<!-- Google tag (gtag.js) --> <script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=G-RF57NFMJSE"></script> <script> window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-RF57NFMJSE'); </script>

Deusa Rodrigues - Travel Agent

Cantinhos charmosos de SP: para descobrir e aproveitar a cidade

01.set.26 - atualizado em 01.set.26

Placa oval de metal fixada em uma parede de pedras, com informações sobre a revitalização do centro histórico de São Paulo. O texto destaca “Revitalização e Paisagismo Rua Avanhandava”, além de mencionar a Prefeitura de São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab, cantinhos charmosos de SP.

Os cantinhos charmosos de SP, estão entre praças e ruas arborizadas, com restaurantes, cafés, bares, galerias e espaços culturais. A metrópole guarda pequenos refúgios que convidam a um passeio sem pressa.

Há possibilidades e, mesmo para quem adora viajar, sempre há novos lugares para descobrir sem sair da capital.

Você vai gostar de ler também sobre: Melhores Bares da Santa Cecília.

O Que Descobrir

Eu adoro viajar, mas também gosto muito de curtir as atrações de São Paulo e descobrir novos lugares pela cidade.

Por isso, neste roteiro, reúno alguns dos meus cantinhos charmosos de SP, em diferentes bairros, que combinam gastronomia, cultura, história e aquele clima gostoso de descoberta.

São opções para um almoço, um café, um happy hour ou simplesmente para passear e apreciar uma região diferente da cidade.

Conheça também: Melhores Cafeterias da Liberdade.

Escultura metálica de um boi ou touro em tom bronze, vista de perfil e em primeiro plano. O animal tem dois chifres, olhos claros e detalhes de rebites e emendas na superfície. Ao fundo, há vegetação, flores e parte de uma construção.

Centro – Rua Avanhandava

A Rua Avanhandava é um dos cantinhos charmosos de SP e um ponto turístico bastante conhecido. Considerada por muitos uma das ruas mais bonitas da cidade, ela tem uma atmosfera que lembra as vilas italianas.

O charme está nos detalhes: o piso, as luzes, a fonte de água revestida de mosaicos e outras decorações criam um ambiente especial em pleno centro de São Paulo. A revitalização e paisagismo do local foi executada por Walter Mancini.

A rua abriga um complexo de restaurantes, tendo como principal destaque a tradicional Famiglia Mancini Trattoria.

Famiglia Mancini Trattoria

A Famiglia Mancini Trattoria, com suas unidades na charmosa Rua Avanhandava, no centro de São Paulo, é um dos restaurantes mais conhecidos da região e atrai muitos visitantes.

Deusa Rodrigues em frente a uma fachada com letreiro de neon escrito “PARADISO” e entrada de loja com vitrines iluminadas e plantas decorativas na parede de tijolos.

A decoração interna, em estilo retrô, e os jardins dão um toque especial à casa, que oferece pratos tradicionais da culinária italiana, especialmente do sul da Itália.

Entre os destaques estão as massas, os antepastos e as porções generosas, características que fazem parte da experiência gastronômica do restaurante.

Restaurante com placa “Famiglia Mancini 1980”, área interna decorada e pessoas reunidas em um evento, com luzes e globos pendurados no teto.

Atrações da Região Central

A Rua Avanhandava também está próxima de outras atrações interessantes do centro, como o Museu Judaico de São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade e a Galeria Metrópole.

Assim, é possível combinar gastronomia, cultura e arquitetura em um mesmo passeio.

Biblioteca Mario de Andrade no Centro de São Paulo

Higienópolis – Praça Vilaboim

A Praça Vilaboim é um dos cantinhos charmosos de SP e reúne natureza, restaurantes, bares, galerias de arte, padaria, lojas, um edifício emblemático e diversos serviços.

Localizada entre Pacaembu e Higienópolis, próxima à FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, a praça é um espaço agradável da região.

Imagem de um restaurante em uma rua movimentada, destacando os estabelecimentos Havanna e Pizza Hut, com mesas ao ar livre e guarda-sóis. Um dos cantinhos charmosos de SP.

Relativamente pequena e com um formato mais triangular do que ovalado, a praça tem como destaque uma enorme figueira, plantada na década de 1930, cercada por outras árvores que tornam o ambiente ainda mais agradável.

Placa de sinalização da Praça Vilaboim com fundo verde de árvores, destacando o nome e o CEP da localidade, um dos cantinhos charmosos de SP.

A região de Higienópolis é muito bem servida de restaurantes para todos os gostos. Restaurantes, cafeterias, sorveterias e bares são algumas das atrações da Praça Vilaboim, cada um proporcionando uma experiência gastronômica diferente para vários momentos do dia.

Além da gastronomia, a região conta com outros serviços e atrações, como a tradicional banca de jornais, galerias de arte, academias, boutiques e farmácias, entre outros.

Área verde com árvores e bancos de parque, ideal para relaxar e passear. Espaço urbano com crianças e adultos desfrutando da natureza.

Vino! Winebar

Uma boa opção para almoço ou jantar na Praça Vilaboim é o Wine Bar é o Vino! que serve vinho em taças, petiscos e refeições.

Fachada do restaurante com o nome 'vino!' em destaque, ideal para amantes de vinhos e culinária. Um ambiente convidativo e moderno com elementos de vidro e vegetação, cantinhos charmosos de SP.

Um local ideal para uma refeição leve acompanhada de um bom vinho,  a bebida é uma das especialidades da casa.

Salada saudável em prato de mármore, com mussarela de búfala, tomates cereja, folhas verdes e tiras crocantes. Ideal para uma refeição nutritiva e saborosa.

Atrativos Próximos à Praça Vilaboim

Quem visita a Praça Vilaboim pode aproveitar para conhecer também o Museu da FAAP e o Museu do Futebol, que ficam próximos e podem complementar o passeio.

Vista da entrada do Museu de Arte Moderna com escultura de metal em destaque. A arquitetura moderna e os detalhes artísticos realçam a cultura local.

Campo Belo – Rua Gabriele D´Annunzio

A Rua Gabriele D’Annunzio, no bairro do Campo Belo, na região do Brooklin, é outro dos cantinhos charmosos de SP.

Com ruas arborizadas e uma atmosfera agradável, a região reúne alguns restaurantes e cafeterias que convidam a uma pausa durante o passeio.

Entre as opções gastronômicas estão o Urban Kitchen, o Le Petit Gabriele, de cozinha francesa, além de cantinas italianas.

Imagem de uma rua com estabelecimentos comerciais sob árvores verdes, incluindo uma praça de alimentação ao ar livre e uma loja de móveis de madeira, cantinhos charmosos de SP.

Restaurante Urban Kitchen

Uma boa pedida para o domingo é o brunch do Urban Kitchen, que oferece opções artesanais e saudáveis, incluindo versões veganas.

Torrada com cream cheese, abacate, tomate cereja e broto de feijão, acompanhada de sucos de laranja e café em uma mesa de café da manhã.

É uma alternativa agradável para começar o dia com calma e aproveitar o clima descontraído da região.

Fotografia de uma sala de restaurante bastante movimentada, com clientes sentados em mesas de madeira, ambiente bem iluminado com luz natural, decoração moderna com plantas e uma área de bar ao fundo, cantinhos charmosos de SP.

Itaim Bibi – Brascan Open Mall e Kinoplex

A praça do Kinoplex no Itaim Bibi, localizada no Brascan Open Mall, é mais um dos cantinhos charmosos de São Paulo.

O espaço aberto passou por um retrofit e ganhou uma proposta de “vila gourmet”, cria um ambiente agradável em meio aos edifícios de escritórios da região.

O complexo reúne salas de cinema, restaurantes, cafés e bares, formando um verdadeiro oásis urbano.

É uma boa opção para um almoço, um café ou um happy hour, especialmente para quem deseja encontrar um lugar agradável para relaxar depois da rotina de trabalho.

Atrativos Próximos ao Kinoplex

Entre os atrativos na região estão os Shoppings Iguatemi e JK Iguatemi, símbolos de luxo, sofisticação e sempre com novidades.

Pinheiros – Rua Ferreira de Araújo

Um novo point de gastronomia em São Paulo fica na Rua Ferreira de Araújo, em Pinheiros, na região conhecida como Baixo Pinheiros.

Imagem de pratos de culinária, incluindo um risoto de frutos do mar com ervilhas e outros ingredientes, e uma preparação de peixe com vegetais. Ambiente de restaurante, talheres e copo de bebida ao fundo.

A rua se tornou um dos lugares mais charmosos do bairro e um importante polo gastronômico. Ao longo da via, concentram-se mais de 30 restaurantes e cafés, com culinárias que recebem influências peruana, italiana, espanhola e asiática.

Restaurante Mares de La Peruana

O restaurante Mares de La Peruana, localizado na Rua Ferreira de Araújo, é uma opção para quem aprecia a culinária peruana.

O cardápio tem destaque para os frutos do mar, com influência da cidade de Piura, no norte do Peru, região onde nasceu a chef Marisabel Woodman.

A chef também comanda o restaurante La Peruana, localizado no bairro dos Jardins

Foto de Deusa Rodrigues em frente ao restaurante Mares com a Chef proprietária, na Rua Ferreira de Araújo, um dos cantinhos charmosos de SP.

Atrações Próximas à Rua Ferreira de Araújo

A região fica bem pertinho do Instituto Tomie Ohtake, que recebe exposições e mostras de arte temporárias. É uma boa oportunidade para combinar um passeio cultural com uma experiência gastronômica em Pinheiros.

Pinheiros – Praça Benedito Calixto

A Praça Benedito Calixto com certeza merece estar na lista de cantinhos charmosos de São Paulo. Há muitos anos, o local é um tradicional point aos sábados, quando acontece a conhecida Feira de Artes e Antiguidades.

O evento reúne cerca de 320 expositores de artesanato local e regional, além de objetos de antiguidades e peças que despertam a curiosidade de quem gosta de garimpar itens diferentes.

Ao redor da praça também há restaurantes, praça de alimentação e diversas lojinhas com peças autorais.

O passeio é daqueles que permitem caminhar sem pressa, observar as antiguidades, descobrir trabalhos de artistas e artesãos e fazer uma pausa para comer ou tomar um café.

Atrações Próximas à Praça Benedito Calixto

Para quem visita a Praça Benedito Calixto, uma sugestão é combinar o passeio com uma visita ao Beco do Batman, na Vila Madalena, que fica relativamente próximo.

Assim, dá para aproveitar o dia conhecendo dois lugares bastante interessantes da região de Pinheiros e Vila Madalena.

São Paulo Com Muitos Cantinhos Para Descobrir

São Paulo está sempre se transformando e, ao mesmo tempo, preserva lugares que mantêm seu charme e sua identidade.

Onde Ficar em São Paulo

A cidade de São Paulo oferece muitas possibilidades de hospedagem nos diversos bairros, a seguir indico alguns.

Quarto de hotel moderno e aconchegante com cama de casal, iluminação suave, decoração minimalista com quadro na parede e uma escrivaninha com laptop, ideal para relaxar ou trabalhar.

Hotéis em Pinheiros

Pinheiros é um dos bairros mais modernos e descolados com alguns bons hotéis em São Paulo. A região reúne excelentes restaurantes, cafeterias, bares, galerias de arte, brechós, livrarias e uma intensa vida cultural. Além disso, está próxima da Vila Madalena, da Avenida Faria Lima e conta com estações de metrô que facilitam o deslocamento pela cidade.

É uma ótima escolha para quem gosta de explorar bairros cheios de personalidade e viver a experiência do dia a dia paulistano.

ibis Styles São Paulo Faria Lima – econômico

O ibis Styles São Paulo Faria Lima combina decoração moderna, ambiente descontraído e excelente custo-benefício, próximo à Estação Faria Lima do Metrô.

Entrada do hotel Ibis Styles Faria Lima em São Paulo, com uma decoração colorida e Deusa Rodrigues sorridente na frente, um dos cantinhos charmosos de SP.

Quality Faria Lima

O Quality Faria Lima é uma excelente opção para quem deseja se hospedar próximo à Avenida Faria Lima e aproveitar toda a infraestrutura de Pinheiros.

Ô de Casa Hostel

Para quem prefere uma hospedagem mais econômica e um ambiente descontraído, o Ô de Casa Hostel é uma alternativa. Localizado próximo à Vila Madalena, oferece quartos compartilhados e privativos.

Higienópolis e Pacaembu

Higienópolis é um dos bairros mais elegantes e arborizados de São Paulo. Suas ruas tranquilas abrigam edifícios históricos, excelentes restaurantes, cafeterias, livrarias e importantes atrações, como o Shopping Pátio Higienópolis, a Praça Buenos Aires, a Praça Vilaboim, a Universidade Mackenzie e o Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu.

Monreale Lifestyle Higienópolis

O Monreale Lifestyle Higienópolis oferece excelente relação entre conforto, localização e custo-benefício, próximo ao Mackenzie e ao Shopping Higienópolis.

Transamerica Classic Higienópolis

O Transamerica Classic Higienópolis está situado na Rua Alagoas, próximo à charmosa Praça Vilaboim e ao Museu do Futebol.

Itaim Bibi e Vila Olímpia

O Itaim Bibi é um dos bairros mais valorizados da capital paulista. Além de concentrar grandes empresas nacionais e internacionais, oferece excelente gastronomia, bares sofisticados, cafés, centros comerciais e fácil acesso às avenidas Faria Lima e Juscelino Kubitschek.

É uma região muito procurada por executivos, mas também agrada turistas que desejam conforto e boa infraestrutura.

Deusa Rdorigues apaixonada por hotelaria desfruta de um imóvel de alto padrão com decoração elegante, quarto confortável e vista panorâmica de cidade ao fundo.

The Westin São Paulo

Inaugurado recentemente, o The Westin São Paulo apresenta arquitetura contemporânea, ambientes sofisticados e serviços de alto padrão.

Foto do café da manhã e entrada do The Westin São Paulo, hotel no Itaim Bibi.

Grand Mercure São Paulo Vila Olímpia

O Grand Mercure Vila Olímpia é uma ótima opção de hospedagem principalmente para pequenos eventos e também para realização de Mini Wedding em São Paulo.

Imagem de um quarto de hotel com camas arrumadas, banheiro com toalhas dobradas e chinelos disponíveis, indicando conforto e conveniência para os hóspedes.

Transamerica Executive Faria Lima

O hotel Transamerica Excutive Faria Lima é perfeito para quem vem a trabalho para São Paulo.

Gran Chevalier Hotel – economico

Uma opção mais econômica é o Gran Chevalier Hotel localizado na Rua Joaquim Floriano, no coração do Itaim Bibi.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2026 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel