O que comer no Interior de São Paulo nas Rotas Gastronômicas
31.mar.25 - atualizado em 01.abr.25

Descubra onde comer no Interior de SP, em lugares repletos de produtores locais e uma gastronomia rica em sabores.
Durante minha Press Trip pelo Interior Paulista, explorei três Rotas Gastronômicas e Turísticas que abrangem as regiões de Ribeirão Preto e Franca.
Cada parada foi uma experiência única, com delícias para todos os paladares.
Três Regiões Gastronômicas Imperdíveis
A convite da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, viajei em um grupo de jornalistas, influenciadores e agentes de viagem para conhecer o potencial gastronômico de dez municípios das Regiões Turísticas Raízes do Campo, Lagos do Rio Grande e Alta Mogiana.
O projeto Sabor de São Paulo, está em seu quinto ano e é realizado em parceria com o Mundo Mesa/Prazeres da Mesa e o Senac, promovendo e valorizando as riquezas culinárias do estado.
Durante a jornada, visitamos mais de 15 atrativos variados, como restaurantes, fazendas, empórios, vinícolas, cervejarias, alambiques e bares.
Cada lugar ofereceu experiências únicas que mostram onde comer no Interior de SP.
Minha Dica de Itinerário
Recomendo que você planeje sua viagem com paradas para apreciar cada região, finalizando em Franca, como fizemos. Essa é uma ótima maneira de aproveitar as diferentes opções gastronômicas e conhecer as histórias por trás de cada sabor.
Leia Também
Se você gostou deste tema, confira meu post sobre Lua de Mel no Interior de SP e inspire-se para planejar uma viagem romântica e cheia de boas memórias!
Região Turística Raízes do Campo
Começamos pela Região Turística Raízes do Campo compreende 10 cidades, e visitamos Ribeirão Preto, Monte Alto, Barrinha e Dumont. Um dos lugares com riqueza na agricultura, principalmente na lavoura de cana de açúcar. Concentra diversas fazendas tradicionais do estado.
Ribeirão Preto – Restaurante da Tulha
O Restaurante da Tulha está localizado em uma antiga fazenda de café, à beira de um lindo lago na Avenida Eduardo Lucca Kabaritti, 425, bairro Bonfim Paulista.
A decoração é rústica chique e conta com música ao vivo nos finais de semana. O cardápio apresenta deliciosos pratos de peixe, como moqueca de tilápia que é feita à moda capixaba e baiana.
Eu degustei os dois pratos e petiscos e não saberia escolher o melhor, todos são deliciosos.
O espaço conta também com a casa sede, a igreja e a tulha, local onde se estocava o café no passado.
Sobre onde comer no Interior de SP, com certeza o Restaurante da Tulha é uma ótima opção, tanto quanto à gastronomia, como por estar integrado à natureza.
Ribeirão Preto – Bar Chocolate com Pimenta
O Bar Chocolate Com Pimenta, está localizado em uma esquina da Rua. Florêncio de Abreu, 1765 na Vila Seixas. Começou a partir de um time de regatas de futebol, com o mesmo nome, em 2010.
A decoração é bastante tradicional, com paredes lotadas de quadros com fotos de artistas nacionais e internacionais, além de camisas de futebol.
O bar conquistou cinco prêmios de “Comida di Buteco”. Eu provei o carro chefe do cardápio que é o filé de tilápia com empanado crocante e camarão à baiana.
Ribeirão Preto – Sorveteria do Geraldo
A Sorveteria do Geraldo é uma das mais antigas de Ribeirão Preto, fundada desde 1966, está localizada na Avenida Saudade, 901 nos Campos Elísios, mas também outra unidade.
O diferencial é a qualidade do sorvete produzido com polpa da fruta, sem conservantes, gordura hidrogenada ou outros componentes artificiais.
Conta com mais de 60 sabores, entre as frutas das regiões do Norte e Nordeste, acompanhamos a produção na pequena fábrica e o que me chamou a atenção foi descobrir que sorvete de figo é feito a partir das folhas e não da fruta.
Para quem é intolerante a lactose, como eu, eles oferecem 10 sabores de fruta sem leite, eu provei e aprovei a dupla de caju e amora.
Há algumas mesas na calçada que ficam lotadas no final da tarde, os sorvetes naturais e deliciosos, além do calor de Ribeirão Preto, fizeram do local um sucesso.
Ribeirão Preto – Bar e Choperia Pinguim
A noite visitamos a famosa Choperia Pinguim, quem vem a Ribeirão Preto não pode deixar de conhecer o estabelecimento.
Está localizada em um prédio histórico na Rua General Osório, 389, bem próxima do Hotel Black Stream no centro da cidade. Na decoração da casa não faltam fotos, estátuas e coleções de pinguins.
Foi fundada em 1936 e é um dos atrativos da cidade. A qualidade do chopp gelado realmente não tem igual, além dos bons pratos para acompanhar a bebida.
Onde Ficar em Ribeirão Preto
Para se hospedar em Ribeirão Preto eu indico o Hotel Black Strem localizado na área central da cidade.
Barrinha – Fazenda Vista Alegre
A propriedade oferece experiências do Turismo Rural, com sua bela paisagem recebe visitantes para a Vista Alegre Fazenda Hotel, para day use e também para oficina de queijo.
Está situada na Rodovia Pelegrino Marcos Guidi, sem número, Zona Rural de Barrinha.
A fazenda produz verduras, frutas e carnes de vaca, porco e frango, tudo orgânico sem defensivo agrícola. A produção de queijos e doces de leite são destaques da Vista Alegre.
Fomos recebidos com uma bonita mesa com um café da tarde com os deliciosos produtos da propriedade.
Oficina de Queijo
Nosso grupo teve a experiência de preparar nosso próprio queijo, a atividade está disponível para grupos na Vista Alegre Fazenda.
Monte Alto – Cervejaria Maltvs
A Cervejaria Maltvs é uma das atrações da Rota Turística Raízes do Campo. Está localizada na Rua Cel. Medeiros, 1033 no Jardim São Cristóvão no município de Monte Alto, conhecida como “Terra dos Dinossauros”, onde foram encontrados diversos fósseis de diversos dinossauros na área rural. O logo peculiar da cervejaria faz uma homenagem a um dinossauro.
As cervejas Califórnia, Tijuco e Ventania da Maltvs conquistaram prêmio máximo da categoria American Style Cream Ale, de 2020 a 2022.
Funciona aos finais de semana e conta com petiscos e carnes assadas para harmonizar as cervejas. Pudemos conferir a qualidade com degustação de uma regra de cervejas diversas.
O passeio pode ser conjugado com a visita ao Museu de Paleontologia de Monte Alto, um dos atrativos da cidade.
Onde comer e beber bem no Interior de SP, a Cervejaria Maltvs conta com boa cerveja e petiscos, além de excelente hospitalidade.
Onde Ficar em Monte Alto
Uma das opções de hospedagem em Monte Alto é o Hotel Optimum Plaza.
Dumont – Casa Veronezi
A Casa Veronezi está localizada na Fazenda Albertina, sem número na Zona Rural do município de Dumont, na Rota Turística Raízes do Campo.
A propriedade é especializada em carne de porco e embutidos feitos com a tradição de imigrantes italianos que tinham que produzir alimentos para suprir a alimentação de famílias grandes.
A região tem o sobrenome do pai de Santos Dumont que era proprietário de uma grande fazenda de café, que posteriormente foi vendida e depois da crise mundial foi loteada, foi quando a família adquiriu um pedaço de terra.
Fomos recebidos pela família Veronezi, com uma linda mesa decorada, com os produtos como sanduíches de pernil, joelho de porco defumado, salames, linguiças, etc.
Atualmente a produção é vendida no próprio local, em alguns lugares de Ribeirão Preto e pelo site.
Mococa – Senhor Espresso Cafés
O Senhor Espresso Cafés está localizado em um casarão histórico em estilo art nouveau na Praça Ademar de Barros, 59 no Centro de Mococa.
A experiência começa quando se entra no bonito imóvel restaurado, com pinturas no tetos e paredes, eu me senti como uma viagem no tempo dos barões do café.
Degustamos cafés preparados por métodos diferente e teve até um especial coado em filtro de ouro, que permite que todos os óleos essenciais da fruta passem para a bebida.
O proprietário Rodrigo Polachini Pereira é um barista, provador e mestre em torra. Ele está à frente negócio e compra grãos de café da melhor qualidade na região, faz a torra e criou sua própria marca.
Natural de São José do Rio Pardo, firmou parceria com seu conterrâneo, Jefferson Rueda, proprietário do restaurante A Casa do Porco e do Frigorífico Porco Real, para um cardápio exclusivo de lanches assinados pelo chef. Eu provei os deliciosos sanduíches, cachorro quente e de pernil, junto com um cafezinho especial que ficou maravilhoso.
Para os clientes que gostam de café e não entendem muito dos tipos, os funcionários dão todo o suporte sobre os detalhes dos itens do cardápio.
Restaurante Mirabile – Mococa
O Restaurante Mirabile faz parte da Rotas Gastronômicas do Estado de São Paulo, está localizado na R. Quinze de Novembro, 516 no Centro de Mococa.
Os proprietários e chefs Marcelo e Ana Vera Figueiredo Ferreira tocam o negócio com muito carinho e oferecem pratos com massa feitos no restaurante, uma experiência que vem da família, uma vez que sempre preparavam em casa com avó e com os pais.
Um dos segredos do sucesso é o molho de tomate especial, receita da avó de Ana Vera que é preparado por longo tempo.
Nos degustamos diversos pratos e um mais gostoso que o outro. Entre as especialidades estão a lasanha, o bife à parmegiana e tortelone recheado de ricota, gorgonzola, molho de manteiga e cupuaçu que conseguiu reunir no prato italiano, o toque brasileiro.
Quanto pensa em onde comer no Interior de SP, o Mirabile é uma opção surpreendente.
Rota Turística Lagos do Rio Grande
A Rota Turística Lagos do Rio Grande reúne 11 cidades, como Itirapuã, Pedregulho e Ituverava. O destaque é para a bonita região com natureza exuberante em a diversos lagos.
Itirapuã – Cachaça Barra Grande
A Fazenda Barra Grande está localizada na Estrada Itirapuã à São Tomás de Aquino, no quilômetro 8, e faz parte da Rota Turística do Rio Grande.
Uma propriedade tradicional desde 1860, que tem uma bela paisagem devido ao rio que corta o terreno e forma pequenas quedas d´agua.
A Cachaça Barra Grande recebeu diversos prêmios e também é um dos engenhos que produzem a famosa Cachaça Santo Grau, através de uma parceria comercial.
Entre os diferenciais surpreendentes estão os maquinários antigos, pois a cachaça ainda é produzida no engenho movido de roda-d´água, uma raridade no Brasil atualmente.
O fubá é moído na pedra de forma artesanal, inclusive foi restaurado recentemente com tudo original.
O Tour Guiado oferecido pela propriedade passa pela produção da cachaça como também do fubá, além de poder observar os animais, um dos atrativos do Turismo Rural.
Os visitantes podem almoçar no restaurante com vista para o rio e ainda fazer umas comprinhas na adega e pequena mercearia. Uma boa opção de onde comer no Interior de SP.
Pedregulho – Empório Aroeira
O Empório Aroeira está localizado na Estrada Pedregulho para Taquari quilômetro 20. Foi lá que me deu conta da beleza da Rota Lagos do Rio Grande, pois nos fundos da propriedade há uma belíssima paisagem a região.
O nosso grupo de jornalistas, influenciadores e agentes de viagem foi recebido para uma degustação dos melhores produtos.
O negócio começou com produção de queijos, o proprietário colocou uma placa no portão, depois os clientes começaram a solicitar outros produtos da roça e assim se expandiu a produção.
Atualmente o empório oferece além dos queijos, o fubá, farinha de mandioca artesanal, galinha caipira, que embalada a vácuo e congelada, compotas e café.
O mix de produtos tem ótima qualidade e o queijo Cremosinho, criado pela família, ganhou medalha de bronze no concurso mundial em 2019.
O local conta com um espaço de mesas e cadeiras onde é possível fazer um lanche com os produtos da casa, uma boa opção de onde comer no Interior de SP.
O ambiente é bem rural e na estrada há essa bonita capelinha abaixo.
Ituverava – Vinícola Marchese Di Ivrea
A Vinícola Marchese Di Ivrea está localizada na Rodovia Eliphio Perez Quereza, quilômetro 21, s/n na Zona Rural. Trata-se de uma fazenda histórica de 1889 que produzia café e posteriormente foi um haras. A bonita casa da propriedade em tons da cor rosa em meio aos parreirais torna o lugar muito bonito.
A família Marchese veio de Ivrea uma comuna italiana da região do Piemonte, Norte da Itália para o Norte do Estado de São Paulo, no munícipio de Ituverava, está a 340 quilômetros da cidade de São Paulo, na região de Franca.
A região também é conhecida como Caminho de Anhanguera, pois os Bandeirantes passavam pelo local na rota em busca do ouro de Minas Gerais.
Os vinhedos são compostos por clones das castas Sangiovese, Nebbiolo e Moscato Giallo, importadas da Itália, que se adaptaram ao norte do estado.
Principais Vinhos
Oferece vários rótulos dentre vinhos e destilados, sendo conhecida por seus três principais: o tinto Arduíno, apresenta aromas de madeira, por utilizar ripas de carvalho no envelhecimento; o Moscatel, de Moscato Giallo, um espumante aromático e adocicado; e o Principe Di Ivrea, primeiro espumante brut rosé de Sangiovese da América Latina.
A propriedade oferece passeio com a visitação guiada até os vinhedos, fábrica, destilaria e degustação.
Fizemos a degustação e a minha bebida preferida foi o espumante. Experimentamos também a grapa que é a “cachaça” do vinho, uma bebida forte com 46% de teor alcóolico.
Na sequência a Degustação Harmonizada de rótulos de vinhos com frios, queijos importados, frutas secas, caponata, embutidos e pão italiano.
Para finalizar a experiência a degustação a vinícola oferece também o tradicional almoço típico da Toscana, com Bistecca alla Fiorentina (corte tipo T-BONE de gado). As reservas podem ser realizadas pelo site da propriedade.
Para saber onde comer no Interior de SP a Vinícola Di Ivrea é um lugar completo.
Leia também sobre a minha matérias sobre 11 Vinícolas no Estado de São Paulo.
Rota Turística Alta Mogiana
A Rota Turística Alta Mogiana reúne 6 cidades, entre elas Santo Antônio da Alegre e Tambaú.
O nome da região é devido ao Rio Mogi-Guaçu e uma das características é ter condição climática e geográfica propícia para o cultivo do café arábica. Quando se está na estrada das Rotas Gastronômicas é possível observar a mudança de paisagem dos canaviais para os cafezais.
Santo Antônio da Alegria – Quitutes Quero
Santo Antônio da Alegria está na Rota Turística Alta Mogiana, a cidade conta com 30 pequenas empresas de doces, a maioria vende no varejo e também no atacado.
Um detalhe interessante é que recebe muitos compradores autônomos que trabalham no ramo, os chamados “sacoleiros” de outras cidades de região. O nome da cidade faz jus porque degustar e comprar os doces é só alegria!
A fábrica e loja da Quitutes Quero se localiza Rua Floriano Peixoto, 489, bem próximo da Rua da Gastronomia em Santo Antônio da Alegria.
O negócio existe há 20 anos e é comandado por Michele Rita Baldo, que é também um exemplo não só na parte culinária, e também como mulher empreendedora no interior.
Entre os diversos produtos oferecidos há vários tipos de bolachas doces e biscoitos de polvilho.
Nós participamos de uma degustação e eu adorei os casadinhos de goiabada e doce de leite.
Doces Caseiros Paulinho – Santo Antônio Da Alegria
A loja Doces Caseiros Paulinho está localizada na Rua João Batista, 458, a pitoresca Rua da Gastronomia em Santo Antônio da Alegria.
O negócio existe há 25 anos e hoje a administração já está na terceira geração da família.
Hitória Por Trás dos Sabores
A história de empresa, assim como outros empreendedores, começou com muita luta, vendendo os doces de porta em porta pela região.
Foi depois de problema de doença que o fundador ficou impossibilitado de andar, parou de fazer visitas e foi surpreendido pelos clientes que passaram a procura-lo em casa para comprar os seus produtos. A partir desse momento se estruturou para reformular a fábrica e loja.
Entre os produtos oferecidos estão os doces em pasta e em calda, doce de leite com morango e maracujá, bananada, canudinho recheado com doce de leite, paçoquinha e frutas cristalizadas.
Fomos recebidos com uma linda mesa para degustação e os meus doces preferidos que eu indico é o tronquinho de doce de leite com calda de chocolate e coco; outro doce irresistível foi o figo em caldas servido com doce de leite.
Santo Antônio da Alegria – Geleias e Doces do Cidoca
A loja do Geleias e Doces do Cidoca, se localiza na Rua João Batista, 422, bem próximo dos Doces Caseiros do Paulinho.
Os principais produtos são: geleia de mocotó, pé de moleque, doce de leite, goiabada e geleias em geral.
A história do empreendimento começou com a receita da mãe do proprietário Dicoca, que fazia geleia de mocotó e doce de leite para sobremesa dos seus 12 filhos. A mulher do Dicoca fazia os doces em tachos de cobre, em fogão a lenha, a cada mês e vender para vizinhos, depois passou a produzir por semana, e posteriormente por dia.
Quando mudaram para o fogão a gás, a senhora sofreu um acidente com explosão do botijão, a partir desse momento que se profissionalizaram e montaram uma pequena fábrica mais estruturada.
Onde Ficar em Santo Antônio da Alegria
A dica é a Casa na Árvore, uma hospedagem simples e pitoresca do Interior de SP.
Tambaú – Usina do Malte
A pequena cidade de Tambaú é conhecida pelo Turismo Religioso e pela Rota Caminhos da Fé, uma peregrinação que se inicia na cidade e segue para o Santuário Nacional de Aparecida. Está situada na Rota Turística Alta Mogiana.
A Usina do Malte é uma cervejaria que reúne além da fábrica, o restaurante e o hotel. Está localizada na Estrada para a Fazenda Santa Carolina, s/n no município de Tambaú e fazer parte da Rota Turística Alta Mogiana.
Os modernos tanques de produção da fábrica podem ser observados dentro do restaurante, pois ficam separados por vidros, um diferencial bem interessante para a cervejaria.
A cerveja à base de cevada, tem estilo Lager e é mais apreciada pelo público que passa pela região, como ciclistas e romeiros.
Um dos produtos que mais que tem saída é o Growler pet, um garrafão de plástico (PET) para transportar a cerveja e tomar em casa, em no máximo 3 dias.
Onde Ficar em Tambaú
A Pousada do Caminho faz parte da cervejaria Usina do Malte, conta com 10 apartamentos no estilo Turismo Rural.
Franca – Festival Sabor de SP
A viagem da Rota Gastronômica terminou em Franca, onde participamos do Workshop Festival Sabor de SP no Parque Fernando Costa.
Um dos pontos altos foi a aula-show do famoso chef Viko Tangoda da empresa Viko Gastronomia, que preparou deliciosos sanduiches e que todos os participantes puderam degustar.
O evento anual reuniu diversos expositores das três Regiões Turísticas visitadas, que comercializaram para os visitantes uma variedade de produtos, desde doces, salgados, vinho, cachaça, cerveja, sorvete, artesanato, além de comidas.
Para finalizar, houve a participação dos personagens de Maurício de Sousa, o Chico Bento e a Rosinha que divertiram crianças e adultos.
A cidade de Franca não poderia ficar de fora com a sua culinária, afinal é um dos destaques de onde comer no Interior de SP.
Franca – Restaurante Barão
Fomos conhecer o prato típico de Franca, o Filé a JK, um delicioso e generoso bife à milanesa recheado de presunto e queijo, com arroz especial feito com ovos, ervilha, açafrão, servido com batatas fritas e banana a milanesa.
A iguaria foi inventada pela cozinheira Juscelino Kubitschek, a história conta que quando o ex presidente esteve em Franca, pediu que ela preparasse o seu prato predileto, e aí a novidade ficou conhecida e a receita se espalhou.
Foi no Restaurante Barão que a cozinheira do JK preparou o prato, mas hoje é possível comer nos melhores restaurantes do município.
Onde Ficar em Franca
Para se hospedar em Franca há uma variedade de hotéis a escolher.
O Golden Tower Express Franca by Fênix Hotéis é uma boa opção, na saída da cidade.
O Hotel Dan Inn Franca & Convenções by Nacional Inn é indicado para quem participa de eventos.
Nota da Autora
Os meus agradecimentos à Secretaria de Turismo do Estado São Paulo e ao Mundo Mesa pelo convite e apoio para conhecer mais sobre onde comer no Interior de SP.
Veja também
Categorias: América do Sul, Brasil, Continentes, Eventos, Experiência, Experiências, Gastronomia, Informações, São Paulo, Viagens
Postado por: Deusa Rodrigues