Deusa Rodrigues - Travel Agent

Cruzeiro pelo Japão uma experiência para o norte do país

14.out.14 - atualizado em 25.mar.25

Navio de cruzeiro Diamond Princess atracado, com passageiros se preparando para embarque. O cruzeiro é conhecido por suas comodidades de luxo e itinerários incríveis.

Cruzeiro pelo Japão no Diamond Princess pelo Norte do país até a Rússia.

Depois do desembarque é possível conjugar a viagem para conhecer as cidades turísticas.

Finalizar em alto estilo na moderna Tóquio, uma experiência incrível na terra do sol nascente.

Confira as dicas que preparei.

Você vai gostar de ler também: O que fazer em Tóquio.

Deusa Rodrigues em frente a um grande navio de cruzeiro pelo Japão no porto, destacando a atmosfera de viagem e aventura em um cenário de lazer.

Vantagens em Viajar com Cruzeiro

No Cruzeiro pelo  Japão, há algumas vantagens como o custo benefício de tempo, se pode conhecer várias cidades, sem a burocracia dos embarques e desembarques dos aeroportos.

Imagem de um navio de um cruzeiro grande pelo Japão, com botes salva-vidas visíveis e uma área de embarque, representando viagens marítimas e turismo.

Custo-benefício dos Cruzeiros

O melhor é o custo-benefício do tempo, uma vez que não há espera nos aeroportos e em hotéis com check-in e check-out.

Há a tranquilidade de se ter todas as refeições, vários entretenimentos dentro do navio, além da possibilidade de conhecer várias cidades em pouco tempo.

Escalas

Nas escalas do navio, em cada porto da rota do cruzeiro, há possibilidades de fazer os passeios opcionais. Em geral as companhias marítimos vendem os tours, que são feitos em sua maioria em grupos especiais para o navio.

No caso do Cruzeiro pelo Japão é uma das melhores maneiras de conhecer Hokkaido no norte do país.

Deusa Rodrigues e um Grupo de amigos idosos sorrindo e se divertindo ao ar livre, combinando roupas coloridas e chapéus, refletindo alegria e companheirismo, no porto para embarcar em um cruzeiro pelo Japão.

Passeios em Cada Porto

Os passeios em cada porto,  possibilitam visitar as melhores atrações de cada cidade, com a tranquilidade de um guia a bordo de ônibus ou van e dentro dos horários estabelecidos para o retorno.

A possibilidade de fazer paradas em várias regiões é uma das maneiras de conhecer melhor o país, no Cruzeiro pelo Japão.

Deusa Rodrigues em frente ao navio de cruzeiro Diamond Princess que faz a Rota do Japão. A cena mostra segurança e movimentação no local com bela paisagem ao fundo.

Você vai gostar de ler também sobre: Cruzeiro pelo Rio Reno.

Chegada à Tóquio

Cheguei ao  Japão depois de passar 02 noites na praia de Dubai, nos Resorts Madinat e Jumeirah Beach, ao lado do icônico Hotel Burj al Arab, através da Emirates para Tóquio com um grupo de brasileiros.

Yokohama – Embarque do Cruzeiro pelo Japão

Passamos 01 noite em Tóquio e seguimos para o porto de Yokohama para embarcar no Diamond Princess. Após os trâmites de embarque, fomos curtir a cabine e conhecer as demais dependências do navio.

Imagem de um cruzeiro ancorado em um porto sob um céu azul, com bandeirinhas decorativas e mar calmo. Cruzeiro pelo Japão.

Adoro essa experiência de estar em um navio com um grupo de amigos: sair pela manhã para tours, voltar e almoçar e descansar.

Vista deslumbrante do Monte Fuji ao fundo, com edifícios e estruturas portuárias em primeiro plano, mostrando a beleza do Japão.

O programa no cruzeiro à noite era encontrar o pessoal do grupo para um drink ao lado do piano seguido de um jantar elegante. Essa foi minha rotina por 9 noites rumo ao norte do Japão, até chegar na Rússia.

O Cruzeiro pelo  Japão é com certeza uma viagem inesquecível.

Imagem do navio de cruzeiro Diamond Princess, destacando sua estrutura impressionante e design elegante, ideal para viagens no mar. Cruzeiro pelo Japão.

 

Leia também sobre a experiência em viagem de: Cruzeiro pelo Mediterrâneo.

Rota do Cruzeiro – Encantos do Japão

Eu realizei a viagem pela rota Encantos do Japão com o navio Diamond Princess,  com saída de Yokohama para o norte do Japão, passando pela Ilha de Hokkaido até a divisa da Rússia.

Os principais pontos da rota são:

Aomori, Otaru, Hakodate e Rússia

Mapa ilustrativo das principais cidades e rotas do Cruzeiro pelo Japão e a Rússia, incluindo Porto de Korsakov, Otaru, Hakodate, Aomori e Tokyo.

A Princess Cruise oferece outras 2 rotas, uma que inclui o Norte e Sul do Japão e outra com Japão e Taiwan.

Tours Organizados pela Princess Cruises

Nos tours organizados pela Princess Cruises, passamos por belas cidades do norte como Aomori e Otaru, Hakodate na ilha de Hokkaido.

Deusa Rodrigues em um dia ensolarado, em uma praça com mesas de madeira e uma faixa que anuncia sorvete artesanal, capturando um momento de lazer.

Nos perdemos nos mercados de peixes, nas ruelas dos mercados locais com muita comida e lembrancinhas.

Acompanhe o post: Singapura e os pontos turísticos.

Vendedora animada em mercado mostrando caranguejos frescos em exibição. Ambiente vibrante com variedade de frutos do mar disponíveis para venda.

Vista panorâmica da cidade costeira com mar ao fundo, mostrando a beleza natural e urbana do local. Imagem ideal para turismo. Uma das escalas do Cruzeiro pelo Japão.

Os países da Indochina também são grandes experiências, acompanhe o post: Viagem para Tailândia, Vietnam e Cambodia.

Korsakov – Ilha Russa de Sakhalin

Em Korsakov, na ilha russa de Sakhalin, nos deparamos com um lugar remoto e esquecido do país que tudo faz lembrar os tempos da guerra fria.

Visitamos uma Igreja Ortodoxa muito bonita, um dos pontos turísticos desse remoto lugar. De modo geral a cidade tem um visual do passado da antiga União Soviética.

Passeios por Hakodate  – Cruzeiro Cruzeiro pelo Japão

O mercado de peixes Morning Market da cidade de Hakodate foi um dos pontos altos dos passeios do cruzeiro na viagem ao Japão.

Deusa Rodrigues em um mirante, com vista panorâmica de uma cidade e do mar ao fundo, tirando uma foto com a câmera. Em uma escala do Cruzeiro pelo Japão.

Lá há grande variedade de peixes e frutos do mar, realmente uma experiência para conhecer a cultura.

Em geral os mercados contam com restaurantes com ótimos preços e gastronomia típica.

Uma deliciosa tigela de comida japonesa com camarões empanados, acompanhada de guarnições e em um recipiente vermelho atraente.

 

A Ásia tem várias possibilidades de viagem. Leia também sobre: Passagem para a Índia.

Deusa Rodrigues sentada em frente a uma loja de alimentos, destacando produtos e cartazes em japonês, sugerindo uma experiência cultural rica e autêntica.

Saiba mais no post: O que fazer em Hokkaido.

Atividades a Bordo

Os navios de cruzeiros marítimos oferecem diversas atividades a bordo, com shows, festas, atividades esportivas, piscina, SPA, compras, etc. Há muito o que aproveitar, além das escalas com passeios para conhecer cada região.

Pôr do Sol no Deck

As pessoas que viajam de cruzeiro podem aproveitar o pôr do sol em várias ocasiões, assim como observar do deck as paisagens que mudam a cada momento e em cada porto.

Depois que o sol se põe é o horário para tomar uma cerveja local, a Sapporo e aguardar o jantar, assim como eu fiz.

Imagem de um pôr do sol à beira-mar ao lado de uma garrafa de cerveja Sapporo e um copo, simbolizando momentos de relaxamento e apreciação durante o Cruzeiro pelo Japão.

Festas no Navio

No cruzeiro pelo Japão houveram bons momentos a bordo, como a hora do drink ao lado do pianista para em seguida curtir os memoráveis jantares.

Deusa Rodrigues em um cruzeiro, com um fundo colorido de balões em uma área de entretenimento, mostrando uma atmosfera festiva e divertida.

Em uma das festas oferecidas, havia boa música e finalizou com chuva de bolas coloridas, que cairam do teto, para alegrar o ambiente.

Ambiente luxuoso de navio de cruzeiro com uma impressionante decoração de balões coloridos pendurados no teto e escadas ao fundo. Deusa Rodrigues na frente.

Imagem vibrante de uma festa animada com balões coloridos, mostrando uma grande quantidade de pessoas se divertindo em um ambiente festivo.

Deck à Noite

Houve também uma animada festa no deck à noite, ao ar livre com música e até confete. São essas experiências que tornam a viagem de cruzeiro inesquecíveis.

Festa animada a bordo de um cruzeiro da Princess Cruises, com pessoas dançando e se divertindo sob iluminação colorida e decoração festiva.

Noite do Comandante

A noite do comandante é um momento muito esperado, onde os viajantes colocam suas melhores roupas para curtir um jantar para lá de especial, eu adorei o prato de macarrão com frutos do mar, simplesmente divino.

Deliciosa massa com molho de tomate e mariscos, um prato saboroso ideal para amantes da culinária italiana.

Os navios sabem fazer a noite do comandante inesquecível, muitas vezes no final do jantar, chegam os garçons com vários bolos e com velinhas acesas para comemorar.

Gastronomia

A gastronomia nos cruzeiros marítimos é espetacular. A comilança nos cruzeiros faz todo mundo sair do regime, a começar pelo farto café da manhã. Para o almoço funciona o buffett de saladas e pratos quentes, bem como lanches.

Os jantares são mais formais e com pratos elaborados, como lagosta, entre outros.

Deliciosa lagosta grelhada servida sobre uma cama de espinafre. Uma apresentação sofisticada que destaca o sabor e a textura do prato, perfeita para amantes de frutos do mar.

Sobre o Navio Diamond Princess

Um grande navio de cruzeiro ancorado em um cais de madeira, com bandeiras coloridas na parte superior e pessoas caminhando ao fundo, criando uma atmosfera de viagem e exploração.

Confira os principais dados técnicos do Navio Diamond Princess.

Construído/Remodelação: 2004 / Fevereiro 2019

Idioma/Moeda: Inglês / Dólares

Passageiros – 2.670

Tripulação – 1.100

Toneladas – 115,875

Eslora – 290 metros

Manga –  62 metros

Decks – 18

Camarotes – 1,337

Vista panorâmica da cidade com prédios e barcos, destacando o harmonioso contraste entre a natureza urbana e o rio.

Viagem de Extensão Pós Cruzeiro Marítimo

A viagem de cruzeiro marítimo ao Japão fica ainda melhor se após o desembarque em Yokohama, seguir para conhecer as cidades turísticas. Eu fiz isso e conheci os melhores lugares.

Monte Fuji – Ícone do Japão

Quando o cruzeiro acabou, fomos para Hakone para conhecer o Monte Fuji, que infelizmente estava encoberto.

O Monte Fuji está a 3776 metros acima do nível do mar e sempre há neve no topo. É o maior entre os 225 vulcões existentes no país, sendo que pode ser visto a até 100 quilômetros de distância.

Para os japoneses, o Monte Fuji é um símbolo importante e muitos fazem caminhadas de 5 horas num ritual de purificação espiritual até a 10ª estação.

Para os turistas em geral, os tours vão até a 5ª estação. É nesse ponto que as pessoas que fazem trekking param algumas horas para se ambientar e se abastecer. Há vários restaurantes, lojas de souvenir e agasalhos e muito movimento.

O passeio segue até o Lago Ashinoko em Hakone, com um belo cruzeiro de 30 minutos. Um ponto turístico icônico na viagem ao Japão.

Confira também o post: O que fazer na Tailândia.

Foto do Monte Fuji refletindo nas águas calmas de um lago, com uma paisagem serena ao fundo e árvores ao lado, representando a beleza natural do Japão.

 

Kyoto – Cidade Típica

No final do dia, embarcamos no impressionante trem bala com destino a Kyoto. Ficamos hospedados em Kyoto e visitamos as outras cidades via trem bala. Essa cidade realmente é linda, com muitos lugares típicos e templos.

Kyoto é sem dúvida a cidade mais típica do Japão, sendo muito rica em tradições históricas. Foi capital e, por esse motivo, tem palácios e templos medievais imponentes com magníficos jardins.

Destaque para o Castelo de Nijo, o Templo Dourado, a antiga casa de campo Xogun e o bairro Gion. O centro antigo da cidade é onde vivem as gueixas.

Imagem de pontos turísticos do Japão, incluindo portões torii, templos e paisagens naturais, destacando a beleza e cultura japonesa.

 

Castelo de Nijo – Patrimônio UNESCO na viagem ao Japão

É um dos principais atrativos de Kyoto. Está catalogado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Foi construído por ordem de Tokugawa Ieyasu, durante o Shogunato Tokugawa, como residência.

O complexo tem 275 metros quadrados. Internamente as paredes, tetos e portas são ricamente ornamentados com bonitos exemplares da pintura japonesa.

Um interessante detalhe é quanto ao assoalho, muito delicado que denunciava qualquer mínimo barulho, para denunciar invasores.

Arco ornamentado de um templo tradicional japonês, apresentando detalhes elaborados e cores vibrantes, rodeado por visitantes.

Hiroshima – Momento Histórico

A partir de Kyoto, fomos de trem bala à Hiroshima. Esse certamente foi um momento muito emocionante da viagem, pois a visita ao Museu e Memorial da Paz fez com que todos refletissem sobre os horrores da guerra, de modo que o homem deve aprender a nunca mais fazer o uso da bomba atômica ou algo parecido.

Museu e Memorial da Paz – Hiroshima

A cidade de Hiroshima é linda, principalmente junto ao Museu e Memorial da Paz.

Depois da bomba atômica, em agosto de 1945, ficou em pé restos de um pequeno prédio, que se tornou símbolo da paz. Ao seu entorno estão o parque e o museu.

Vista do Memorial da Paz de Hiroshima, um importante marco histórico, representando a reconstrução e a memória da cidade após a bomba atômica.

Sobre a História de Hiroshima

Em 1936, o país assinou o pacto com a Alemanha Nazista, juntando-se às Potências do Eixo em 1941, ano em que a base naval americana de Pearl Harbor foi atacada. Esse evento fez com que os Estados Unidos entrassem na guerra.

Já ao seu final, em 1945, há o uso da bomba atômica em Hiroshima e Nagazaki. A rendição japonesa veio em agosto daquele ano.

Com isso, o país deixou de ser uma nação bélica e houve um intenso trabalho de recuperação econômica e modernização.

Visitar Hiroshima é muito emocionante, para conhecer um pouco da história mundial, um ponto alto na viagem ao Japão.

Imagem do Monumento da Paz em Hiroshima, simbolizando a busca pela paz e reflexões sobre a guerra. As flores em primeiro plano transmitem respeito e homenagem.

Miyajima

A partir de Hiroshima é possível pegar uma embarcação por 20 minutos e conhecer a ilha sagrada de Miyajima, com um dos templos mais bonitos do Japão, o santuário xintoísta Itskushima, cercado de restaurantes e lojas típicas.

Imagem de um torii à beira da água, cercado por montanhas e céu nublado, representando a beleza natural do Japão.

Nara – Templos do Buda

Nara faz parte dos roteiros tradicionais do Japão, e os principais pontos turísticos são: Todaiji, que abriga uma colossal imagem do Buda construída em bronze e fundida no ano de 794, e o Nara Park.

Vista de um castelo com flores de cerejeira em primeiro plano, ideal para ilustrar a beleza da arquitetura japonesa na primavera.

 

Sobre os templos: os xintoístas, que tem como principal característica o culto à natureza, ligados a um ser supremo. Já os templos budistas são cerimoniais, para marcar momentos importantes da vida.

Tóquio – Modernidade e Tradição

Na nossa última parada no Japão ficamos 2 noites em Tóquio. Como há muito a conhecer, recomendo ficar pelo menos 5 noites. É uma cidade muito vibrante e pode agradar a todos, principalmente os jovens, pela modernidade.

A experiência de conhecer esse país moderno, com cidades limpas, palácios, templos medievais e um povo extremamente educado, foi inesquecível. O Japão concilia a modernidade e as tradições de forma muito especial.

Metrópole Ímperdível

Tóquio, é uma metrópole com 9 milhões de habitantes, sendo que a Grande Tóquio na vivem 37 milhões de pessoas. É uma cidade muito atraente, sendo que no centro há várias atrações, como o Palácio Imperial dentro de um lindo parque. O teatro imperial é em estilo ocidental, com apresentações de peças e musicais renomados.

A Tokyo Tower tem uma estrutura vermelha que domina a vista da cidade. A nova Tóquio, é um bairro moderno, aonde o destaque é para o prédio da T.V., o shopping center e uma incrível vista da baía.

Rua movimentada repleta de edifícios altos e letreiros coloridos em uma grande cidade, mostrando a vida urbana e o comércio. Ideal para explorar a cultura local.

 

Bairros de Tóquio

Ginza compras em alto estilo é o bairro chic e luxuoso, com várias ruas e avenidas largas estilo a Quinta Avenida. São muitas as lojas de grifes renomadas, sendo excelente para compras.

Akihabara – Paraíso dos Eletrônicos

Akihabara é o paraíso dos eletrônicos, games, vídeos e lojas de manga. Os letreiros luminosos e as cores impactam muito.

O bairro de Shinjuku é centro comercial e administrativo, com inúmeras lojas e restaurantes, muito interessante também para compras mais populares.

Conta com a estação do metrô mais movimentada do mundo: transitam por lá milhões de pessoas todos os dias e noites.

Shibuya – Cruzamento Muito Louco

Shibuya é o cruzamento mais louco que existe. Há 8 semáforos que fecham ao mesmo tempo e as pessoas cruzam em várias direções juntas. Trata-se, sem dúvida, do mais lotado do mundo e deixa “Times Square no chinelo”.

Em volta há muitos prédios modernos, lojas e restaurantes. Há muitas luzes, telas gigantescas com publicidade e gente, muita gente que circula por lá.

Em frente à estação de Metrô de Shibuya há um ponto turístico, devido a uma estátua do cachorro Hadi ou Hachiko. Reza a lenda que ele vinha todos os dias encontrar seu dono e, mesmo depois de sua morte, continuou por 11 anos a mesma rotina.

A história foi inclusive tema do filme de Hollywood “Sempre ao seu lado”. É irresistível fazer uma foto ao lado da estátua.

Movimento intenso na famosa interseção de Shibuya em Tóquio, com muitas pessoas atravessando a rua e telões exibindo anúncios.

 

Onde se Hospedar em Tóquio – Japão

A cidade de Tóquio conta com inúmeras opções de hotéis. Eu recomendo alguns.

Veja as ofertas de hotéis em Tóquio.


Booking.com

Keio Plaza é um hotel categoria primeira, com ótima localização em Shibuya, e perfeito para caminhar e fazer compras. Conta com vários restaurantes, sendo um deles na cobertura com linda vista da cidade. O hotel é conectado a estação de trem e metrô.

New Otani Tokyo Main hotel categoria luxo, destaca-se por estar próximo ao Palácio Imperial e pelos jardins.

Mandarin Oriental – novo e categoria luxo especial, muito elegante e bem decorado, considerado um dos melhores de Tóquio. O hotel está localizado em Ginza e, no seu sub solo, encontra-se uma estação de Metrô.

Imagem de um luxuoso spa com duas mesas de massagem e vista panorâmica da cidade ao entardecer, ideal para relaxamento e bem-estar.

 

Hospedagem em Kyoto – Japão

Veja hotéis em Kyoto com bons preços.


Booking.com

Miyako – é um hotel bem localizado ao lado da estação de trem e de um shopping center.

Como Chegar ao Japão

Há diversas maneiras de chegar ao Japão com conexões pela Ásia, África, Europa ou Estados Unidos.

Uma das rotas para o Japão é com a Emirates via Dubai. 

Trem Bala e Metrô do Japão

Uma das grandes experiências é utilizar os modernos trem bala, Shinkansen, que atinge 300 quilômetros por hora.  Não tem espaço para malas grandes, somente é possível embarcar com as pequenas.

Imagem de um trem de alta velocidade na plataforma, destacando suas características modernas e design aerodinâmico.

As operadoras de turismo contam com o serviço de despachar malas grandes de caminhão para a próxima cidade, sendo que o turista leva no trem somente uma mala de mão.

Utilizar o metrô, devido ao custo alto dos táxis e trânsito intenso. Veja o mapa abaixo, não é fácil, mas é possível utilizar com muita observação.

Mapa do metrô de Tóquio, mostrando as várias linhas e estações em um formato colorido e detalhado, ideal para navegação na cidade.

 

Melhor Época

Entre abril e maio é o auge da florada das cerejeiras. É a melhor época para visitar o Japão, sendo considerada alta estação.

Piqueniques em um grande parque durante a floração das cerejeiras, com muitas pessoas aproveitando o dia ensolarado.

 

Durante o outono os tons de vermelho dão um toque especial às paisagens. Considerado também um dos melhores períodos, saiba mais no post: Viagem no Outono.

No verão tudo fica encantador. O inverno é bastante rigoroso.

Isenção de Visto Brasil-Japão

A não obrigatoriedade de emissão de vistos vai permitir que turistas japoneses visitem o Brasil sem a necessidade do documento por até 90 dias.

O mesmo vale para brasileiros que desejem ir para o Japão pelo mesmo período. A medida vale a partir do dia 30 de setembro de 2023 e terá validade inicial de três anos.

Dicas para Viagem ao Japão

O Japão é um país totalmente diferente do que conhecemos no Ocidente. Há incríveis detalhes da cultura e do dia-a-dia que fascina os viajantes.

Veja minhas dicas para aproveitar ainda mais a experiência na terra do sol nascente:

Observar a educação do povo japonês, um detalhe encantador.

Imagem representando diversos aspectos da cultura japonesa, incluindo lanternas tradicionais, um horizonte urbano iluminado ao entardecer e flores de cerejeira em um templo. Ideal para apreciar a beleza e a modernidade do Japão.

 

Aprenda a levar seu lixo consigo. É difícil encontrar latas de lixo pelo Japão, devido um detalhe de segurança.

Assim os japoneses estão acostumados a carregar o lixo para descartar nos locais apropriados. Eu depois de 2 semanas pelo Japão aprendi a guardar o meu lixo e levar para o hotel.

Aqui no Brasil a colônia japonesa se faz presente com vários eventos como o: Festival do Japão.

Os vasos sanitários, são totalmente high tech com várias funções higiênicas, sendo uma atração à parte, principalmente em hotéis.

O Que Comprar no Japão

Comprar um chip de celular com linha do Japão: o custo vale a pena.

Fazer compras na UNIQLO, uma rede de lojas de roupas de departamento, com ótimos preços e presente também em Nova York, Londres, etc.

Arara de camisetas coloridas exibindo diversas estampas, com destaque para Hello Kitty e Woody, em loja de roupas.

 

Onde Comer em Tóquio

Almoçar em Akihabara- Tóquio, em um dos pequenos restaurantes do mundo dos Mangás, as populares histórias em quadrinho japonesa.

Nesses pequenos restaurantes, as garçonetes ficam vestidas de personagens, a decoração é toda em tons pastel e há performance de música. Trata-se de uma experiência única, mas é preciso fazer reserva com antecedência.

Experimentar a variada comida japonesa, principalmente os doces. O melhor lugar de encontrá-los é nas estações de metrô e trem.

Quando o assunto é sobre comida, confira o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

Japão – Terra do Sol Nascente

No idioma japonês, Japão se traduz por Nihon ou Nippon, origem do sol e terra do sol nascente, devido à proximidade com o ponto do oceano onde o primeiro raiar do sol do dia aparece no globo terrestre.

Há muitos encantos no país, formado de centenas de ilhas, sendo as 4 principais Honshu (aonde se localiza Tóquio), Shikoku, Kyushu e Hokkaido. O território é somente 30% ocupado, sendo que o restante dos 70% são montanhas.

A viagem do Japão é ideal para conjugar com China. Acompanhe os posts:

Ano novo Chinês.
China viagens e curiosidades.

Arriscar Umas Palavras em Japonês

Ariscar palavras em japonês como: arigatô, gozaimasu (muito obrigado), Pim Pom Pim (ótimo, muito bem, uma expressão de alegria), sayohara (até logo). Colocar a palavra San para se referir à pessoa (significa senhor ou senhora).

  1. Alessandra disse:

    Deusa querida,
    Essa viagem ao Japão foi simplesmente fantástica. Um aprendizado de extrema importância. Os japoneses nos mostraram que mesmo vivendo em um país pequeno e com grande concentração de pessoas, a manutenção da ordem, da organização, da limpeza, são possíveis. Vivenciamos uma cultura completamente diferente da nossa, mas repleta de riquezas, com valores diversos, os quais foram adquiridos ao longo dos séculos diante de alguns sofrimentos, mas que o sorriso no rosto jamais deixa de estar presente na face nipônica.
    Voltamos energizados após as visitas aos templos, um mais belo que o outro.
    Muito obrigada pela oportunidade em fazer parte do seleto grupo que visitou o Japão, conheçou o país de forma completa e hoje pode recomendá-lo com propriedade a todos os nossos clientes.
    Arigato Gozaimasu
    Ale San

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2025 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel