Mercadão de São Paulo onde comer
14.abr.23 - atualizado em 28.jun.24
Onde comer no Mercadão de São Paulo com tantas opções. O espaço reúne oferta de frutas, peixes, carnes, secos e molhados, além de ser um complexo gastronômico.
A visita aguça o paladar com tantas delícias, também olfato com tantos cheiros e a visão com tantas cores.
Com certeza é um lugar que tem que fazer parte do roteiro pela maior cidade da América do Sul.
Você vai gostar de ler também sobre: Sampa Sky e Centro Histórico de São Paulo.
Free Tour no Centro Histórico de SP
Que tal conhecer melhor o Centro Histórico de SP com um Free Tour? Um passeio pelos principais pontos turísticos, que você paga o que achar junto.
Mercado Municipal Paulistano
O passeio pelo Mercado Paulistano reúne as cores e sabores do país e está sempre nos roteiros turísticos de quem vem para a cidade.
Para a maioria dos visitantes é o nosso Mercadão @nossomercadao, que conta com uma arquitetura única, com lindos vitrais, assim como os mercados europeus.
Sanduíche de Mortadela do Mercadão
Para almoçar há muita opção, dentre as comidas do Brasil, o sanduíche de mortadela do Mercadão, também está entre as mais típicas.
Os diversos restaurantes do local oferecem o famoso sanduíche, cada um tem sua receita diferente, alguns tem produção própria, outros utilizam produtos importados, portanto pode-se voltar várias vezes, que o sabor é sempre diferente.
História do Sanduíche da Mortadela
A história do sanduíche de mortadela vem deste da inaugurado do Mercadão de São Paulo em 1933, quando dois primos de origem portuguesa, abriram um estabelecimento para servir a delícia. O lugar ficou conhecido pelo Bar do Mané, que atualmente é administrado pela quarta geração da família.
A tradição começou quando um cliente no passado, sempre insistia para incrementar o sanduíche com mais recheio, até que os funcionários, decidiram exagerar e para surpresa de todos, foi super aprovado.
Logo depois outros frequentadores passaram a pedir o mesmo, que foi incorporado ao cardápio, sendo que os demais bares e restaurantes locais, também fizerem o mesmo.
Outro item que faz parte da gastronomia local é o bolinho e pastel de bacalhau.
Eu fui conferir e degustar para escrever este post – Mercadão de SP onde comer.
Bares e Restaurantes do Mercadão
O que não falta no Mercadão é opções para o almoço ou happy hour, no cardápio há muitas opções para escolher.
Em 2004 a então prefeita Marta Suplicy se inspirou em mercados europeus e promoveu uma reforma, com a construção do mezanino de mil metros quadrados, onde está a praça de alimentação e quiosques de comidas e bebidas.
No mezanino se encontra a maioria das ofertas sobre onde comer no Mercadão.
Um ótimo passeio para conjugar com a visita ao Edifício Matarazzo.
Hocca Bar
O Hocca Bar @hoccabrasil, é um dos locais tradicionais, ícone turístico e gastronômico de São Paulo, em atividade desde de 1952 no Mercadão. Atualmente conta com várias outras unidades pelo estado.
No cardápio há uma variedade de sanduíches, pastel de bacalhau e outros itens, um melhor que o outro.
Eu experimentei o Sanduíche de Mortadela Salada, acompanhado de um choppinho gelado, adorei e recomendo. Claro que o destaque foi o delicioso receio, o que aliás há várias opções.
Mercadão onde comer, sem dúvida o Hocca Bar é uma das melhores sugestões.
O local está também no meu post Onde comer em São Paulo.
Visitar o Mercadão é uma atividade obrigatório para quem vem para São Paulo.
Compras no Mercadão de São Paulo
Entre os produtos do Mercadão é possível encontrar de verduras, legumes e frutas, carnes, aves, peixes e frutos do mar, massas, doces, especiarias, além de produtos importados.
O público fiel procura também por secos e molhados, azeite, bebidas, pães. Como um dos atrativos da cidade, não poderia faltar uma loja de souvenir de São Paulo.
Frutas do Mercadão
No Mercadão há uma variedade incrível de frutas tanto do Brasil, como do resto o mundo.
Entre as frutas há desde banana, laranja, maçã, mas também as importadas como a Pitaya ou Fruta do Dragão, que pode ter polpa branca e vermelha e é de origem da Austrália e Ásia.
Os vendedores oferecem sempre uma mostra para provar, como uma entrada para depois seguir para o almoço – onde comer no Mercadão.
Famoso Bacalhau
O bacalhau é um produto muito procurado, um dos locais mais conhecidos do produto, principalmente na Semana Santa, há diversas opções para as compras. Há também oferta de diversos outros frutos do mar, como dez variedades de camarões e centenas de tipos de peixes.
