Onde ficar em Muscat a capital de Omã
26.fev.24 - atualizado em 01.jul.24
Onde ficar em Muscat, a capital de Omã, que oferece várias opções de hospedagem, sempre com a hospitalidade árabe.
A cidade surpreende os visitantes com experiências únicas, com paisagens espetaculares do Golfo Pérsico, entre montanhas, com muita história e boas compras.
Eu visitei o país e preparei as dicas para sua viagem.
Você vai gostar de ler também sobre: O que fazer nos exóticos países do Oriente Médio.
Sobre Muscat Capital de Omã
Oficialmente o nome é Sultanato de Omã, onde o Sultão é o dirigente do país, numa monarquia absoluta e islâmico. Tem uma posição bastante estratégica na foz do Golfo Pérsico.
A economia de Omã está baseada no pescado, alguns produtos agrícolas, turismo e petróleo. Hoje é um país considerado pacífico na região.
A natureza é privilegiada com bonitas praias do Oceano Índico, paisagens que contrastam com montanhas áridas.
Mascate Sinônimo de Vendedor
Muscat ou Mascate é rica em história desde a antiguidade. Foi um poderoso império e ponto estratégico para compra e venda de produtos de toda a Ásia.
No século XVIII muitos habitantes da cidade, migraram para o Brasil e se dedicavam a vender tecidos, especiarias e outros produtos do Oriente Médio. Não é a toa no Brasil a palavra “mascate”, no passado passou a significar vendedores ambulantes.
Hotéis em Mascate ou Muscat
A cidade de Muscat conta com redes internacionais, há hotéis para todos os bolsos com várias ofertas, confira as minhas sugestões.
The Chedi Muscat
Um dos melhores e mais exclusivos é o The Chedi Muscat, o hotel tem estilo elegante de um refúgio de luxo, localizado frente ao mar. Da propriedade é possível observar também a cidade e as montanhas Haajjar.
Todos os apartamentos tem vista para as praias do Golfo de Omã. O Spa tem tratamentos árabes e o recomendado é o Ritual Omani.
Shangri-la Barr Al Jissah Resort & Spa
Outra possibilidade é ficar no hotel Shangri-La Barr Al Jissah Resort & Spa, em meio a uma paisagem impressionante de montanhas e as águas cristalinas do Golfo de Omã. A propriedade conta com 2 hotéis.
Na questão onde ficar em Muscat o Shangri-la é para quem deseja luxo e pé na areia.
Central Muscat Hotel Oman
O Centara Muscat Hotel Oman, está na categoria turística, sobre onde ficar em Muscat, o hotel tem um bom custo benefício.
Ramada Encore
O Ramada Encore by Wyndham Muscat Al-Ghubra está a 12 minutos a pé de Omã Avenue Mall, e de várias atrações. Está na categoria primeira, ou seja, 4 estrelas, se destaca por acesso Wi-Fi gratuito em toda a propriedade.
Royal Tulip Muscat
O hotel Royal Tulip Muscat está localizado a 1,7 quilômetros do Shopping Center Oman Avenues, e se destaca por piscina ao ar livre e academia. Na questão onde ficar em Muscat a proximidade com centro de compras é um diferencial.
Wyndham Garden Muscat
O Wyndham Garden Muscat Al Khuwair está a próximo do Shopping Center Oman Avenues Mall e a 5 quilômetros da Grande Mesquita Sultan Qaboos.
Crowne Plaza Muscat
O Crowne Plaza Muscat está localizado no topo de uma falésia no centro da cidade e o maior destaque é para a vista panorâmica, além de estar próximo do calçadão à beira-mar. Sobre onde ficar em Muscat este hotel tem perfil para o lazer.
Hotel ibis Muscat
O ibis Muscat está na área financeira e conta com um restaurante e academia.
Sobre onde ficar em Muscat todos os hotéis íbis tem em comum boa localização e acomodações simples e compactas, com ótimo custo benefício em relação ao preço.
Hilton Garden
O Hilton Garden Inn Muscat Al Khuwair está situado a 1 quilômetro do Centro Comercial Oman Avenues e se destaca pelas vistas para a montanha e para a cidade.
Radisson Blu
O Radisson Blu está pertinho do Muttrah Corniche, o calçadão à beira-mar, um detalhes importante sobre onde ficar em Muscat. O hotel tem como uma das atrações, o bonito jardim.
InterContinental
O InterContinental Muscat, an IHG Hotel é um Resort urbano com 35 acres de jardins e vistas para as Montanhas Hajar. Está localizado no bairro residencial e diplomático.
Sobre onde ficar em Muscat este hotel é para quem tem mais tempo livre para aproveitar a estrutura.
Muscat
Na minha viagem por Omã, depois de conhecer a exclusiva Zighy Bay eu segui para Mascate ou Muscat, a capital do país. O lugar é um dos pontos fascinantes no mundo árabe e está entre os novos destinos turísticos do Oriente Médio.
As lindas praias são emolduradas pelas montanhas, a rica tradição árabe, a arquitetura típica, são diferenciais para escolha de viagem.
O Que Fazer em Muscat
Hoje a capital de Omã é moderna e abriga construções e hotéis de luxo, sem esquecer de seus monumentos culturais.
Conheça os melhores passeios de Muscat.
Há vários passeios e experiências nessa bonita cidade portuária.
Nizwa e Região
Entre os melhores passeios está excursão para a antiga e histórica cidade de Nizwa. conhecida por seu forte. Uma boa oportunidade para conhecer o interior da Península Arábica, com algumas paradas entre bonitos castelos de Omã.
Birkat Al Mawz
A primeira escala é no Birkat Al Mawz, um misterioso povoado abandonado que fica na montanha de Jebel Akhdar. Depois é hora de conhecer a cultura e história de Omã. O exterior do forte, conta com uma torre de canhões circulares.
Fortaleza de Jabreen
O almoço será em restaurante típico do mercado local. A seguir a viagem segue para a fortaleza de Jabreen, construída no século XVII. O destaque são as bonitas portas e vigas talhadas em madeira, tão característico do Oriente Médio.
Compras em Muscat
No retorno para Muscat, há uma parada para compras no centro comercial Avenue Mall.
Wadi Shab – Deserto e Cânion
O Wadi Shah é deserto mais famoso do país, que se estende por mais de 12.000 quilômetros quadrados. As areias Wahiba ficam no coração de Omã.
Há uma excursão para visitar um dos melhores recantos que é a povoado costeiro de Quriyat e depois segue para Wadi Shab.
Este é lugar único, um cânion que o acesso é por uma trilha de 45 minutos, porém a chegada nesse local de águas turquesas em contraste com as rochas brancas, irá compensar todo o esforço, depois há tempo para curtir a região.
A viagem segue para a praia de Finns e depois Bimah Sinkhole, uma lagoa cristalina para relaxar. O retorno para Muscat é depois de um dia intenso de aventuras no deserto.
As viagens para lugares com áreas desertas são fascinantes, confira outros destinos nos posts:
O que fazer na Namíbia – África.
Deserto do Atacama – Chile.
Royal Opera House
O Royal Opera House é um dos mais bonitos exemplos da arquitetura do Oriente Médio. O local oferece uma ampla variedade de apresentações, incluindo óperas, balés e concertos.
Este local faz parte do roteiro ônibus tuístico de Muscat que passa por dez atrações da cidade.
Forte Al Jalali
O antigo forte Al Jalali é um ponto para avistar tanto a cidade como o porto.
Grande Mesquita do Sultão Qaboos
A Grande Mesquita do Sultão Qaboos, é uma das maiores do mundo com 420.000 metros quadrados e uma bela amostra arquitetura islâmica.
Corniche de Muttrah
O Corniche de Muttrah é um calçadão à beira-mar, ideal para caminhar e observar a paisagem. Assim como Abu Dhabi, próximo ao Corniche estão bons hotéis e restaurantes.
Muttrah Souq
Souq é o mercado tradicional árabe, que é encontrado em vários países do Oriente Médio. O local é antigo e conta com muitas possibilidades de compras que vão de frutas, especiarias, objetos de decoração, roupas, joias, etc.
Mini Cruzeiros em Muscat
A experiência pelo mar de Omã em uma embarcação a vela típica árabe é imperdível – Cruzeiro Sham de dhow.
Outro passeio para curtir Muscat é o Cruzeiro pelos Fiordes de Musandam, entre montanhas e aldeias de pescadores.
Golfinhos na Costa do Omã
As águas do Golfo apresentam uma grande variedade de golfinhos e baleias que chegam em 21 espécies.
A melhor maneira de conhecer é fazer um passeio de barco que sai do porto de Muscat, uma boa oportunidade para estar bem perto desses mamíferos e quem sabe até ver alguma baleia-azul.
Mergulho em Omã
Os mergulhos são muito procurados pelos viajante.
Tour Noturno com Jantar em Muscat
Para conhecer a beleza da arquitetura, a sugestão é fazer um tour noturno a pé, para visitar os pontos turísticos de Muscat.
Entre os lugares para visitar estão o palácio Al Alam, lugar cerimonial do sultão Qaboos. Os fortes portugueses de Al Jalali e Al Mirani contam um pouco da história de Omã.
A visita ao mercado, propicia conhecer as diferentes especiarias e produtos típicos. Durante o passeio é possível observar a imponente mesquita Al Ameen.
A caminhada finaliza com chave de ouro com jantar em um dos melhores restaurantes da cidade, com menu de gastronomia local.
Tour Privado pelas Montanhas e Vales
Para conhecer o interior de Omã, a dica é fazer um Tour Privado pelas Montanhas e Vales do Sul.
Extensão de Viagem Zighy Bay
Eu comecei a minha viagem por por Zighy Bay que se destaca pelas praias paradisíacas, depois segui para Muscat.
A região de Zighy Bay é um pedacinho na ponta do mapa, muito próximo de Dubai. Faz fronteira com Emirados Árabes, Iêmen e Arábia Saudita, do lado oeste e o mar do Golfo de Omã, do lado leste.
A rede de hotéis Hotel Six Senses, oferece verdadeiros refúgios, em lugares paradisíacos, que tem como filosofia a integração com a natureza, para aguçar os sentidos e com serviços para lá de exclusivos.
O Resort de luxo fica na praia e pode ser visto do alto, na chegada pelas montanhas. Trata-se de uma vista incrível do deserto e mar cor de esmeralda juntos.
Hotel Paradisíaco
O hotel tem decoração integrada com a natureza que, apesar do luxo, tem a filosofia de “o pouco é muito”. Fiquei em um apartamento enorme com piscina e pé na areia.
Esse Resort de luxo, com estilo de aldeia, está situado entre as montanhas e 1,6 quilômetros de praia privativa de Zighy Bay e oferece vilas luxuosas com piscinas privativas,
Os chalés de luxo são espalhados pela beira-mar, com arquitetura estilo do Golfo quase que camuflada na areia. Há muita tranquilidade e beleza, uma viagem para a alma e para o corpo.
O hotel oferece um maravilhoso SPA que conta com dois Hammams, o tradicional banho turco. Pode ser uma boa opção também para lua de mel, uma viagem para amor.
Leia também sobre outros destinos de Lua de Mel. Confira o post: 8 Destinos Top.
O Que Fazer em Zighy Bay
No dia seguinte a nossa chegada, saímos pela manhã para passeio de iate e a paisagem do mar entre pedras é de tirar o fôlego. O mar de Zighy Bay se caracteriza por suas águas cristalinas.
Destaque para a Cor do Mar
Os tons do mar variam do verde esmeralda ao azul-turquesa. A temperatura da água é agradável durante todo o ano, com uma média de 27°C.
Características da Baia de Zighy
A baía de Zighy é protegida por uma península natural, o que garante águas calmas e sem ondas fortes. As praias contam com areia fina e branquinha, um convite para o relaxamento
Passeios de Barco e Iate
Os passeios de barco e iate são uma das melhores experiências de viagem.
Mergulho nas Águas do Golfo
Há possibilidade de mergulho nas águas verdes do Golfo. Esse passeio é muito bonito devido ao contraste da cor do mar com as rochas áridas do entorno.
Jantar do Alto da Montanha
No alto das montanhas na entrada do Six Senses Zighy Bay Resort há um restaurante que funciona de acordo com as reservas. A paisagem do alto é deslumbrante com vista mar.
Gastronomia Árabe
As delícias da gastronomia árabe é uma das mais deliciosas do mundo. Tem origem no Líbano um país com uma história rica e antiga.
Hoje os países como Omã, Catar, Emirados Árabes, contratam chefs libaneses para os restaurantes, principalmente dos hotéis de luxo.
No Brasil devido à grande imigração de libaneses, a culinária árabe foi incorporada ao país, como em São Paulo.
Alguns pratos caíram no gosto dos brasileiros como a Esfiha e o Kibe, os mais populares, no entanto há diversidade como o Mezze, elaborado com Homus, um dos melhores pratos árabes.
Se você gosta de comer bem, leia também o post Gastronomia em viagem – sempre uma experiência inesquecível.
Como Chegar à Muscat
Uma das melhores rotas para Muscat é via Dubai com a Emirates, no entanto há possibilidade também de trajeto pela Europa.
Confira no banner abaixo as ofertas para compras das passagens aéreas.
Veja também
Categorias: Ásia, belas paisagens, capital, Continentes, Experiência, hotéis de luxo
Postado por: Deusa Rodrigues