Brasília e os pontos turísticos
11.maio.18 - atualizado em 13.jun.23
Brasília pontos turísticos um cenário ideal para boas fotos, devido aos dias ensolarados e o céu azul, em contraste com a arquitetura.
A marca arrojada de Oscar Niemeyer é um grande diferencial. Recentemente foi incluída como “cidade criativa”, contribuição para o design, pela UNESCO.
As visitas aos palácios e monumentos federais, do turismo cívico são os principais atrativos. A viagem para o planalto central será surpreendente.
Confira as melhores dicas que preparei para sua viagem.
Você vai gostar de ler também sobre: Viagens pelo Brasil.
Visitar Brasília com um Novo Olhar
Tenho ido com frequência a Brasília a trabalho ou em conexão por outras cidades de Goiás. A cada viagem tenho um novo olhar. Mais uma vez fiz o turismo cívico e acompanhei um amigo em sua primeira vez na cidade. Dessa vez gostei de conhecer o gabinete do Presidente.
Brasília e os pontos turísticos do centro do poder, ótima opção de viagem. Para começar há diversos passeios e experiências para Explorar Brasília.
A viagem à Brasília tem semelhanças com a capital americana. Saiba mais em: Viagens para Washington.
Um pouco da História de Brasília
Para conhecer melhor o Distrito Federal é necessário saber sobre a história de Brasília, que começou desde o Século XVIII, com a ideia de transferir a capital do país para o Planalto Central, por segurança.
Na primeira constituição de 1891, foi fixada legalmente a região da futura capital. Brasília começou a ser construída a partir de 1956, pela obstinação de Juscelino Kubitschek que não mediu esforços nem gastos para finalizar o projeto.
Você vai gostar de ler também sobre: Ouro Preto uma viagem no tempo.
Plano Piloto Formato de Um Avião
O Plano Urbanista de Lúcio Costa, no formato de um avião, o “Plano Piloto” foi uma vanguarda para época. As linhas arquitetônicas modernas e arrojadas de Oscar Niemeyer até hoje surpreendem. Em 21 de abril de 1960, Juscelino inaugura Brasília. Hoje é uma referência em arquitetura e considerada Patrimônio da Humanidade.
O marco zero de Brasília é a Rodoviária do Plano Piloto, considero o centro. Nesse ponto há 2 eixos que se cruzam: o Eixo Monumental, que é uma grande avenida que passa pela Praça dos Três Poderes até o extremo no Lago Paranoá e o Eixo Rodoviário, o popular Eixão.
A Praça dos Três Poderes abriga as sedes dos três poderes do Estado: o Palácio do Planalto (poder Executivo), o Congresso Nacional (poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário).
Há uma teoria que o formato de avião do Plano Piloto, na realidade teve inspiração em um dos templos egípcios. Você vai gostar de ler também sobre: Egito pontos turísticos.
Em Curitiba o Museu Oscar Niemeyer mostra as obras de Brasília, que deram a fama ao arquiteto, bem como outros projetos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.
Em Curitiba o Museu Oscar Niemeyer mostra as obras de Brasília, que deram a fama ao arquiteto, bem como outros projetos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.
Torre da T.V. – Pontos Turísticos de Brasília.
A Torre de T.V. de Brasília é o ponto que se deve começar o roteiro pelo Distrito Federal, pois do seu mirante, a vista é panorâmica para conhecer o Plano Piloto.
Uma das mais bonitas obras do artista Athos Bulcão, está no prédio da Torre de T.V. no primeiro andar. O painel de grande de azulejos, cobre uma parede ao fundo da sala com ampla vidraça, que dá para a vista impactante para o Eixo Monumental.
Para saber mais sobre o trabalho do artista, que tem muitas obras espalhadas por Brasília, confira o post: Atrações de Athos Bulcão em Brasília.
Booking.com
Na cidade de São Paulo, também há passeios a mirantes incríveis, acompanhe nos posts:
Pôr do Sol no Farol Santander.
O que fazer na avenida Paulista.
Mirantes de São Paulo.
Esplanada dos Ministério – Pontos turísticos de Brasília
A Praça dos Três Poderes, está no centro de Brasília, tendo ao lado a Esplanada dos Ministérios e Asas Sul e Norte. Do lado detrás do Mirante se observa o Estádio de Futebol Mané Garrincha e Memorial JK.
Esta vista a partir do Mirante da Torre de T.V., é o melhor ponto para observar a grandiosidade e ter a certeza que realmente Brasília é mais que poder.
Visita Guiada ao Congresso Nacional e Senado
Uma sugestão bacana é fazer o “tour cívico”, com uma visita guiada ao Congresso Nacional e Senado, a construção dos famosos pratos, um para cima outro para baixo.
Na Câmara dos Deputados, há um bonito painel de azulejos de Athos Bulcão, na parede posterior do Salão Verde, é uma das obras mais famosas. É composto de formas geométricas, junto à um jardim interno, projetado por Roberto Burle Marx.
Esse ambiente com frequência pode ser visto nas reportagens sobre política. Na visita guiada à Câmara dos Deputados é possível observar de perto e fotografar.
Durante o passeio se observa outros cenários que vemos na T.V. sobre as notícias do poder. Algumas curiosidades são reveladas, como os desenhos no carpete azul do Senado, que são feitos pelo Sr. Clodoaldo da faxina, utilizando o aspirador de pó.
Palácio do Planalto – Pontos Turísticos de Brasília
Aos domingos é possível fazer o tour guiado pelo Palácio do Planalto e visitar o gabinete do presidente, uma vez que não há expediente. Esse passeio deve ser agendado pelo site do Palácio do Planalto, porém caso não tenha feito a reserva online, tem a possibilidade de ir para a portaria e ficar em lista de espera.
O Palácio é bonito, com as linhas harmoniosas do mestre Oscar Niemeyer. O tour guiado é muito bom porque dá detalhes do dia a dia do Palácio, dos presidentes, dos protocolos e de curiosidades diversas.
O jardim com plantação de lavandas dá um toque e cor especial ao lugar.
O Palácio do Planalto conta com algumas obras de arte como este bonito painel que se encontra no auditório.
A troca de guardas de honra, é uma atração aguardada pelos turistas.
Palácio do Itamaraty – Pontos Turísticos de Brasília
O Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, conhecido como Palácio dos Arcos, é uma obra prima do arquiteto e tem o melhor acervo de peças de artes. O tour guiado mostra os detalhes do Palácio e das visitas internacionais e recepções.
O destaque interno é para o bonito painel colorido de Athos Bulcão, em formato treliça de madeira e ferro, instalado no salão principal, que é utilizado para recepções internacionais.
Palácio da Alvorada – Pontos Turísticos de Brasília.
O Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente, está no extremo do Plano Piloto, próximo ao Lago Paranoá. A visita guiada é mais difícil, vale fotografar de fora.
Espaço Lúcio Costa – Urbanista de Brasília
No Espaço Lúcio Costa, o urbanista de Brasília está na Praça dos Três Poderes; há uma grande maquete de Brasília para conferir a planta da cidade. Gostei da frase do Lúcio Costa: “Brasília, a cidade que inventei”.
Museu Histórico de Brasília – História nas paredes
O Museu Histórico de Brasília também está na Praça dos Três Poderes, a história é contada nas paredes de mármore.
Catedral de Brasília – Referência em Arquitetura
A Catedral de Brasília é uma joia da arquitetura e deve ser visitada tanto de noite, com a imponência das luzes, como de dia, para observar internamente e os efeitos dos raios solares. Um lado espiritual, porque Brasília é mais que poder.
O belo vitral do teto foi uma obra da ousadia e maestria da artista franco-brasileira Marianne Peretti, única mulher da equipe de Oscar Niemeyer. A Catedral de Brasília é um dos pontos turísticos, mas visitados no centro do poder.
A obras de Athos Bulcão estão em bonitos painéis, que contam a história de Jesus.
A Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, lembra a Catedral de Brasília, pelas linhas modernas e vitrais coloridos internos.
Complexo Cultural República – Pontos Turísticos de Brasília
O Museu Nacional Honéstino Guimarães e a Biblioteca Nacional de Brasília, formam o Complexo Cultural da República João Herculino. Em forma de cúpula, tão característica de Oscar Niemeyer, o Complexo foi inaugurado em 2006 quando o arquiteto já tinha 99 anos.
O conjunto está ao lado da Catedral e dá para fazer a visita aos três de uma vez.
Memorial JK – Homenagem ao Fundador de Brasília
O Memorial JK é um dos passeios interessantes para conhecer melhor a cidade e o seu fundador. O monumento do Memorial JK, visto de longe, lembra a foice e o martelo, numa referência ao comunismo, outra herança da ousadia de Oscar Niemeyer.
A área interna do Memorial Juscelino Kubitschek tem um visual impactante, com a câmara mortuária feita em granito, rodeada por dois painéis circulares, obras de Athos Bulcão.
Pontão Lago Sul – Ponto Turístico
Uma atividade bem legal em dia de sol é almoçar no Pontão Lago Sul, um complexo de restaurantes, bares, quiosques, parque infantil a beira do Lago Paranoá.
O empreendimento oferece também exposições, show, eventos esportivos e culturais. Nas margens se pode observar as manobras dos esportes náuticos, como wakeboard e de windsurfe.
Há passeios de barcos disponíveis além de píer para lanchas dos clientes.
Um dos Pontos Turísticos de Brasília – Orla JK
A Orla JK engloba vários restaurantes com opções tanto para o dia como a noite. O diferencial é que várias propriedades, tem áreas abertas com bela vista da Ponte JK.
As atrações de Brasília não estão tão divulgadas, como em outras cidades. É necessário buscar informações e conversar com os locais.
Brasília é considerada como Cidade Criativa, está na categoria contribuição para o design, pela UNESCO.
No Brasil, Curitiba também foi considerada Cidade Criativa, além disso conta com o Museu Oscar Niemeyer, uma das principais atrações.
Athos Bulcão – Azulejos de Brasília
O Distrito Federal é como um museu a céu aberto das obras tanto da arquitetura arrojada como de Athos Bulcão. Trata-se de uma arte em azulejos, na cor predominante azul e branco, que é a marca registrada do artista.
Quando Brasília começou a ser planejada, Athos Bulcão recebeu um convite de Oscar Niemeyer para integrar a equipe de trabalho. Já na sua inauguração, a nova capital contava com várias de suas obras. Ele se estabeleceu no distrito federal e seus trabalhos são grandes atrativos locais.
Outras obras do Athos Bulcão
Numa viagem à Brasília nos deparamos com muitas obras de Athos Bulcão, que algumas vezes passam despercebidas como no Aeroporto Internacional. Na Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, há um painel de azulejos, assim também como na Parada de Descanso no Parque da Cidade.
Como Começou a Arte dos Azulejos
A arte de azulejos vem desde a antiguidade e o nome é derivado da palavra árabe Al-zulaij, que quer dizer pedra polida.
Os povos antigos começaram a decorar casas e templos com tijolos esmaltados na cor azul. A magnífica Porta de Ishtar da Babilônia, que se encontra no Museu de Pergamón em Berlim, foi considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, tem na sua decoração os tijolos esmaltados.
Os impérios muçulmanos aprimoraram a arte dos azulejos e foram muito utilizados na arquitetura islâmica. Os azulejos chegaram à Península Ibérica no domínio dos mouros, com isso a Espanha e depois Portugal se especializaram.
No Brasil os azulejos chegaram pelas mãos dos portugueses e holandeses, o revestimento impermeável, de fachadas constituíram um fator de praticidade na arquitetura colonial. Há belos exemplos no Norte e Nordeste do Brasil.
Athos Bulcão deu modernidade à arte de azulejos de Brasília, com suas formas geométricas simples e diferenciadas, que combinou bem com a nova capital.
Outro destino que soube aproveitar a influência europeia e é uma referência no assunto, está no interior do México. Saiba mais no post: Viagem à Puebla a essência do México.
Onde se Hospedar em Brasília
Brasília tem muitos bons hotéis para todos os gostos e preços. Entre neste link para reservar hotéis em Brasília e região.
Hotéis
Eu recomendo o Naoum LifeStyle Hotel, que me hospedei na última viagem, uma ótima opção, no setor Hoteleiro Sul, com localização e serviço excelente. O café da manhã é bem variado e a simpatia do staff conquista os hospedes.
Para fazer uma imersão completa nas obras do artista Athos Bulcão, durante a viagem à Brasília, a hospedagem pode ser em dois hotéis que contam com painéis de sua autoria.
O Brasília Palace Hotel, é uma construção histórica de 1958, o primeiro de Brasília, um detalhe interessante é que o projeto de arquitetura foi assinado pelo próprio Oscar Niemeyer.
O Manhattan Plaza Hotel tem um painel em mármore e granito em relevo. É uma construção mais recente de 1991, assinada pelos arquitetos Regina Fittipaldi e Sérgio Fittipaldi.
Como Chegar à Brasília
Há voos de várias capitais para Brasília. Em geral nos finais de semana há preços melhores de passagens aéreas e hotéis.
Para circular pelas cidades pelo Distrito Federal como pelas cidades da região eu recomendo alugar um carro. Entre neste link para aluguel de carro em Brasília.
Onde Comer em Brasília
Para almoçar ou jantar, Restaurante Mangai na Orla JK estilo nordestino bem variado. Tem estilo buffet com pratos brasileiros e ótimo custo benefício.
Para a noite a dica é o Restaurante Dona Lenha na Asa Sul tem variedade.
No Pátio Brasil Shopping o Restaurante Madero, tem hambúrguer com entradinha de palmito grelhado.
No Pontão Lago Sul são vários ótimos restaurantes como: Fausto e Manuel, Mormaii Surf Bar, Soho, Sallva Bar & Ristorante, Same Same, Grand Bier, Manzuá, etc.
Conjugar a Viagem com Pirenópolis
Se dispor de tempo, conjugue a viagem com Pirenópolis, que está à 150 quilômetros de Brasília. É uma cidade história de 30.000 habitantes, cercada pela Serra dos Pireneus, sendo daí a origem do nome.
Foi fundada em 1727, sua história começa com a exploração do ouro, com garimpeiros comandados pelo bandeirante Anhanguera.
Booking.com
As ruas estreitas foram pavimentadas com pequenas pedras, um trabalho árduo dos africanos. A cidade une cultura, lazer, num cenário colonial que é muito visitada.
Uma das principais atrações é a Festa do Divino e as Cavalhadas, uma das maiores manifestações culturais do Brasil.
Saiba mais nos posts:
O que fazer em Pirenópolis.
Abadiânia e Pirenópolis.
Conhecer a Chapada dos Veadeiros
Outra região próxima à Brasília, que vale a pena conhecer é a Chapada dos Veadeiros. Há diversas pequenas cidades, com cachoeiras, vegetação do Cerrado Brasileiro e belas paisagens. Para esse roteiro o ideal é pelo menos ficar duas noites, confira as ofertas de hospedagem.
Booking.com
Dicas da Viagem para Brasília
Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira também o post: Dicas para Viajar.
Uma das maneiras melhores maneiras de conhecer um destino é conhecendo sua história, a dica é ler o livro: De Nova Lisboa a Brasília – a invenção de uma capital (séculos XIX-XX), parceria com a Amazon.
Já Fez o Seguro Viagem?
Um item muito importante para a segurança, entre no link para comparar empresas e fazer a reserva do Seguro Viagem online.
Veja também
Categorias: América do Sul, belas paisagens, Brasil, capital, Centros Culturais, Continentes, Viagem para alma
Postado por: Deusa Rodrigues