é um pedacinho na ponta do mapa, muito próximo de Dubai. Faz fronteira com Emirados Árabes, Iêmen e Arábia Saudita, do lado oeste e o mar do Golfo de Omã, do lado leste.

Eu me hospedei no Resort Six Senses Zighy Bay, verdadeiro refúgio paradisíaco entre mar e montanha de pedras. Depois conferi a capital Mascate e seus encantos.

Além de praias há também um passeio por montanhas e vales do sul de Omã.

Além do Catar, Omã é um dos lugares do mundo árabe que eu indico.

Viagem para Zighy Bay, Omã a partir de Dubai: praias paradisíacas

Jordânia – 7 Maravilhas do Mundo

A Jordânia é outro país que faz parte do Mundo Árabe.

Petra é uma das novas 7 Maravilhas do Mundo Moderno, e ficou mundialmente conhecida pelo filme “Indiana Jones e a Última Cruzada”. Um destino único em todos os aspectos, uma cidade remota que é um dos grandes tesouros arqueológicos do mundo.

Esta cidade rosada e antiga é conhecida pelas suas tumbas, templos com fachadas incríveis e um monastério do período Bizantino. As estruturas são impressionantes e foram esculpidas em montanhas escarpadas e altas falésias.

Os responsáveis pela construção foram os habitantes desta região, árabes da tribo Nabateus, há mais de dois mil anos atrás. Esse povo dominou o lugar por muito tempo e foi responsável pela riqueza da região com a rota da seda e outros produtos da Ásia.

Uma cena mágica é durante o Show quando Petra fica toda iluminada por milhares de velas, tornando um lugar misterioso e encantador. Um destino imponente que não decepciona na visita.

Heranças Árabes

Os povos árabes por onde passaram, deixaram suas heranças e costumes.

A arte de azulejos vem desde a antiguidade e o nome é derivado da palavra árabe Al-Zulaij, que quer dizer pedra polida.

As antigas civilizações começaram a decorar casas e templos com tijolos esmaltados na cor azul, também com o objetivo de conservar.

Os impérios muçulmanos aprimoraram a arte dos azulejos e foram muito utilizados na arquitetura islâmica.

Os azulejos chegaram à Península Ibérica no domínio dos mouros, com isso a Espanha e depois Portugal se especializaram.

Um destino que soube aproveitar a influência europeia e é uma referência no assunto, está no interior do México. Saiba mais no post: Viagem à Puebla a essência do México.

Cerâmica Talavera México

Azulejos no Brasil

No Brasil os azulejos chegaram pelas mãos dos portugueses e holandeses, o revestimento impermeável, de fachadas constituíram um fator de praticidade na arquitetura colonial. Há belos exemplos no Norte e Nordeste do Brasil, como na cidade de São Luís.

O artista brasileiro Athos Bulcão deu modernidade à arte de azulejos de Brasília, com suas formas geométricas simples e diferenciadas.

Gastronomia Árabe

As delícias da gastronomia árabe é uma das mais deliciosas do mundo. Tem origem no Líbano um país com uma história rica e antiga.

Hoje os países como Catar, Emirados Árabes e Omã, contratam chefs libaneses para os restaurantes, principalmente dos hotéis de luxo.

No Brasil devido à grande imigração de libaneses, a culinária árabe foi incorporada ao país, como em São Paulo.

Alguns pratos caíram no gosto dos brasileiros como a Esfiha e o Kibe, os mais populares, no entanto há diversidade como o Mezze, elaborado com Homus, um dos melhores pratos árabes.

Se você gosta de comer bem, leia também o post Gastronomia em viagem – sempre uma experiência inesquecível. Seguro Viagem

Gastronomia em Omã

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel