Deusa Rodrigues - Travel Agent

O que fazer em Ouro Branco a cidade vizinha de Ouro Preto

27.abr.23 - atualizado em 08.fev.25

Deslumbrante pôr do sol com raios coloridos iluminando o céu em tons de azul, rosa e laranja, sobre uma paisagem urbana.

O que fazer em Ouro Branco, cidade que surpreende pela beleza da paisagem, vizinha à famosa Ouro Preto.

Um dos destaques é para o magnífico pôr do sol, considerado o mais bonito de Minas Gerais.

O município faz parte do caminho da histórica Estrada Real. Confira as dicas que eu preparei!

Você vai gostar de ler também sobre: Lua de Mel em Minas Gerais.

Sobre Ouro Branco

Ouro Branco está há apenas 33 quilômetros de Ouro Preto. A paisagem serrana, as várias cachoeiras, quedas  d´agua da região e a tranquilidade são os maiores atrativos.

Belíssima paisagem ao entardecer com sol radiante sobre montanhas, iluminando o céu e a cidade ao fundo. Dicas sobre o que fazer em Ouro Branco.

O município conta também com construções setecentistas como antigos casarões, fazendas e igrejas.

A Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco, é um belo exemplo da arquitetura do século XVIII, com obras do mestre Aleijadinho.

Que Fazer em Ouro Branco

A região serrana é ideal para cavalgadas, caminhadas e banhos nas inúmeras cachoeiras.

Vista panorâmica de uma região verde com edificações e céu azul, cercado por montanhas ao longe. Visual sobre o que fazer em Ouro Branco.

A dica também é se hospedar em Ouro Branco que tem um melhor custo benefício de preço e fazer passeio de dia inteiro para Ouro Preto, Congonhas, Mariana e Lavras Novas.

Foto de uma parte da cidade de Ouro Branco, com um campo verde, no fundo casas, prédios, montanhas, em contraste com céu azul.

Serra de Ouro Branco

A Serra de Ouro Branco reúne diversas cachoeiras, trilhas e mirantes da região, em razão do ecossistema.  Conta com aproximadamente 1.614 hectares e uma altitude que varia de 1.250 a 1.568 metros.

Faz parte da Cadeia do Espinhaço, tombada pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico), é uma das maiores atrações da cidade.

Um campo repleto de flores coloridas, destacando-se lilás, vermelho e amarelo, rodeado por uma paisagem verde e suave ao fundo. Dicas sobre o que fazer em Ouro Branco.

Foto: Pixabay.

Há uma diversidade ambiental devido à uma flora rica. O maciço também apresenta sítios arqueológicos do caminho velho e do novo da Estrada Real. No seu entorno há fazendas centenárias e diversos casarios da época.

Durante o século XVIII era conhecida como Serra do Deus-te-livre, isso porque havia saques realizados por fugitivos aos viajantes que circulavam pela Estrada Real.

Ouro Branco integra a Estrada Real, a conhecida rota que vai de Ouro Preto até o Rio de Janeiro.

Uma bela paisagem montanhosa com vegetação exuberante e céu azul. Ideal para amantes da natureza e ecoturismo. Uma das paisagens para observar em Ouro Branco.

Foto: Pixabay.

Piquenique na Serra de Ouro Branco

A dica é fazer um piquenique com vista para da paisagem da Serra de Ouro Branco.

Prepare os comes e bebes e colha as flores da serra para inspirar o momento mágico.

2 fotos composta, sendo uma de natureza com montanhas verdes, flores coloridas e outra de um piquenique ao ar livre. Dicas sobre o que fazer em Ouro Branco.

Foto: Tamara Savoia

Parque Estadual Serra do Ouro Branco

Faz parte do Parque Estadual Serra do Ouro Branco, que teve o território ocupado desde do século XVII. Abrange não só Ouro Branco, como também, Ouro Preto.

Lago Soledade

O Lago Soledade é formado pelas bacias dos rios Paraopeba e Doce, conta com quantidade de nascentes e cursos d’água.

Paisagem junto a um lago, com vegetação ao redor e pessoas desfrutando do ambiente natural em um dia ensolarado. Dicas sobre o que fazer em Ouro Branco.

O local é propriedade da Gerdau, uma área de preservação ambiental onde não é permitido nadar, no entanto, é perfeito para um passeio e a minha dica é levar um canga, sentar na grama e curtir o visual.

Imagem de um lago cercado por montanhas e vegetação exuberante com céu azul e nuvens. Um local ideal para atividades ao ar livre. Dicas sobre o que fazer em Ouro Branco.

Mirante do ET

O Mirante do ET está localizado em cima da Serra de Ouro Branco, é possível subir de carro para apreciar a vista panorâmica.

Eu não consegui descobrir o porque do nome, mas cheguei a conclusão que é um lugar perfeito tanto para um ET ou para turista conhecer a região.

Vista panorâmica da montanha a partir do Mirante do ET, com nuvens brancas e vegetação verde, retratando a beleza natural da paisagem rural. Dicas sobre o que fazer em Ouro Branco.

Nada como avistar o mar de montanhas de Minas Gerais, e um dos melhores pontos é no mirante, que se destaca com os 1.568 metros de altitude e permite avistar as 3 cidades: Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Congonhas.

Há uma pequena estrutura com banco coberto para descansar e curtir o lugar.

2 fotos compostas sendo uma da vista panorâmica de uma área verde com céu azul e nuvens brancas, e outra de uma estrutura coberta de proteção na vegetação. O Mirante do ET é um dos pontos sobre o que fazer em Ouro Branco.

Os totens que sinalizam a Estrada Real podem ser encontrados no caminho para o Mirante do ET, no alto da Serra, bem como, em diversos pontos da estrada para a Vila de Itatiaia.

Eu tive a sorte de fotografar um deles como lembrança da viagem e também para aguçar a minha imaginação sobre as dificuldades do caminho que os viajantes enfrentavam no transporte do ouro e diamantes no passado.

Deusa Rodrigues posando em frente à placa do Mirante do ET, com céu azul e nuvens ao fundo. Ao lado a placa da Estrada Real, dicas sobre o que fazer em Ouro Branco.

Capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens

A Capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens é uma construção de 1865 e vale conhecer, um dos pontos tombados do município. Está localizada no alto da Serra depois do Mirante do ET.

Cachoeiras de Ouro Branco

A região é privilegiada com inúmeras cachoeiras, quedas d´águas e poços entre a Serra. Para explorar há algumas que são alcançadas por pequenas trilhas e outras com grau de dificuldade mais intenso.

2 fotos compostas, uma de bela cachoeira em meio a rochas e vegetação exuberante, destacando a natureza viva e o fluxo da água. Outra de um riacho com quedas d´água, dicas sobre o que fazer em Ouro Branco.

Foto: Pixabay.

A cachoeira que leva o nome do distrito de Itatiaia, tem 70 metros de altura e forma piscinas naturais, um lugar ideal para aquele banho energético.

Cascata deslumbrante em meio à natureza exuberante, com água cristalina deslizando por rochas verdes e um cenário sereno.

Casa de Tiradentes

Uma casa pequena, tombada pelo Iepha, na Fazenda Carreiras, localizada na antiga Estrada Real, no município de Ouro Branco é conhecida como Fazenda Tiradentes ou Casa Velha de Tiradentes.

A arquitetura tem o estilo rural de Minas Gerais do século XVIII, com estrutura de alvenaria de pedra, esteios e madeira. As paredes internas possuem vedações de pau-a-pique. O porão, assim como, em outras construções da época era destinado à senzala.

Igreja Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco

A Igreja Matriz de Santo Antônio apresenta um estilo do Barroco do século XVIII. Foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional e uma das igrejas antigas de Minas Gerais.

Igreja em um belo cenário montanhoso, destacando a arquitetura com detalhes em amarelo sob um céu azul. Centro histórico e cultural um dos lugares para visitar em Ouro Branco.

O interior nos altares há elementos recobertos de ouro, com obras de pintura do Mestre Ataíde. Encontra-se em restauração no momento, está fechada aos visitantes.

Igreja histórica com detalhes arquitetônicos em estilo colonial, localizada em um cenário montanhoso, Deusa Rodrigues posando em frente à entrada, dicas sobre o que fazer em Ouro Branco.

A bonita Praça da Matriz é um dos lugares do centro histórico de Ouro Branco, para visitar.

Imagem de uma praça arborizada com árvores grandes e flores coloridas, ideal para passeios e lazer em meio à natureza. Dicas sobre o que fazer em Ouro Branco.

Igreja Sagrada Família

A Igreja da Sagrada Família de Ouro Branco, diferente de outras construções é moderna com linhas retas que contrastam com a paisagem da serra.

Igreja moderna com arquitetura contemporânea e iluminação noturna, cercada por montanhas ao fundo. Dicas sobre o que fazer em Ouro Branco.

Foto: Tamara Savoia

Interior de uma igreja com bancos de madeira e mural colorido. Foco em fiéis durante uma celebração religiosa, destacando a atmosfera de fé e devoção.

Foto: Tamara Savoia

Escultura Versilindro

O novo ponto turístico de Ouro Branco é o “Versilindro”, na avenida Mariza de Souza Mendes, uma das principais da cidade.

Escultura metálica com inscrições em letras cortadas, retratando a conexão com a natureza e arte urbana. Obra que exibe criatividade e história local.

A escultura em aço, conta com 30 estrofes, conjunto de versos que passam uma mensagem, somando 105 palavras. Os temas sobre natureza, cotidiano, etc.

Estrutura metálica com letras vazadas formando palavras, criando uma interação entre luz e sombra no ambiente. Ideal para arte urbana e instalações criativas.

A obra faz parte do Projeto Arte em Aço Gerdau, uma das principais indústrias presentes no município. Foi entregue como parte das comemorações dos 70 anos de Emancipação Política de Ouro Branco.

Para a realização da obra, foi feito um edital e as propostas foram escolhidas por uma comissão formada por especialistas e profissionais ligados à arte.

Placa de identificação do Versilindro

Versilindro é uma instalação híbrida que une arquitetura, escultura e poesia. A superfície contínua convida a uma vivência interativa, ao mesmo tempo física e intelectual neste livro público a céu aberto”.

Descrição de uma obra de arte ao ar livre chamada 'Versi Lindro', com painéis de letras em metal cortadas e uma placa informativa. O local é cercado por pedras e vegetação, criando um ambiente artístico.

Letreiro de Ouro Branco

O letreiro de Ouro Branco está localizado na avenida Mariza de Souza Mendes, próximo da entrada da cidade e do comércio local, um bom ponto para as fotos de lembrança da viagem.

Deusa Rodrigues posando ao lado do letreiro "EU ❤ OURO BRANCO" em uma área urbana, destacando a beleza da cidade e seu amor por ela.

Vila de Itatiaia

Imagem de uma rua tranquila em uma vila histórica, com uma cruz ao centro e montanhas ao fundo, refletindo a cultura local e o cenário natural.

A charmosa vilinha de Itatiaia está a 17 quilômetros do centro de Ouro Branco, há vários restaurantes e bares com vista para as montanhas.

imagem que mostra o sinal de boas-vindas a Itatiaia, incluindo um mapa da região e uma cena da vila com construções típicas, natureza ao fundo e monumentos

Em volta de uma igreja há pequenas casas coloridas e históricas, numa região um pouco abaixo da vila foi uma parte da Estrada Real, que ligava Ouro Preto à Ouro Branco.

Igreja com fachadas coloridas e detalhes históricos, representando a arquitetura colonial brasileira em um cenário tranquilo.

Devido à importância do trajeto, por onde circulava o ouro da região, junto com viajantes ilustres, foi denominado Estrada da Corte.

Restaurante Estrada da Corte

Quer sentir a experiência de estar na Estrada Real?

Ambiente aconchegante em um restaurante com vista para montanhas verdes, ideal para refeições ao ar livre. Mesas de madeira e clientes aproveitando o momento com natureza.

A sugestão é desfrutar do restaurante Estrada da Corte, no distrito de Itatiaia. A principal característica, além da comidinha mineira especial é o visual a perder de vista das montanhas de Minas Gerais.

Vista panorâmica da natureza exuberante em um cenário montanhoso, destacando o verde vibrante da floresta e um céu azul com nuvens.

Eu visitei o local e sugiro os pastéis de angu com recheio de queijo canastra ou caldinho de feijão como entrada. Como prato principal adorei o ravioli de cacau com queijo canastra ao sugo e para acompanhar um chopp gelado.

Pratos típicos brasileiros com feijoada e carne de sol, acompanhados de molhos e legumes frescos. Uma experiência gastronômica deliciosa e autêntica.

Que tal uma degustação de chopp? A bebida combina bem com o verão em Minas Gerais.

Imagem de diversas opções de chope em um bar, com copos variados em primeiro plano e pessoas desfrutando no fundo. Perfeito para amantes de cervejas.

A decoração rústica também é um dos atrativos do restaurante.

Vista de um pátio encantador com escadas e um ambiente acolhedor, cercado por paredes de pedra e vegetação exuberante.

Mapa da Estrada da Corte

O restaurante oferece aos clientes um mapa da Estrada da Corte, feito em papel Kraf bem fininho enrolado para presente. Um detalhe a mais para curtir o local.

Mapa da Estrada da Corte, mostrando a rota e as localidades ao redor de Itatiaia, Ouro Branco e Ouro Preto em Minas Gerais.

O estabelecimento também dispõe de artesanato típico de pedra sabão e madeira para venda.

Imagem de utensílios de cozinha artesanais, incluindo pilões e um recipiente decorativo, contrastando com uma obra de arte feita com tampinhas de garrafa.

Estrada Real

A Estrada Real é a rota turística que conta com mais de 1.630 quilômetros de extensão e inclui Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Percursos históricos que começaram como caminho para o transporte de ouro e diamantes de Minas Gerais para os portos do Rio de Janeiro, no século XVIII.

Há três caminhos da Estrada Real, Ouro Branco faz parte do Caminho Novo.

Caminho Novo

O Caminho Novo foi criado para ter mais segurança ao transporte de cargas para os portos de Paraty e da cidade do Rio de Janeiro, devido aos saques frequentes na estrada.

Caminho Velho

O antigo Caminho do Ouro, foi a primeira rota que a Coroa Portuguesa instituiu para ligar Ouro Preto a Paraty.

Caminho do Sabarabuçu

O Caminho do Sabarabuçu, nome de um dos distritos de Ouro Preto, tem como característica as belas paisagens.

Caminho dos Diamantes

O caminho liga Ouro Preto, à principal cidade de Diamantina, que na época era para fazer o transporte de diamantes.

Eventos em Ouro Branco

Na questão de eventos o Festival de Inverno de Ouro Branco e a Festa da Batata agitam a cidade.

O município conta com a uma das principais fábricas da empresa Gerdau e com por isso há muitos habitantes originados de outros estados

Onde Ficar em Ouro Branco

A dica é se hospedar em Ouro Branco e aproveitar para visitar as cidades da região como Ouro Preto, Mariana e outras cidades no entorno.

No município há dois hotéis categoria três estrelas e várias pousadas, confira as sugestões para fazer a reserva.

Serra Palace Hotel

O Serra Palace Hotel de Ouro Branco fica a 500 metros do centro da cidade e tem como destaque piscina e churrasqueira.

Vista de uma piscina com água cristalina em um dia ensolarado, com espreguiçadeiras ao redor e uma bela paisagem montanhosa ao fundo.

Mirante Flat

O Mirante Flat conta com piscina na cobertura com vista para as montanhas, além terraço e restaurante ao ar livre.

Como Chegar em Ouro Branco

Para que chegar em Ouro Branco, pode-se ir a Belo Horizonte e seguir de ônibus ou transfer, no trajeto de 100 quilômetros.

Há ônibus leito de São Paulo para Ouro Branco com duração de 10 horas de viagem.

Confira as promoções para compra das passagens aéreas e também do Seguro Viagem no banner abaixo.


vai-de-promo

Cerâmica Saramenha

A Cerâmica Saramenha é um dos patrimônios de Ouro Branco, tombada pela Prefeitura Municipal devido à sua importância cultural para a cidade.

A arte tem origem , no século XIX , na chácara Saramenha localizada a 3 quilômetros de Ouro Preto e foi muito utilizada na época.

As peças da cerâmica Saramenha são mencionadas em relatos de viagem de pessoas ilustres da história que passaram pela Estrada Real, como Sanint-Hilaire e Richard Burton.

Patrimônio Cultural

Um colecionador descobriu em antiquários exemplares da cerâmica, que tem como características as cores amarelo-ouro e o avermelhado, com desenhos simples e uma camada de verniz.

O que mais chama a atenção é o vitrificado, obtido com óxido de ferro e pedras moídas derretidas em panela de barro, um método totalmente inusitado.

O ceramista Leonardo Ricart dos Santos foi considerado um dos únicos Mestres vivos em Ouro Branco, com o ofício especializado em Cerâmica Saramenha.

Confira os conteúdos com dicas de cerâmica como em Puebla no México e sobre Azulejos de Brasília.

Conjugar a Viagem com Ouro Preto

Ouro Preto está pertinho de Ouro Branco então a dica é aproveitar e passar o dia na cidade histórica mais ícônica de Minas Gerais.

As ladeiras com seu belo conjunto arquitetônico, as incríveis igrejas barrocas com primoroso trabalho do Aleijadinho, fazem da cidade uma verdadeira viagem no tempo.

um cenário romântico em um Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Vista da cidade histórica de Ouro Preto com ruas de paralelepípedo, casas coloniais e neblina cobrindo as montanhas ao fundo.

Cenários de Contos de Fadas

A cidade de Ouro Preto tem muito o que visitar. São várias igrejas, palácios, casarões e museus, entre ladeiras cercadas de montanhas, verdadeiros cenários de “Contos de Fadas”. Não tem como não entrar na história e rememorar os tempos coloniais.

O ponto central é a famosa Praça Tiradentes, que tem uma vista linda da cidade. O terreno é íngreme e conta com charmosas ruas, pontes, praças, fontes que são um convite para caminhadas.


Booking.com

As famosas ladeiras da cidade são lugares perfeitos para circular e namorar, com paradas para um cafézinho mineiro e para fotos;

Uma das melhores maneiras de conhecer é através de um passeio com City Tour em Ouro Preto e Mariana.

Vista panorâmica de um vilarejo histórico cercado por montanhas, destacando igrejas e construções coloniais com telhados de cerâmica.

Sobre o Barroco

A região do Circuito do Ouro de Minas Gerais tem o maior conjunto barroco do mundo. A riqueza do ouro impulsionou a vaidade e a competição para construir cada vez igrejas mais bonitas do que outras.

Vista de um pátio com arquitetura colonial em um dia nublado, retratada através de uma grade decorativa. O cenário apresenta casas coloridas e montanhas ao fundo.

O Barroco Europeu se adaptou a geografia local,  e o resultado é uma linda cidade em um vale, cercado pelas montanhas mineiras.

Conheça também obras do Barroco Europeu em Roma, no post: Itália cidades mais visitadas.

Barroco Em Outras Cidades das Américas

O Barroco Europeu não só se adaptou no Brasil, como também pela América Latina. Confira nos posts o melhor do Barroco nas América e também nos destinos brasileiros.

No interior do México, em Puebla há o primeiro Museu do Barroco no mundo, que tem referências a obras de vários países, inclusive do Brasil.

Viagem para Puebla – a essência do México. 

Panamá – oportunidade de escala e atrações da cidade.

Peru – uma cidade viagem transformadora.

O que fazer em Quito.

Pirenópolis – a cidade histórica de Goiás.

Viagem para Olinda em Pernambuco.

Categorias: belas paisagens, Brasil

Postado por:

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2025 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel