Vilarejo encantado de Lavras Novas em Minas Gerais
04.abr.24 - atualizado em 06.abr.24
Lavras Novas é um pequeno vilarejo pertinho de Ouro Preto e repleto de atrações entre as belas paisagens montanhosas de Minas Gerais.
O destino é ideal para caminhar entre as casinhas coloridas, garimbar objetos de decoração, curtir as cachoeiras, visitar museus, igrejas e relaxar.
Confira as dicas que eu preparei.
Você vai gostar de ler também sobre Lua de Mel em Ouro Preto.
O Que Fazer no Vilarejo de Lavras Novas
O vilarejo é puro charme e fica distante apenas 18 quilômetros de Ouro Preto. O lugar é cercado pela natureza propícios para caminhadas, passeios e trilhas.
As pousadas são coloridas e exclusivas, o local conta com cafés, restaurantes e bares com música ao vivo nos finais de semana.
Vale a pena fazer um bate e volta ou esticar a viagem com hospedagem por lá.
Igreja Nossa Senhora dos Prazeres
Comece a conhecer Lavras Novas pela Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, datada do século XVIII uma das atrações históricas do vilarejo.
Museu do Quilombo
Para quem quer conhecer um pouco a história de Lavras Novas o Museu do Quilombo mostra a comunidade quilombola, que se formou com negros escravizados fugidos de Ouro Preto, no século XIX.
Compras em Lavras Novas
O forte de Lavras Novas é a variedade de itens para compras. O vilarejo é descolado e oferece muitos itens diferentes com o jeitinho mineiro, desde artesanato, cachaça até queijos e doces.
Objetos de Decoração e Artesanato
Para quem busca opções de peças para a decoração em Lavras Novas é possível encontrar artesanato feito em cerâmica, madeira e tecelagem.
A dica é visitar a Casa do Artesanato, demais lojas e mercados locais.
Cerâmica
As peças de cerâmica artesanal para casa como vasos, pratos, xícaras, tigelas e várias opções, podem ser encontrados nas lojinhas e no Mercado Municipal.
Madeira
Os objetos de madeira também são uma excelente opção para compras desde de móveis rústicos até esculturas.
Tecelagem Colorida
O uso do tear artesanal é bem tradicional por lá e há diversas peças entre tapetes, mantas, toalhas de mesa, cortinas, etc. A sacada local é que os tecidos têm como diferencial o colorido bem brasileiro.
Antiguidades Pegada Vintage
A decoração vintage com móveis antigos e objetos históricos também estão em alta, inclusive acontecem algumas feirinhas de antiguidade ao longo do ano.
Feirinha de Artesanato
As feirinhas de artesanato do vilarejo de Lavras Novas, são excelentes para garimpar peças de decoração rústica, feitas de madeira, cerâmica e ferro.
Quadros e Pinturas
Os artistas locais oferecem quadros e pinturas em galerias de arte e lojas de decoração.
Cachaçarias
Para quem gosta da cachaça artesanal, uma das bebidas mais brasileiras, feita de cana-de-açúcar o vilarejo de Lavras Novas oferece muitas opções.
Queijos e Doces
Como todo bom distrito mineiro, não pode faltar os queijos, tantos frescos como maturados, que podem ser comprados em diversas lojas e mercados.
Os doces, outra tradição de Minas Gerais, como o doce de leite, goiabada cascão e paçoca, é outra boa dia para levar de lembrança de viagem.
Festival de Inverno
No mês de julho acontece o Festival de Inverno com música, dança e teatro. O tempo é ideal para curtir também o bonito pôr do sol no inverno de Minas Gerais.
Mirante da Serra do Trovão
O Mirante do Trovão é um lugar para relaxar e curtir as paisagens deslumbrantes da Serra do Trovão e da Serra do Espinhaço.
Cachoeiras
O vilarejo de Lavras Novas, assim como outros lugares de Minas Gerais, conta com paisagem exuberante.
Possui alguns riachos e cachoeiras algumas das mais populares são a Cachoeira do Sossego, a Cachoeira dos Namorados e a Cachoeira do Castelinho.
Trilhas
Para quem deseja contato com a natureza, existem várias trilhas para caminhadas e ciclismo, que variam em dificuldade.
Estrada Real
Que tal pedalar na Estrada Real? O histórico caminho que ligava Ouro Preto ao Rio de Janeiro na época colonial, passa pelo vilarejo de Lavras Novas, assim na vizinha cidade de Ouro Branco.
A Estrada Real é a rota turística que conta com mais de 1.630 quilômetros de extensão e inclui Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Percursos históricos que começaram como caminho para o transporte de ouro e diamantes da região no século XVIII.
Há três caminhos da Estrada Real, Ouro Branco faz parte do Caminho Novo.
Onde Comer em Lavras Novas
O vilarejo de Lavras Novas conta com diversos restaurantes, a maioria com especialidade na comidinha saborosa mineira.
Para quem deseja conhecer os pratos típicos mineiros as dicas são:
Restaurante Escadabaixo Bar Cozinha, o Tropea Cantina Armazém e o Varanda 1921, este último se destaca pela bela vista para a Serra do Espinhaço.
Para apreciar a alta gastronomia a dica o Grado.
Confeitaria Cadivó
A dica é fazer uma parada estratégica para saborear uma sobremesa acompanhada de um cafezinho é a Confeitaria Cadivó. Eu curti uma das delícias do cardápio e também a decoração da parede.
Onde Ficar em Lavras Novas
A dica é se hospedar na Pousada Província.
Lavras Novas vs Ouro Preto
Os dois locais são românticos e inspiradores para quem deseja um final de semana especial.
Lavras Novas é um refúgio aconchegante em meio à natureza exuberante, perfeito para quem busca relaxamento e conexão.
Há diversas pousadas charmosas e a culinária mineira deliciosa completam a experiência com um toque acolhedor.
Ouro Preto é diferente, bem maior, uma viagem no tempo pelas ruas de paralelepípedos, ladeadas por casas coloniais e igrejas barrocas imponentes. Na questão de hospedagem há muito mais opção a escolher.
Portanto a escolha vai depender de cada viajante, para um final de semana mais típico ou um lugar histórico incrível.
Onde Ficar em Ouro Preto
Em Ouro Preto há diversas pousadas e hotéis, super charmosos. A cidade é bem servida no quesito hospedagem com vários casarões históricos adaptados para receber os visitantes. A hospitalidade mineira também é um dos fatores de atração da cidade.
Melhores Hotéis de Ouro Preto
Hotel Vila Relicário
O Hotel Vila Relicário é especializado em lua de mel e casamentos, a arquitetura é barroca e é decorado com peças de antiquário. O ponto alto é a localização no alto das montanhas de Ouro Preto.
Pousada Mondego
A Pousada Mondego é uma das melhores, localizada a 30 metros da Praça Tiradentes em um prédio do século XVII. Uma opção de hospedagem ideal para Lua de Mel, faz parte da associação hoteleira Roteiros de Charme.
Os apartamentos têm decoração personalizada, com móveis imperiais, além de obras de arte originais de artistas brasileiros como Aleijadinho, Guignard e Marquetti. Escolha um apartamento com varanda e vista da cidade.
Grande Hotel Ouro Preto
O Grande Hotel Ouro Preto., é uma dos melhores da cidade, localizado no Centro Histórico ao lado da Casa de Contos. O destaque é para a linda vista e a infraestrutura.
Hotel Solar do Rosário
O Hotel Solar do Rosário está em bonito casarão, do século XIX, que foi reformado e reestruturado. A decoração tem tendências coloniais e contemporâneas e confortáveis.
Hotel Pousada Arcanjo
O Hotel Pousada Arcanjo, está a 900 metros do Centro Histórico e oferece traslado para a Praça Tiradentes. A decoração mescla a arquitetura colonial com a moderna e os apartamentos em vista para as montanhas.
Hotel Luxor
O Hotel Luxor, está localizado em uma mansão colonial restaurada. A decoração tem inspiração no século XVIII. O destaque está para a bonita vista das igrejas de Ouro Preto. O café da manhã é servido na charmosa Taberna Luxor.
Carnaval em Ouro Preto
Você pode programar o próximo Carnaval em Minas Gerais, com hospedagem em Lavras Novas e durante o dia curtir os diversos blocos de Ouro Preto. As inúmeras repúblicas da cidade garantem um Carnaval prá lá de animado.
A dica é ter cuidado de onde estacionar seu carro, porque ele pode ficar travado no meio dos bloquinhos.
Extensão para o Vilarejo de Itatiaia
O charmoso vilarejo de Itatiaia está a 17 quilômetros do centro de Ouro Branco, e bem pertinho de Lavras Novas. Há vários restaurantes e bares com vista para as montanhas.
Em volta de uma igreja há pequenas casas coloridas e históricas, numa região um pouco abaixo da vila foi uma parte da Estrada Real, que ligava Ouro Preto à Ouro Branco.
Devido à importância do trajeto, por onde circulava o ouro da região, junto com viajantes ilustres, foi denominado Estrada da Corte.
Restaurante Estrada da Corte
Quer sentir a experiência de estar na Estrada Real?
A sugestão é desfrutar do restaurante Estrada da Corte, no distrito de Itatiaia. A principal característica, além da comidinha mineira especial é o visual a perder de vista das montanhas de Minas Gerais.
Eu visitei o local e sugiro os pastéis de angu com recheio de queijo canastra ou caldinho de feijão como entrada. Como prato principal adorei o ravioli de cacau com queijo canastra ao sugo e para acompanhar um chopp gelado.
Que tal uma degustação de chopp? A bebida combina bem com o verão em Minas Gerais.
A decoração rústica também é um dos atrativos do restaurante.
Mapa da Estrada da Corte
O restaurante oferece aos clientes um mapa da Estrada da Corte, feito em papel Kraf bem fininho enrolado para presente. Um detalhe a mais para curtir o local.
O estabelecimento também dispõe de artesanato típico de pedra sabão e madeira para venda.
Veja também
Categorias: América do Sul, belas paisagens, Brasil
Postado por: Deusa Rodrigues