Carnaval de Veneza é inspiração com máscaras e fantasias luxuosas
02.fev.19 - atualizado em 17.fev.24

O Carnaval de Veneza é pura inspiração, com máscaras e fantasias luxuosas.
Começou com os nobres que utilizavam máscaras nos bailes para não serem reconhecidos. As máscaras caíram no gosto popular. A tradição continua e o evento ocorre durante duas semanas.
Confira as dicas que preparei!
Leia também: Itália e as cidades mais visitadas.
Passeios no Carnaval de Veneza
Há desfiles nas ruas e nos canais, shows com malabaristas, acrobatas, músicos e dançarinos. Os bailes de máscaras continuam com muito luxo. Além do carnaval, a cidade tem como diferencial a bela arquitetura e seus palácios.
Estive em Veneza e considero de um dos Carnavais mais famosos do mundo e simplesmente inesquecível.
Reserve o Tour Origens do Carnaval de Veneza.
Se divirta no Galeão Veneziano.
História das Máscaras de Carnaval – Veneza
A história das máscaras de Carnaval de Veneza, vem do passado, época em que pessoas de qualquer classe social, poderiam frequentar as festas.
Começaram a ser usadas para esconder a identidade, nas festas e bailes de Carnaval, daí o símbolo de liberdade ou transgressão.As máscaras em Veneza de hoje são obras de arte, que fazem parte do artesanato veneziano.
Que tal fazer um Tour para confecção sua própria Máscara de Carnaval?
Programação do Carnaval de Veneza
A festa se estende por duas semanas, portanto dá para visitar a Itália e incluir o Carnaval de Veneza na programação.
Carnaval de Veneza de janeiro a fevereiro.
Que tal criar sua própria máscara de Carnaval? Uma possibilidade incrível para conhecer as técnicas antigas, para produção da sua máscara, que será uma lembrança do Carnaval em Veneza para levar para casa. Entre neste link para reservar.
Agenda do Carnaval de Veneza
Festa das Águas – Rio Cannaregio das 19h00 às 22h00.
Ópera no Palazzo Barbarigo – Verdi La Traviata.
Festa Veneziana na Água no Canal Grande e *Sestiere di Cannareggio – incrível quantidade de barcos e gondolas com pessoas com roupas típicas e mascaras às 11h15. Dogana do Mar em frente à Igreja de Madonna della Salute, para a ponte Tre Archi no Canal Carannaregio.
Ópera no Palazzo Barbarigo – Rossini O Barbeira de Sevilha às 20h30.
Ópera no Palazzo Barbarigo – Verdi – Rigoletto às 20h30
Festa das Marias, doze lindas garotas selecionadas, participam do desfile com trajes tradicionais. Nesse dia há também o Show Carnaval de Rua do Mestre, além de *jantar e baile de máscaras no tradicional Ca´Vendramin Calergi.
Voo do Anjo, que desliza por um cabo de aço da torre do sino de San Marcos, para o meio da praça das 12h00 as 12h00.
Um maneira de conhecer um dos eventos mais importantes da Europa, é com o Tour da Origens do Carnaval Veneziano.
Baile de Máscaras de Veneza
Segue em paralelo concurso de máscaras e jantar e baile de máscaras.
Concursos de máscaras e Jantar da Bola com baile de máscara.
Concursos de máscaras e Jantar da Bola com baile de máscara.
Carnaval de Burano na ilha de Burano, desfiles de carros alegóricos, música ao vivo, animação infantil, etc.
Concurso de máscaras e Jantar da Bola com baile de máscaras.
Melhores momentos no Carnaval de Veneza
Voo de águia, outro evento espetacular se simula uma águia que desliza da Torre de São Marcos para o meio da Praça de São Marcos das 12h00 as 13h00.
Concurso de Máscaras de Carnaval de Veneza
Concurso de máscaras e Jantar da Bola com baile de máscaras ocorrem em várias datas.
Concurso de fantasia e máscara Infantil
Cerimônia de entrega do prêmio “Maria da Festa das Marias. Ainda nesse dia há o “SLOVO DEL LEON”. O leão símbolo de Veneza, pintado numa grande bandeira, desliza da torre do sino sobre o público no palco da São Marcos, das 16h00 as 16h30. Evento que encerra o Carnaval de Veneza.
A noite segue o tradicional Jantar da Bola com baile de máscaras.
Cruzeiro com Carnaval de Máscaras de Veneza
Outros passeios imperdíveis são nos Cruzeiros, reserve seu ingresso:
Carnival Party Cruise
Festa de Carnaval no Galeão.
Máscara de Carnaval de Veneza – Onde Comprar
Em Veneza há vários lojas de vendas de máscaras de Carnaval, onde é possível comprar em qualquer época do ano.
O Que Visitar no Carnaval de Veneza
Há belos recantos barrocos e renascentistas. Não há como não se encantar com seus becos e ruas. Nada como curtir o pôr do sol nos canais em um passeio de gôndola.
A chegada de barco é sempre encantadora, seja no Vaporetto, taxi aquático, ou barco compartilhado. Depois disso é hora de circular e se inspirar, principalmente no Carnaval de Veneza.
O Grande Canal de Veneza
O Grande Canal é a maior e mais importante via aquática local, corta toda cidade. A melhor maneira de conhecê-lo é por meio dos famosos passeios de gôndola, por baixo de pontes e com vistas da bela arquitetura.
Os passeios de gôndolas são uma tradição em Veneza. Não deixe de fazer, porque além de típicos, é uma maneira bacana de conhecer a cidade a partir dos canais.
Entre neste link para reservar: Passeio de Gôndola pelo Grande Canal.
Praça São Marcos – Agito no Carnaval em Veneza
A Praça São Marcos durante o Carnaval de Veneza, tem um palco fixo montado, é onde tudo acontece. O grande ponto de atração de Veneza, é o maior espaço público da cidade, com turistas do mundo inteiro, habitantes locais e muitos pombos.
A basílica é a imponente igreja que deu o nome à praça, merece uma visita. Ambos locais são icônicos e símbolos de Veneza.
Na mesma praça está o famoso Palácio Ducal, também conhecido como Palácio do Doge, uma obra-prima em estilo gótico veneziano. Entre neste link para reservar: Palácio Ducal e Basílica de São Marcos com acesso ao terraço.
Ponte dos Suspiros em Veneza
A Ponte dos Suspiros está situada perto da Praça São Marcos e liga o Palácio Ducal a Prigioni Nove, a prisão nova. Tem esse nome porque os presos, que passavam no local a caminho de interrogatórios, soltavam ali o último suspiro.
Hoje são os visitantes que soltam os suspiros devido à beleza da construção. No Carnaval de Veneza, são os foliões mascarados que suspiram.
Conheça também dicas de Lua de Mel na Toscana, com paisagens cinematográficas.
Murano Passeio Imperdível
Murano é um arquipélago de sete ilhas menores e fica a penas 1 quilômetro do centro de Veneza. É muito interessante fazer uma visita à uma fábrica Murano para conhecer a tradicional arte em vidro, dominada pelos italianos.
As ilhas de Murano, Burano e Torcello tem paisagens coloridas e pitorescas, ricas em artesanato e história. Entre no link para reservar: Excursão pelas ilhas de Murano, Burano e Torcello.
Onde Comer e Beber em Veneza
Não deixe de visitar o Caffè Florian, um lugar turístico e lindo, foi estabelecido desde 1720, que tem a decoração intacta há mais de 200 anos, uma verdadeira viagem no tempo. Ideal para tomar um café no final da tarde.
Imperdível é visitar o Harry´s Bar, considerado o melhor do mundo. A dica é tomar o drink Bellini. Há outros drinks dedicados a pessoas famosas: Ernest Hemingway, Winston Churchill, Pablo Picasso etc.
Dicas de Restaurantes em Veneza
Osteria alla Ciurma – uma boa opção de restaurante e preços razoáveis. Ristorante All´Angelo, tem menus mais econômicos. Pizza al Volo, é boa uma escolha da redonda em Veneza.
O Hard Rock Café Veneza é um dos restaurantes preferidos da cidade, à sua frente ficam estacionadas pitorescas gôndolas que dão um charme a mais ao lugar. Entre neste link para reservar sem fila o Hard Rock Café Veneza.
Outra dica é um jantar a luz de vela num barco estilo antigo, pela Lagoa de Veneza que será inesquecível. Entre neste link para reservar: Cruzeiro pela Lagoa e jantar no Galleon.
Passeios pela Gastronomia de Veneza
Na Itália come-se muito bem, e em Veneza há muito restaurante escondidos em vielas e antigos palácios. Além dos restaurantes as “comidinhas” pelas ruas, como Gelatos – sorvetes maravilhosos, suspiros, pizza, etc.
Não deixe de experimentar uma das bebidas mais consumidas em Veneza, o Spritz, que é feito com vinho e água com gás. Os venezianos não dispensam o Spritz no happy hour. Experimente essa tradição da cidade.
Há a possibilidade de conhecer melhor com a Excursão de comida de rua com guia acompanhante.
Se você gosta de se arriscar na cozinha, pode fazer uma: Aula de culinária italiana com uma chef profissional.
Quando o assunto é sobre comida, confira o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.
Onde Ficar em Veneza
Veneza é uma cidade em que vale a pena uma hospedagem em grande estilo, como em um palácio ou em um hotel ícone. Durante o Carnaval de Veneza, deve-se fazer reservas com antecedência.
Booking.com
Entre neste link para reservar hotel em Veneza.
Sugestões:
Uma propriedade de origem espanhola que está presente em diversas cidades do mundo, que eu recomendo é o Hotel NH Collection Venezia Palazzo Barrocci.
Para ficar em alto estilo, um hotel de luxo que é uma referência em Veneza é o Belmond Cipriani.
Como Chegar ao Carnaval de Veneza
Para se chegar à Itália há voos diretos do Brasil ou conexões, confira as ofertas de passagens aéreas.
Há várias formas para se chegar à Veneza. Uma das mais tradicionais é via Roma e depois pegar conexão para Veneza, entretanto há voos de vários pontos da Europa.
Para chegar ao hotel, uma da maneira é de de Vaporetto ou táxi aquático, é a maneira mais interessante.
Dicas da viagem no Carnaval de Veneza
Toda viagem necessita de planejamento e providências, leia o post Dicas para Viajar.
Se for se hospedar em Roma, veja as ofertas de hotéis:
Booking.com
Veneza também é um destino de Lua de Mel.
Compre belas máscaras de recordação.
Livros para Inspiração da viagem
A viagem para a Itália tem como um dos pontos altos a gastronomia. As experiências são sempre incríveis, para se inspirar mais a dica é ler o livro: Eataly. Receitas, História e Gastronomia Italiana.
A outra dica é o livro Comer, Amar e Rezar, de autoria da famosa escritora Elizabeth Gilbert, relato de viagem para a Itália, a Índia e para Bali. A protagonista come na Itália, reza muito na Índia e se apaixona em Bali. Diante de tanto sucesso editorial, virou um lindo filme de amor de Hollywood.
Um Pouco de História de Veneza
No século V os habitantes da região de Veneto para fugir das hordas de bárbaros na Europa, agruparam-se na região de 117 pequenas ilhotas a nordeste da Itália. A localização privilegiada entre Ocidente e Oriente contribuiu para o crescimento da região, fazendo surgir a necessidade de mais espaço. A solução encontrada foi avançar sobre as águas que separam as ilhas.
Os habitantes desenvolveram assim o sistema de aterrar áreas alagadas e delinear canais. Veneza foi uma potência marítima e comercial ao longo da história. Abrigou movimentos artísticos importantes, sobretudo no período renascentista. Ficou conhecida como “Sereníssima”, “Cidade Flutuante” e “Cidade dos Canais”.
Como Começou o Carnaval
Quem diria que a maior festa brasileira tem origens na antiguidade, desde da Mesopotâmia! Começou com a “privação da carne”, daí o nome, durante os jejuns que antecediam nas festas religiosas.
Já nos primórdios os homens se vestiam de mulher, se fantasiavam de reis, se transformavam. Foi no século VIII, que a igreja católica criou a quaresma e logo veio o período antecedente para cometerem excessos: o Carnaval. Essa tradição chegou ao Brasil no período colonial e caiu no gosto dos brasileiros.
Saiba mais nos posts:
Veja também
Categorias: castelos, Europa, Experiência, Experiências, Gastronomia, hoteis, Itália, Viagem para o amor
Postado por: Deusa Rodrigues