Marketing para agência de viagens, o caminho para o sucesso
27.nov.17 - atualizado em 04.fev.22
Marketing para agência de viagens é o caminho para o sucesso.
Como o inbound marketing pode ajudar nos negócios? Sejam eles agências de viagens, hotéis ou atrações turísticas, como fazer esse negócio crescer?
Esse sempre foi meu desafio para divulgar mais meu blog, os produtos, os destinos, etc. Confira as minhas dicas.
Você vai gostar de ler também sobre: As Ilhas Mais Bonitas do Mundo.
Importância do Marketing no Turismo
Acredito que na importância do inbound marketing para o turismo no Brasil.
A influência da Internet para o mercado turístico tomou grandes proporções ao longo dos anos, com empresas online que preferem investir seu tempo e dinheiro, em estratégias de marketing digital.
Porém, mesmo uma agência física, pode e deve manter a presença digital de grande relevância.
Marketing para Agência de Viagens
O inbound marketing existe, para colaborar com as empresas, sejam operadoras de turismo, agência de viagens, hotéis, destinos ou outros, ao desenvolverem conteúdos sólidos, se tornam autoridade em seu ramo de atividade.
Isso faz com que ganhem a confiança de um possível cliente, mantendo ele como um valioso Lead que adquire conhecimento e resolução de seus problemas.
As fotos abaixo foram realizadas no Paraguai. Saiba mais sobre: O que fazer em Assunção.
Sobre o Turismo e a Internet
A confiança do brasileiro tem crescido devagar, porém a busca por viagens, deve aumentar assim que todos estiverem vacinados. O período de restrições da pandemia, fez aumentar o interesse por conteúdos na Internet e por consequência o desejo de viajar.
Sabemos que a Internet ajuda nesse crescimento, então, cabe às agência de viagens blogs de viagem, hotéis. atrações e outros, aproveitar para investir em estratégias de marketing online.
Os dados divulgados este ano mostram que apesar de lenta, a pequena recuperação da economia brasileira, já trouxe esperanças para o setor turístico.
Um dos destinos turísticos com forte presente no marketing é o México, confira as atrações.
O que é Inbound Marketing para o Turismo?
Diferente do outbound, o inbound marketing usa uma estratégia contrária, a qual quem procura a empresa, marca, produto ou serviço é o consumidor.
Esse termo é tido como marketing de atração, e começou a se popularizar em 2009, atraindo cada vez mais pessoas para os sites de forma voluntária.
Esse é um conceito que visa gerar mais vendas, por meio do crescente mercado digital, observando que as pessoas ficam conectadas por um tempo cada vez maior.
Com diversas formas de atração como por exemplo, publicação de conteúdo relevante em blogs e redes sociais com artigos, vídeos, infográficos, e-Books e outros, você consegue ganhar mais visitantes em seu site e, consequentemente, mais leads (pessoas cadastradas) que são potenciais clientes.
Manter a Relação com os Leads
Porém isso não é tudo, o inbound marketing ajuda a manter uma relação com esses Leads qualificados, que são públicos mais interessados e engajados com determinado segmento.
É assim que você consegue influenciar na decisão de compra do consumidor.
O Caminho do Marketing para Agência de Viagens
O inbound marketing tem uma metodologia em uma sequência lógica que passa por 5 fases: atração, conversão, relacionamento, venda e análise.
Para ajudar você com exemplos válidos, veja como desenvolver cada umas dessas fases:
1º – Atração
Para atrair maior público para o site de uma agência de viagens, por exemplo, pode-se definir uma estratégia para a venda de um pacote para um destino diferenciado.
Então, pode-se criar um e-Book, por exemplo, o qual conterá dicas desse destino com as atrações mais procuradas.
O destino Seychelles é ideal para Lua de Mel.
Veja um exemplo interessante do Turismo de Seychelles e publicado no portal Panrotas: E-book gratuito do Turismo de Seychelles
Outro exemplo também publicado no portal Panrotas: E-book gratuito do Turismo da Noruega
2º – Conversão
Para que o visitante obtenha esse e-Book, ele terá de fazer o download do mesmo, e a “moeda de troca” disso, é ele cadastre seus dados com nome completo e e-mail, para poder baixar o conteúdo.
Assim, ele é convertido em Lead, entrando para a base de potenciais clientes da agência de viagens.
3º – Relacionamento
Tornando o visitante um Lead, inicia-se o relacionamento entre a sua agência e esse potencial cliente.
A partir disso, a agência irá nutrir esse Lead com outros conteúdos ricos para que ele conheça a fundo a agência de viagens e, se interesse cada vez mais pelos serviços que ela disponibiliza.
Que tal produzir um Webinar? O destino Peru, elabora diversas capacitações e eu tive o privilégio de fazer parte de uma, com o tema – Lua de Mel no Peru.
Saiba mais o destino: O que fazer no Peru.
Atualmente as Lives tanto no Instagram como no Facebook e YouTube, são uma forma de relacionamento poderoso e de fácil comunicação com sua audiência.
Após o envio de alguns conteúdos relevantes e informações sobre a agência e seus produtos e serviços, é levando em conta o tempo desse lead, ele realiza sua primeira compra do pacote de destinos diferenciados, convertendo-se em cliente.
Confira o conteúdo e atrações referentes à uma das Lives que organizei: Onde ficar em Bahamas.
Saiba mais sobre: Lua de Mel no Caribe.
5º – Análise
Ao final, é importante analisar todos os dados quantitativos desse processo, tais como quantos visitantes teve o site, quantos desses, converteram em Leads e, desses, em clientes.
Essa análise mostrará como foi o retorno do seu investimento na criação da estratégia com o e-Book dos destinos diferenciados.
Como Aplicar? Marketing para Agência de Viagens
Você já investe em estratégias de inbound marketing? Se não, entenda com as dicas a seguir, como essa ferramenta de marketing pode ajudar você a alavancar as visitas em seu site, assim como o número de Leads e consequentes vendas de pacotes de viagem.
Conheça a fundo o perfil do seu cliente, criando personas (personagens com o perfil do cliente ideal da sua empresa), identificando assim, suas dificuldades, dúvidas e expectativas para suas próximas viagens.
Mostre-se uma empresa interessada em conhecer os objetivos e desejos das pessoas, sempre atenda para melhor atendê-las.
Divulgue o diferencial que seu negócio tem, mostrando os diversos tipos de produtos ou serviços.
Nichos de Conteúdo
Ter um nicho de atuação é sempre um diferencial entre os concorrentes.
Se for uma agência de viagens, e tiver alguma especialidade de viagens como por exemplo: pacotes para lua de mel, viagens de bem-estar, tours de aventura, grupos de incentivo, turismo pedagógico ou outros tipos.
Se for um hotel, quais as características a serem divulgadas?
O Blog Deusa Rodrigues tem como nicho as experiências pessoais de viagem, Lua de Mel e Viagens para Alma ou para o bem-estar.
Redes Sociais – Marketing para Agência de Viagens
Use as mídias sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest e outras, para divulgar seu conteúdo relevante, promoções e exclusividades.
Quais são as melhores Redes Sociais? Depende do seu público, através de postagens diárias há como detectar as melhores interações da audiência.
O Facebook é a Rede Social mais popular, com uma quantidade maior e mais abrangente de participantes.
O Instagram é uma das Redes Sociais mais visitadas e modernas, com foco em mensagens rápidas, fotos e vídeos.
O Twitter é muito utilizado por políticos, entidades não governamentais e jornalistas. Ideal para comunicar suas ideias.
O LinkedIn faz a conexão com o mundo corporativo, é importante estar presente. Vários contatos podem ser acionados através dessa plataforma, fique de olho em oportunidades.
O Pinterest é uma Rede Social com muita força em trazer audiência para seu site, muito em alta no momento.
Que tal conhecer as Praias da Jamaica?
Conteúdo Qualificado – Inbound Marketing
Ganhe sua audiência com conteúdo bem qualificado, mostrando aos visitantes do seu site, os conhecimentos, a confiabilidade na escolha do produto.
Auxilie seus Leads a encontrar as soluções de seus problemas por meio do seu conteúdo, os encaminhando para a jornada final do funil de vendas.
E-Mail Marketing para Agência de Viagens
Uma das estratégias quanto à divulgação do conteúdo, é através de e-mail marketing, com chamadas para o seu site. Há várias plataformas de disparo de e-mails que podem auxiliar na função, uma delas que eu indico é a Mailchimp.
A dica é manter os dados atualizados de clientes e leitores. Os textos devem ser resumidos e atraentes para que o leitor tenha interesse em conhecer o conteúdo as ser divulgado.
Quanto à frequência de envio, deve ser semanal, com links para o site. Não esqueça de deixar sua base de dados atualizada.
Cases de Sucesso – Marketing para o Turismo
Vários destinos e empresas se destacam pelo ótimo trabalho de marketing na área de turismo, entre elas estão:
Divulgação dos atrativos e gastronomia do Peru – PROMPERU. Confira o post sobre o criativo evento – Peru Week.
Relacionamento com os viajantes e trade turístico, quanto ao potencial da França – Atout France.
Promoção do destino México no Instagram pela DGX Travel Internacional – Marketing Turístico.
Operadoras de Turismo
No mercado de viagens há diversas empresas que se dedicam a atender agência de viagens com pacotes prontos ou montados de acordo com o perfil do cliente viajante.
As operadoras de turismo tem características distintas para atender aos diversos segmentos e podem auxiliar com o conteúdo a ser divulgado pelas agência de viagens.
Livros – Marketing para Agência de Viagens
Para conhecer mais sobre o assunto sugiro livros específicos.
Livros de Marketing para o Turismo
O Blog Deusa Rodrigues é associado da empresa Amazon, onde você pode adquirir online o livro Marketing do Conteúdo – A moeda do século XXI, um clássico de Rafael Rez.
Outra sugestão é o livro Marketing para o turismo, hospitalidade e eventos – Uma abordagem global e digital, por Senac do Brasil.
O livro importado de Portugal – Marketing do Turismo, mostra o desenvolvimento das organizações turísticas pelo mundo.
Outro tema relevante é abordado no Marketing para Hotéis e Restaurantes, para atrair novos clientes, motivar os habituais para que retornem aos estabelecimentos.
Livros Inspiração
Quer uma dica para sua criatividade? A sugestão é com o livro: Roube como um artista: 10 dicas sobre criatividade (Pitch Deck)
Outra sugestão interessante é o livro: Nômade Digital: um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser, ideal para quem viaja com frequência.
O livro Marketing e Arquétipos é um dos mais vendidos sobre o tema na Amazon e tem sido fonte de inspiração para empreendedores. No livro Isso é Marketing: é preciso saber enxergar, mostra como a observação pode auxiliar no sucesso.
Marketing de Afiliados no Turismo
Uma das maneiras de monetizar seu site é com afiliações de empresas com vendas online. O Blog Deusa Rodrigues é afiliado ou associado de empresas diversas.
Saiba mais sobre essa modalidade de rentabilizar sites e blogs, com o livro A Sacada do Marketing de Afiliados. No livro Afiliados Ouro, relata resultados surpreendentes.
Reserva de Hotéis
Os leitores de sites e blogs podem fazer reservas de hotéis online, com a empresa líder no setor, a Booking.com.
As divulgações mais interessantes, mostram as ofertas diárias de hospedagem.
Outra opção é a nova empresa el Quarto, que também conta com reservas de hotéis.
Aluguel de Carros
Para aluguel de carros pelo mundo, uma das empresas que mais se destaca com afiliados é a Rentcars. O viajante pode comparar as várias locadoras, tipos de carros e preços conforme a data das viagens.
Passagens Aéreas
Para compra de passagens aéreas, o site da Passagenspromo, conta com opções e ofertas e reservas online.
Seguro Viagem
Um item muito importante é o Seguro Viagem, para ter segurança em trajetos diversos. Com a segurospromo, o cliente pode escolher entre as várias empresas, de acordo com o seu perfil.
Livros e produtos diversos
A empresa Amazon oferece aos associados uma gama de produtos diversos, sendo que os livros são os mais vendidos. O sistema é através da introdução de links ou banner em seu site ou blog.
Passeios e Experiências – Easy Travel Shop
No quesito de reserva de passeios e experiências pelo mundo, uma nova empresa brasileira, tem se destacado pela inovação, a Easy Travel Shop.
Um dos primeiros players do mercado turístico do Brasil a vender excursões, tours, traslados e ingressos pelo mundo, de forma prática e criativa.
Através da plataforma é possível reservar e pagar em reais.
A empresa Easy Travel Shop atende às agência de viagens, bem como produtores de conteúdo de turismo.
Veja também
Categorias: América do Sul, hotéis de luxo, Hotéis luxuosos, Informações, proximos relatos, São Paulo, Viagens
Postado por: Deusa Rodrigues