Onde comer na Serra da Mantiqueira
29.jun.23 - atualizado em 24.out.24
Onde comer na Serra da Mantiqueira é uma das atrações da região com inúmeros bons restaurantes para fazer a viagem ainda mais especial.
A boa notícia é que além das belas paisagens, de charmosas pousadas, em junho e julho acontece o evento Festival Sabores da Montanha, que oferece ainda mais experiências gastronômicas nas cidades turísticas.
Confira as dicas que preparei.
Você vai gostar também de ler sobre Pousadas no Interior.
Foto: Divulgação Restaurante A Forneria – Campos do Jordão.
Onde Comer na Serra da Mantiqueira
Foto: Divulgação Restaurante Pontremoli na Pousada Alto da Boa Vista.
A região das cidades da Serra da Mantiqueira contam diversos bons restaurantes com ingredientes frescos e locais.
Os visitantes podem degustar uma culinária bem variada, desde hambúrgueres, pizzas e pastéis a stinco de cordeiro e trutas preparadas com receitas exclusivas.
Sobre o Festival Sabores da Montanha
Para quem visita as cidades da Serra da Mantiqueira de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, durante os frios de inverno tem a oportunidade de vivenciar provar pratos elaborado de 07 de junho até 28 de julho.
O Festival Sabores da Montanha reúne 72 restaurantes de 29 municípios da Serra da Mantiqueira paulista, Serra da Bocaina, Sul de Minas Gerais e Visconde de Mauá (RJ) e região.
A relação de todos os estabelecimentos e seus respetivos pratos e produtos podem ser vistos acessando Onde Comer na Serra da Mantiqueira – Festival Gastronômico Sabores da Montanha,
Os visitantes podem degustar uma culinária bem variada, desde hambúrgueres, pizzas e pastéis a stinco de cordeiro e trutas preparadas com receitas exclusivas.
Foto: Divulgação Sabores da Montanha – Restaurante Porcaria e Choperia Poços de Caldas.
Campos do Jordão – SP
A floresta de araucárias emoldura as construções e contrasta com os dias ensolarados. A arquitetura típica no estilo montanhês é um dos atrativos de Campos do Jordão.
Há uma forte influência das construções dos Alpes, que faz da cidade um cenário de conto de fadas e de romantismo.
Campos do Jordão oferece diversos passeios e experiências: mirantes incríveis, teleférico, palácios, tours de aventura, museus, parques, capela singela com cânticos, passeio de trem e muito mais.
Conheça as várias opções de tours em Campos do Jordão.
Onde Comer em Campos do Jordão
A cidade oferece muitas opções gastronômicas como: Saint Moritz, Spazio di Paolo, Sans Souci Bistrô e Festival Della Pasta.
O Restaurante Secreto Luxury faz parte do Festival de Sabores da Montanha.
O Restaurante Pontremoli é considerado um dos mais românticos junto à Pousada Alto da Boa Vista.
O restaurante Toribinha é especializado em pratos de inverno e está dentro do Hotel Toriba.
Foto: Divulgação Restaurante do Hotel Toriba.
O Restaurante Ludwig é um dos mais luxuosos, localizado em Capivari com decoração clássica e o cardápio é bem variado.
Entre os destinos turísticos é o que oferece mais opções quanto a onde comer na Serra da Mantiqueira.
Onde Ficar em Campos do Jordão
A Pousada Casa Mantiqueira está localizada a 1,2 quilômetros do Belvedere, tem um estilo clean e contemporâneo integrado à natureza
Santo Antônio do Pinhal – SP
A cidade de Santo Antônio do Pinhal está a 170 quilômetros da capital do estado de São Paulo.
Diferentemente da vizinha e badalada Campos do Jordão, em Santo Antônio do Pinhal o clima é de tranquilidade.
As pousadas estão nos bairros Barreiro, Machadinho e Sertãozinho. Dentre as suas atrações estão o Pico Agudo, o mirante natural com vista para a famosa Pedra do Baú da cidade de São Bento do Sapucaí, e o Jardim dos Pinhais, uma mistura de vegetação nativa com jardins de inspiração internacional.