Banca do Ramon
A Banca do Ramon é um ponto tradicional do Mercadão, atua desde 1922 com venda de opções do bacalhau, vinhos e especiarias em geral. Está sempre lotada de pessoas em busca de novos sabores.
Quanto ao item onde comer no Mercadão a Banca do Ramon é um dos ícones.
Arquitetura do Mercadão
O Mercadão de São Paulo ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída às margens do rio Tamanduateí. Conta com 1.500 colaboradores em 290 boxes e estima-se que movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia.
Funciona de segunda a sábado, das 6h00 às 18h00 e aos domingos e feriados das 6h00 às 16h00.
O Mercadão de São Paulo ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída às margens do rio Tamanduateí. Conta com 1.500 colaboradores em 290 boxes e estima-se que movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia.
Você sabia que por semana circulam cerca de 50 mil pessoas por lá?
Vitrais do Mercadão
Os vitrais do Mercadão mostram a vida rural dos imigrantes que foram tão importantes na comercialização dos produtos. Há 72 vitrais ao todo com referência à pecuária e agricultura paulista.
O projeto arquitetônico ocupa uma área de 22.147 metros quadrados, com 18.600 metros quadrados de área construída e o edifício é tombado pelo patrimônio histórico e cultural.
Considerado um patrimônio histórico e cultural de São Paulo ei tombado pelos conselhos do CONDEPHAAT (2004) e CONPRESP (2017).
A maioria das obras de arte foram criadas por Conrado Sorgenicht Filho, que trouxe a técnica de vitrais da Alemanha no passado.
Espaço Gastronômico
O espaço gastronômico é um verdadeiro paraíso que reúne diversos bares e restaurantes, projeto pelo engenheiro Felisberto Ranzini.
Em 2006 foi criado no mezanino o Mercado Gourmet, com cozinha equipada para aulas de gastronomia e eventos.
Mercado Municipal Kinjo Yamato
Para quem vai visitar o Mercadão a dica é conhecer também um outro empreendimento tradicional na região.
O Mercado Municipal Kinjo Yamato na rua Barão de Duprat, 400, fica ao lado do Mercadão, que tem como característica a venda de hortaliças, além de frutas e produtos da colônia japonesa.
Há também várias opções de restaurantes para almoçar, com preços mais acessíveis, em relação ao Mercadão.
Como Chegar – Mercadão
Uma das opções de transporte público para chegar ao Mercadão é ir de Metrô até a Estação São Bento e descer pela ladeira Porto Geral, passar pela rua 25 de Março.
Para quem está em outra cidade e deseja chegar à São Paulo, há uma grande oferta de voos. Confira no banner as rotas e preços para comprar as passagens aéreas e do Seguro Viagem.
Para Circular em São Paulo
Outra possibilidade para conhecer as várias atrações de São Paulo, é alugar um carro. Compare empresas, veículos e preços conforme datas da viagem.
Onde Ficar em São Paulo
Veja abaixo as minhas indicações de hotéis por região.
Hotéis na Região Central de SP
Hotel Nobile Downtown, próximo do Terraço Itália na região da Praça da República.
O Novotel Jaraguá São Paulo Conventions que se localiza na rua Martins Fontes, é local bom para visitar o Centro Histórico e também para subir a rua Augusta até as várias atrações dos Jardins.
Hotel em Higienópolis
O Monreale Lifestyle Higienópolis São Paulo é uma boa opção na região da Santa Cecília, próximo do Centro.
Hotéis na Região da Paulista
Ibis Paulista, categoria turística, com ótimo custo benéfico, está localizado na avenida Paulista próximo da rua Haddock Lobo.
Meliá Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Augusta.
Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na alameda Casa Branca.
Blue Tree Premium Paulista – categoria primeira na rua Peixoto Gomide.
Renaissance São Paulo – para ficar em alto estilo categoria luxo – alameda Santos, uma ótima localização.
Tivoli Mofarrej – outro hotel de luxo, onde se hospedam vários poderosos, na alameda Santos, paralela à avenida Paulista.
Hotéis na Vila Madalena e Pinheiros
Selina Madalena São Paulo Hotel, localizado no coração da Vila Madalena próximo dos bares e restaurantes.
Quality Faria Lima, para quem deseja curtir o bairro de Pinheiros.
Hospedagem no Ibirapuera
Comfort Hotel Ibirapuera, ótima opção de hospedagem na avenida Ibirapuera.
Hotel Unique, ficar em um hotel ícone moderno, luxuoso e para aproveitar o Restaurante Skye, na cobertura com uma vista linda de São Paulo.
Nota da Autora
A convite da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, também realizei algumas visitas com apoio institucional em conjunto com a equipe do programa Vai de Roteiro, que está disponível de forma gratuita para todos.
Veja também
Categorias: Experiência, Gastronomia, São Paulo, Viagens
Postado por: Deusa Rodrigues