Deusa Rodrigues - Travel Agent

Rotas Gastronômicas por cidades do Interior de São Paulo

29.jul.25 - atualizado em 29.jul.25

Prato com variedade de carnes e acompanhamentos, incluindo brócolis, tomates recheados com queijo, e batatas assadas, preparado para uma refeição saborosa.Rotas Gastronômicas no Interior SP.

Viajar para Rotas Gastronômicas do interior de SP é uma oportunidade de fazer uma imersão pelos sabores e tradições do Centro-Sul e Centro-Oeste do estado. Percorri 10 cidades encantadoras, e tive experiências únicas com degustações, passeios e muito aprendizado cultural.

Durante o trajeto, visitei mais de 15 atrativos, incluindo restaurantes, queijarias, alambiques, sorveterias, sítios, fazendas de café e museus.

O contato direto com os produtores e suas histórias de vida foi um dos grandes destaques da viagem.

Refeição saudável com salada, comida japonesa e filés de peixe empanados com molho branco, acompanhada de arroz, feijão e legumes. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Conheça também a minha experiência na gastronomia do Norte do Estado de São Paulo.

Um Roteiro de Sabores e Tradições

A viagem fez parte de um projeto de divulgação turística com jornalistas, influenciadores e agentes de viagens, passando por:

Bofete, Pardinho, Botucatu, São Manuel, Agudos, Bauru, Piratininga, Pederneiras, Garça, Gália e Marília

Lotes de cachaças artesanais da marca 'Do Zé' produzidas pelo Engenho Bessi em Pedreira, São Paulo. Rotas Gastronômicas no Interior SP

Conhecemos de perto três importantes rotas gastronômicas do Interior Paulista:

Rota Alto Cafezal, Rota Cuesta e Rota Coração Paulista

Todas com produtores locais apaixonados pelo que fazem, prontos para receber os visitantes com hospitalidade e muito sabor nas Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Imagem de ramos de café com frutos verdes, maduros e vermelhos, cercados por folhas verdes exuberantes. Rotas Gastronômicas no Interior SP.

Deusa Rodrigues em um ambiente externo com árvores, céu azul e uma casa ao fundo.

O encerramento do roteiro aconteceu em Marília, durante o evento Sabor de São Paulo, aberto ao público e repleto de experiências que valorizam a culinária típica e os ingredientes locais.

Foi uma verdadeira celebração da cultura, do campo e da boa mesa paulista!

Imagem comparando uma área urbana com jardim bem cuidado ao lado de uma área rural com campo aberto. Rotas Gastronômicas no Interior SP.

Doces caseiros em potes variados, incluindo geleias de frutas, com etiquetas decorativas. Rotas Gastronômicas no Interior SP.

Bofete

O município de Bofete conta atrações da natureza, com a famosa Pedra do Índio e o Parque Ecológico Municipal. As atrações estão voltadas ao Turismo de Aventura e as paisagens bonitas com vista da região.

Bofete é um dos 11 municípios que fazem parte da região turística Cuesta Paulista e também está nas Rotas Gastronômicas do interior de SP.

O Que é Cuesta Paulista?

A Cuesta é uma formação geológica com grandes paredões, formação de planalto com encostas abruptas ou suaves, a altitude varia de 550 a 95 metros, e o nome é originado do espanhol e no português significa degrau.

O importante reservatório natural de água doce, Aquífero Guarani faz parte da região. A região tem natureza privilegiada ideal para esportes de aventura como ciclismo, trilhas, montain bike, rapel, asa delta, paraglaider e balonismo.

O Turismo Rural se faz presente com vários atrativos locais, principalmente em sítios de produtores.

Alambique Moenda Velha – Cachaça Três Pedras

O pequeno Alambique Moenda Velha produz a Cachaça Três Pedras, que já ganhou diversos prémios com notas adocicadas. O destaque é a cor amarelo ouro devido ao envelhecimento por três anos em barris de madeira araribá, mas eles também contam com barris de carvalho.

Caixa de presente com logotipo de Três Pedras e duas cadeiras de varanda em ambiente ao ar livre, decorando espaço externo com piso de azulejos decorativos.

O trabalho começa com a colheita da cana, os canaviais com tem variedade de mudas adaptadas ao clima da região. O empreendimento recebi turistas, com visitas agendadas onde é apresentado os processos e tipos de cachaças produzidas no alambique.

Imagem de uma destilaria artesanal com caldeiras de cobre, válvulas e manômetros usados na produção de destilados como aguardente. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

O estabelecimento conta com uma varanda onde é possível observar a vista da Cuesta Paulista que é um diferencial na hora da degustação.

A família de Luciano e Rosângela Souza tocam a produção e nos receberam com muito carinho.

Imagem de uma garrafa de cachaça Três Pedras em destaque, acompanhada por dois copos de vidro. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Na degustação das cachaças foram oferecidos petiscos como torradas, patês, geleias e a novidade foi o brigadeiro de chocolate branco com um pequeno disposto de plástico com gotas de cachaça para pingar em cima do doce e fazer a harmonização perfeita, eu adorei essa novidade.

Deusa Rodrigues com óculos de sol em loja de barris de carvalho, segurando uma taça de vinho branco, nas prateleiras de cachaça Três Pedras. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Hospedagem em Glamping em Bofete

O Domo da Cuesta é um charmoso Glamping em meio a bonita paisagem da região.

Pardinho

Pardinho é um município que também faz parte da Cuesta Paulista atrai visitantes pela gastronomia, bem como, pelas atividades turísticas como a Tirolesa do Gigante com 800 metros de extensão além dos passeios de buggy que exploram as cachoeiras e os mirantes.

Há uma oferta de produtos locais como queijos, cervejas artesanais, e cafés especiais tipo gourmet e doces.

Rancho do Malluli

Na culinária a comida regional e saborosa é o destaque, lá está o Rancho do Maluli, um lugar incrível, com vista da famosa formação Gigante Adormecido, um dos atrativos da Cuesta Paulista.

O rancho tem o conceito de almoçar e aproveitar o dia, a paisagem, ter contato com alguns animais como os coelhinhos e deixar as crianças brincar no espaço kids. Pudemos observar clientes empinando pipa platô que dá vista para a Cuesta, ao lado do espaço para realização de casamentos.

Imagem de boas-vindas na entrada do Rancho do Maluli, com turistas e vegetação, e uma linda paisagem de montanhas e céu claro. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

O restaurante está na propriedade ampla com vários ambientes, os clientes podem sentar no salão interno da escada, no mezanino, na tenda ao ar livre e também sob as árvores. A pérola é o local para degustar uma taça de vinho e curtir a natureza.

Cenário ao ar livre com uma área de xadrez gigante, árvores, pessoas jogando e vista para as colinas e céu azul, ideal para lazer e momentos de diversão ao ar livre.

O nosso grupo sentou na sentou na tenda e o prato escolhido foi o churrasco completo com bife de ancho, linguiça artesanal do rancho, pedaços de panceta crocante, legumes, tomate especial recheado de bacon e Catupiry, tudo servido quentinho no réchaud ou chapa de ferro. Como acompanhamento teve arroz carreteiro, feijão, salada de maionese e fritas, tudo saboroso e um verdadeiro banquete!

Deusa Rodrigues ao ar livre com vista para o campo, ao lado de uma mesa churrasco no Rancho do Malului

Fomos recebidos pelo proprietário Arlindo Maluli com muita hospitalidade e para finalizar a refeição houve uma pequena degustação de café especial no espaço da lojinha que vende produtos da região.

A propriedade faz parte da Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Imagem de Deusa Rodrigues usando óculos escuros, ao ar livre com vista para a região da Cuesta, ao lado de uma mesa com café, água e embalagem.

Um lugar perfeito para realização de Mini Wedding em São Paulo, ao pôr do sol com vista.

Hospedagem em Pardinho – Chalés Barrica

Você já se hospedou em um chalé em formato de barrica de vinho? O hotel Dejota Villa surpreende os hóspedes com hospedagem diferente.

Botucatu

Botucatu é uma cidade turística, com clima subtropical úmido e temperas amenas, inclusive o nome é originado do tupi “Ybytu-Katu”, que significa bons ares. É uma das principais cidades de Cuesta Paulista e tem como atrativos o Turismo de Aventura e Rural.

Há diversos locais para visitar como a Fazenda Experimental Lageado café, a Pinacoteca Fórum da Artes, as igrejas, restaurantes e cafés locais.

Fachada de um edifício clássico com colunas ornamentais amarelas e janelas de vidro, destacando detalhes arquitetônicos históricos, ideal para imóvel antigo ou comercial.

O bairro rural Demétria está um pouco mais afastado, repleto de condomínios numa vibe mais natureza pois o local é de agricultura biodinâmica, braço da Filosofia Antroposófica. A Escola Livre de Botucatu que segue a pedagogia de Rudolf Steiner se localiza na região.

Estância do Queijo

A Estância do Queijo é um sítio localizado na área rural de Botucatu que oferece diversos produtos. A seleção de queijos artesanais, são produzidos com leite de vacas Jersey e Jersolando, que inclui o chanchiche – queijo árabe com versões com zaatar ou chimichurri, requeijão de corte e muçarela com tomate seco.

Estância do queijo, com foto de vários tipos e também doces, além da vaquinha que é a mascote da empresa em Botucatu.

A proprietária Juliana Furlan recebe visitantes agendamento prévio e a minha dica é fazer a degustação com um cafezinho e sentar nas mesas ao ar livre. Eles realizam uma feirinha durante o ano com produtores da região.

2 fotos, sendo uma de uma bonequinha em formato de vaca e potes rosas com produtos e ao lado vários tipos de queijos da empresa Estância do Queijo.

Um lugar assim tão especial não poderia ficar fora das Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Área ao ar livre com bancos de madeira e árvores, ideal para momentos de descanso na natureza, com sombra e ambiente tranquilo da Estância do Queijo em Botucatu.

Degustti Sorvetes e Sobremesas

A Degustti Sorvetes e Sobremesas fabrica artesanalmente e comercializa os produtos, com loja no centro de Botucatu. A seleção de picolés, sorvetes e sobremesas são feitos de ingredientes naturais, sem conservantes.

Imagem de diversos tipos picolés em diferentes cores, embalados da marca Degusti, organizados sobre uma mesa de madeira. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

As frutas são a base da produção para picolés e eu degustei do de morango que totalmente vegano.

Deusa Rodrigues degustando um picolé e na parede a frase "Leve o lado doce da vida! Ao lado foto deuma variedade de de picolés de morango na cor vermelha.

Os sorvetes são vendidos em potes de 500 a 950 ml, sendo que o gelato mais vendido é o de pistache. As sobremesas bolo de sorvete e os bombons de sorvete com cereja são boas opções para ter em casa. Agora foi lançada um versão do morango do amor com sorvete.

A proprietária Ângela Silvério é super dinâmica, um exemplo de empreendedorismo, que é uma característica das Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Profissional preparando ficolés na forminhas e ao lado uma tigela com morangos frescos, indicando controle de qualidade e higiene na produção da Degutti. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Pequi Restaurante & Café

O Pequi Restaurante & Café se localizado no bairro de Demétria, cujo proprietário é o talentoso Chef Dan Dalcin que reúne produtos locais com técnicas de alta gastronomia.

Refeição com sobremesa deliciosa em um restaurante chamado Pequi, com descrição de ingredientes e apresentação atraente. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Nós tivemos como experiência um Jantar em 3 Tempos, sendo a entrada: tomate verde empanado no fubá, costelinha suína com limão cravo e mostarda com purê de abóbora cremoso.

Prato de comida sofisticada com carne, molho e acompanhamento de vegetais coloridos em um prato elegante. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

O prato principal foi fraldinha grelhada, confit de batata, cebola assada, creme de milho e chimi-churri de couve. Para a sobremesa teve custard de laranja, “butter cookies”, uvas marinadas e caramelo crocante de sementes de abóbora.

Para finalizar com chave de ouro, tomamos o licor de Ume, da frutinha japonesa, um produto da região.

Imagem de uma taça licor de Ume no restaurante Pequi, ao lado foto de um vitral e flores da entrada do local. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Festival de Inverno de Botucatu

Botucatu realizou o Festival de Inverno de 09 a 13 de julho, com vários stands de produtores locais, música e atrações culturais, ideal para se programar para as próximas férias.

Queijo Mandala

O nosso grupo visitou o evento e conhecemos o famoso queijo artesanal produzido com leite cru Mandala da Queijaria Pardinho. Uma das características é o sabor único e com maturação de 13 meses em cavernas de pedra na fazenda.

Atualmente pode ser encontrado também em Nova York.

Licor de Ume – Sítio Hino

Entre os produtores no Festival de Inverno, eu conheci o licor de Ume, uma frutinha da Ásia, originada do Japão e Coréia. O produtor é do Sítio Hino, que conta com uma produção agrícola orgânica em Botucatu, com frutas, legumes e verduras com certificação.

O responsável descendente de japoneses, investiu na plantação do ume para fabricar o licor, cuja receita vem da sua família, pois o pai tinha uma árvore no quintal de casa e produzia o licor somente para consumo doméstico.

Vana Buble Glamping

A novidade da hotelaria em Botucatu é o Vana Buble Glamping localizado com vista para as paisagens da Cuesta.

Excellence Plaza Hotel

Ficamos hospedad0s no Excellence Plaza Hotel que eu indico, os apartamentos são amplos e tem um bom café da manhã.

Buffet com diversas opções de pão, queijo, frios e salgados em uma sala de eventos, hotel de Botucatu. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

São Manuel

A pequena cidade de São Manuel está na região do Polo Cuesta. Entre os atrativos estão o Mercadão Municipal Catarina Koike, Euro Soccer, Recinto Mário Covas, Santuário Santa Teresinha, Igreja Matriz de São Manuel e o Museu Padre Manoel da Nóbrega.

A empresa Flabella Empadas está localizada em São Manuel é uma das atrações da cidade.

Flabella Empadas

Na Flabella Empadas, todos os dias da semana são produzidas 300 empadas de 12 sabores diferentes, como as de frango, palmito, camarão, carne-seca com cheddar e costela, sendo que a de frango com catury é o carro chefe, a mais consumida.

Fachada do estabelecimento Flabella Empadas, especializada em empadas, com sinalização visível na fachada. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

As empadas contam com recheio generoso, tem 210 gramas e são uma verdadeira refeição. A empreendedora Samantha Feliciano comanda o negócio que começou em 1980 com uma receita de família, o nome foi uma homenagem aos filhos Flávio e Isabella.

A Flabella Empadas fornece também para a loja de Botucatu.

Imagem de uma empada recém-assada com massa dourada e recheio de frango, ideal para lanche. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Eu não abro mão da minha empada preferida de frango da Flabella.

2 fotos, uma Deusa Rodrigues segurando uma empada, recém assada ao lado uma cestinha rosa com uma empada.

Agudos

Estivemos na cidade de Agudos para conhecer uma fábrica de doces caseiros. O município se localiza ao pé da Serra de Agudos e é banhado por diversas nascentes do Aquífero Guarani.

Entre os principais atrativos estão o Espaço dos Dinos, a formação rochosa Cerro da Igreja, Rota Caminhos da Pommern Serra, Instituto Cultural Brasileiro-Alemão de Agudo ICBAA, Casa da Charlotte, Cervejaria Ambev Agudos com degustação, há alguns saltos e igrejas para conhecer.

Quem passa por Agudos não pode deixar de conhecer os Doces Kaseiros Nayá, um dos integrantes das Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Doces Kaseiros Nayá

A produção dos Doces kaseiros Nayá é tradicional e familiar. Da pequena fábrica saem doces diversos que já receberam prêmios em concursos gastronômicos. Há delícias como os doces de leite de corte, com damasco, ameixa seca e nozes.

