Lua de Mel na Toscana entre belas paisagens
31.dez.20 - atualizado em 21.jun.24
A Lua de Mel na Toscana terá paisagens fascinantes, patrimônios artísticos mundiais e belas cidades.
Para que a viagem seja inesquecível, o ideal é percorrer de carro as seculares cidades, caminhar por lugares românticos, fazer degustações em incríveis vinícolas e curtir jantares deliciosos.
Confira as dicas que preparei para sua viagem.
Você vai gostar de ler também sobre: Itália cidades mais visitadas.
Sobre a Toscana
Localizada na Europa Mediterrânea, a Itália é um dos destinos mais procurados para a Lua de Mel.
A Toscana encanta por suas tradições, arte, gastronomia, construções medievais e vilas pitorescas. As suas ruas estreitas, as igrejas, as altas colinas, o mar Tirreno, os campos de oliveiras e a exuberância das vinhas são cenários perfeitos.
Uma região de paisagens únicas entre campos, cidades antigas, em contraste com o mar e as regiões montanhosas. Dentre as inúmeras atrações, os magníficos campos de girassóis no verão colorem ainda mais esses ambientes românticos!
Que tal fazer uma Excursão a Pisa, San Gimignamo e Siena?
Conheça também outra cidade encantadora da Europa no post: Pontos turísticos de Viena.
Roteiro de Lua de Mel na Toscana
A sugestão é voar para Roma e seguir de avião ou trem para Florença. Comece com um Free Tour em Toscana.
Depois de conhecer bem a cidade, alugar um carro e seguir pelas lindas cidades da região: Lucca, San Gimignano, Bolgheri, Siena, Montepulciano, Montalcino, Gaiole in Chianti.
Florença – Início da Lua de Mel
A Lua de Mel pode começar por Florença, capital da região da Toscana e berço do Renascimento. Não tem como não se encantar com a beleza da cidade dividida pelo Rio Arno e suas pontes.
Cada esquina, em cada canto, há belos exemplos de arquitetura e de monumentos da época do Renascimento.
A partir de Florença, há possibilidade de fazer um Tour para San Gimignano, Siena e Chianti.
Repleta de construções históricas, elegantes lojas, belas catedrais e principalmente museus. A Galleria Dell Academia, abriga a famosa obra “David” de Michelangelo, ver de perto essa escultura é um privilégio.
O centro histórico conta com o Duomo, a impressionante cúpula de Brunelleschi, uma obra-prima da construção e o Batistério. A catedral é dedicada a Santa Maria del Fiore, ou Santa Maria da Flor, uma alusão ao nome da cidade. Considerada de fundamental importância para a história e para a arquitetura; um registro da riqueza e do poder da capital da Toscana, dos séculos XIII e XIV.
Que tal conhecer Florença de maneira diferente? A sugestão é com o Tour Mistérios e Lendas de Florença.
O Palazzo Vecchio e a Piazza della Signoria, não se pode deixar de conhecer.
A Ponte Vecchio que foi construída sobre o Rio Arno em 1.345 sendo a primeira ponte da cidade. Um lugar para fotografar e guardar de lembranças da Lua de Mel na Toscana.
Outra atração imperdível é a Santa Croce, uma igreja franciscana, onde estão localizadas as tumbas de Dante e Michelangelo.
A Galleria degli Uffizi detém a mais importante coleção mundial de arte renascentista, onde é possível ver obras de Michelangelo, Botticelli, Giotto, Leonardo da Vinci, Rafael, Perugino entre outros.
Para caminhar e namorar na Lua de Mel na Toscana, a dica visitar o imenso Jardim de Boboli, um lugar histórico de 1766, que foi inspiração para diversos outros parques na Europa.
O Palácio Pitti tem uma arquitetura impressionante do período renascentista, localizado à beira do rio Arno e próximo da Ponte Vecchio.
A partir de Florença a dica é fazer um Tour Enoturístico pela região do Chianti.
Conheça também outros pontos da Europa no post: Viagem para Portugal.
Lucca à Beira do Rio Serchio
O roteiro de Lua de Mel na Toscana pode incluir um passeio de meio dia para Lucca, a bela cidade que ainda mantém viva as evidências de uma história antiga e prestigiada. Está situada à beira do rio Serchio e tem um charme especial, com suas ruas de paralelepípedos. Um dos principais atrativos é a Casa di Puccini, onde nasceu um dos grandes compositores de ópera.
Para visitar a região é possível também fazer um passeio desde Florença com Lucca e Pisa.
San Gimignano e Bolgheri
A partir de Florença seguir para San Gimignano, que fica aproximadamente distante 01h00. Os destaques são suas 14 torres medievais e seu precioso vinho branco: o Vernaccia.
No início da tarde, siga para Vila Italiana de Bolgheri. De San Gimignano a Bolgheri, está à aproximadamente 01h30, a sugestão é fazer uma degustação de vinho na prestigiada Tenuta Dell´Ornellaia. Esta conceituada vinícola, fundada em 1981, conta com a belíssima paisagem toscana entre a costa e as montanhas. Oferece além de reconhecidos vinhos como Ornellaia, Masseto, excelentes opções de Grappa e o excepcional azeite de oliva local.
No final do dia seguir de Bolgheri para Siena que está à 01h40 de distância.
Siena – Lua de Mel na Toscana
Fique em Siena três a quadro dias para fazer de base para visitar outras cidades da região. Para conhecer Siena o ideal é começar por um passeio a pé pela cidade medieval, que é conhecida mundialmente por sua corrida de cavalos realizada duas vezes por ano: Il Palio.
Um destaque é a Piazza del Campo, a única praça em forma de concha, localizada no centro da cidade onde é realizado o Il Palio.
Depois conhecer o Palazzo Pubblico, o Duomo magnífica catedral românica, o Batistério, o Museu da Ópera, a Pinacoteca onde é possível ver o apogeu da Siena medieval.
Outro ponto incrível é o Salimbeni Palazzo construído em 1472.
A partir de Siena a dica é fazer o Tour de Vinho Chianti.
A cidade é ideal para namorar na Lua de Mel na Toscana.
Que tal conjugar a viagem? Leia também sobre: Paris a cidade do bel-prazer.
Montepulciano e Montalcino
No dia seguinte, depois de revigorante café da manhã em Siena, a sugestão é visitar a vinícola Il Greppo em Montepulciano. O local é famoso pelos vinhos: Biondi Santi, Nobile Montepulciano D.O.C.G. e Brunello de Montalcino.
A região também se destaca pelo queijo Pecorino. Há várias delícias as serem descobertas na Lua de Mel na Toscana.
Gaiole in Chianti
A partir de Siena sair cedo para conhecer Gaiole in Chianti, uma comuna italiana histórica. Lá está a vinícola do Barão Ricasoli, famoso pelo Chianti Clássico, que é um blend de uvas Sangiovese, Canaiolo e um pouco de Malvasia. O Castello de Brolio tem lindos jardins e degustação e almoço.
Melhor Época para Viajar para a Toscana
Os meses de abril a outubro, ou seja, no outono e primavera no hemisfério norte são os melhores para se conhecer a Toscana.
No verão tem as maiores temperaturas, porém se quiser apreciar os girassóis em flores eles começam a florescer em meados de julho.
Leia também os posts:
Primavera na Europa e outros continentes.
Viagens no outono.
Onde Ficar na Lua de Mel na Toscana
As cidades de Florença e Siena contam com várias opções de hotéis, nas categorias turística, primeira e luxo.
Hotéis na Toscana
Florença
Se puder ficar em alto estilo em Florença, a dica é o Villa San Michele by Belmond, certamente um dos hotéis mais românticos do mundo. Este antigo mosteiro, situado no topo de uma colina em meio a uma exuberante natureza e jardins com terraços, possui vistas inigualáveis de Florença.
Outra boa opção de hotelaria é o Helvetia & Bristol Firenze – Starhotels Collezione.
A indicação para um hotel romântico, uma antiga residência histórica com jardim e piscina é o Villa Cora.
Siena
Para ficar em uma hospedagem inesquecível, a recomendação é o Grand Hotel Continental Siena Starhotels Collezione.
Outra indicação é a Villa il Castagno Wine & Resort.
Siena Romântica, tem estilo apartamento com ótimo custo benefício.
Radda in Chianti
Radda in Chianti está na comuna de Siena e a sugestão é ficar no Villa Campomaggio Resort & SPA.
Como Chegar à Toscana
Uma das maneiras de chegar à região da Toscana é viajar para Roma, confira as ofertas e rotas.
Depois seguir em voo ou trem para Florença. A sugestão é alugar um carro para circular pelas lindas cidades e paisagens da Toscana.
A região da Toscana conta pequenas estradas panorâmicas entre as lindas cidades e vilarejos. Serão paisagens inesquecíveis como lembrança da Lua de Mel.
Gastronomia na Toscana
Em Florença almoçar na Cantinetta Antinori, famosa por sua produção de vinho. A sugestão é degustar o vinho Vinsanto, que na tradição toscana, bebe se ao final da refeição com os biscoitos típicos “Tozzetti”.
Outra sugestão em Florença é reservar um jantar romântico na renomada Enoteca Pinchiorri, uma das adegas mais completas do mundo.
Em Montalcino um dos passeios é almoçar no Castelo Banfi com vinho, onde há produção do Brunello, vinho produzido exclusivamente coma uva Sangiovese, conforme normas restritas que definem as características do produto e garantem a denominação D.O.C.G.
Uma das especialidades de Siena e de Monteriggioni é o Panforte: um tipo de bolo feito com mel, amêndoas, frutas cristalizadas e uma mistura secreta de especiarias.
Provar gelato (sorvete) em Florença e San Gimignano, para poder definir qual o melhor do mundo.
Degustação de vinhos em vinícolas, são paradas obrigatórias nesta viagem.
Conheça o vinho Chianti, encorpado, seco, com sabor e aroma de cereja.
Não deixe de provar, o prato Bisteca Allá Fiorentina e o sanduíche Lampredotto.
Para quem gosta de comer bem, deve conferir o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.
Dicas Para a Lua de Mel na Toscana
Toda viagem necessita de planejamento e providências, leia também: Dicas para Viajar.
Registre seus momentos a dois nos vinhedos e campos de girassol, rendem belas fotografias.
Livros que Inspiram Viagens
Os livros nos inspiram para as viagens. A minha dica é o best-seller da literatura mundial Sob o Sol da Toscana. A autora Frances Mayes faz um bonito relato sobre as paisagens do lugar, seus costumes, os habitantes e principalmente da vida simples do campo.
Nesse cenário incrível a autora cria dezenas de receitas de acordo com as estações e que estão incluídas no livro. Outra opção da mesma autora é Quatro Mulheres sob o sol da Toscana, um relato surpreendente.
Outra sugestão é sobre gastronomia com o livro Emoções na Cozinha: Histórias, Segredos e Receitas das Nonnas Italianas.
Extensão de Viagem para Roma
A Lua de Mel na Toscana pode ser conjugada com alguns dias na “cidade eterna”, Roma que é sempre surpreendente.
O Coliseu é um dos atrativos impressionantes, também conhecido como Anfiteatro Flaviano ou Flávio, foi construído no período da Roma Antiga.
Deve seu nome à expressão latina Colosseum, devido à estátua colossal do imperador romano Nero, que hoje não existe mais. O Coliseu é considerado uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno.
Um dos momentos emocionantes em Roma, é participar da Missa, realizada às quarta-feira na Praça São Pedro com a benção do Papa Francisco.
Na Fontana di Trevi, é a maior fonte barroca da Itália e provavelmente a mais famosa. A dica é visitar tarde da noite pois é um dos lugares mais concorridos de Roma. Com poucos turistas para disputar as fotos, a Fontana de Trevi vai parecer ainda mais bela, sinta-se no filme de Fellini – La Dolce Vita.
Quem tem boca vai a Roma, e quem vai a Roma tem que se perder pelas suas vielas, apreciar uma boa massa em um dos seus muitos restaurantes.
Comemorações e Ritos de Passagem
A vida é cheia de comemorações! Desde as sociedades primitivas, os principais momentos da vida. A viagem é a melhor maneira de comemorar e guardar boas recordações. As lembranças de comemorações ficam para sempre. É importante comemorar e agradecer ao universo, as oportunidades e os bons momentos da vida.
As cerimônias especiais que marcam os ritos de passagem, desde o nascimento até a morte, sempre foram momentos importantes para todas as sociedades. Desde a antiguidade o homem elaborou rituais para marcar os principais acontecimentos. Várias ocasiões passaram a ser comemoradas como casamento e Lua de Mel.
Nos tempos atuais as cerimônias permaneceram e se sofisticaram, o casamento é uma delas. O matrimônio em todas as culturas é tido como um dos principais eventos na vida das pessoas.
Viajar e comemorar dois prazeres que podem estar juntos. Leia também: Viajar para Comemorar.
Outros Destinos de Lua de Mel
Pelo mundo há destinos incríveis para a viagem de Lua de Mel. No Brasil como em diversos outros lugares, cada um tem seu diferencial. Para escolha do lugar, deve-se levar em conta o orçamento disponível do casal. Conheça as atrações e compare outras viagens:
América do Sul: Chile, Vale Sagrado dos Incas no Peru, Punta del Este.
América Central: Caribe, Jamaica.
África: Zanzibar, Seychelles, África do Sul, Tanzânia e Kenya
Ásia: Maldivas, Bali, Tailândia, Bali, Vietnam e Dubai,
Europa: Paris, Alemanha Romântica, Veneza.
Oceania: Bora Bora, Nova Zelândia, Ilhas Fiji.
Destinos de Casamento
A Toscana é também um destino de casamento, que são realizados em castelos, vilas e outras propriedades charmosas da região.
Conheça também outros destinos de casamento:
Brasil
Lua de Mel e Casamento em Itacaré.
Ponta dos Ganchos cerimônias de casamento.
Caribe
Casamento em Punta Cana.
Casar em Cancún.
Europa
Casamento no Castelo de Windsor.
Ocenia
Cerimônias de casamento no Tahiti.
Confira o post Cerimônias de Casamento e Renovação de Votos no Exterior.
Roupas para a Lua de Mel
Uma das peças mais versáteis para viagens é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+
Outra roupa indispensável é a camiseta com alta tecnologia com duas camadas de microfibras, que proporciona sensação de bem-estar e frescor: Camiseta Active Fresh.
Para caminhadas a sugestão é usar uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.
Para as meninas a dica é desfilar pelas piscinas com estilo, confira o Biquini Vintage Poá Preto, disponível na Amazon.
Veja também
Categorias: belas paisagens, castelos, Centros Culturais, Europa, Itália, Lua de Mel, Viagem para o amor
Postado por: Deusa Rodrigues