Viagens na Primavera do Hemisfério Sul com dicas de melhores destinos
04.nov.17 - atualizado em 01.set.23
A Primavera no Hemisfério Sul se destaca pela beleza das paisagens nos países da América do Sul, África e Oceania.
Viajar na meia estação, é o mais indicado, porque as temperaturas são mais amenas, mas as flores são sempre a grande atração.
Acompanhe minhas dicas que preparei pelos lugares por onde andei.
Você vai gostar de ler também sobre: Viagens no outono.
O Que Visitar na Primavera no Hemisfério Sul
Na América do Sul, o Brasil tem as flores de Holambra, da Serra Gaúcha e de outras cidades.
No Equador há as famosas rosas, no Chile os campos floridos da Patagônia e do Deserto do Atacama, entre outros lugares.
Há espécies exóticas na África do Sul principalmente na Rota Jardim, além da Tanzânia e Seychelles com as delicadas flores nativas.
Na Oceania os destaques são para a Polinésia Francesa, com o doce perfume da flor Tiare e a exuberância da primavera na Nova Zelândia.
Primavera no Hemisfério Sul
As estações do ano: primavera, verão, outono e inverno ocorrem alternadamente nos dois hemisférios.
Portanto quando é primavera no Hemisfério Sul, é outono no Hemisfério Norte e vice-verso.
Veja abaixo o comparativo das estações do ano entre dois hemisférios.
Hemisfério Sul – Estações do Ano
Primavera – 21/setembro a 20/dezembro
Verão – 21/dezembro a 20/março
Outono – 21/março a 20/junho
Inverno – 21/junho a 20/setembro
Hemisfério Norte – Estações do Ano
Primavera – 21/março até 20/junho
Verão – 21/junho até 20/setembro
Outono – 21/setembro até 20/dezembro
Inverno – 21/dezembro a 20/março
O Brasil na Primavera
O Brasil também se destaca pela beleza das flores. As cidades na primavera mostram toda exuberância nas arvores e jardins floridos. Cidades como Holambra no interior de São Paulo, tem nas flores sua força econômica.
Na Serra Gaúcha as Hortênsias estão na beira das estradas e são das atrações. No Sul do país outras regiões também se destacam.
No Nordeste do Brasil a produção de rosas surpreende.
Nas viagens na primavera no hemisfério sul, a natureza está no seu melhor momento.
Holambra na Primavera
A maior festa das flores na primavera acontece na pequena cidade de Holambra, interior de São Paulo. A cidade tem colonização Holandesa, daí o nome Holambra, mistura de Holanda com Brasil.
Booking.com
É a maior produtora de flores de país. No mês de setembro acontece a Expoflora, uma feira de flores com muitas atrações. Para conhecer melhor a cidade a dica é ler o livro: Holambra – a arte de cooperar.
Flores de Holambra
Em qualquer época do ano, é possível visitar os espaços de vendas de flores no centro e nas estradas de Holambra.
Há grandes galpões, decorados e bem estruturados, conhecidos como “gardens”. Esses centros de flores oferecem diversos tipos de orquídeas, rosas, bromélias, lírios, etc. Há ainda folhagens diversas e tudo com excelentes preços.
Os campos de flores e circular pelas plantações, na cidade há mais de 300 produtores.
Há Tours organizados para visitar as plantações e conhecer de perto o cultivo, como o Parque das Rosas. Há rosas em campo e em estufa, bem como outras flores.
O Bloemen Park está situado no Sítio Laguna na Estrada Municipal HBR. O ingresso com preço de R$ 30,00 e R$ 15,00 a meia entrada, para estudantes ou maior idade, pode ser comprado na portaria da propriedade.
O espaço conta com vários jardins e alamedas, um deck para observar o pôr do sol, área de compras de flores e uma simpática praça de alimentação.
A ala das lavandas além de formar uma paisagem linda é uma das mais perfumadas.
O local mais “instagramavel” é o lindo jardim de girassóis, que produz flor o ano todo.
Hortênsias em Gramado
Para se chegar à Gramado deve-se seguir pela cinematográfica Rota das Hortênsias, uma estrada que é um dos atrativos da Serra Gaúcha.
Não tem como não se encantar com a beleza das flores nas encostas, as famosas Hortênsias de Gramado, nas cores azul, rosa, branca e lilás, são um dos muitos atrativos de Gramado.
As Hortênsias florescem na primavera no Hemisfério Sul, a partir de novembro e em dezembro estão no auge.
Saiba mais no post: Lua de Mel em Gramado.
Campos do Jordão Flores na Serra
A cidade de Campos do Jordão se transforma a cada estação do ano. Ficou conhecida como destino de inverno devido ao famoso Festival, no entanto fica linda no outono com a coloração da vegetação, fica mais exuberante com as flores da serra na primavera, principalmente as Hortênsias.
Booking.com
Os passeios recomendados para conhecer mais são: visitar o Horto Florestal e fazer o interessante trajeto do trem turístico, por uma estrada de ferro rodeada de flores nativas.
Conheça também os atrativos no post: Lua de Mel em Campos do Jordão.
Foz do Iguaçu na Primavera
Em Foz do Iguaçu a vegetação abundante no Parque das Cataratas, tem atraído visitantes tanto pela variedade de espécies de animais e as flores.
Booking.com
Saiba mais no post: Foz do Iguaçu: cataratas, natureza, animais e energia.
Festa da Flores em Joinville
Em Santa Catarina na cidade de Joinville acontece no mês de novembro a Festa das Flores, no Centro de Convenções e Exposições da Expoville.
Booking.com
Há uma colorida mostra de orquídeas, flores ornamentais, com espaços temáticos. O evento acontece desde 1936, sendo uma tradição da região.
Rosas no Interior do Ceará
Há uma imensa plantação de rosas, no interior do Ceará, à 300 quilômetros de Fortaleza. Na região da Serra de Ibiapara, que tem um clima mais frio devido à altitude.
O clima ameno e o sol o ano todo, são fundamentais para o sucesso do cultivo de rosas. Para conhecer a dica é a hospedagem na cidade vizinha, Ubajara que conta com vários atrativos.
Booking.com
Na região serrana cearense, a cidade de Viçosa do Ceará é uma das que mais se destacam. Há uma interessante visita para conhecer a produção e os produtos a base de rosas.
Saiba mais sobre: O que fazer em Fortaleza.
Chile – Primavera Espetacular
O Chile tem variedade de paisagens devido a sua geografia única, entre a Cordilheira dos Andes e o Oceano Pacífico, contribuiu para inúmeras paisagens. Além disso há também as flores nas diversas regiões, principalmente na primavera.
Patagônia Chilena
A região da Patagônia a paisagem é formada de muitos vulcões, geleiras, lagos e flores. No extremo sul próximo a Puerto Natales, no Parque Nacional Torres del Paine, com visual incrível das geleiras e animais como guanacos, ñandus, condores, veados e pumas.
Booking.com
A vegetação também encanta os visitantes, com campos floridos que na primavera torna tudo especial.
Saiba mais sobre o: Chile paisagens espetaculares.
Vale das Vinícolas
A região das vinícolas ficam ainda mais bonitas na primavera. O costume desde da época colônia, de plantar rosas, junto aos vinhedos para proteção contra pragas, isso porque quando as flores são afetadas, há um sinal de alerta para os vinhedos.
Booking.com
Essa característica deixa as áreas vinícolas do Chile, que estão próximas de Santiago, sempre floridas.
Leia também sobre: Vinícolas do Chile, qual visitar?
Que tal fazer um: Passeio ao Cajon del Maipo e cavalgada com degustação de vinhos e observar as flores?
Flores do Deserto do Atacama
Há linda florada colorida a partir de setembro, durante a primavera no Hemisfério Sul. O espetáculo entre o contraste da paisagem árida com a beleza das cores, surpreende os visitantes.
Booking.com
Um momento muito especial no Deserto do Atacama.
Acompanhe o post: Deserto do Atacama.
Quer conhecer mais sobre paisagens do deserto? Confira o livro: Deserto do Atacama.
Equador – Rosas Equatorianas
O Equador tem características únicas. Quito e seu casario preservado, a beleza da rota dos vulcões e os animais pré-históricos das Ilhas Galápagos.
Booking.com
Mas as flores também estão em evidência, o país cultiva as famosas “Rosas Equatorianas”, consideradas as mais belas do planeta; é um dos produtos de exportação. No Equador na primavera as rosas equatorianas ficam ainda mais bonitas.
Conheça também: O Equador e os pontos turísticos.
Feira das Flores – Colômbia
Na Colômbia um das atrações é a Feira das Flores na cidade de Medelín, conhecida como primavera eterna, devido ao clima temperado.
Booking.com
Acontece no início de agosto, um lindo desfile de “Sileteros”, espécie de armação de madeira repleto de flores pelas ruas. Um espetáculo que tem atraído muitos visitantes.
Conheça também: Bogotá e o Museu do Ouro.
Continente Africano – Primavera
Dicas da primavera nos países da: África do Sul, Kenya e Tanzânia e das Ilhas Seychelles. A beleza da estação nas savanas, nas praias e penhascos do continente africano.
África do Sul – Viajar na Primavera
A cidade de Cape Town na África do Sul é uma das mais belas do mundo. O país tem uma grande biodiversidade quanto à fauna e flora. A partir de Cape Town que pode-se viajar para conhecer a famosa Rota Jardim, que fica ainda mais bonita na primavera no Hemisfério Sul.
Rota Jardim
No extremo sul do continente, uma a rota turística, com montanhas, mar e muitas flores foi batizada como Garden Route, ou Rota Jardim, na primavera está no momento mais bonito.
Booking.com
A região costeira entre as cordilheiras de Outeniqua, Tsitsikamma e Longkloof, se estende de Mossel Bay até a desembocadura do Rio Storn. A Rota Jardim engloba montanhas, rios, lagos e lagoas e bosques. As principais cidades são: George, Oudtshoom – fazenda de avestruzes, Cango Caves, Knysna, Plettenberg Bay, Jeffreys Bay.
A flor nacional da África do Sul, é a Protea que está por toda Rota Jardim, nativa das encostas e montanhas, é parente da Bromélia. Viagens para a África do Sul, durante a primavera no Hemisfério Sul, a natureza é a estrela.
Saiba mais nos posts:
Cape Town a cidade mais bonita da África
Cabo da Boa Esperança e região.
Rota Jardim e Winelands – Vinho e Flores
As paisagens dos vinhedos na região de Winelands, estão entre montanhas e formam um cenário deslumbrante. Além de vinhos da melhor qualidade, o diferencial é a decoração integrada com a natureza e com muito charme.
Há muitos jardins nas propriedades de vinícolas, que ficam ainda mais deslumbrantes durante a primavera no Hemisfério Sul.
Confira o post: Lua de Mel em Winelands e Rota Jardim.
Tanzânia e Kenya na Primavera
O continente africano é fascinante, as viagens são grandes experiências no contato com a os animais e a natureza.
As aventuras dos safáris são inesquecíveis, onde milhares de animais circulam durante a Grande Migração entre a Tanzânia e o Kenya.
Booking.com
Nas amplas savanas, são as árvores Baobá que estão na paisagem e nos parques nacionais são as flores nativas exóticas.
Leia também sobre: Tanzânia o que fazer: safáris espetaculares, vulcão, praias e muito mais.
Nas amplas savanas, são as árvores Baobá que
Kitulo National Park
A Tanzânia de Kenya também é um destino de Lua de Mel.
Ilhas Seychelles – Paraíso na Primavera
Seychelles são sinônimo de ilhas paradisíacas e reduto de exclusividade. O que diferencia Seychelles é a natureza, com montanhas, pedras, praias, além da diversidade de flora com flores delicadas. A maioria são flores nativas de uma beleza delicada.
Booking.com
Os hotéis se utilizam das flores para a decoração sejam nos jantares românticos, nos SPAs e nos apartamentos. Realmente um paraíso inesquecível, onde há harmonia da natureza. Viagens na primavera no hemisfério sul, o melhor da flora como atração.
Lua de Mel em Seychelles é um reduto de exclusividade.
Países da Oceania – Na primavera
A beleza da primavera com flores em países de vegetação exuberante, como a Polinésia Francesa, as ilhas do Tahiti e a Nova Zelândia.
Polinésia Francesa e a Flor Tiare
Muitos lugares no mundo tem a água do mar com cores incríveis, mas só no Tahiti, Polinésia Francesa, há várias nuances de cores. Além da beleza das paisagens, as flores são também um grande atrativo, principalmente a “Tiare”, que representa o país.
O perfume da flor Tiare suave exala pelos jardins dos hotéis, é utilizada para colares de boas vindas, para grinaldas das nativas, para decoração de hotéis, nos casamentos, etc.
Booking.com
Os Tahitianos amam as flores, inclusive um dos costumes é colocar a flor atrás do orelha, do lado esquerdo para identificar quem é casado e do lado direito, em busca de relacionamento. Essa característica tem semelhanças com a nossa de colocar a aliança.
Saiba mais nos posts:
Polinésia Francesa: o que fazer na ilhas paradisíacas.
Pérolas Negras do Tahiti.
Primavera na Nova Zelândia
A Nova Zelândia é uma surpresa para os mais experientes viajantes, um país pequeno que é possível conhecer em poucos dias; as duas ilhas maiores se destacam pelas paisagens e natureza exuberante.
Booking.com
A porta de entrada do país é Auckland, na Ilha do Norte, uma cidade vibrante e muito bonita. De lá pode-se visitar Hobbiton, cenários do filme O Senhor dos Anéis.
Hobbiton Movie Set
Tem um pouco de tudo, florestas, montanhas nevadas, regiões vulcânicas, praias tranquilas, fiordes, campos verdes e floridos. Ótima opção para quem busca aventura e natureza.
Christchurch City Canterbuy – Julian Apse
Saiba o que fazer na Nova Zelândia.
Onde Ficar – Primavera mo Hemisfério Sul
Há ótimos hotéis nos diversos destinos mencionados.
Hotéis pelo mundo
Entre neste link para reservas de hotéis.
Como Chegar – Primavera no Hemisfério Sul
Há diversas rotas para se chegar aos destinos de Primavera do Hemisfério Sul. Confira as rotas para compra das passagens aéreas e Seguro Viagem no mesmo banner.
Dicas – Primavera no Hemisfério Sul
Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira o post: Dicas para Viajar.
Se você gosta de flores como eu, a dica é o livro: Minhas flores – jardinagem para todos.
Para se arriscar com vasos e plantas, a dica é ter um: Kit para jardinagem da Tramontina.
Na viagens para os destinos mencionados, a dica é reservas com antecedência sempre.
Veja também
Categorias: África, América do Sul, Aventura, Aves, belas paisagens, Bora Bora, Experiência, Oceania, Papeete, Paraíso, Polinésia Francesa, Primavera, Tahiti, Tanzânia, Viagem para alma, Viagem para o amor, Viagens
Postado por: Deusa Rodrigues