Deusa Rodrigues - Travel Agent

Encontro Latino-Americano de Gastronomia do Brasil

24.nov.22 - atualizado em 26.jan.24



As deliciosas comidas e bebidas do Brasil foram divulgadas no Encontro Latino-Americano de Gastronomia.

A iniciativa por parte da Embratur, do Instituto Realidade Brasil, do Amazonastur, tem como objetivo mostar o potencial gastronômico brasileiro para o mundo.

Assim como outros países, o Brasil pretende incrementar a apresentação da diversidade da culinária, com produtos únicos dos biomas.

Você vai gostar de ler também sobre Comidas do Brasil.

Encontro Latino-Americano de Gastronomia

Coletiva de Imprensa em SP

Foi realizada dia 23 de novembro de 2022 uma coletiva de imprensa no Melià Paulista, em São Paulo.

O evento contou com representantes do Instituto Realidade Brasil, da Amazonastur e Melià Brasil para apresentação do Encontro Latino-Americano de Gastronomia.

Estiveram presentes o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio, o curador da ELAG, Josimar Melo, a diretora de eventos do Melià Brasil, Elizabeth Santos, a diretora de marketing da Amazonastur, Ana Claudia Rego, e a presidente do Instituto Realidade Brasil, Maristela Valadares.

Encontro Latino-Americano de Gastronomia

Sobre o Encontro Latino-Americano de Gastronomia

O Encontro Latino-Americano de Gastronomia apresentado pela Embratur teve como objetivo levar o melhor da culinária brasileira, através de chefs renomados, para os seguintes países: Peru, México, Colômbia e Argentina.

O primeiro encontro ocorreu em 29 de novembro de 2022, no Peru, seguindo para Cartagena na Colômbia e Cidade do México.

Para Maristela Valadares, “a valorização da gastronomia é fundamental para o fomento do turismo e seus desdobramentos econômicos”.

A maioria dos eventos serão realizados nos hotéis Meliá pela América Latina.

Encontro Latino-Americano de Gastronomia

Curador do Encontro Latino-Americano de Gastronomia

O curador do Encontro Latino-Americano foi Josimar Melo, jornalista especializado em gastronomia, destacou que o Instituto Realidade Brasil tem como objetivo a divulgação internacional do país no exterior.

“O evento irá promover os sabores do Brasil através dos biomas da Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica“.

Ele citou o exemplo da Espanha, um dos países que mais recebe turistas no mundo, sendo que a gastronomia é um dos fatores que mais atraem os visitantes.

Encontro Latino-Americano de Gastronomia

Potencial Gastronômico e Turístico do Amazonas

O potencial do destino foi mostrado por Gustavo Sampaio, presidente da Amazonastur, e destacou o investimento do governo na “promoção da gastronomia do nosso destino com o intuito de posicionar esse ativo como um dos pilares do nosso turismo no cenário nacional e internacional e, com isso, fortalecer o desenvolvimento econômico de todas as cidades turísticas do Amazonas.”

O estado reúne 42 comunidades de conservação e muitas experiências na culinária, com 3.000 espécies de peixes diferentes, além de plantas diversas.

Confira as atrações dos Hotéis de Floresta do Amazonas, que são propriedades incríveis em meio à natureza e também oferecem pratos com produtos locais.

Degustação de Petiscos de Biomas Brasileiros

Após a coletiva, foi oferecida uma degustação de finger food para os presentes, sendo que cada prato representou os seguintes biomas: Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Amazonas.

Foram servidos pratos como, mini sanduíche com picanha laminada com vinagrete de campanha. bolinhos de moqueca, de carne seca e de feijoada. Também mini porções de sobremesas do Brasil, tudo harmonizado com a cachaça de jambu.

Cachaça de Jambu

A estrela do momento foi a degustação da famosa cachaça de jambu, a Jambucana e variados drinques que podem ser feitos com a bebida.

Eu provei a cachaça de jambu e posso afirmar que a bebida é muito boa, bem diferente. Um sabor exótico da nossa Amazônia.

Encontro Latino-Americano de Gastronomia

A folha de jambu é muito utilizada em pratos amazonenses, como o tacacá. Saiba mais nos posts: O que fazer em Manaus e Comidas do Brasil.

Menu de Pratos Típicos

Confira o menu de pratos típicos no Encontro Latino-Americano de Gastronomia, que serão servidos no Peru.

O Brasil e o Peru mantém estão ligados pelo turismo e gastronomia, esse será mais um evento para incrementar e compartilhar as atrações, assim como, no evento recente Peru Week no Brasil.

Menu Amazônia

1° entrada

Bolinho de piracuí com geleia de buriti.

Harmonizado com short de cachaça de jambu.

2° entrada

Mil folhas de palmito de pupunha, com tucunaré curado ao molho de maracujá.

Hamonizado com drink Tapajós (cachaça branca, geleia de maracujá, limão e licor de laranja).

1° principal

Carré de tambaqui com tutu de feijão manteiguinha com cogumelos yanomami e espuma de tucupi negro.

Harmonizado com drink (Caboclo Mule: Uma releitura de um drink clássico. Uma mistura de cachaça ouro, gengibirra e espuma de jambu).

2° principal

Filhote com crosta de castanha do Brasil e camarão seco, tubérculos na manteiga, Hollandaise de jambu e redução de açaí.

Harmonizado com drink Boto Cor de Rosa (cachaça prata, hibisco e xarope de grenadine.)

3°principal

Pirarucu assado com creme de cogumelos yanomami e esferas de tucupi.

Sobremesa

Pudim de cupuaçu com calda de limão- cravo e puxuri

Harmonizado com short de cachaça, mel, raspas de cumaru e zestes limão

Sorvete de cumaru com crumble de mesorcarpo de babaçu e tanajura

O Que Comer no Amazonas

A culinária do Norte do Brasil é diferente das demais, com produtos da Amazônia.

O famoso Tacacá da Gisela, é encontrado em uma barraca de rua em frente ao Teatro Amazonas em Manaus.

O tacacá é um tipo de sopa típica indígena feita com goma de tapioca, a erva jambu, o camarão e os temperos.

Em Manaus há diversos lugares para comer, em pontos diferentes da cidade.

No Largo São Sebastião ao lado do Teatro Amazonas outra dica é o Restaurante Tambaqui de Banda, especializado no peixe típico amazonense, serve porções generosas, eu provei e aprovei.

Encontro Latino-Americano de Gastronomia

O Restaurante Caxiri, comida amazonense mais requintada, está localizado no primeiro andar de um bonito casarão colonial, de frente para o Teatro Amazonas.

Na visita a Casa do Caboclo, atração em hotéis de floresta,  é possível conhecer o preparo da farinha de mandioca, base de alimentação da região, além das plantas medicinais.

Como Chegar aos Destinos Mencionados

Para chegar aos destinos mencionados, compare as promoções para compra das passagens aéreas.

 

Categorias: Sem categoria

Postado por:

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2024 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel