Turismo Na Chapada Dos Veadeiros – Viagem Para A Alma
06.fev.26 - atualizado em 06.fev.26
O turismo na Chapada dos Veadeiros convida à pausa, ao silêncio e à reconexão. Mais do que um lugar para visitar, a região proporciona uma verdadeira jornada interior, tendo a natureza como protagonista, aliada ao bem-estar, à espiritualidade e às experiências culturais.
É o cenário ideal para viajantes que buscam desacelerar, renovar as energias e vivenciar o Cerrado de forma consciente.
Com paisagens preservadas, práticas integrativas, gastronomia natural e forte conexão com saberes ancestrais,atrai pessoas interessadas em férias e feriados voltados ao equilíbrio físico, emocional e espiritual — valores que dialogam diretamente com os pilares do Blog Deusa Rodrigues.
Você também pode se interessar por: Lugares com energia positiva no mundo.

Turismo de Bem-Estar na Chapada dos Veadeiros
O que esperar do turismo na Chapada dos Veadeiros, o destino é perfeito para quem deseja contato profundo com a natureza aliado a experiências sensoriais, bem-estar e espiritualidade.
Trilhas, cachoeiras, céus estrelados e vivências culturais fazem parte de uma proposta de viagem transformadora, que vai além do turismo convencional.
Conheça os melhores passeios e experiências na Chapada dos Veadeiros.
O Que Fazer em Alto Paraíso
Alto Paraíso é o principal polo da Chapada dos Veadeiros e concentra atividades ligadas à espiritualidade, terapias integrativas, alimentação saudável e práticas conscientes em meio à natureza.
A cidade também funciona como base para trilhas, cachoeiras e experiências voltadas ao equilíbrio entre corpo e mente.
Vale da Lua
Um dos pontos turísticos mais visitados da região, o Vale da Lua impressiona por suas formações rochosas esculpidas pela água, que lembram crateras lunares. As curvas perfeitas na superfície criam um cenário único, complementado por piscinas naturais de água fria, ideais para banhos revigorantes.
Esse é um dos lugares mais incríveis do turismo na Chapada dos Veadeiros.
Jardim Maytreia
O Jardim de Maytrea oferece uma paisagem ampla e contemplativa, marcada pelo silêncio e pela sensação de imensidão. O local reforça o clima de introspecção e conexão com a natureza, característico da Chapada dos Veadeiros.

Foto: Saulo Veiga | Goiás Turismo
Cascata dos Couros
A Catarata dos Couros estão entre os principais atrativos naturais da Chapada. Com quedas d’água imponentes e trilhas em meio ao Cerrado preservado, o conjunto de cachoeiras proporciona uma experiência intensa de contato com a natureza.

Foto: Saulo Veiga – Goiás Turismo
Onde Ficar em Alto Paraíso de Goiás
A Vila Abaton é uma das melhores opções de hospedagem, são chalés estilo rústico chique, espalhados na natureza.
A Pousada Lua Clara, tem estilo moderno de prédios baixos em meio ao bonito jardim.


O Que Fazer em Cavalcante
Cavalcante é o maior município da região e abriga grande parte de sua área dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Localizada a cerca de 322 quilômetros de Brasília, a cidade revela, ao longo do caminho, extensas áreas preservadas do Cerrado.
Cachoeira de Santa Bárbara
Cavalcante faz fronteira com o Território Quilombola Kalunga, onde está localizada a famosa Cachoeira de Santa Bárbara. Suas águas cristalinas em tons de azul-turquesa atraem visitantes em busca de tranquilidade, contemplação e contato profundo com a natureza.
A cidade conta com infraestrutura turística em crescimento, incluindo pousadas, restaurantes e serviços.

Foto: Saulo Veiga | Goiás Turismo
Vale das Araras
A trilha sensorial da RPPN Vale das Araras promove uma imersão no Cerrado preservado, estimulando os sentidos e reforçando a conexão entre corpo, mente e ambiente natural.

Foto: Saulo Veiga | Goiás Turismo
Céu Estrelado
O céu de Cavalcante é classificado como Bortle 1, o mais escuro da escala, condição ideal para observação de estrelas, planetas e da Via Láctea. É considerado um dos melhores céus do Brasil para astronomia, comparável ao deserto do Atacama.

Foto: Fronteiras da Chapada | Visit Veadeiros

Foto: Fronteiras da Chapada | Visit Veadeiros
Território Kalunga
O Território Kalunga, em Cavalcante, é referência em turismo de base comunitária na Chapada dos Veadeiros. As vivências permitem conhecer saberes tradicionais, modos de vida e a relação ancestral com o Cerrado.

Foto: Saulo Veiga | Goiás Turismo
Onde Ficar em Cavalcante
A Pousada Refúgio da Chapada é mais simples em relação às propriedades de Alto Paraíso de Goiás, no entanto, bem confortável.
Vila de São Jorge
Localizada às portas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a Vila de São Jorge tem um clima acolhedor e identidade cultural marcante.
O vilarejo mantém uma relação íntima com o parque e com o entorno natural, favorecendo atividades como caminhadas contemplativas, banhos de cachoeira e observação da paisagem.
Onde Ficar em Vila de São Jorge
A Pousada Alecrim do Campo, além de super charmosa está em um bonito terreno ajardinhado.
Atividades na Chapada dos Veadeiros
Além das trilhas e cachoeiras, a observação do céu noturno é uma das experiências mais especiais da região.
Programações de astronomia permitem acompanhar fenômenos celestes em ambientes livres de poluição luminosa. Em Alto Paraíso, há um observatório estruturado, enquanto Cavalcante oferece o céu mais escuro da Chapada.
Caminhadas Guiadas
As caminhadas devem ser realizadas com guias experientes e credenciados. Não é recomendado explorar trilhas e cachoeiras por conta própria, pois podem ocorrer trombas d’água inesperadas, tornando o passeio perigoso..

Foto: Saulo Veiga | Goiás Turismo
Terapias Para o Bem-Estar
A Chapada dos Veadeiros é reconhecida pelas práticas integrativas. Entre elas está a Terapia do Cone Hindu, conduzida por Izamara Meyer, além de diversas outras terapias voltadas ao relaxamento, equilíbrio energético e autoconhecimento.

Foto: Divulgação | Visit Veadeiros
Já imaginou receber uma da terapias de bem-estar em meio à natureza? Elas são oferecidas por profissionais associados que integram a programação de experiências na Chapada dos Veadeiros.
Alimentação Orgânica e Natural
A conexão com a natureza também se reflete na alimentação. Muitos estabelecimentos priorizam ingredientes orgânicos e naturais.

Na comunidade Kalunga, em Cavalcante, refeições preparadas no fogão a lenha, fazem parte das vivências culturais, com alimentos produzidos localmente e baseados em saberes tradicionais.

Foto: Saulo Veiga | Goiás Turismo
Capital dos OVNIs
A região é popularmente conhecida como a capital dos OVNIs, devido aos inúmeros relatos de luzes e fenômenos sem explicação observados no céu da Chapada dos Veadeiros.
Energia Positiva do Destino
A Chapada dos Veadeiros é considerada um ponto de forte energia, localizada sobre uma grande placa de cristal de quartzo. Durante a viagem, é comum encontrar cristais espalhados pelos campos, reforçando a fama do destino como local de meditação, terapias holísticas e práticas espirituais.
Equilíbrio Físico e Emocional
Destinos com grande beleza natural e energia positiva proporcionam tranquilidade, paz e renovação. A Chapada dos Veadeiros se enquadra perfeitamente nesse conceito de viagem para a alma, capaz de promover benefícios profundos mesmo de forma inconsciente.
Se você busca relaxamento, inspiração e reconexão, programar o turismo na Chapada dos Veadeiros é uma escolha certeira.
Conjugar A Viagem com Brasília
Para conhecer a Chapada dos Veadeiros é possível conjugar a viagem com Brasília. A arquitetura é um dos principais atrativos do Distrito Federal, principalmente o conjunto do Eixo Monumental que inclui a Sede do Poder Legislativo, o Congresso Nacional e na outra extremidade a Torre de T.V.
O projeto arquitetônico do mestre Oscar Niemeyer, tem como principal destaque, as duas cúpulas da Câmara dos Deputados e o Senado Federal, que mais parecem dois pratos em posições invertidas.
Internamente há obras de arte na composição da decoração, como os trabalhos de Athos Bulcão no Congresso Nacional.
Confira a minha experiência recente de viagem para visita ao Palácio do Planalto.

Outro Destino de Goiás
Goiás, localizado no coração do Brasil, reúne destinos com identidade marcante, paisagens variadas e tradições culturais.
Pirenópolis
Pirenópolis encanta com o charme de uma cidade histórica no Cerrado brasileiro. Fundada em 1727 durante o ciclo do ouro, mantém ruas de pedra, construções coloniais e forte herança cultural.
Aos finais de semana, recebe visitantes interessados em serenatas, gastronomia, música ao vivo e cachoeiras nos arredores.
A tradicional Festa do Divino e a Cavalhada são manifestações culturais que destacam a identidade do município.

Locação de Automóvel
Para conhecer a Chapada dos Veadeiros é indispensável viajar de carro, para o aluguel de automóvel eu indico a DiscoverCars, uma plataforma que conta com diversas locadoras com várias opções de veículos com bons preços, faça uma simulação com as datas da viagem e destino.
Como Proceder na Reserva
A plataforma da DiscoverCars é intuitiva, tudo é feito online de forma rápida e segura. Funciona como uma consolidadora e isso facilita a comparação de preços, categorias de veículos e condições de cada empresa.
Na hora da reserva, é importante escolher uma locadora conceituada e um veículo que atenda às necessidades da viagem: número de passageiros, espaço para malas e até consumo de combustível.

Veja também
-
Almoço no Interior de São Paulo: onde comer bem fora da capital
-
Viagens de Carro pelas Estradas do Brasil com Belas Paisagens
-
O Que Fazer na Ilhabela – Turismo e Casamentos no Litoral Norte
-
Exposições dos Museus Egípcio e Rosacruz Tutankhamon em Curitiba
-
Região de Coimbra no Norte de Portugal principais atrações
Categorias: América do Sul, belas paisagens, Brasil, Experiência, Experiências, Viagem com energia positiva, Viagem para alma, Viagens
Postado por: Deusa Rodrigues