Gastronomia em viagens uma explosão de sabores diferentes
27.mar.18 - atualizado em 23.jul.24
A explosão de sabores na gastronomia em viagens, ao conhecer novos destinos proporcionam inúmeras vivências, que ficam como patrimônio de nossa memória.
Eu como uma viajante apaixonada, tenho lembranças de refeições especiais, sejam elas as mais simples na rua, em restaurantes pouco conhecidos ou nos memoráveis.
Confira as comidas e os sabores de diversos lugares do mundo por onde eu passei.
Se você gosta de comer bem, leia também o post: O que fazer em Lima.
Gastronomia – Lembranças da Viagem
A gastronomia é um dos fatores importantes em viagem, afinal necessitamos nos alimentar, porém é mais que isso, é ter experiências, provar novos sabores, que farão como parte das lembranças de viagem.
Origem dos Pratos
Desde os primórdios dos tempos, os homens em suas viagens descobriram novos produtos, fizeram intercâmbios e espalharam para o mundo. Assim o macarrão que foi inventado na China, foi levado para a Itália pelo explorador Marco Polo.
A comida chinesa e japonesa estão populares, são encontradas em diversos países. A comida francesa é sinônimo de sofisticação e também está presente nos restaurantes de alta gastronomia.
O nosso Brasil não poderia ficar de fora, afinal temos uma culinária muita rica, com diversas influências desde a portuguesa, a indígena, a africana até dos povos que por aqui chegaram.
Confira agora as minhas experiências com explosão de sabores na gastronomia pelo mundo.
Conheça também os Chefs peruanos em restaurantes de São Paulo.
Origem do Nome – Gastronomia
A palavra gastronomia vem do grego antigo: gastros, estômago e nomia, lei do conhecimento. Em busca de alimentação, o homem fez experiências para preparar comidas com o melhor sabor. Muitos pratos foram inventados, pelo fato dos ingredientes serem os únicos disponíveis no momento.
Os destinos turísticos divulgam muito a boa culinária como atrativo. Há grandes “cases” de sucesso da gastronomia como fator de atração na França, na Itália, hoje no Peru e tantos outros países.
Livro De Caçador a Gourmet
Para conhecer mais, a dica é ler o livro: De Caçador a Gourmet, que relata sobre os alimentos, os rituais e os costumes até o desenvolvimento da culinária. Descreve a relação entre a cultura e a alimentação. Uma parceria entre o Blog Deusa Rodrigues, com a empresa Amazon.
Confira também o conteúdo deste Blog: Itália e as cidades mais visitadas.
Explosão de Sabores – Comida Mexicana
A comida mexicana é uma das mais diferentes que oferece uma explosão de sabores. A gastronomia tem fortes influências dos povos Astecas, Maias e outros além da herança dos colonizadores espanhóis.
A comida mexicana está popular no Brasil e principalmente nos Estados Unidos.
Booking.com
Há pratos que passam horas para feitos e levam diversos produtos. O chili, a pimenta mexicana está sempre presentes nos menus.
Há uma variedade grande como Guacamole, Tacos, Burritos e tantas outras delícias. Eu participei de um aula de como preparar o Guacamole, com um Chef em Los Cabos, adorei a experiência e o prato, mas falta um pouco de talento e dotes de cozinheira.
Há pratos que passam horas para feitos e levam diversos produtos. O chili, a pimenta mexicana está sempre presentes nos menus.
Em Puebla há pratos mais tradicionais como o Mole Poblano, uma especialidade da gastronomia local. O prato consiste num molho preparado com 30 ingredientes, entre eles chili (pimenta), especiarias diversas e também chocolate. Uma receita que tem passado por gerações.
O Restaurante Augurio em Puebla tem um excelente cardápio de delícias mexicanas e pratos mais tradicionais como o Mole Poblano.
Saiba mais nos posts:
Viagem à Puebla – a essência do México.
México – roteiro do Oceano Pacífico ao Oceano Atlântico.
Culinária Abaixo da Linha do Equador
No Hemisfério Sul há uma riqueza gastronômica irresistível, porque mescla a herança europeia com os produtos locais, sejam eles da Cordilheira do Andes.
Explosão de Sabores – Peru e o Ceviche
O Peru é sem dúvida um destino que investe na gastronomia tem ganhado diversos prêmios mundiais. A formação de jovens chefs de cozinha é uma prioridade do país.
O que elevou o nível da gastronomia no Peru, foi a criatividade aliada os ingredientes únicos.
Há uma variedade de milho, batata e outros produtos dos Andes, além de frutos do mar da melhor qualidade, característica das águas geladas do Oceano Pacífico.
Da Amazônia peruana vem a influência com os produtos da selva e modos diferentes de preparo.
O Ceviche, peixe cru marinado é a estrela do cardápio peruano, acompanhado de um pisco sour. O Ceviche está a cada dia mais popular, principalmente com os jovens. Nas grandes metrópoles do mundo, há disputados restaurantes peruanos, com excelente opções.
Leia também sobre:
Peru uma viagem transformadora.
O que fazer em Lima.
Gastronomia em Viagens pelo Chile – Frutos do Mar
A gastronomia no Chile também é muito boa, tanto os pratos da Patagônia com carne, como com frutos do mar.
A culinária tem influências variadas: da tradição indígena, da herança europeia, com a riqueza dos produtos locais, como os frutos de mar frescos da costa. Do Oceano Pacífico vem os crustáceos e principalmente o salmão.
Os pratos típicos são: Caldilho de Congrio, empanadas, Pastel de Choclo, Crahquicán e humitas, Huaso chileno, Ceviche, entre outros.
Booking.com
O serviço no Chile é excelente, o que garante também a qualidade dos restaurantes. Seja qual for o prato escolhido, regado ao um bom vinho chileno fica ainda melhor. A região de vinícolas do Chile reúne as degustações, com ótima gastronomia.
Leia sobre: Vinícola no Chile qual visitar? ; Chile paisagens deslumbrantes.
Sabores do Uruguai
A culinária Uruguai é reconhecida internacionalmente devido à Parrilha, que se destaca pela excelência, com diferentes tipos de carne na grelha.
O melhor lugar para provar a Parrilha é o Mercado del Puerto em Montevidéu.
Outro atrativo são os vinhos para acompanhar as carnes. Entre os melhores vinhos estão os da cepa Tannat, intensos e inesquecíveis. A explosão de sabores da carne, aliada ao bom vinho são um dos grandes atrativos do Uruguai.
Há tours em vinícolas pelo Uruguai, que oferecem degustação com almoço.
Uma delícia que faz sucesso no Uruguai é o doce de leite, de ótima qualidade, devido a indústria leiteira desenvolvida. Esse é um item que não falta nos cafés da manhã dos hotéis do país.
Conheça mais sobre nos posts:
O que fazer em Montevidéu.
Punta del Este – Uruguai.
O Que Comer em Bogotá
Provar Ajiaco, prato típico da região de Bogotá. É uma espécie de sopa bem consistente à base de batata que leva também frango, alcaparras e milho. É servido com arroz e abacate.
O delicioso Ajiaco , que pode ser encontrado em restaurantes do centro de Bogotá.
Uma dica em viagens à Bogotá é visitar o concorrido restaurante La Puerta Falsa. Na entrada, há balcão em que é possível comprar diversos tipos de doces e salgados locais.
Já no restaurante, que fica no andar superior, acessível por escada, é possível comer pratos típicos, como Ajiaco, certamente o mais famoso de Bogotá.
Saiba mais sobre no post: Museu do Ouro de Bogotá.
Da lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, há 2 propriedades de Bogotá: El Chato e Leo. Confira a lista de 2019.
Sabores do Brasil na Gastronomia
No Brasil diante da variedade, não há como dizer qual é prato é melhor. Os tradicionais são a nossa famosa feijoada e o churrasco, no entanto há por regiões muitas opções. A explosão de sabores na gastronomia do Brasil tem haver com a diversidade nas regiões.
No Sul a dica é provar a carne em Gramado, num ambiente semelhante a um CTG – Centro de Tradições Gaúchas, típico, autêntico a sugestão é curtir a “Noite Gaúcha”, Os visitantes são recebidos com chimarrão e após o jantar há show folclórico.
Booking.com
Outro programa imperdível em Gramado é aproveitar a gastronomia com influências europeias: para o jantar o “fondue” da “Noite Suíça”. Há também jantar com dança típica, na “Noite Alemã”.
A “comidinha mineira” é sem dúvida uma das mais saborosas, aliada as sobremesas típicas, o queijo de Minas com doce de leite ou goiabada. Veja as dicas de doces no post: Instituto Flamel – Araxá.
No Nordeste Brasileiro, a carne de sol, a macaxeira, a moqueca, o acarajé, a tapioca, estão entre os pratos deliciosos da nossa culinária.
Eu quando estou em alguma cidade nordestina, tenho que provar uma das delícias locais. Nas praias há muita opção, que eu classifico como “gastronomia pé na areia”, o peixe grelado é uma das especialidades.
Confira no posts: O que fazer em Fortaleza.
No Norte temos os produtos da Amazônia, em pratos exóticos e diferentes, como o Tacacá, o Pato a Tucupi, entre outros. Saiba mais no post: O que fazer em Manaus.
O centro do Brasil tem uma gastronomia baseada nos produtos do Cerrado Brasileiro, como o Arroz de Pequi, Empadão Goiano, entre outros.
Veja a matéria sobre: Pirenópolis – cidade histórica de Goiás.
Acompanhe o post: Viagem para o Natal Luz de Gramado.
Para conhecer mais sobre o sabores do Brasil, confira os livros do box: Tempero Brasileiro, com 5 volumes incríveis.
Gastronomia em Viagem – Pratos Exóticos
Eu viajo pelo mundo e tenho o privilégio de ter experimentado a gastronomia de diversos países. Quanto ao quesito pratos inusitados, posso mencionar a sopa de ninho de andorinhas na China e o churrasco de Kudu no Continente Africano. Gastronomia em viagens faz parte das nossas melhores experiências.
Gastronomia em Viagens pelo Japão – Frutos do mar
Em Tóquio, uma cidade cosmopolita se encontra bons restaurantes. Eu comi muito bem por lá, meu método foi me informar qual o melhor prato de cada restaurante que visitava.
Também visitei no interior do Japão os mercados de peixes, que contam com pequenos restaurantes que servem frutos do mar frescos, realmente com sabores deliciosos. O Sushi e o Sashimi viraram moda no mundo, principalmente entre os jovens.
Saiba mais no post: Viagem ao Japão: Tóquio, Kyoto, Nara, Hiroshima, Hokaido e Monte Fuji.
Gastronomia Chinesa e Curiosidades
A gastronomia chinesa é bem variada. Não há consenso entre historiadores, sobre o fato do macarrão ter sido inventado na China. O que se sabe é que por milhares de anos o macarrão faz parte da dieta chinesa.
Origem do Macarrão
Em viagem à China, ou mesmo nos países onde há colônia chinesa, é possível observar em restaurantes especializados a arte do macarrão, técnica conhecida como Mian.
É um espetáculo acompanhar o feitio do macarrão, com manobras de um chef chinês experiente, a massa é torcida, esticada, dobrada com múltiplas repetições. Vale a pena conhecer e o melhor provar, eu adorei participar de um jantar, que se transforma em um evento.
Pato Laqueado
O prato mais típico na China é o Pato Laqueado, que tem características únicas para ser feito, não dá para sair do país sem experimentar a iguaria.
Saiba mais em: China viagens e curiosidades.
Livro sobre Gastronomia Chinesa
Um livro muito interessante, Gastronomia Chinesa, a conceituada nutricionista da Inglaterra, Wynnie Chan criou versões de pratos populares com ingredientes mais nutritivos. Há um passo a passo de como preparar as delícias e 80 receitas que vale a pena conferir.
Gastronomia da Tailândia – Leve e Picante
A gastronomia Thai, tem muitos vegetais, arroz e condimentos. É uma culinária leve, condimentada e saborosa, mas deve ter uma atenção para os pratos picantes.
Há opções com macarrão de arroz frito, camarões, amendoim, molho de peixe, castanha de caju, creme de coco, especiarias diversas, etc.
Os pratos tradicionais da Tailândia são: Pad Thai, Gai Phad Med Mamuang, Khao Soy, etc.
Os tours de aula de culinária estão bem populares entre os turistas que visitam a Tailândia.
Conheça mais em: Tailândia o que fazer – um destino completo.
Gastronomia em Viagens – França Top
Na França a gastronomia é sensacional. Desde os pratos elaborados, como os mais simples. A boa comida vem da época em que a corte francesa realizava banquetes frequentes.
Depois da Revolução Francesa, chefs de cozinha dos palácios, desempregados começam a abrir seus próprios restaurantes e aí deu-se a outra revolução – a alta gastronomia francesa ficou acessível.
Na França se come muito bem, com destaque para as cidades do interior, principalmente nas regiões de vinhos: Alsácia, Borgonha e Aquitaine.
A explosão de sabores na gastronomia sofisticada da França é inesquecível durante uma viagem.
Você vai gostar de conhecer algumas dicas no post: Paris a cidade do bel-prazer.
Gastronomia na Itália – Uma das Mais Populares
A comida italiana dispensa comentários. Tudo muito bom: massas, pães, frios, vinho e sobremesas que fazem qualquer um se esquecer do regime. Um detalhe interessante é que a comida é boa, tanto em restaurantes sofisticados como nos simples.
Booking.com
Uma boa refeição italiana não poderia ficar sem os famosos “antepastos”, que são servidos para iniciar as refeições, simplesmente divinos. A culinária italiana caiu no gosto popular de todo o Planeta Terra, tanto que é possível encontrar restaurantes italianos nos mais diversos lugares do mundo.
A explosção de sabores na gastronomia italiana é uma das minhas preferidas.
Veja o post: Carnaval em Veneza.
Gastronomia em Viagens pelos Emirados Árabes
Em Dubai a comida é variada e primorosa. Os bons restaurantes estão nos hotéis pelo fato de ter permissão para bebida alcoólica.
Dubai
As grandes redes de hotéis que capricham no menu. É uma cidade cosmopolita com restaurantes de diversas partes do mundo, no entanto a maioria dos hotéis, se orgulha de ter chefs do Líbano, com menus de comidas árabes.
Booking.com
A gastronomia é excelente em Dubai, seja em grandes restaurantes como nos shopping centers.
Na sobremesa abaixo, a delicadeza do chocolate tem no centro um doce que imita pérolas, para fazer uma referência às origens de Dubai, como produtor.
Saiba mais sobre os Emirados Árabes nos posts:
Dubai – Burj ao Arab e outras dicas.
Viagem para Abu Dhabi.
Gastronomia na Turquia
A comida é deliciosa e lembra um pouco a gastronomia árabe. Dentre os pratos típicos, destaque para Testi Kebab, mistura de carne e vegetais com molho.
A Turquia é conhecida por delícias como o tarama, caviar vermelho, mexilhões recheados com arroz e especiarias. Outra boa dica é o meze, pequenas porções que incluem o pide (pequenas pizzas turcas).
Booking.com
O chá de maçã, é uma delícia e servido pós refeições, bem como em outros momentos do dia. A bebida alcóolica, o destilado anis. o raki faz parte das tradições.
Quanto às sobremesas há diversas opções como as Tâmaras secas. Uma explosão de sabores da gastronomia intensa.
Saiba mais nos posts:
Capadócia passeio de balão e hotéis em cavernas.
Viagens para a Turquia com paisagens, cultura e história.
Gastronomia Exótica de Marrocos
O Marrocos se destaca pela gastronomia exótica, que mescla os produtos locais, com um toque único e exclusivo. Dentre os pratos mais famosos estão: o Cuscuz Marroquino que é imperdível, a Bastila e o Tagine.
Booking.com
Uma gastronomia muita apreciada na Europa, onde há vários restaurantes de comida marroquina, principalmente na França.
Outro detalhe muito interessante, é observar os malabarismos na hora de servir o chá de menta ou hortelã, uma bebida deliciosa, presente em todas as refeições. Assim como o nosso cafézinho, o chá é um costume muito comum, eu adorei isso no Marrocos.
Saiba mais no post: Viagem para Casablanca e Rabat.
Gastronomia em Viagens para Portugal
A gastronomia em Portugal é levada a sério, come-se muito bem. O prato mais famoso é o bacalhau que é servido de várias maneiras, cada um mais delicioso que outro.
Os famosos pastéis de Belém são uma atração turística, não há que resista. As lanchonetes com os famosos “Travesseiros de Sintra”, são parada obrigatória para quem visita a cidade.
Quanto a bebida não pode faltar à mesa um bom vinho, como o do Porto e tantos outros. A explosão de sabores da gastronomia em Portugal é intensa.
Leia também: Portugal e os pontos turísticos.
Gastronomia em Viagens na África
Estive diversas vezes no Continente Africano e pude experimentar um pouco da comida de cada país. Tudo é muito saboroso, principalmente nos Lodges de safáris.
Esses hotéis Lodges, que são refúgios de luxo na savana, devido à localização tem necessidade de ter um bom restaurante, com chefs dedicados.
Booking.com
Os jantares, nos safáris tem várias opções e não decepcionam. Em alguns é possível comer carne de caça como de Kudu, um tipo de gastronomia em viagem diferente e inusitado.
Confira o post: Turismo de Experiência na África.
Gastronomia em Viagem Polinésia Francesa
Se come muito bem na Polinésia Francesa, porque a gastronomia é baseada na francesa, porém com toque tropical dos frutos do mar.
O prato mais típico é o “Poisson Cru”, peixe cru marinado no limão, está sempre presente nos passeios e nas opções do almoço. O peixe cru à moda tahitiana é leve e saboroso, combina com o clima das ilhas da Polinésia Francesa.
O Poisson Cru proporciona uma explosão de sabores refrescantes que combinam com o destino paradisíaco.
Conheça mais em: O que fazer na Polinésia Francesa – ilhas paradisíacas do Oceano Pacífico.
Dicas Sobre Gastronomia em Viagens
Uma dica importante é seguir as indicações recomendadas sobre os pratos de cada lugar.
Como Chegar aos Países Mencionados
Para os vários destinos mencionados há muitas opções de voos diretos ou com escalas. Confira as rotas, companhias aéreas e promoções.
Onde Ficar nos Lugares
A oferta de hotelaria pelo mundo é muito grande. Entre no link para reservar hotéis.
Veja também
Categorias: África, África do Sul, Ásia, Europa, Exótico, Experiência, França, Gastronomia, hotéis de luxo, Viagem para alma, Viagem para o corpo, Viagens
Postado por: Deusa Rodrigues