Há ainda a Cachoeira do Lageado, ideal nos dias de verão.
Foto: Divulgação Wagner Ribeiro – WR Comunicação.
Onde Comer em Santo Antônio do Pinhal
A Pousada Quatro Estações conta com o Bistrô Seu Beneditú, gastronomia que privilegia ingredientes orgânicos produzidos na cidade.
O Restaurante Dona Pinha oferece gastronomia contemporânea.
Onde Ficar em Santo Antônio do Pinhal
A Pousada Quinta dos Pinhais faz parte dos Hotéis Roteiros de Charme e se situa no alto, a 1,400 metros de altitude, tendo assim uma vista incrível dos contornos da Serra da Mantiqueira.
Booking.com
São Bento do Sapucaí – SP
São Bento do Sapucaí está distante a 199 quilômetros da cidade de São Paulo e fica na Serra da Mantiqueira.
O maior de todos os atrativos é a bonita Pedra do Baú, que é visível tanto de Campos do Jordão como de São Antônio dos Pinhais.
Uma das principais atrações é a Vinícola Villa Santa Maria Brandina está localizada em meio às montanhas no Vale do Baú.
A paisagem é muito bonita, as instalações são contemporâneas e muito bem cuidadas, com restaurante, loja e cave entre parreiras. Está entre as mais charmosas e sofisticadas Vinícolas em São Paulo.
Foto: Autoral Vinícola Villa Santa Maria Brandina – São Bento do Sapucaí.
Onde Comer em São Bento do Sapucaí
O restaurante da Vinícola Villa Santa Maria Brandina oferece gastronomia de qualidade, onde os pratos são harmonizados com os vinhos da casa para a entrada, prato principal e sobremesa.
Um lugar sobre onde comer na Serra da Mantiqueira com muito estilo e qualidade.
Foto: Autoral Vinícola Villa Santa Maria Brandina – São Bento do Sapucaí.
Outra possibilidade de onde comer na Serra da Mantiqueira é provar os pratos com pinhão no Bistrô R.C.S. Vinhos.
Foto: Jéssica Aquino – Divulgação Sabores da Montanha – Bistrô R.C.S. Vinhos – São Bento do Sapucaí.
Onde Ficar em São Bento do Sapucaí
Os Chalés Araucária e Manacá estão localizados entre as árvores típicas da região com vegetação exuberante.
A Pousada do Quilombo está localizada em meio a montanhas e também com linda vista da Pedra do Baú.
Booking.com
São Francisco Xavier – SP
São Francisco Xavier está a 147 quilômetros de São Paulo, é um distrito da cidade de São José dos Campos. Está localizado em uma área de Área de Proteção Ambiental Federal, da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul.
São Francisco Xavier é uma região privilegiada pela beleza e exuberância das paisagens, com picos e cumes, serras, pedras e quedas d’água. O Pico do Selado, tem 2.082 metros, está na divisa com Camanducaia (MG) e Joanópolis (SP). O local é ideal para prática de alpinismo.
Outra atração o Pico do Focinho D’Anta, com 1.712 metros. Conta com aproximadamente 10 cachoeiras e quedas d´agua, todas cercadas de muita vegetação.
Onde Comer de São Francisco Xavier
A charmosa vila de São Francisco Xavier se destaca pelas ofertas de bons restaurantes, entre eles estão: Destilaria Alquimistas da Serra, João de Barro Restaurante, Quintal da Prosa, SP-50-BIER e Villa K2.
O Villa K2 preparou um prato que reúne três dos elementos na natureza (terra, água e fogo) para participar do 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha.
Foto Divulgação: Prato Raízes do Villa K2.
O pinhão e um dos ingredientes presentes em vários pratos elaborados com criatividade e sabor local, quanto a onde comer na Serra da Mantiqueira.
Onde Ficar São Francisco Xavier
Os chalés do Vila de Santa Bárbara conta infraestrutura completa, com varandas e relaxantes redes com vista das montanhas.
Cunha – SP
A cidade de Cunha está a 233 quilômetros de São Paulo. Considerada como Estância Turística. A região que está no encontro da Serra da Mantiqueira, do Mar e da Bocaína oferece lindas paisagens.
Tem recebido muitos visitantes para conhecer uma das principais atrações que é o Lavandário, onde bonitas flores colorem as paisagens montanhosas.
Cunha também é a capital da cerâmica e há vários ateliês para visitar e comprar. O mais famoso oferece como experiência acompanhar as obras saídas do forno, pós-produção com técnicas japonesas.
Uma das 30 cidades de São Paulo para viajar e curtir o perfume das lavandas.
Foto: Pixabay.
Onde Comer em Cunha
O Bethlehem, localizado na estância climática de Cunha, que participou do festival no ano passado, renovou seu passaporte para este ano. Especializado em Gastronomia Ítalo-Luso-Brasileira, desta vez, participará do evento com um saboroso Risoto de Palmito com Filet Mignon ao molho do Porto.
Para preparar a iguaria, o Chef Gustavo Vieira utilizou arroz arbóreo, palmito, caldo de legumes, queijo parmesão e vinho do Porto. O prato contém glúten.
Onde Ficar em Cunha
Os chalés do Latitude Lodge reúnem uma arquitetura contemporânea em meio à vegetação nativa, uma das hospedagens mais bonitas do interior.
O Casa Boutique tem vista para o jardim e para a cidade, conta com um estilo romântico e foi recentemente reformada.
Gonçalves – MG
Gonçalves está totalmente em alta nas viagens para regiões serranas. Está distante 180 quilômetros da cidade de São Paulo, próxima de Monte Verde e São Bento do Sapucaí.
A região conta com cachoeiras e trilhas. Em outubro acontecem os eventos Festival da Gastronomia e Cultura da Roça.
Tem um apelo diferente de interior, com o charme das cores do estilo mineiro. O visual não deixa de ser encantador e com o ar puro das montanhas.
Onde Comer em Gonçalves
A dica é apreciar o prato Barreado, do Maison Pio, especializado em comida de inspiração do Paraná com toques franceses.
Outros restaurantes em Gonçalves com pratos especiais são: Flor de Zucca, Fogo Aberto Restaurante, Odara Cervejaria, Restaurante Vitória e Maison Pio.
Foto: Divulgação Festival Sabores da Montanha – Pousada de Restaurante Vitória – Gonçalves.
Gonçalves é especial quanto ao item onde comer na Serra da Mantiqueira
Onde Ficar em Gonçalves
A Pousada Trem das Cores está localizada na Serra da Mantiqueira a 1.400 metros de altitude e apenas l,5 quilômetros do centro de Gonçalves.
Outra opção é a Pousada Solar D´Araucária está localizado em meio à natureza e com estilo alpino.
Monte Verde
A vila de Monte Verde está localizada no distrito de Camanducaia e faz parte do estado de Minas Gerais, apesar de estar muito mais próxima da cidade de São Paulo do que de Belo Horizonte, a apenas 160 quilômetros da primeira.
Em qualquer época do ano tem inúmeras atrações. Pelas características de clima serrano e dos passeios, é considerada uma cidade romântica, mas também é ideal para famílias e grupos.
O centrinho de Monte Verde é um charme, com arquitetura inspirada na Europa. Há muitas lojinhas e galerias, com inúmeras opções de compras.
Quanto aos passeios e experiências há: cavalgadas, passeios de Jeep, quadriciclos, motos, trenzinho, trilhas, cachoeiras, Rafting, etc.
Onde Comer em Monte Verde
Uma das opções é o Hügel Bar que está estrategicamente localizado no topo de uma colina. No cardápio, que segue a tradicional gastronomia alemã ou o Fondue. Para beber, a casa oferece, entre outras opções, chope Patagônia e os gins Nativo (com mel e limão caipira) e Da Floresta (com ervas e flores).
Foto: Divulgação Hügel Bar – Monte Verde.
Onde Ficar em Monte Verde
A Pousada Cantos e Contos está dentro de um bosque de Mata Nativa. São chalés e cabanas totalmente equipadas para ser um verdadeiro refúgio.
A Pousada SPA Mirante da Colyna como o nome diz, o visual é espetacular da Serra da Mantiqueira, que forma um ambiente perfeito na banheira da suíte. O destaque é para o delicioso café da manhã com delícias da região.
Foto: Divulgação – Pousada SPA Mirante da Colyna.
Extrema – MG
A cidade de Extrema está junto à Serra da Mantiqueira e oferece inúmeros atrativos ligados à natureza, como o Parque Cachoeira Jaguari.
Onde Comer em Extrema
O cardápio do Armazém Bertolotti tem como especialidade a culinária mineira. Há dois pratos que se deve provar, um é o “Melhor Torresmo de Minas Gerais”, servido com polenta frita e mandioca.
O outro é o pudim de leite, que foi eleito um dos 20 melhores pudins do mundo por chefs franceses!
A família Bertolotti chegou da Itália em 1889 e estabeleceu uma pequena venda na região. Um cardápio que Celebra a Culinária Mineira.
Onde Ficar em Extrema
Para ficar em alto estilo eu recomendo o Hotel Villa Lobos SPA Romantik, que se destaca pela piscina aquecida e coberta.
Caxambu – MG
A cidade de Caxambu localizada no Sul de Minas Gerais, está a 247 quilômetros de São Paulo.
Conhecida pelas águas com poderes medicinais e desde o Brasil império, é um destino turístico que recebia com frequência a família de D. Pedro para temporadas de bem-estar.
O Parque das Águas se localiza em uma área de 210 mil metros quadrados. São 12 fontes de água mineral com propriedades químicas. Além do balneário hidroterápico, há um lago com pedalinhos e piscina.
Os passeios de charretes dão um toque de romantismo à cidade. O teleférico que desliza por cima do lago vai para o Mirante Morro do Caxambu.
Minas Gerais também é um estado que se destaca com roteiros para Lua de Mel.
Onde Comer em Caxambu
Os restaurantes mais recomendados são o Boi Ralado e o Embrasa.
Foto: Divulgação Festival Sabores da Montanha – Restaurante Embrasa – Caxambu.
Onde Ficar em Caxambu
Os Chalés de Minas Hotel Fazenda, estão localizados uma área verde e oferecem passeios a cavalo.
O Glória Resort & Convention é bem tradicional e se localiza em frente ao Parque das Águas.
Poços de Caldas – MG
A cidade faz parte do roteiro tradicional de turismo, conhecida pelas águas sulforosas com poder curativo.
Tem sido ao longo de anos destino de Lua de Mel e de férias, lugar começou a ganha fama desde os tempos da colônia com as visitas de Dom Pedro II.
Poços de Caldas tem inúmeros atrativos para conhecer relaxar nas Termas Antônio Carlos, circular pelo Teleférico com vista da cidade, visitar a Fonte dos Amores, Fonte dos Macacos, etc.
Se quiser uma bonita foto confira a Pedra do Balão, um conjunto de 10 metros de altura, sobreposto de forma enigmática.
Onde Comer em Poços de Caldas
As opções de Poços de Caldas quanto a onde comer na Serra da Mantiqueira são: Charcutaria Caldense, Porcaria e Choperia, Ziel Cervejaria, We Fratelli Cafés e Sorvetes, Casa do Açaí Café Beduíno.
Foto: Divulgação Festival Sabores da Montanha – Cervejaria Poços de Caldas.
Foto: Divulgação Festival Sabores da Montanha – We Fratelli Cafés e Sorvetes – Poços de Caldas.
Onde Ficar em Poços de Caldas
O Palace Hotel Thermas, é um dos mais tradicionais e se destaca com o SPA.
O Thermas All Inclusive tem estilo Resort com tudo incluído, refeições completas.
Andradas – MG
O município de Andradas se localizada na divisa do estado de São Paulo, na Serra da Mantiqueira é conhecido pela produção de vinhos. Considerado o maior destino Enoturístico de Minas Gerais.
Entre seus atrativos estão a visitas entre vinícolas e a natureza que possibilita esportes de aventura, além de voo livre, ciclismo, escalada, caminhadas entre outros. O Pico do Gavião é um ponto turístico de Andradas.
O destaque na produção é para vinhos de inverno, uma técnica que inverte o clico da uva, que conferiu a Andradas diversos prêmios internacionais.
Foto: Pixabay.
Onde Comer em Andradas
O vinho está sempre ligado à boa gastronomia, por esse motivo a cidade oferece diversas opções de 15 bons restaurantes que participam do Festival Sabores da Montanha. Entre eles estão alguns em vinícolas e outros na cidade:
Casa Geraldo, Don Fonseca Burger & Grill, Minas Coffee Cafeteria, Pizzaria Tradicionalle, Soberano Steak House, Taverna Restaurante, General Beer, Pastelaria Mercadão, Restaurante Rio Branco, Café e Confeitaria Braga, Mirante da Serra, Delícias da Kaká, Vinícola Stella Valentino.
Casa Geraldo
A Casa Geraldo criou para o festival o Stinco de Cordeiro, preparado ao molho roti e polenta cremosa. Uma das mais conhecidas e importantes vinícolas do Sul de Minas Gerais, seria natural que o estabelecimento utilizasse um de seus vinhos na receita do prato.
Restaurante Rio Branco
O Restaurante Rio Branco também valorizou as origens com seu Tutu à Mineira, que é preparado com arroz, virado de feijão, couve refogada, calabresa, torresmo, ovo frito, banana à milanesa e lombo suíno.
Foto: Divulgação Festival Sabores da Montanha – Restaurante Rio Branco – Andradas.
Em Andradas é um dos melhores destinos sobre o tema onde comer na Serra da Mantiqueira
Onde Ficar em Andradas
O Hotel Dela Inn Andradas tem estilo contemporâneo e bonita vista para a Serra da Mantiqueira.
O Porto das Asas Park Hotel está localizado a 48 quilômetros do Cristo Redentor de Poços de Caldas.
Sobre o Grupo Sabores
A Sabores da Montanha, organizadora do festival, pertence ao Grupo Sabores, uma associação formada por empresários do setor gastronômico que trabalha na divulgação e valorização da gastronomia típica das cidades serranas.
O grupo também gerencia a Sabores da Serra Gaúcha e Sabores da Praia, que reúne os quatro municípios do litoral norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba), além da Sabores Rio, que contempla a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.
Foto: Divulgação Sabores da Montanha – Restaurante The Gustta – Itajubá.
Como Chegar aos Destinos
Para chegar aos destinos da Serra da Mantiqueira, à partir da cidade de São Paulo, há diversas estradas de acordo com a localização de cada cidade, entre as principais estão as Rodovia dos Bandeirantes, Rodovia Presidente Dutra, Rodovia Ayrton Senna e Rodovia Fernão Dias.
Para chegar em São Paulo confira as promoções para compra das passagens aéreas e Seguro Viagem.
Nota da Autora
Os meus agradecimentos ao Festival Sabores da Montanha, bem como, à Vinícola Villa Santa Maria Brandina e Armazén Bertolloti pelo apoio na produção do post.
Seguro Viagem
O Seguro Viagem é um item importante, compare empresas e preços para fazer a reserva.
Veja também
Categorias: América do Sul, belas paisagens, Brasil, Experiências, Gastronomia, Honeymoon, hoteis, Informações, São Paulo, Viagem para o corpo, Viagens
Postado por: Deusa Rodrigues