Deusa Rodrigues - Travel Agent

Tanzânia o que fazer: safáris espetaculares, praias, vulcão e muito mais

13.jul.18 - atualizado em 15.fev.21

Tanzânia o que fazer: safáris espetaculares, praias, vulcão e muito mais

Tanzânia o que fazer: safáris espetaculares, praias, vulcão e muito mais. Apesar da Tanzânia ter muitas atrações, eu recomendo conjugar a viagem o com o Kenya, para aproveitar melhor.

Os dois países africanos, tem safáris que surpreendem pela quantidade de animais que circulam no período da Grande Migração. São momentos grandiosos que ficarão nas lembranças de viagem.

Na Tanzânia e no Kenya é possível dormir em tendas de luxo, hotéis Lodges, com todo o conforto. Há ainda visita a tribo Masai, muito colorida e com pessoas acolhedoras.

Confira as dicas que preparei, para uma viagem inesquecível.

Você vai gostar de ler também sobre: Botswana e o Delta do Okavango.

Tanzânia o que fazer: safáris espetaculares, praias, vulcão e muito mais

Roteiro de viagem

Eu comecei a minha viagem por Nairóbi, a capital do Kenya. Segui por safáris e visitei o Parque Nacional de Masai Mara. Depois cruzei por via terrestre a fronteira para a Tanzânia. Devido a Grande Migração de Animais, entre um país e outro, o roteiro fica mais completo.

A história da Tanzânia e Kenya, está ligada pela Grande Migração Anual. Todos os anos ocorre um dos maiores espetáculos da vida selvagem da África. A quantidade de animais que circulam entre esses territórios, é impressionante.

Que tal conhecer a cidade mais bonita da África. Acompanhe o post: Roteiro por Cape Town.

Sobre a Tanzânia

A Tanzânia só ficou independente como República em 1964, quando houve a união dos dois estados Tanganica e Zanzibar, daí o nome Tanzânia. Antes disso foi colônia alemã de 1880 a 1919 e posteriormente de 1919 a 1961 colônia britânica. É considerado um dos berços da humanidade, devido aos fósseis datados de 2 milhões de anos.

A hospitalidade africana também é um diferencial, assim como os brasileiros, os habitantes são alegres e gostam de música.

Saiba mais sobre um ponto histórico na África, no post: Cabo da Boa Esperança.

Tanzânia o que fazer: safáris espetaculares, praias, vulcão e muito mais

Sobre o Kenya

A República do Kenya faz divisa com a Tanzânia, está na África Oriental. A capital Nairóbi é a cidade mais populosa do país. O nome é originado do Monte Kenya, tem uma fauna rica e diversificada nas sanavas e gramados.

Conta com diversas reservas e parques nacionais, sendo que o mais famoso é Masai Mara, que atraem muitos visitantes. Assim como a Tanzânia, no Kenya também há hotéis Lodges e tendas turísticas ou de luxo, para safáris fantásticos.

A África do Norte também tem vários atrativos, confira nos posts:

O que fazer no Egito.
Viagem para Casablanca e Rabat.

Grande Migração – Tanzânia x Kenya

A Grande Migração leva os animais da Tanzânia para Kenya e vice versa. Por isso a viagem ideal é conjugar os dois países. Eu comecei a minha viagem por Nairóbi, a capital do Kenya e segui para os safáris.

Booking.com

Na Tanzânia os animais migram pela sobrevivência, devido ao fim das chuvas. O ciclo migratório está ligado às estações de seca e chuva, os animais se movem em busca de pastagens. Não há um ponto de partida concreto para as grandes manadas. O impacto ambiental é gigantesco, durante o período migratório acredita-se que são consumidos por dia quatro mil toneladas de capim. Na Tanzânia a Grande Migração é considerada uma das Sete Maravilhas Naturais da África.

Leia também sobre: Tanzânia a Grande Migração de Animais.

Época da Migração de animais

Entre janeiro e março é a época do nascimento dos filhotes no Serengeti. A partir de abril a junho, as manadas partem em direção ao norte. De junho a agosto, as manadas estão chegando ao Masai Mara. De setembro a novembro, as manadas encontram-se em Masai Mara. Entre dezembro e janeiro as manadas retornam ao Serengeti.

Que tal conhecer outro país da África? Saiba mais em Namíbia o que fazer.

Kenya – Parque Nacional de Masai Mara

O Parque Nacional de Masai Mara tem um total de 1.510 quilômetros quadrados de área. A reserva tem pastagens, bosques de acácias, terrenos pantanosos e escarpas. O Masai Mara é um dos destaques do Kenya.

Booking.com

Devido à sua amplitude e fauna diversa, há várias possibilidades de conhecer os Big Five, os cinco grandes animais da África. Mas na região há outros animais como rinocerontes, hipopótamos, crocodilos-do-nilo, chita, etc. Assim como no Serengeti há milhões de gnus nos campos. A região  também é o lar das girafas-masai e das grandes manadas de zebras, etc.

Tanzânia o que fazer: safáris espetaculares, praias, vulcão e muito mais

Eu gostei de visitar uma tribo legítima dos Masai e de conhecer suas casas feitas de adobe, seu artesanato colorido, que contrasta com a aridez da savana.

Tanzânia o que fazer: safáris espetaculares, praias, vulcão e muito mais

Os Lodges preparam piqueniques na savana, um luxo no continente africano.

Tanzânia o que fazer: safáris espetaculares, praias, vulcão e muito mais

Lake Nakuru – Kenya

O Lago Nakuru é famoso pelos flamingos, bem como pela fauna diversificada. Além das aves que colorem a savana, há também os rinocerontes pretos ou brancos. O lago está à uma altitude de 1.754 metros acima do mar e é uma das grandes atrações do Kenya.

A partir de Nairóbi, pode-se embarcar para: Acampamento de 4 dias em Masai Mara e Lake Nakuru

Kenya  – milhares de gnus

Devido à grande quantidade de animais, não há tanta necessidade de madrugar como em outros países da África, praticamente o dia todo tem ótimas cenas para fotografar. Os milhares de gnus que são vistos de uma aeronave ou dos Jeeps, são como manchas negras nas savanas.

Tanzânia o que fazer: safáris espetaculares, praias, vulcão e muito mais

Tanzânia – Serengeti National Park

A Tanzânia conta com paisagens deslumbrantes do Parque Nacional do Serengueti. Os hotéis Lodges tem muito conforto e bom gosto na decoração.

O Serengeti National Park, a maior concentração de vida selvagem na terra em uma área de 14.763 quilômetros quadrados. Ponto inicial da famosa migração de wildbeast, zebras e gazelas. Todos os anos cerca de 1.5 milhão de animais seguem seus instintos e viajam 1000 quilômetros em direção às savanas frescas de Masai Mara, cruzando o Rio Mara com seus lendários crocodilos.

Booking.com

Na vasta planície ainda existe uma abundância de outros animais e predadores, como leões, leopardos, guepardos (Chita), rinocerontes negros e mais de 500 espécies de pássaros. Abriga mais de 70 espécies de grandes mamíferos.

O Serengeti é uma das maiores áreas de biodiversidade do continente africano. É considerado Patrimônio da Humanidade desde 1981.

Quando o assunto é sobre animais, confira também: Montanha de gorilas na Ruanda.

Tanzânia o que fazer: safáris espetaculares, praias, vulcão e muito mais

A paisagem também é diferente, as savanas são amplas com pouca vegetação, as arvores Baobá, estão espalhadas numa imensidão marrom a perder de vista.

Tanzânia o que fazer: safáris espetaculares, praias, vulcão e muito mais

Acampamentos e passeios de balão – Tanzânia

Tudo é muito grandioso em termos de espaço, versus paisagem. Nos safáris a abundância de animais propicia cenas memoráveis para fotos. Uma das possibilidades é fazer um safári no Serengeti e no Ngorongoro Crater, veja mais abaixo informação sobre o vulcão. Reserve neste link: Arusha acampamento de vários dias no Serengeti e Ngorongoro.

Uma das melhores experiências na Tanzânia, sobrevoar as savanas e observar os milhares de animais. A dica é fazer um safári em balão: Parque Nacional Serengeti passeio de balão ao amanhecer.

Tanzânia o que fazer: safáris espetaculares, praias, vulcão e muito mais

Cuidado se quiser tomar banho ao ar livre, os macaquinhos podem fazer graça e levar sua toalha. Durma ao som dos animais e no dia seguinte, o café da manhã pode ser uma surpresa: no meio da savana com vista para o rio!

Tanzânia o que fazer: safáris espetaculares, praias, vulcão e muito mais

Fotógrafo: Mark Williams. 20/02/12.

Utilizei o transporte em avionetas, que saem diretamente do campo de pouso dos  Lodges. Esse é um luxo que otimiza as visitas.

Tanzânia o que fazer: safáris espetaculares, praias, vulcão e muito mais

Tanzânia – Vulcão e Kilimanjaro

Visitar a cratera de um vulcão adormecido é imperdível. O Ngorongoro Crater foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco, data de 2 milhões de anos. No passado foi um vulcão tão grande como o Monte Kilimanjaro. Tem 304 quilômetros quadrados de extensão e 19 quilômetros de largura. A descida o levará a 610 metros abaixo, um santuário natural de vida selvagem, onde se pode avistar também os Big Five. A abundância de animais impressiona, zebras, flamingos, avestruzes por exemplo.

Quando o assunto é sobre vulcões, o país que se destaca é o Equador com seus pontos turísticos.

Tanzânia o que fazer: safáris espetaculares, praias, vulcão e muito mais

O Monte Kilimanjaro, é o ponto mais alto da África, com 5.895 metros. O topo é coberto de neves eterna e se localiza em uma planície da savana e forma um visual impactante. Eu o avistei da aeronave à caminho da Ilha de Zanzibar. Há possibilidade de fazer trekking para subir o imponente Kilimanjaro.

Me senti como um filme de Hollywood, com embarques cinematográficos na savana e nos sobrevoos, pude observar de cima a cratera do vulcão, Ngonrongoro Crater, bem como o imponente,  Kilimanjaro.

Tanzânia – Ilha de Zanzibar

Depois das aventuras nos safáris da Tanzânia e do Kenya, segui a partir de Arusha, para as praias de Zanzibar. Um arquipélago, que se localiza na costa da África, pertence a Tanzânia. O local tem  praias de areia branca e mar cor de turquesa do Oceano Índico. É o destino turístico de viajantes que vão também a outros lugares do continente africano.

Booking.com

Ao longo da história, a região esteve sob domínio árabe, do sultanato de Omã, dos portugueses e, por fim, africano. Obteve a independência e tornou-se uma monarquia constitucional em 1963. O nome desta ilha é um bom exemplo da “arabização” da costa da África oriental: o seu nome em kiswahili é Unguja, mas os árabes chamavam-lhe “Zanj-Bar”, que significa “costa dos Zanj” ou negros.

Nos primórdios, abrigou africanos escravizados do continente à espera dos navios negreiros e hoje é o endereço de hotéis de luxo e sofisticados. Há várias opções de Resorts ou pequenos hotéis boutique. A areia é branquinha e mar é ótimo para o mergulho, além de oferecer inúmeras outras experiências.

Saiba mais sobre as ilhas do Oceano Índico nos posts:

Zanzibar um destino de lua de mel.
Viagens para o Oceano Índico.

Localização de Tanzânia e Kenya

Os dois países Tanzânia e Kenya estão na costa da África, próximo ao Oceano Índico. Devido à abundância de animais que transitam pelas savanas dos dois países, a dica é conjuga-los numa mesma viagem.

Saiba também quais são os países para Turismo de Experiência na África.

Como chegar à Tanzânia e Kenya

A melhor maneira de chegar à Tanzânia é via Johannesburg, e de lá fazer a conexão para Nairóbi no Kenya. A South African Airways, que tem voos para várias cidades do continente africano. O serviço de bordo é sempre regado com Licor Amarula e com vinho da África do Sul, excelente qualidade.

Entre neste link para reservar as passagens aéreas para Tanzânia de Kenya.

Onde se hospedar na Tanzânia e Kenya

O continente africano é muito bem servido de hotéis Lodges nas savanas, totalmente preparados para os safáris fotográficos. São construídos de forma integrada com a natureza, utilizam madeira, palha e rochas das regiões. Tem detalhes com uma decoração criativa, o que faz toda a diferença na hospedagem.

Há uma variedade de bons hotéis entre Tanzânia e o Kenya. Há hotéis Lodges de categoria turística, primeira e luxo.

Entre neste link para reservar os hotéis na Tanzânia e Kenya.

Sobre os Safáris fotográficos 

Fazer um safári na África é como um grande jogo, visualizar os animais na imensidão das savanas; os africanos chamam isso de “game viewing”.

Os safáris acontecem de manhã e à tarde, em Jeep 4 x 4 equipado com GPS, para melhor localização dos animais da África. O motorista, chamado de Ranger é o guia e um especialista em animais. No Kenya e Tanzânia os veículos 4×4 são um pouco diferentes, mais fechados, porém com abertura no teto com possibilidade dos passageiros ficarem em pé, para que os passageiros possam observar os animais, ao longe nas savanas.

Leia também sobre: África do Sul surpreendente, safáris, paisagens e beleza.

Sobre os animais da África

A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Quanto aos animais da África, existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros. Várias espécies estão presentes na grande migração de animais na Tanzânia.

Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.

“Big Five” – 5 Grandes Animais na África

O importante nos safáris ou mesmo na Grande Migração de Animais,  é poder observar os “Big Five” – os 5 Grandes Animais da África: Búfalo, Leão, Rinoceronte, Elefante e Leopardo. Alguns Lodges festejam quando os hóspedes conseguem observar os Big Five,  durante os safáris. Sempre há uma grande expectativa quanto a visualizar todos. Eu mesmo tenho um “diploma” que ganhei no Lodge Mala Mala, um dos melhores.

Assim como na África, na América do Sul, Ilhas de Galápagos, foram denominados “Los Big 15”. Saiba mais em: Animais da América do Sul – viagens e experiências. 

O que vestir num safári fotográfico

Quanto as roupas para safáris, recomenda-se calça e camisa de manga comprida, em cores suaves na tonalidade caqui e marrom para mesclar com a savana.

No verão recomendam-se roupas leves e que possam ser vestidas sobre as outras, além de um casaco. Uma das peças mais versáteis é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Usar sempre tênis ou bota com meia, lenço no pescoço e chapéu ou bonés para proteger do sol.

No inverno pela manhã e à noite é muito frio, há necessidade de roupas térmicas ou corta vento, mas durante o dia a temperatura sobe devido ao clima de semideserto das savanas.

Dicas de viagem para Tanzânia e Kenya

Toda viagem necessita de planejamento e providências, confira o post: Dicas para Viajar.

Que tal conhecer as aventuras dos outros países do continente africano?

A minha sugestão é aproveitar a oportunidade e conhecer a África do Sul.

Booking.com

Fez o seguro viagem ?

Seguro viagem é um item muito importante, acompanhe o post: Por que fazer seguro viagem?

Entre neste link para comprar preços, empresa e fazer a reserva no Seguro Viagem online.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2021 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel