Deusa Rodrigues - Travel Agent

Migração de Animais na África um espetáculo da natureza

10.set.17 - atualizado em 20.jul.23



A Grande Migração de Animais na África,  são grandes experiências onde milhares de gnus que circulam em busca de pastagens.

Um espetáculo ligado à estação das chuvas e considerado uma das Sete Maravilhas da Natureza da África.

Estar próximo dos animais e assistir ao pôr do sol na África são momentos inesquecíveis.

Siga minha dicas para viajar.

Você vai gostar de ler também sobre: Cape Town a cidade mais bonita da África do Sul.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Migração de Animais na África

Eu tenho ótimas lembranças da paisagem com amplas savanas, árvores como Baobá, espalhadas pela imensidão marrom a perder de vista principalmente entre Tanzânia e Kenya.

Observar a Migração de Animais na África é uma viagem transformadora.

Tanzânia

O país só ficou independente como República em 1964 quando houve a união os dois estados Tanganica e Zanzibar, daí o nome Tanzânia. Antes disso foi colônia alemã de 1880 a 1919 e posteriormente de 1919 a 1961 passou para posse dos britânicos.

É considerado um dos berços da humanidade, devido aos fósseis datados de 2 milhões de anos.

Acompanhe também o post: Namíbia o que fazer nos desertos alaranjados.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Os safáris são a grande atração do país. Todos os anos ocorre um dos maiores espetáculos da África, a Grande Migração dos animais da África.

Eles cruzam a regiões do Serengeti na Tanzânia e Masai Mara no Kenya, mais de 1,5 milhão de animais se movem de uma região a outra no que é considerado o maior volume de animais em movimento de todo o planeta.

Confira o post: África do Sul safáris surpreendentes.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Época – Migração de Animais na África

Entre janeiro e março é a época do nascimento dos filhotes no Serengeti na Tanzânia. A partir de abril a junho, as manadas partem em direção ao norte. De junho a agosto, as manadas estão chegando ao Masai Mara no Kenya.

De setembro a novembro, as manadas encontram-se em Masai Mara. Entre dezembro e janeiro as manadas retornam ao Serengeti.

Uma dica, há opção de passeio de balão para observar a vasta savana, sem dúvida uma experiência inesquecível.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Detalhes – Grande Migração de Animais da África

Na Tanzânia os animais migram pela sobrevivência, devido ao fim das chuvas. O ciclo migratório está ligado as estações de seca e chuva, os animais se movem em busca de pastagens. Não há ponto de partida concreto para as grandes manadas. O

impacto ambiental é gigantesco, durante o período migratório acredita-se que são consumidos por dia quatro mil toneladas de capim. Na Tanzânia a Grande Migração é considerada uma das sete maravilhas naturais da África.

A Grande Migração animais da África, da Tanzânia para o Kenya e vice versa é surpreendente. Por isso a viagem ideal é conjugar os dois países.

Eu tive o privilégio de fazer safáris fotográficos na Tanzânia e no Kenya, conheça os detalhes na: Aventuras do Continente Africano.

Serengeti National Park

O Serengeti National Park, a maior concentração de vida selvagem na terra em uma área de 14.763 quilômetros quadrados. Ponto inicial da famosa migração de wildbeast, zebras e gazelas.

Todos os anos cerca de 1.5 milhão animais seguem seus instintos e viajam 1000 quilômetros em direção às savanas frescas de Masai Mara, cruzando o Rio Mara com seus lendários crocodilos.

Na vasta planície ainda existe uma abundância de outros animais e predadores, como leões, leopardos, guepardos (Chita), rinocerontes negros e mais de 500 espécies de pássaros.

Abriga mais de 70 espécies de grandes mamíferos. Uma das maiores áreas de biodiversidade do continente africano. É considerado Patrimônio da Humanidade desde 1981.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Uma aventura que pode ser conjugada com a Tanzânia é visitar a Ruanda e a Montanha de Gorilas.

Sobre os animais da África

A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Quanto aos animais da África, existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas.

São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros. Várias espécies estão presente na grande migração de animais na África.

Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Os “Big Five” – 5 grandes animais

O importante nos safáris ou mesmo grande migração de animais na África,  é poder observar os “Big Five” – os 5 grandes África:

Búfalo, Leão, Rinoceronte, Hipopótamo e Leopardo.

Alguns Lodges festejam quando os hóspedes conseguem observar os Big Five durante os safáris. Sempre há uma grande expectativa quanto a visualizar todos. Eu mesmo tenho um “diploma” que ganhei no Lodge Mala Mala, um dos melhores.

Assim como na África, na América do Sul,  Ilhas de Galápagos, foram denominados “Los Big 15”. Saiba mais em: Animais da América do Sul – viagens e experiências. 

Elefantes –  Maiores Animais Mamíferos

Os Elefantes são os maiores mamíferos vivo em terra, possuem um complexo sistema social, comunicam-se entre si através de sinais visuais, táteis e sons. Já estive em safáris que com elefantes adolescentes, com hormônios em ebulição, que se descontrolaram e partiram para cima do Jeep, mas a habilidade do Ranger é impressionante e contorna situações diversas.

Leões – Animais Reis da Savana na África

O leões africanos tem seu principal habitat são as savanas, principalmente no Kenya e Tanzânia. Ele é o rei entre os animais, em força e habilidade de caça. Ter a sorte de presenciar no safári fotográfico, o leão durante uma caça é uma experiência indescritível.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Eu fiz muitos safáris e tenho ótimas lembranças. São muitas aventuras e histórias para contar, como a cena abaixo em que fiquei no “tête-à-tête” com um leão na Zâmbia.

África: os animais, os safáris fotográficos e as experiências de viagem

Búfalos – Animais de Grandes Dimensões

Os Búfalos são herbívoro, de grandes dimensões. Possuem como predador natural o leão, que consegui ferir e matar búfalo sozinho. Estima-se que existem 900.000, sendo a maioria na savana da África oriental.

Bufalos

Rinocerontes – Animais a Serem Preservados

Rinocerontes, são bastante pesados. Podem ser inesperadamente agressivos. São os animais que mais sofrem com a caça, estima-se que restam apenas 2 mil rinocerontes em todo o continente africano. Por isso encontrar rinoceronte nos safáris não é tão fácil.

Leopardos – Beleza das Savanas da África

Leopardos são felinos de incrível beleza e elegância das savanas. Encontrar o Leopardo exige sorte e habilidade do Ranger durante o safári, mas compensa. Eu tive a sorte de visualizar numa mesma cena: leopardo e leão juntos.

Savanas africano

Gorilas – Observação na Montanha de Ruanda

O safári mais inusitado de todos é visualizar Gorila, encontrado apenas na Ruanda e Uganda. Estive na “Montanha de Gorilas” na Ruanda e foi uma experiência incrível.

Subimos a montanha, que estava toda florida pelas plantações, nosso pequeno grupo chegou a um platô com vegetação fechada, onde encontramos uma linda família de gorilas.

Montanha Gorilas

Filme: A Montanha dos Gorilas

A Ruanda é um lugar emblemático, ganhou notoriedade devido à saga da pesquisadora americana Dian Fossey para preservar os primatas. Ela passou a viver na Montanha de Gorilas e desafiou os caçadores ilegais.

Com as atitudes de proteção aos gorilas, passou a ser perseguida e em 1985 foi brutalmente assassinada. Esse fato trágico ganhou muita visibilidade e mais tarde a história deu origem ao filme A Montanha dos Gorilas.

Atualmente a fundação Dian Fossey Gorilla Fund International, continua com o trabalho de preservação.Para saber mais sobre os fatos, a indicação é o livro, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues com a Amazon:

Gorillas in the Mist: A Remarkable Story of Thirteen Years Spent Living with the Greatest of the Great Apes (English Edition)

Girafas – Abundância na África

As girafas não são consideradas como Big Five, porém estão em abundância nas savanas. Os guias costumam comentar que “girafas são os lanches” dos leões.

Girafas na África

Ngorongoro Crater – Vulcão Patrimônio

O Ngorongoro Crater, declarado Patrimônio Mundial desde 1978, data de 2 milhões de anos e foi um vulcão tão grande como o Mt.Kilimanjaro. Tem 265 metros quadrados de extensão e 19 quilômetros de largura. A descida até a sua cratera leva a 610 m. para baixo.

Santuário natural da vida selvagem, onde se pode ver os Big Five, os 5 grandes animais da África. A vista panorâmica desde os Lodges ao longo das margens da Cratera é espetacular.

Diferença dos Safáris – Grande Migração

A diferença dos safáris fotográficos da Tanzânia e do Kenya, em relação aos outros países africanos é a quantidade de animais. Há grandes manadas que percorrem a “planície infinita”. Outro diferencial é quanto ao horário dos safáris, enquanto na maioria dos países, é necessário começar cedo, horário que os animais saem para caçar e se alimentar, na Tanzânia em qualquer horário os safáris são incríveis.

Monte Kilimanjaro – Cartão Postal da Tanzânia

O Monte Kilimanjaro é um dos locais mais conhecidos do país. Está ao norte da Tanzânia, na fronteira do Kenya, é o ponto mais alto da África com 5895 metros. Ele é coberto de neve e a sua imponência e se destaca na savana árida.

O parque nacional que o Kilimanjaro é considerado Patrimônio da Humanidade. É muito procurado pelos adeptos das escaladas e aventuras.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Como Chegar à Tanzânia ou no Kenya

Confira as rotas e promoções para compra de passagens aéreas.


Seguros Promo

Dentro do continente africano a South African Airways é a melhor opção.  A partir de Johannesburg, pode-se conectar a vários países da África. O serviço de bordo é sempre regado com Licor Amarula e com vinho da África do Sul, excelente qualidade.

A South African tem sido minha parceira nas viagens pelo continente africano, saiba mais: Voar com a South African Airways – dicas e detalhes.

Onde se Hospedar

A Tanzânia tem ótimas opções de hospedagem, entre neste link para reservar hotéis no continente africano.

Singita Sabora Tented Camp – um Lodge de super luxo, com decoração mais colonial.

Singita Faru Faru Lodge – super luxo com um design contemporâneo.

Singita Serengeti House – lodge de luxo com ar mais familiar.

Ilha de Zanzibar – Paraíso na Costa da África

Ilha de Zanzibar, para quem dispõe de tempo é interessante seguir depois do safári para as belas praias do Oceano Indico.

Há excelentes hotéis na ilha, o ideal fazer os safáris fotográficos primeiro e depois relaxar nesse paraíso da costa africana. A Ilha de Zanzibar também é um destino de lua de mel.

Dicas de viagem para a África

Toda viagem necessita de planejamento e providências, acompanhe o post: Dicas para viajar.

Uma das dicas para aproveitar a viagem é ter informações prévias sobre os lugares as serem visitados. A minha sugestão é ler sobre o continente africano, com os livros abaixo relacionados, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado da Amazon:

O destino da África: Cinco mil anos de riquezas, ganâncias e desafios.
História da África.

Cada país tem seu diferencial, portanto convém observar as melhores épocas do ano em relação a temperatura e aos animais.

Conheça a rica cultura da Tanzânia, com suas manifestações culturais.

Tanzânia e a Grande Migração de animais - safáris fotográficos incríveis

Observe a natureza, que é a grande estrela da Tanzânia.

Conheça também sobre: Primavera no Hemisfério Sul – África, América e Oceania.

O Que Vestir em Safáris Fotográficos

Quanto as roupas para safáris, recomenda-se calça e camisa de manga comprida, em cores suaves na tonalidade caqui e marrom para mesclar com a savana.

No verão recomendam-se roupas leves e que possam ser vestidas sobre as outras, além de um casaco. Uma das peças mais versáteis é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Usar sempre tênis ou bota com meia, lenço no pescoço e chapéu ou bonés para proteger do sol.

No inverno pela manhã e à noite é muito frio, há necessidade de roupas térmicas ou corta vento, mas durante o dia a temperatura sobe devido ao clima de semideserto das savanas.

Lua de mel na África do Sul: aventura, safáris e natureza

Outros Festinos da África

Outras aventuras na África para conhecer:

Montanha de Gorilas na Ruanda.
Zâmbia e as Cataratas de Victoria Falls.
Kenya e Tanzânia

Saiba mais sobre as Ilhas paradisíacas da costa africana nos posts:

Experiências na Lua de Mel em Zanzibar.
Exclusividade na Lua de Mel em Seychelles.
Incríveis Resorts na Lua de Mel em Mauritius.
Exotismo na Lua de Mel em Moçambique.

A África do Norte também conta com incríveis experiências e aventuras. Saiba mais nos posts:

Viagem para Casablanca e Rabat no Marrocos.
Pontos Turísticos do Egito: pirâmides, templos ao longo do Rio Nilo.

Saiba sobre as ilhas paradisíacas da costa da África e Ásia, confira no post: Viagens para o Oceano Índico

Já fez o Seguro Viagem?

O Seguro Viagem é item fundamental para a segurança e conforto.  Entre neste link para pesquisar, comparar empresas e comprar o Seguro Viagem online.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel