Casarões de São Paulo que viraram atrações turísticas
24.mar.24 - atualizado em 26.out.24
Casarões de SP que são atrações turísticas, é um mergulho na riqueza da arquitetura como uma jornada no tempo para os visitantes.
Eu como uma paulistana, adoro conhecer esses locais, herança histórica da cidade.
Confira as dicas que eu selecionei pelas minhas andanças!
Você vai gostar de ler também sobre O que fazer na avenida Paulista.
Foto tirada na ante sala do Instituo Artium com mobília de época preservada.
Museu Casa Mário de Andrade – Barra Funda
O Museu Casa Mário de Andrade está localizado na Rua Lopes Chaves, 546 na Barra Funda, área central de São Paulo.
Um dos bonitos casarões de São Paulo que viraram atração turística foi restaurado e incorporado à duas residências vizinhas que eram da família do escritor, com um total de 782.67 metros quadrados de área útil.
Mostra do Museu
A mostra apresenta móveis, fotos e objetos de Mário de Andrade, um artista multifacetado. Foi um dos importantes escritores brasileiros do século XX, conhecido por obra Macunaíma, marco do Movimento Modernista.
No casarão há detalhes também sua atuação do artista na música, folclore e gestão cultural. Há um simpático café, de onde se observa o jardim com um bonito grafite. A entrada e programação do Museu é gratuita.
Casarão Instituto Artium – Higienópolis
O Instituto Artium de Cultura é pouco conhecido, primeiro por ser relativamente novo, segundo por estar no miolo de Higienópolis, na Rua Piauí, 874, de frente do Parque Buenos Aires.
Está localizado em um dos casarões de SP, que são atrações turísticas, o Palacete histórico Stahl. Fundado em 2019 e inaugurado em 2020, o Instituto Artium de Cultura se dedica a democratizar o acesso à cultura, oferecendo exposições de artistas renomados.
A entrada ladeada pelo corredor de pedras é um dos pontos altos da construção.
Programação e Atrações
O Instituto Artium oferece uma programação cultural diversificada, além das exposições de artes visuais, há também teatro, música, cinema, palestras e cursos.
Eu fui conferir a exposição Lampejar de José Bechara, que utiliza a oxidação do cobre como elemento para as obras, cujo o efeito é sensacional, como esses painéis na sala principal do casarão.
Detalhes da Arquitetura e Decoração
O Palacete foi construído pela família Stahl, a arquitetura tem estilo Luís XVI, que foi modernizado entre 1920 e 1921 e tombado pelo Condephaat em 2005. Atualmente ele apresenta essa bonita intervenção artística, com círculos em vermelho na parte externa.
O teto é todo trabalhado, assim como as colunas, com uma decoração interna muito bem preservada. Todos os detalhes mostram a imponência do estilo da época. O casarão ficou muito tempo fechado, até que uma senhora do bairro adquiriu e remodelou.
A cobertura da varanda por vidro, é ornamentada por folhagens é um espaço muito bonito.
O casarão foi construído para ser a casa do Cônsul da Suécia no começo do século passado, depois abrigou o Cônsul do Japão, que deixou como herança o jardim oriental.
Visitação Grátis
A visitação é grátis, basta fazer inscrição pelo site. Há um serviço acompanhamento onde um colaborador do Instituto Artium dá detalhes sobre as exposições.
Praça Buenos Aires
O Instituto Artium fica em frente do Bonito Parque Buenos Aires, um dos locais onde aos finais de semana acontecem piqueniques na grama e recebem vários visitantes. Conta com algumas obras artísticas, como Os Emigrantes de Lasar Segall.
Casarão Nhonhô Magalhães – Higienópolis
O Casarão Nhonhô Magalhães, é o palacete imponente localizado na na esquina da Avenida Higienópolis com a Rua Albuquerque Lins, no número 758, em São Paulo. O imóvel é um patrimônio histórico tombado.
A construção foi encomendada por um dos Barões do Café, Leôncio de Magalhães, conhecido como Nhonhô, iniciada em 1927 e que não economizou em materiais vindos da Europa.
O patriarca da família Magalhães não chegou a viver no casarão porque faleceu antes, no entanto, os seus herdeiros ocuparam a mansão até 1974. Posteriormente passou para o Governo do Estado de São Paulo, que instalou lá a sede da Secretaria de Segurança Pública até 2005.
Hoje o local é a Casa Higienópolis, um espaço para eventos corporativos, sociais que pertence ao Shopping Higienópolis e não há visitação, somente no Paço das Artes, espaço que abrigou a antiga garagem da construção, confira abaixo.
Conheça as atrações e restaurantes de Higienópolis e Vilaboim.
Estilo Arquitetônico Eclético
O estilo é eclético, com elementos neoclássicos, mouriscos e art nouveau. Eu fiz uma visita durante o processo de restauração que durou 10 anos, considero os vitrais simplesmente lindos.
Paço da Artes
A garagem do Casarão Nhonhô Magalhães, que tem entrada pela Rua Albuquerque Lins, é onde funciona o Paço das Artes, espaço cultural administrado pelo Governo do Estado de São Paulo, com exposições frequentes e temporárias.
Uma boa dica de passeio é fazer visita ao Shopping Higienópolis e seguir para o Paço das Artes pelo piso Pacaembu.
Visitação Grátis
O Paço das Arte tem visitação grátis, quando há exposições.
Casa das Rosas – Avenida Paulista
A Casa das Rosas é um bonito casarão estilo clássico francês, o casarão de um dos Barões do Café. Teve sua construção iniciada no século XX, em estilo clássico. Abriga hoje um centro cultural dedicado à poesia, à literatura e outras artes.
Jardins de Rosas
Os visitantes podem explorar os lindos jardins de rosas e participar de eventos literários e exposições, no coração da Avenida Paulista, a mais famosa de São Paulo.
Se você gosta de flores, conheça também a cidade do interior de São Paulo, Holambra.
Visitação Grátis
Para visitar a Casa das Rosas é necessário agendar pelo site, no entanto é grátis.
Casarão Ema Klabin – Jardim Europa
A Casa Museu Ema Klabin está localizada no elegante bairro do Jardim Europa, bem em frente do Museu da Imagem e do Som.
Eu visitei o casarão e pude conferir os diversos objetos e obras de arte, que foi residência da colecionadora Ema Gordon Klabin, nascida em 1907 em São Paulo.
Pertencente à uma família de ricos empresários Ema Klabin passou a vida reunindo diversa obras de arte, mobiliário, tapeçarias, porcelanas, esculturas e objetos decorativos de diversas partes do mundo.
Arquitetura da Casa Museu Ema Klabin
O casarão foi projetado pelo arquiteto Alfredo Ernesto Becker, que reuniu os estilos neoclássico, renascentista e colonial. O interior é ricamente decorado, com detalhes requintados e móveis de época, a sala principal ovalada, teve inspiração em um castelo alemão.
Coleção de Arte e Mobiliário
A coleção de arte abrange obras de artistas renomados como, Portinari, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Tarsila do Amaral. Há também peças arqueológicas, e objetos de diversas culturas e períodos históricos.
Eu adorei conhecer os quartos da casa, com mobiliário antigo em estilo francês, inclusive os charmosos banheiros.
Jardins Paisagísticos
Os jardins reúnem variedade de espécies de plantas, algumas trazidas de outros países além de contar com esculturas.
Visitação Grátis
A visitação da Casa Museu Ema Klabin é grátis e há tours guiados, por guias excelentes que contam toda a história e detalhes de um dos casarões de SP, atrações turísticas da cidade.
Free Tour e Passeio Completo em SP
Que tal conhecer também o Centro Histórico de São Paulo, com um Free Tour? Um passeio pelos principais pontos turísticos, que você paga o que achar junto.
Você pode optar também por fazer um Tour completo que passa por várias regiões da cidade.
Casarão Méqui 1000 – Avenida Paulista
O casarão do McDonald’s da Avenida Paulista, o famoso Méqui 1000 é um dos atrativos de SP.
Foi construído em 1940 pelo arquiteto Alberto Barsuglia, para ser residência de um casal de imigrantes, seno que moraram lá até 1995. Depois que a família se mudou, o imóvel passou a sediar algumas empresas até que em 2019, foi alugado para o McDonald’s.
O lugar é emblemático por ser a milésima unidade da franquia no Brasil. Um dos seus diferenciais é o menu de degustação.
Arquitetura
O casarão é um exemplo da arquitetura eclética, com elementos neoclássicos e art déco, com 500 metros quadrados, com capacidade de atender 200 pessoas.
Um dos pontos que chamam a atenção de quem passa pela Avenida Paulista. Um dos casarões de SP, atrações turísticas, com o ambiente instagramável, uma boa dica para fazer aquela foto de lembrança do momento.
Casa de Francisca – Centro Histórico de SP
A Casa de Francisca, é um casarão histórico no centro de São Paulo, que reúne gastronomia e música ao vivo. Está localizado na Rua Quintino Bocaiúva, 22, no 1º, o Palacete Teresa é do início do século XX.
Histórico do Palacete
O local já foi sede da primeira loja de instrumentos da cidade, a Casa Bevilacqua, posteriormente abrigou a editora de música Irmãos Vitale e a rádio Record, ficou conhecido como “A esquina musical de São Paulo”.
Gastronomia e Música
A Casa de Francisca além da gastronomia de alta qualidade, com cozinha contemporânea, conta com uma programação musical diversificada, com música popular brasileira e internacional.
Para curtir os Shows de MPB, samba, jazz, blues, rock e outros estilos musicais a dica é visitar nos fins de semana.
Livraria Cultura – Avenida Angélica
O novo endereço da Livraria Cultura é em casarão histórico localizado na Avenida Angélica, 1212.
O local é um dos mais belos exemplos da arquitetura neocolonial em São Paulo.
A edificação foi construída em 1920, e tombada pelo Condephaat desde 2014, que reconheceu sua importância na cidade de São Paulo.
A arquitetura do imóvel destaca-se por seus elementos neocoloniais, como colunas, varandas e janelas amplas, que remetem às construções coloniais brasileiras.
O teto trabalhado da sala da entrada é um dos locais mais bonitos, onde estão em exposição os principais livros da Cultura.
Onde Ficar em São Paulo
A maior cidade da América Latina oferece muitas opções de hotéis, por vários bairros, confira as minhas sugestões.
Hotéis em Higienópolis e Pacaembu
Quem deseja se hospedar em Higienópolis, próximo da Universidade Mackenzie e ter um bom custo benefício em relação ao preço, eu sugiro o Monreale Lifestyle Higienópolis São Paulo.
O hotel São Paulo Higienópolis Affiliated by Meliá, que está próximo do shopping do bairro.
Outra opção é o hotel Transamerica Classic Higienópolis, está na Rua Alagoas, bem próximo da Praça Vilaboim e do Museu do Futebol.
Hotéis na Região Central de SP
Slaviero São Paulo Downtown, – localizado na rua Araújo, fica bem próximo da Praça da República.
Novotel São Paulo Jaragua Conventions – está localizado na rua Martins Fontes, próximo da rua da Consolação.
ibis Budget SP Centro São João – está próximo da esquina famosa com a avenida Ipiranga, conforme a música de Caetano Veloso.
Hotéis na Região da Paulista
Ibis Paulista – categoria turística localizado na rua da Consolação.
Meliá Paulista – categoria turística na avenida Paulista próximo da rua Augusta.
Hotel Trianon Paulista – categoria primeira na alameda Casa Branca.
Blue Tree Premium Paulista – categoria primeira na rua Peixoto Gomide.
Renaissance São Paulo – para ficar em alto estilo categoria luxo – alameda Santos, uma ótima localização.
Tivoli Mofarrej – outro hotel de luxo, onde se hospedam vários poderosos, na alameda Santos, paralela à avenida Paulista.
Hotéis em Pinheiros
ibis Styles São Paulo Faria Lima, conta com estilo moderninho e fica próximo do Shopping Eldorado e da Estação de Metrô, com ótimo custo benefício.
Quality Faria Lima, para quem deseja curtir o bairro de Pinheiros.
Hospedagem no Ibirapuera
Comfort Hotel Ibirapuera, ótima opção de hospedagem na avenida Ibirapuera.
Veja também
Categorias: América do Sul, belas paisagens, Brasil, Experiência, São Paulo, Viagens
Postado por: Deusa Rodrigues