Complexo da Sabiaguaba o novo ponto turístico de Fortaleza
03.set.23 - atualizado em 28.jun.24
O Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba que se localiza depois da Praia do Futuro, é a novidade em Fortaleza.
O Polo Gastronômico reúne várias opções para saborear a comida do Nordeste à beira do Rio Cocó, em uma bonita área de preservação ambiental.
Eu fui conferir para contar os detalhes.
Você vai gostar de ler também sobre: O que fazer em Fortaleza.
Sobre o Complexo da Sabiaguaba
O local tornou-se um importante ponto turístico, para conhecer a comida regional com uma bonita vista do rio Cocó.
Realizado pela Secretaria de Meio Ambiente do Ceará – SEMA, foi inaugurado em 2022, procura integrar a natureza, com a cultura e gastronomia.
O projeto arquitetônico lembra pontos turísticos de exterior, tendo de um lado a paisagem do rio e do outro as dunas, que recebem muitos visitantes no final do dia para observar o pôr do sol.
Confira o Tour pelas Melhores Praias do Ceará.
O Que Encontrar no Complexo da Sabiaguaba
O Complexo de Sabiaguaba reúne 17 quiosques que servem os pratos típicos da culinária cearense, como carne de sol, baião de dois, tapioca, caranguejo e camarão, além de bebidas, sorvetes e sobremesas.
Os preços são mais acessíveis em relação à algumas barracas de praia famosas da Praia do Futuro.
Aos finais de semana é possível encontrar música ao vivo, com apresentações de bandas e oficinas culturais.
O pôr do sol com vista para o Rio Cocó é um dos melhores momentos, inclusive onde a ocupação do Complexo é maior.
Polo Educação Ambiental e Ecoturismo
O local é acima de tudo, um Polo de Educação Ambiental e Ecoturismo, o pequeno memorial mostra um pouco da biodiversidade da região.
Há passeios de barco, trilhas ecológicas e atividades educativas para preservação da natureza.
Passeios de Barco no Complexo da Sabiaguaba
Há um pequeno pier de onde sai o passeio pequeno de barco para conhecer a região.
Centro de Memória – Raízes da Sabiaguaba
O Centro de Memória Raízes da Sabiaguaba está dentro do Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiagua, e funciona de segunda a domingo, das 10h00 às 22h00. Às terças é fechado para manutenção.
Como uma espécie de museu, o espaço conta com 100 metros quadrados, divididos em estações baseadas nas fases da lua. A primeira parada é a Lua Nova, mostra a ancestralidade do povo da Sabiaguaba com evidências arqueológicas.
Nas dunas que estão ao lado do Complexo foram encontradas as peças ceramistas pré-históricas, de grupos de quatro mil anos atrás. A região é de mangue e há homenagem com nomes de pessoas da comunidade.
Na seção Lua Crescente há fotos e objetos, onde o destaque é para o dia-a-dia das pessoas e seus instrumentos de trabalho. No setor Lua Cheia mostra as atividades ligadas à pesca, principalmente de mariscos.
O memorial finaliza com a exposição Lua Minguante, com mostra de fotos sobre a vida das pessoas nessa região, que está próxima do bairro Caça e Pesca, onde a sobrevivência por anos, dependeu do rio, do mangue e do mar.
Um detalhe bastante interessante é observar a réplica de uma casa singela, reprodução das moradias da região no passado.
Bosque Rozimar
O Bosque Rozimar é um recanto encantador no Complexo da Sabiaguaba, com árvores nativas, balanços e trilhas. Um lugar perfeito para levar as crianças no final da tarde.
O nome homenageia Rozimar Maurício de Sousa, um dos líderes da comunidade, falecido em 07 de Janeiro de 2020. Foi uma pessoa que defendeu as políticas da região.
Achei interessante que o Complexo da Sabiaguaba como um todo, há uma consciência de integração ambiental e com a comunidade.
Origem do Nome Sabiaguaba
Esse nome pitoresco sempre chamou a minha atenção desde que conheci a região há muito tempo. A origem da palavra tupi Sabiaguaba, significa lugar onde os Sabiás comem.
Encontro do Rio com o Mar
Essa região anteriormente contava com algumas barracas bem primitivas, para atender aos turistas.
Depois da construção da ponte, houve um progresso da área. O lado oposto ao Complexo de Sabiaguaba, quando se cruza a ponte é possível observar outro polo, onde o rio encontra o mar, no entanto, com barracas de praia bem simples.
Foz Rio Coco
O Rio Coco cruza a cidade de Fortaleza, nasce na Serra da Aratanha, no município de Pacatuba. A foz, onde o rio deságua é no Oceano Atlântico, na Praia de Sabiaguaba.
Conta com cerca de 50 quilômetros de extensão e atravessa três municípios: Pacatuba, Maracanaú e Fortaleza.
Na área central da cidade, próximo do bairro de Aldeota há o Parque Estadual do Coco, que inclui de ciclovias, trilhas, calçadas e áreas de lazer. Considerado um dos maiores parques em área urbana do Norte e do Nordeste, com 1.581,29 hectares.
Pôr do Sol nas Dunas da Sabiaguaba
As Dunas de Sabiaguaba são uma formação natural de areias brancas e finas, emolduradas pelo vento.
Se localizam bem junto à avenida Sabiaguaba, a cerca de 20 quilômetros do centro de Fortaleza. No final da tarde muitas pessoas sobem as dunas para curtir a bela paisagem do pôr do sol e abaixo o Rio Coco.
Como Chegar em Sabiaguaba
Uma das maneiras de chegar é seguir pela Avenida Dioguinho na Praia do Futuro, cruzar a ponte, passar pela placa indicativa do bairro e seguir pela Avenida Sabiaguaba.
Para chegar em Fortaleza confira no banner abaixo as promoções para compra das passagens aéreas e também Seguro Viagem.
Onde Ficar em Fortaleza
A hospedagem no Vila Galé Fortaleza é uma ótima experiência no Ceará e fica a 15 minutos da Sabiaguaba.
O hotel está localizado na Praia do Futuro, a melhor para banho de mar na cidade. Um dos destaques é o fato de ser pé na areia, além de contar com um ótima estrutura, como a Cervejaria Portuguesa.
Esse é o lugar que tenho me hospedado com frequência ao longo dos anos, saiba mais no post Experiência de Hospedagem no Vila Galé.
Booking.com
Eu gosto do design da piscina, que também lembra motivos tribais e principalmente pelo serviço do bar, que oferece bebidas e petiscos.
Praia do Futuro
A Praia do Futuro é um bairro na área leste da cidade de Fortaleza, com 10 quilômetros de extensão, com areia fina e branca.
A cor do mar chama a atenção dos viajantes, pelo tom azul-esverdeado ficou conhecida como “verdes mares”, inclusive nome da emissora de T.V. local.
A dica é curtir o banho de mar e almoçar em uma das barracas de praia e seguir para Sabiaguaba no final da tarde.
Passeios em Fortaleza
Fortaleza oferece diversos passeios, tanto para a Praia do Futuro, como para as praias do Litoral Leste e Oeste, cada uma mais bonita que a outra.
Conheça os Melhores Passeios de Fortaleza.
Confira também as 13 paradisíacas praias no post Litoral Cearense.
Outro polo de gastronomia, ideal para o jantar é a Vila de Cumbuco, que se localiza em Caucaia, um município vizinho que está 28 quilômetros de Fortaleza. Eu visitei pela segunda vez e atualizei o conteúdo com os melhores restaurantes e bares.
Veja também
Categorias: América do Sul, Aves, belas paisagens, Brasil, Experiências, Praia, verão no Brasil
Postado por: Deusa Rodrigues