Deusa Rodrigues - Travel Agent

Viagem com Safáris no Kenya com aventura e grandes paisagens

24.jan.23 - atualizado em 15.jan.25

Grupo de girafas caminhando em um campo verde sob um céu azul. A cena retrata a beleza da vida selvagem africana.

Viagem safári no Kenya guarda várias surpresas para quem gosta do contato com a natureza e os animais.

A grande migração de gnus é um espetáculo, na paisagem grandiosa, com árvores de Baobá, espalhadas pela imensidão marrom das savanas a perder de vista.

Uma experiência impactante para os viajantes.

Deusa Rodrigues em viagem para Kenya, uma paisagem montanhosa, destacando a beleza natural da região, com vegetação ao redor e um distante monte ao fundo. Viagem safári no Kenya

Você vai gostar de ler também sobre: Lua de Mel em Zanzibar.

O Que Visitar no Kenya

As paisagens e os safáris são espetaculares no Kenya em especial no Parque Nacional Masia Mara. O espetáculo da natureza é a grande migração de animais em busca de pastos, em direção à Tanzânia e vice-versa.

Conhecer os costumes de uma tribo Masai é inusitado e exótico. Além disso, a hospedagem em hotéis Lodges, tendas e acampamentos possibilita a interação do viajante com o ambiente da savana africana, na viagem safári no Kenya.

Um das experiências é fazer um passeio de balão para observar a vasta savana, sem dúvida inesquecível.

Confira também o post: África do Sul safáris surpreendentes.

Nairobi

A República do Kenya faz divisa com a Tanzânia, está na África Oriental. A capital Nairóbi é a cidade mais populosa do país.

O nome é originado do Monte Kenya, tem uma fauna rica e diversificada nas savanas e gramados.

Vista panorâmica de Nairobe uma cidade com prédios e ônibus coloridos, demonstrando a movimentação urbana e a arquitetura local em um dia ensolarado.

Kenya – Aventura nos Safáris

Há safáris que se pode observar não um leão apenas, mas dez de uma só vez, além de muitos outros tipos de animais.

Tudo muito grandioso, uma natureza exuberante. Os problemas da cidade grande são esquecidos nesse ambiente tão distinto.

Fazer uma viagem com safári no Kenya é como um grande jogo, visualizar os animais na imensidão das savanas; os africanos chamam isso de “Game Viewing”.

Paisagem de savana africana com céu nublado, mostrando trilhas de veículos e árvores esparsas, representando a beleza natural e a vida selvagem. Viagem safári no Kenya.

Veículo do Sáfari – Jeep 4×4

Os safáris acontecem de manhã, ao amanhecer e à tarde, em Jeep 4 x 4 equipado com GPS, para melhor localização dos animais.

Para participar dos safáris uma das regras é acordar cedo, para aproveitar bem o dia e ainda observar o cenário na savana.

Pôr do sol deslumbrante com céu alaranjado e silhueta de árvore seca, ideal para representar a beleza natural e tranquilidade do ocaso. Cenário em Viagem safári no Kenya.

No Kenya devido à abundância de animais, os safáris podem ser feitos em qualquer horário, uma festa para os olhos dos fotógrafos amadores.

Os veículos dos safáris no Kenya são diferentes da África do Sul, porque o visitante pode ficar de pé e visualizar melhor a savana e os animais, através da parte aberta no teto, como um observatório avançado.

Um veículo 4x4 equipado para safári, estacionado em uma vasta savana com arbustos ao fundo. O motorista observa a paisagem. Viagem em safári no Kenya.

O motorista, chamado de Ranger é o guia e um especialista em animais. Durante os passeios os Rangers dão muita informação, verdadeiras aulas sobre a vida selvagem na viagem safári no Kenya.

Saiba mais no post: As aventuras do continente africano.

Parque Nacional Masai Mara

O ponto alto no Kenya é visitar o Parque Nacional de Masai Mara, muito amplo com várias possibilidades de observação de animais.

A África é bem conhecida pela sua vida selvagem nas savanas e florestas equatoriais. Quanto aos animais da África, existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas.

Um veículo percorre uma estrada de terra em uma paisagem africana com um grande árvore e aves ao fundo. Viagem safári no Kenya.

Um dos melhores passeios é sobrevoar as savanas com um Passeio de Balão em Masai Mara.

Animais da África

São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros. Várias espécies estão presente na grande migração de animais.

Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.

Imagem de uma leoa majestosa descansando entre a vegetação, representando a vida selvagem e a beleza dos felinos em seu habitat natural. Viagem com safári no Kenya.

A viagem safári no Kenya é surpreendente!

Sugestão de Roteiro – Nairobi para Masai Mara – 3 dias

Um dos roteiros pelo Kenya, a partir da capital Nairobi, é seguir em Tour de 3 dias para Masai Mara, com safáris fotográficos.

1º Dia – Nairobi – Masai Mara

O passeio começa com embarque no hotel ou, se preferir em um restaurante no centro da cidade, logo cedo às 06h00 com direito a um café da manhã inglês reforçado.

A aventura começa em 4×4 com outros viajantes rumo a Masai Mara. No caminho já é possível observar os animais da savana africana.

Vista panorâmica da região árida com montanhas ao fundo, evidenciando a beleza natural e a geografia diversificada. Ideal para explorar ecoturismo e natureza. Viagem com safári no Kenya.

A chegada ao acampamento que será a estadia do roteiro, na hora do almoço e no final da tarde mais um momento de safári fotográfico, com possibilidade de observar os Big 5 – Cinco Grandes Animais da África.

Imagem de leoa descansando em um ambiente natural, mostrando um momento de interação entre uma leoa e seus filhotes. Ideal para ilustrar a vida selvagem. Viagem com safári no Kenya.

O pôr do sol no continente africano é simplesmente maravilhoso. Ao anoitecer se retorna para o acampamento para jantar e sonhar com a natureza.

Uma bela imagem do pôr do sol com silhuetas de árvores ao fundo, onde o céu se tintura de tons laranjas e amarelos, proporcionando uma vista deslumbrante e tranquila.

2º Dia – Masai Mara

Logo cedo depois do café da manhã, partida para nosso safári, para conhecer outros animais a beira do rio Mara, com hipopótamos e crocodilos.

Durante o trajeto há informações sobre a Grande Migração de Animais, que acontece anualmente entre Kenya e Tanzânia.

A hospedagem será em um Lodge na divisa do parque Serengeti. Mais um dia com safáris à tarde e jantar em área da savana.

Imagem de um elefante adulto com um filhote, ambos em um campo aberto. Eles se destacam no ambiente natural, cercados por grama alta e sol. Os elefantes são conhecidos por sua inteligência e socialização em grupos familiares. Viagem com safári no Kenya.

3° Masai Mara – Nairobi

Depois do café da manhã no Lodge é hora de conhecer uma tribo Masai, com todas as tradições e cores que só a África oferece.

O dia finaliza de volta para Nairobi, com muitas experiências para contar.

Para uma experiência mais completa há também o Safári de 6 dias com Masai Mara e Parque Amboseli.

Tribos Masai – Viagem Safári Kenya

No Kenya a visita à uma autêntica tribo Masai é obrigatória. É possível conhecer suas casas feitas de adobe, seu artesanato colorido que contrasta com a aridez da savana.

Durante as visitas, os nativos Masai preparam uma mostra de artesanato, onde as peças ficam expostas em mesas improvisadas no meio da savana.

Imagem de um grupo de pessoas em trajes coloridos trabalhando em um mercado ao ar livre em uma paisagem rural, retratando a cultura local. Viagem com safári no Kenya.

É uma experiência incrível, conversar com os nativos com suas roupas coloridas.

Deusa Rodrigues com colar tradicional masai, ao lado de dois nativos vestidos com trajes típicos. Fundo natural da cultura masai. Viagem com safári no Kenya.

Nesse cenário totalmente africano rende boas fotos de lembrança da viagem da exótica na África.

Grupo de homens da tribo Masai usando roupas vermelhas, realizando a dança tradicional do salto em um ambiente ao ar livre. A cultura Masai é conhecida por suas danças vibrantes e rituais sociais. Viagem com safári no Kenya.

Grande Migração

Os safáris são bem diferentes devido à grande quantidade de animais que se deslocam na época da Grande Migração anual entre o Kenya e a Tanzânia.

Uma grande manada de gnus pastando em uma vasta savana, com muitos animais visíveis sob um céu claro e vegetação ao fundo. Viagem com safári no Kenya.

Os milhares de Gnus, que vistos de uma aeronave ou dos Jeeps, são como manchas negras nas savanas.

Todos os anos ocorre um dos maiores espetáculos da África, a Grande Migração dos animais.

Eles cruzam a regiões do Serengeti na Tanzânia e Masai Mara no Kenya, mais de 1,5 milhão de animais se movem de uma região a outra no que é considerado o maior volume de animais em movimento de todo o planeta.

Períodos da Migração

Entre janeiro e março é a época do nascimento dos filhotes no Serengeti. A partir de abril a junho, as manadas partem em direção ao norte.

De junho a agosto, as manadas estão chegando ao Masai Mara. De setembro a novembro, as manadas encontram-se em Masai Mara.

Entre dezembro e janeiro as manadas retornam ao Serengeti.

Conjugar a Viagem com a Tanzânia

Para conjugar a viagem, o ideal é começar pelo Kenya e seguir para a Tanzânia, para fazer participar de safáris no norte do país. 

Confira o post: Animais da África e safáris fotográficos.

Sobre os “Big Five” – 5 Grandes Animais

O importante nos safáris ou mesmo Grande Migração de Animais, é poder observar os “Big Five” – os 5 grandes África: Búfalo, Leão, Rinoceronte, Hipopótamo e Leopardo.

Alguns Lodges festejam quando os hóspedes conseguem observar os Big Five durante os safáris. Sempre há uma grande expectativa quanto a visualizar todos.

Assim como na África, na América do Sul, Ilhas de Galápagos, foram denominados “Los Big 15”. Saiba mais em: Animais da América do Sul – viagens e experiências. 

Imagem de hipopótamos relaxando em um corpo d'água na natureza, com vegetação ao redor e um habitat natural exuberante. Esses animais aquáticos são conhecidos por sua vida social e comportamento tranquilo. Ideal para ilustrar a fauna africana.

Lake Nakuru – Kenya

O Lago Nakuru é famoso pelos flamingos, bem como pela fauna diversificada. Além das aves que colorem a savana, há também os rinocerontes pretos ou brancos. O lago está à uma altitude de 1.754 metros acima do mar e é uma das grandes atrações do Kenya.

A partir de Nairóbi, pode-se embarcar para: Acampamento de 4 dias em Masai Mara e Lake Nakuru

Kilimanjaro

O Monte Kilimanjaro, é o ponto mais alto da África, com 5.895 metros. O topo é coberto de neves eterna e se localiza em uma planície da savana e forma um visual impactante.

Eu o avistei da aeronave à caminho da Ilha de Zanzibar. Há possibilidade de fazer trekking para subir o imponente Kilimanjaro.

Vista majestosa do Monte Kilimanjaro, com seu pico coberto de neve, cercado por vegetação exuberante e um céu claro, representando a beleza natural da África.

Retrato de membros da tribo Maasai na África, destacando suas vestimentas tradicionais coloridas e joias. Essa imagem representa a rica cultura Maasai e seu estilo de vida.

Passeio de Balão na Savana

Depois de sobrevoar a região, estará incluído um delicioso café da manhã tipo buffet no meio da savana. Posteriormente segue-se em um 4×4 para um local nas margens do rio Mara, onde acontecerá o casamento.

Um lindo balão de ar quente flutua sobre uma paisagem africana desértica, com árvores à distância e um céu azul claro. A cena captura a beleza natural e a tranquilidade do local.

Jantares e Almoços na Savana

A noite sob o brilho das estrelas nos hotéis Lodges o jantar pode ser ao ar livre nas savanas.

Dormir com os sons dos animais e no dia seguinte, o café da manhã pode ser uma surpresa, no meio da savana com vista para o rio, é uma das experiências que eu passei durante a minha viagem.

Mesa elegantemente posta com vista para a savana, ideal para um jantar romântico ou uma refeição especial em meio à natureza.

Nos hotéis Lodges as refeições são primorosas, em meio a beleza da savana.

Prato delicioso com carne assada, purê de batatas e espinafre, decorado com molho e ervas frescas. Uma refeição sofisticada e saborosa.

Onde Ficar no Kenya

No Kenya há várias opções de hospedagem.

Hotéis em Nairobi

Uma das dicas de hospedagem é o Park Inn by Radisson Nairobi Westlands.

Imagem de um belo jardim tropical com palmeiras, flores e casas ao fundo, ideal para relaxamento e passeios ao ar livre em meio à natureza.

O Best Western Plus Meridian Hotel é outra opção recomendada.

O íbis Style Nairobi Westlands tem ótimo custo benefício de preço e localização.



Booking.com

Hotéis Lodges

Os hotéis Lodges estão localizados em diversos parques do continente africano e são preparados para os safáris fotográficos

A decoração é criativa com elementos da região. Alguns lembram os acampamentos do passado com muita elegância. As barracas são feitas de um tipo de lona muito resistente.

Acampamentos e Tendas

Cabanas em meio à natureza, localizadas em uma área verde, cercadas por árvores e vegetação exuberante, ideal para ecoturismo e aventura ao ar livre.

Há também acampamentos e tendas de luxo e com comida gourmet. Alguns tem decoração que lembra antiquário de luxo. Um ambiente que relembra o passado dos europeus desbravando a África.

Imagem de um quarto de hotel com duas camas beliche decoradas, almofadas em padrão étnico e uma decoração alegre com flores, ideal para relaxar.

Um dos detalhes interessantes no continente africano, são os banheiros com vista para a savana, isso é uma característica de hotéis lodges de luxo.

Homem vestido com roupas tradicionais africanas em uma varanda com vista para a natureza e uma piscina, em um ambiente relaxante e exótico.

Entre neste link para fazer as reservas de hotéis na Tanzânia e Kenya.

Hotéis em Masai Mara

O Osero Sopia River Camp é um dos hotéis diferentes com tendas de luxo no Parque Nacional Masai Mara. Veja as sugestões das excursões no Kenya.

O Olaloi Mara Camp também conta com tendas, na categoria primeira.

Quarto de safari com camas confortáveis, decoração rústica e iluminação suave, ideal para relaxar em meio à natureza.

Quando ir ao Kenya

A melhor época para visitar é na Grande Migração dos Gnus entre os dois países.

Como Chegar no Kenya

Para o Brasil, a melhor rota é via África do Sul. A partir de Johannesburg há conexão para Nairobi, no Kenya. Entre os dois países há voos regulares. Internamente o transporte rodoviário, em geral é realizado em veículos 4 x 4.

A companhia aérea South African Airways voltou a operar no Brasil, com voos para a África do Sul, a partir de Outubro de 2023. Confira no banner abaixo as promoções para compra das passagens aéreas.

vai-de-promo

Avionetas

Viajar de avionetas entre Tanzânia e Kenya, é muito comum. O custo é bem mais elevado, no entanto os voos partem diretamente do campo de pouso dos Lodges. A sensação é como um filme de Hollywood, com embarques cinematográficos.

Aeronave da Safarilink estacionada em um campo aberto sob um céu nublado. O avião é pequeno, com um design simples e roda de pouso adaptada para terrenos não pavimentados.

Dicas de Viagem para o Kenya

Se hospedar em uma tenda de luxo, é uma experiência inesquecível na África.

Para quem dispõe de mais tempo a dica é esticar a viagem para as paradisíacas Ilhas de Zanzibar.

Imagem do mapa da África destacando o Quênia e a Tanzânia, com cores e setas indicando suas localizações. O mapa é uma representação gráfica útil para estudos geográficos.

Comprar peças de artesanato da Tribo Masai no Kenya para lembranças da de viagem.

Que tal conjugar a viagem com a África do Sul? Veja o post: Cape Town a cidade mais bonita da África do Sul.

Viagens necessitam de planejamento e providências, saiba mais no post: Dicas para viajar.

O Que Vestir no Safári Fotográfico

O que vestir na viagem com Safári no Kenya? Quanto as roupas recomenda-se calça e camisa de manga comprida em cores suaves na tonalidade caqui e marrom para mesclar com a savana. Acompanhe o post Roupas para Viajar.

Dois guias de safári em um veículo discutindo durante uma expedição na savana africana, cercados pela natureza e céu nublado.

O ideal é levar uma camiseta com alta tecnologia com duas camadas de microfibras, proporciona sensação de bem-estar e frescor: Camiseta Active Fresh.

Uma das peças mais versáteis para viagens é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+

Usar sempre tênis ou bota com meia, lenço no pescoço e chapéu ou bonés para proteger do sol.

No verão recomendam-se roupas leves e que possam ser vestidas sobre as outras, além de um casaco. Para trilhas e caminhadas a dica usar uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.

No inverno pela manhã e à noite é muito frio, há necessidade de roupas térmicas ou corta vento, mas durante o dia a temperatura sobe devido ao clima de semideserto das savanas. Em geral no país o ideal são roupas informais.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2025 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel