Deusa Rodrigues - Travel Agent

Mercadão de São Paulo onde comer o sanduíche de mortadela

14.abr.23 - atualizado em 20.jun.25

Sanduíche de pão francês recheado com pernil assado, alface, queijo e tomate, servido em prato branco. Ideal para almoço ou lanche.

Onde comer no Mercadão de São Paulo com tantas opções. O espaço reúne oferta de frutas, peixes, carnes, secos e molhados, além de ser um complexo gastronômico.

A visita aguça o paladar com tantas delícias, também olfato com tantos cheiros e a visão com tantas cores.

Com certeza é um lugar que tem que fazer parte do roteiro pela maior cidade da América do Sul.

Você vai gostar de ler também sobre: Sampa Sky e Centro Histórico de São Paulo.

Mercado Municipal Paulistano

O passeio pelo Mercado Paulistano reúne as cores e sabores do país e está sempre nos roteiros turísticos de quem vem para a cidade.

Para a maioria dos visitantes é o nosso Mercadão @nossomercadao, que conta com uma arquitetura única, com lindos vitrais, assim como os mercados europeus.

Deusa Rodrigues segurando uma fatia de laranja, com fundo de feira de frutas coloridas incluindo maçãs, bananas e morangos, destacando a variedade de frutas frescas. Onde comer no Mercadão.

Onde Ficar Próximo do Mercadão

Há alguns estúdios na região central de São Paulo para se hospedar.

Sanduíche de Mortadela do Mercadão

Para almoçar há muita opção, dentre as comidas do Brasil, o sanduíche de mortadela do Mercadão, também está entre as mais típicas.

Os diversos restaurantes do local oferecem o famoso sanduíche, cada um tem sua receita diferente, alguns tem produção própria, outros utilizam produtos importados, portanto pode-se voltar várias vezes, que o sabor é sempre diferente.

Imagem de uma rua de comércio movimentada com várias pessoas desfrutando de momentos sociais, lojas e restaurantes ao longo da calçada, promovendo a experiência de compras e lazer ao ar livre. Onde comer no Mercadão.

Bares e Restaurantes do Mercadão

O que não falta no Mercadão é opções para o almoço ou happy hour, no cardápio há muitas opções para escolher.

Em 2004 a então prefeita Marta Suplicy se inspirou em mercados europeus e promoveu uma reforma, com a construção do mezanino de mil metros quadrados, onde está a praça de alimentação e quiosques de comidas e bebidas.

No mezanino se encontra a maioria das ofertas sobre onde comer no Mercadão.

Ambiente sobre onde comer no Mercadão de São Paulo, com comidas com pratos tradicionais, sanduíches, uma verdadeira feira gastgronômica.

Um ótimo passeio para conjugar com a visita a Catedral da Sé.

Free Tour no Centro Histórico de SP

Que tal conhecer melhor o Centro Histórico de SP com um Free Tour? Um passeio pelos principais pontos turísticos, que você paga o que achar junto.

Hocca Bar

O Hocca Bar @hoccabrasil, é um dos locais tradicionais, ícone turístico e gastronômico de São Paulo, em atividade desde de 1952 no Mercadão. Atualmente conta com várias outras unidades pelo estado.

No cardápio há uma variedade de sanduíches, pastel de bacalhau e outros itens, um melhor que o outro.

Eu experimentei o Sanduíche de Mortadela Salada, acompanhado de um choppinho gelado, adorei e recomendo. Claro que o destaque foi o delicioso receio, o que aliás há várias opções.

Sanduíche de mortadela com tomade alface, queijo e pão macio ao lado de uma Deusa Rodrigues sorridente desfrutando de um lanche, onde comer no Mercadão de São Paulo.

Mercadão onde comer, sem dúvida o Hocca Bar é uma das melhores sugestões.

Imagem de uma área de bar no Mercadão de São Paulo, com várias pessoas apreciando drinques, com destaque para um copo de cerveja Amstel gelada na frente. Ambiente aconchegante com iluminação quente e decoração confortável.

O local está também no meu post Onde comer em São Paulo. 

Visitar o Mercadão é uma atividade obrigatório para quem vem para São Paulo.

Restaurante e Adega Irmãos Gomes

O Restaurante e Adega Irmãos Gomes conta com duas unidades no Mercadão, uma no térreo e outra no mezanino, bem confortável com poltronas e mesas com boa separação.

O empreendimento tem 10 anos de atuação e tem crescido muito, recebe clientes de várias partes do Brasil.

No cardápio há o famoso sanduíche de mortadela, mas também o deliciosos pastéis de tamanho grande, bolinhos de bacalhau e carne seca.

2 fotos conjugadas, uma com bolinhos de bacalhau e carne seca com limões, com uma taça de vinho tinto e uma taça de água, a outra Deusa Rodrigues comendo um grande pastel de bacalhau no Mercadão de São Paulo.

Quanto aos pratos principais os destaques são Bacalhau à Gomes, que o mais procurado e muito bem servido, a dica é tomar um bom vinho para harmonizar. Esse foi o prato que eu provei na visita e que recomendo.

Deusa Rodrigues desfrutando de uma refeição e taça de vinho no restaurante Irmãos Gomes no Mercadão de São Paulo, com comida apetitosa.

Há outras opções como a picanha, bife de Ancho, churrasqueiro servido na chapa, etc.

A adega é uma dos lojas da marca Irmãos Gomes que está no térreo e vende diversos tipos de bebidas. Esta é uma ótima opção quanto a onde comer no Mercadão.

Ambiente de uma lanchonete com decoração temática, mesas com toalhas quadriculadas, na Adega Irmãos Gomes no Mercadão de São Paulo.

História do Sanduíche da Mortadela

A história do sanduíche de mortadela vem deste da inaugurado do Mercadão de São Paulo em 1933, quando dois primos de origem portuguesa, abriram um estabelecimento para servir a delícia. O lugar ficou conhecido pelo Bar do Mané, que atualmente é administrado pela quarta geração da família.

A tradição começou quando um cliente no passado, sempre insistia para incrementar o sanduíche com mais recheio, até que os funcionários, decidiram exagerar e para surpresa de todos, foi super aprovado.

Mortadela Presente em Vários Restaurantes

Logo depois outros frequentadores passaram a pedir o mesmo, que foi incorporado ao cardápio, sendo que os demais bares e restaurantes locais, também fizerem o mesmo.

Outro item que faz parte da gastronomia local é o bolinho e pastel de bacalhau.

Eu fui conferir e degustar para escrever este post – Mercadão de SP onde comer.

Deusa Rodrigues em ambiente do Mercadão de São Paulo com destaque para o quadro de cardápio de sanduíches de mortadela, bacalhau, pastel, bruschetta, tomates e saladas.

Banca do Ramon

A Banca do Ramon é um ponto tradicional do Mercado de São Paulo, atua desde 1922 com venda de opções do bacalhau, vinhos e especiarias em geral. Está sempre lotada de pessoas em busca de novos sabores.

As bancas de vinhos, como a Banca do Ramon, também oferecem rótulos ideais para harmonizar com receitas — tanto no preparo quanto na taça. Há mesas onde os clientes podem pedir vinho com petiscos de acompanhamento.

Quanto ao item onde comer no Mercadão a Banca do Ramon é um dos ícones.

Banca do Ramon, uma loja de bebidas localizada no Mercado Municipal Paulistano, com destaque para uma variedade de vinhos e destilados em exibição.

Famoso Bacalhau

O bacalhau é um produto muito procurado, um dos locais mais conhecidos do produto, principalmente na Semana Santa, há diversas opções para as compras. Há também oferta de diversos outros frutos do mar, como dez variedades de camarões e centenas de tipos de peixes.

O Que Comprar no Mercado Municipal de SP

Entre os produtos do Mercadão é possível encontrar de verduras, legumes e frutas, carnes, aves, peixes e frutos do mar, massas, doces, especiarias, além de produtos importados.

Imagem de peras verdes frescas e suculentas, agrupadas em uma superfície, ideais para consumo saudável, opção de onde comer no Mercadão de São Paulo.

O público fiel procura também por secos e molhados, azeite, bebidas, pães. Como um dos atrativos da cidade, não poderia faltar uma loja de souvenir de São Paulo.

Imagem de um movimentado mercado interno com várias lojas, pessoas caminhando, algumas de óculos, em um ambiente com alto teto e iluminação, no Mercadão de SP.

Frutas do Mercadão

No Mercadão há uma variedade incrível de frutas tanto do Brasil, como do resto o mundo.

Entre as frutas há desde banana, laranja, maçã, mas também as importadas como a Pitaya ou Fruta do Dragão, que pode ter polpa branca e vermelha e é de origem da Austrália e Ásia.

Imagem de uma barrada de frutas variadas, incluindo mamão, goiaba, romã, e outras, com duas pessoas sorrindo ao fundo, uma delas segurando uma fruta cortada, no Mercadão de SP.

Os vendedores oferecem sempre uma mostra para provar, como uma entrada para depois seguir para o almoço – onde comer no Mercadão.

Deusa Rodrigues segurando uma fatia de laranja, com frutas coloridas incluindo maçãs, bananas e morangos, ao fundo, no Mercadão de SP.

Banca de Queijos

As tradicionais bancas do Levy Queijos e a do Queijos Roni é possível encontrar queijos especiais para fondue, como gruyère, emmental e estepe, além de sugestões de mistura para quem deseja criar um blend.

Quiosque da Pimenta

Uma das possibilidades de compras bem específica é no Quiosque da Pimenta, que conta com grande variedade, desde das mais leves até as mais fortes como as indianas. Há misturas em garrafas e até grãos para plantar em casa.

Quiosque da Pimente com frutas, temperos e produtos alimentícios variados, localizado em uma feira ou loja, com destaque para a sinalização 'Quiosque da Pimente'.

Arquitetura do Mercadão

O Mercadão de São Paulo ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída às margens do rio Tamanduateí. Conta com 1.500 colaboradores em 290 boxes e estima-se que movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia.

Funciona de segunda a sábado, das 6h00 às 18h00 e aos domingos e feriados das 6h00 às 16h00.

O Mercadão de São Paulo ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída às margens do rio Tamanduateí. Conta com 1.500 colaboradores em 290 boxes e estima-se que movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia.

Você sabia que por semana circulam cerca de 50 mil pessoas por lá?

Vitrais do Mercadão

Os vitrais do Mercadão mostram a vida rural dos imigrantes que foram tão importantes na comercialização dos produtos. Há 72 vitrais ao todo com referência à pecuária e agricultura paulista.

Vitral colorido em uma igreja, mostrando pessoas em diferentes atividades ao ar livre, com árvores e céu ao fundo, sob uma estrutura de teto branca.

O projeto arquitetônico ocupa uma área de 22.147 metros quadrados, com 18.600 metros quadrados de área construída e o edifício é tombado pelo patrimônio histórico e cultural, tombado pelos conselhos do CONDEPHAAT (2004) e CONPRESP (2017).

A maioria das obras de arte foram criadas por Conrado Sorgenicht Filho, que trouxe a técnica de vitrais da Alemanha no passado.

Vitral colorido do Mercadão de SP, com detalhes de um cenário colorido de lavoura do interior.

Espaço Gastronômico

O espaço gastronômico é um verdadeiro paraíso que reúne diversos bares e restaurantes, projeto pelo engenheiro Felisberto Ranzini.

Foto do Chef Cassio Prados e Deusa Rodrigues na cozinha do Espaço Gastronômico do Mercadão, onde ele preparou uma oficina, um ambiente moderno com bancada de mármore e utensílios de cozinha ao redor.

Em 2006 foi criado no mezanino o Mercado Gourmet, com cozinha equipada para aulas de gastronomia e eventos.

Todos os meses acontecem oficinas de gastronomia que são realizadas em conjunto com a ONG Gastromotiva.

Eu tive o privilégio de assistir a oficina do Chef Cássio Prados que preparou um cuscuz paulista diferente com farinha de batata, frango e diversos outros ingredientes.

Mercado Municipal Kinjo Yamato

Para quem vai visitar o Mercadão a dica é conhecer também um outro empreendimento tradicional na região.

O Mercado Municipal Kinjo Yamato na rua Barão de Duprat, 400, fica ao lado do Mercadão, que tem como característica a venda de hortaliças, além de frutas e produtos da colônia japonesa.

Há também várias opções de restaurantes para almoçar, com preços mais acessíveis, em relação ao Mercadão.

Pessoas fazem compras em mercado com destaque para frutas e verduras expostas na seção de hortifrúti, sob teto de madeira.

Como Chegar – Mercadão

Uma das opções de transporte público para chegar ao Mercadão é ir de Metrô até a Estação São Bento e descer pela ladeira Porto Geral, passar pela rua 25 de Março.

Para quem está em outra cidade e deseja chegar à São Paulo, há uma grande oferta de voos.

Para Circular em São Paulo

Outra possibilidade para conhecer as várias atrações de São Paulo, é alugar um carro. Compare com a DiscoverCars, empresas, veículos e preços conforme datas da viagem para reservar do automóvel.

Onde Ficar em São Paulo

Veja abaixo as minhas indicações de hotéis por região.

Imagem de um quarto de hotel moderno com cama de casal, cabeceira iluminada, mesa com laptop e uma poltrona ao lado, decorado com cortinas claras e quadro na parede.

 

Hotéis na Região Central de SP

Hotel Nobile Downtown, próximo do Terraço Itália na região da Praça da República.

O Novotel Jaraguá São Paulo Conventions que se localiza na rua Martins Fontes, é local bom para visitar o Centro Histórico e também para subir a rua Augusta até as várias atrações dos Jardins.

Hotel em Higienópolis

O  Monreale Lifestyle Higienópolis São Paulo é uma boa opção na região da Santa Cecília, próximo do Centro.

Hotéis na Região da Paulista

Ibis Paulista, categoria turística, com ótimo custo benéfico, está localizado na avenida Paulista próximo da rua Haddock Lobo.

Meliá Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Augusta.

Fachada do hotel Meliã Paulista, com bandeiras do Brasil e sinalização clara do nome do hotel. Estabelecimento moderno em São Paulo, ideal para turistas.

Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na alameda Casa Branca.

Blue Tree Premium Paulista – categoria primeira na rua Peixoto Gomide.

Renaissance São Paulo – para ficar em alto estilo categoria luxo – alameda Santos, uma ótima localização.

Tivoli Mofarrej – outro hotel de luxo, onde se hospedam vários poderosos, na alameda Santos, paralela à avenida Paulista.

Hotéis na Vila Madalena e Pinheiros

ibis Faria Lima está em um local estratégico, próximo da avenida e da estação de Metrô.

Quality Faria Lima, para quem deseja curtir o bairro de Pinheiros.

Hospedagem no Ibirapuera

Comfort Hotel Ibirapuera, ótima opção de hospedagem na avenida Ibirapuera.

Hotel Unique,  ficar em um hotel ícone moderno, luxuoso e para aproveitar o Restaurante Skye, na cobertura com uma vista linda de São Paulo.

Nota da Autora 

A convite da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, também realizei algumas visitas com apoio institucional em conjunto com a equipe do programa Vai de Roteiro, que está disponível de forma gratuita para todos.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2025 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel