Mairiporã e os refúgios e hotéis na Serra da Cantareira
01.out.22 - atualizado em 24.mar.25

Mairiporã e os refúgios na Serra da Cantareira, surpreendem pelo charme em meio à vegetação exuberante.
A região reúne belas paisagens, clima agradável e várias opções de hospedagem, além de bons restaurantes.
Uma viagem ideal para um final de semana ou simplesmente passar para passar o dia.
Eu fui conhecer e preparei as dicas para sua viagem.
Você vai gostar de ler também sobre Lua de Mel no Interior.
Sobre Mairiporã e os Refúgios na Serra
A cidade de Mairiporã está no entorno da Serra da Cantareira e faz parte da região metropolitana de São Paulo, situando-se a apenas 38 quilômetros da capital e esconde vários refúgios turísticos.
A viagem de São Paulo para Mairiporã pela Zona Norte passa por bonitas estradas estreitas, mas lindas e totalmente arborizadas.
A vegetação é exuberante e a presença das Araucárias é uma das características do município.
O clima e ar puro também fazem parte dos atrativos na região e conta com vários restaurantes charmosos, que são verdadeiros refúgios no meio da mata.
Conheça os passeios e experiências de São Paulo e região.
Foto: Pixabay.
Restaurantes da Região da Serra
A Serra da Cantareira é um convite para fugir da cidade grande e comer em um dos restaurantes aconchegantes. Nos finais de semana muita gente da cidade de São Paulo, sobre a serra para almoçar.
Complexo O Velhão
O Complexo O Velhão é um dos mais antigos e tradicionais locais da Serra da Cantareira, na Estrada de Santa Inês nº 3000, bem na divisa entre São Paulo e Mairiporã.
Esse é um dos refúgios, como uma viagem ao passado, pois o local foi construído com material de demolição e tem as cores e características de uma vila europeia, bem no meio da Serra da Cantareira.
O Complexo reúne o Restaurante As Véia, pizzaria, bar, café, marcenaria, serralheria, lojinhas e antiquário.
O visitante pode fazer compras nas lojas de nomes inusitados: Batubulan, Sebo do Véio, A mocinha, Arte e Biju, Buquê Arte em Flores e Delícias de Chocolat.
Restaurante As Véia
O restaurante As Véia é a principal atração do complexo, o destaque é a decoração inusitada, com vários elementos de demolição, com bastante harmonia distribuídos em três ambientes, inclusive com mesas ao ar livre próximo à vegetação exuberante.
Oferece o almoço estilo buffet aos domingos café da manhã completo. A comida feita em fogão à lenha é deliciosa, a equipe do Blog Deusa Rodrigues esteve presente e recomendamos.
Café do Véio
O Café do Véio está localizado na entrada, próximo do portão. O local é um cantinho charmoso, também do decoração diferente e criativa, ideal para o cafezinho pós almoço.
Cenário de Casamentos
O cenário é utilizado também para eventos e casamentos, que podem ser realizados nos diversos ambientes, de acordo com o número de participantes e orçamentos.
Núcleo Alpes da Cantareira
O Núcleo Alpes da Cantareira conta com alguns restaurantes e cafés que vale a pena o passeio.
Tasquinha da Serra
Entre as atrações está o restaurante português Tasquinha da Serra especializado em Bacalhau. Aos finais de semana há música ao vivo, com o tradicional fado.
O passeio pode ser conjugado com várias outra experiências.
Deck Cantareira Steak House
O restaurante Deck Cantareira Steak House se destaca pela bonita vista da Serra a partir do deck e também pelos deliciosos grelhados, especialidade da casa.
O lugar é perfeito para ir no final da tarde e observar o pôr do sol em meio a vegetação exuberante da região.
Jacques Café
Um lugar que indico para um cafézinho no Jacques Café com deliciosas sobremesas em um bonito ambiente charmoso com mesas ao ar livre.
Onde Ficar em Mairiporã
Confira abaixo as dicas sobre pousadas e hotéis de charme, que se destacam por estarem integrados à natureza.
Unique Garden Hotel
O Unique Garden Hotel é um refúgio de luxo para o corpo e para alma, no meio da Mata Atlântica.
Essa é uma viagem para curtir um dos melhores hotéis na natureza do estado de São Paulo.
O hospede é recebido com um ritual de boas-vindas para desacelerar. As experiências sensoriais são atividades que o viajante é convidado a interagir com a natureza, com caminhadas leves por entre areia, pedras roliças, água gelada sob o calor do sol revigorante.
O hotel conta com três restaurantes, piscina coberta e ao ar livre, espaço de eventos, SPA e canil. Para a comodidade dos hóspedes, o Wi-Fi é gratuito em toda a propriedade.
O SPA tem uma pegada oriental, e os tratamentos estão focados em: relaxar, purificar, harmonizar, fluir, despertar, contemplar e renovar.
Os chalés estão distribuídos por belos jardins, alguns com decoração clássica, até os modernos e contemporâneos, todos projetos pelo arquiteto Ruy Ohtake.
A culinária é um item a parte, muito bem apresentada e preparada. O chef manda muito bem no estilo menu degustação.
Leia também sobre Hotéis no Brasil para Lua de Mel.
Características do Unique Garden Hotel
O Unique Garden Hotel está localizado em num terreno levemente montanhoso, com muitos jardins, uma das principais características do hotel.
Além de toda beleza e harmonia da propriedade, também tem como característica a sustentabilidade, com a utilização de alimentos da sua própria horta orgânica.
Há ainda tratamento da água, compostagem, canil e preservação de alguns animais em conjunto com o Ibama.
Conta também com uma associação que promove a integração da comunidade com cursos, bazar e várias atividades.
O Unique Garden Hotel e Hotel Unique São Paulo pertencem ao mesmo grupo. Os dois tem em comum a elegância, luxo e linhas arquitetônicas únicas do arquiteto Ruy Ohtake.
Confira outras de hospedagem em São Paulo e Minas Gerais, no post: Hotéis Refúgios no interior.
Quando o assunto é sobre refúgios, confira também o post Hotéis de selva na Amazônia.
Pousada Refúgio Dinamarca
A Pousada Refúgio Dinamarca está em uma das regiões com vegetação abundante.
O destaque da propriedade é o terreno amplo com piscina ao ar livre e uma bela paisagem da região.
Uma das pousadas no meio da natureza no estado de São Paulo. Como o nome diz é um dos refúgios com linda vista da Serra da Cantareira.
Hotel da Mata
O Hotel da Mata conta com chalés em estilo alpino, em meio à mata. Está localizado a 39 quilômetros de São Paulo e 25 quilômetros de Guarulhos.
Quanto à infraestrutura a propriedade dispõe de restaurante, jardim, piscina coberta e sauna. Para quem gosta de atividades ao ar livre, há quadra de tênis, trilhas a pé e possibilidade de pesca.
Os apartamentos são confortáveis e algumas unidades têm varanda.
Um dos refúgios de Mairiporã na Serra da Cantareira,
Villaggio Serra da Cantareira
O Villaggio Serra da Cantareira está localizado em um terreno grande, com um lago cercado de árvores. Está a 21 quilômetros da cidade de São Paulo e 30 quilômetros do aeroporto internacional de Guarulhos.
Com referência à infraestrutura conta com restaurante, piscina ao ar livre e lounge. Há ainda um bonito jardim e churrasqueira.
Dentre as atividades estão trilhas a pé, ciclismo e pesca. Para a noite os hóspedes têm à disposição karaokê. Há clube infantil para a criançada.
No Villaggio Serra da Cantareira, o café da manhã é em estilo buffet ou italiano.
Um dos refúgios de Mairiporã na Serra da Cantareira,
Observação eu não recomendo o Hotel Refúgio Cheiro de Mato pela localização, pela estrada de terra mal sinalizada, pelo custo benefício ruim, bem como, pela falta hospitalidade das equipes de recepção e vendas.
Refúgio Vista Serrana
O hotel Refúgio Vista Serrana está localizado em um amplo terreno com vista para a região.
Entre os destaques estão as piscinas, sendo uma ao ar livre e outra coberta com vidro. O SPA oferece massagem e hotel conta também com restaurante.
Graal Inn Mairiporã
Para quem busca por uma hospedagem mais econômica, o hotel Graal Inn Mairiporã é uma boa opção, com estilo moderninho.
Mirante da Pedra Grande
O Mirante Pedra Grande faz parte do Parque Estadual Cantareira, é uma das atrações mais conhecidas da região, apesar de pertencer à cidade de São Paulo.
O destaque, a Pedra Grande é um afloramento rochoso de granito, que têm 1000 metros de altura que proporciona uma visita panorâmica de parte da cidade de São Paulo.
Há um bosque com área de lazer com possibilidade de fazer piquenique.
Se localiza na rua do Horto nº 1799, no Horto Florestal. O acesso ao mirante é possível através da Trilha Pedra Grande, a partir da entrada do núcleo ou pela Trilha Suçuarana, a partir de Águas Claras, confira abaixo como fazer a trilha em grupo.
Para os ciclistas há necessidade de equipamentos de proteção, bem como utilizar bike apropriada.
Conheça também outros Mirantes da Cidade de São Paulo.
Trilha pela Serra
Para conhecer melhor é possível fazer uma Excursão Trilha da Cantareira, com saída da cidade de São Paulo. A visita começa pela sede histórica do Parque da Estadual da Cantareira que abrange 7.900 hectares de reserva natural.
Os viajantes vão conhecer o Caminho do Macuco para observar a riqueza da fauna e da flora.
O passeio segue para a Trilha da Cachoeira, que cruza o Rio Engordador, com tempo para nadar e aproveitar. Depois segue para a Casa da Bomba, um antigo sistema de abastecimento de água. Para finalizar tem por curtir a a bela paisagem e fazer as fotos de lembrança da viagem.
Sobre a Serra da Cantareira
A Serra da Cantareira está na região norte da cidade de São Paulo. A área conta com 64.800 hectares e abrange os municípios de São Paulo, Mairiporã, Guarulhos e Caieiras.
Tem cobertura de Mata Atlântica, com muita diversidade da fauna e flora. É uma unidade de proteção ambiental, também considerada a maior floresta urbana do mundo.
Entre os animais que podem ser encontrados na região estão: veados-mateiros, bichos-preguiças, quatis, macacos, gatos-do-mato.
Há ainda 200 espécies de pássaros, entre eles os tucanos-de-bico-verde, papagaios, etc.
Uma das espécies raras de tucano, ameaçada de extinção, está presente na região da Serra da Cantareira, representa uma função ecológica fundamental para a sustentabilidade, com a dispersão de sementes grandes.
Foto: Pixabay.
Que tal conhecer também as atrações da Serra da Mantiqueira? Confira o post sobre São Bento do Sapucaí.
Extensão de Viagem
A viagem para Mairiporã pode ser conjugada com Atibaia, que faz parte do roteiro Circuito das Frutas de São Paulo.
O destino é famoso pela produção de flores e morangos. Dentre seus atrativos está o melhor ponto do estado para voo livre, Pedra Grande, uma plataforma natural. Recebe visitantes em busca de esportes, de aventuras e relaxamento e tranquilidade.
A sugestão é se hospedar em um lugar especial, com incrível vista da região no Canto do Irerê Boutique Hotel. A propriedade conta com uma bonita área de piscina em meio à natureza para ouvir o canto dos pássaros.
Para ficar em alto estilo a dica é o Bourbon Atibaia Resort, com excelente infraestrutura.
Free Tour no Centro Histórico de SP
Que tal conhecer também o Centro Histórico de SP com um Free Tour? Um passeio pelos principais pontos turísticos, que você paga o que achar junto.
Como Chegar
Para chegar à Mairiporã é possível pela estrada Santa Inês, que se inicia na Zona Norte de São Paulo e cruza a Serra da Cantareira, ou Rodovia Fernão Dias.
Os viajantes que se encontram em outros estados, a sugestão é voar para o Aeroporto de Guarulhos.
Nota da Autora
Os meus agradecimentos às propriedades mencionadas pelo apoio com fotos e hospitalidade.
Veja também
Categorias: Aventura, Aves, Dia dos Namorados, Experiência, Honeymoon
Postado por: Deusa Rodrigues