Eu degustei todos e adorei, principalmente os doces em caldas, comprei alguns produtos, como os doces de banana e goiabada para trazer.

Deusa Rodrigues com óculos de sol segurando um prato com alguns doces ao lado foto de uma barra de doces diversos. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Bauru

Bauru é daquelas cidades do Interior Paulista que surpreendem. Dinâmica, vibrante e cheia de vida, ela mistura bem o clima acolhedor do interior com uma estrutura completa em cultura, lazer e negócios.

Conta diversos atrativos como Parque Zoológico, SESC, Jardim Botânico e o Museu Ferroviário, Teatro Municipal, Catedral do Divino Espírito Santo, Bosque da Comunidade, Pinacoteca Municipal e boa gastronomia.

Três sucos coloridos alinhados sobre uma mesa de madeira na varanda de um café ou restaurante ao ar livre, com várias plantas e móveis ao fundo, promovendo uma atmosfera relaxante. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Vila Verde Maduro

A rede de restaurantes Vila Verde Maduro de Bauru, conta com comida saudável e funcional; oferece refeições rápidas e nutritivas e equilibradas, utilizando produtos frescos regionais.

Refeição, arroz, feijão e sucos naturais na Vila Verde I Maduro, em ambiente aconchegante. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Os sócios Lucas Usó e Jonas Ferraz definem as três unidades da empresa como fast food saudável e claro faz parte das Rotas Gastronômicas do interior de SP.

A marca está em expansão e em breve estará presente em alguns shoppings centers.

Deusa Rodrigues desfruta de uma refeição com almoço, incluindo uma bebida, em ambiente interno.

Coisa Boa Gastronomia

O restaurante e bar Coisa Boa Gastronomia é um representante da “cozinha preta”, termo que define a culinária afro-brasileira, com resgate das técnicas tradicionais trazidas pelos africanos.

O Chef Moacir Santana é baiano preparou um cardápio com pratos equilibrados e para os finais de semana, os mais elaborados como peixe assado com banana da terra, costela prensada ao molho de rapadura, mandioca e farofa de quiabo e camarão no coco verde.

Um drink com caju e pedaços de frutas, servido em copo alto com uma colher de metal, ao lado de uma deliciosa salada de frango com vegetais e sementes, ideal para refeições leves. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Há sanduíches e drinks criativos como Cupuaçu Fresh, Fuxico (gin com mexerica e manjericão) e Pinga Colada (cachaça, água de coco e shrub de abacaxi). Eu experimentei um hambúrguer excelente.

Hambúrguer de carne, queijo, alface e pão, acompanhado de batatas fritas e molho barbecue em uma refeição deliciosa e apetitoso.

Hotel Nacional Inn

O Hotel Nacional Inn de Bauru é bastante confortável, o lobby é amplo e onde está o restaurante. Faz parte de uma rede que conta com muitas unidades no estado de São Paulo.

Quarto de hotel com duas camas, iluminação suave, cortina grande e mesa de trabalho com cadeira vermelha, ideal para hospedagem confortável.

Oferece um ótimo café da manhã com pães, bolos, omeletes e salada de frutas servida em potes pequenos, que ficam em cima de uma chapa gelada para ficar mais fresquinha.

Piratininga

Piratininga faz parte da região da Alta Paulista, no noroeste do estado de São Paulo, pertence a região administrativa de Bauru e está na encosta da Serra do Veado, parte da Serra de Agudos. Tem origem nas fazendas de café que continua até os tempos atuais. Faz parte da Região Turística Coração Paulista.

Cascata em meio à floresta tropical, com vegetação densa e água caindo entre as rochas. Um cenário natural exuberante e tranquilo.

O município é uma Área de Proteção Ambiental, Apa Rio Batalha, criado em 2001 com objetivo de preservar o meio ambiente, com destaque para colinas e cachoeiras.

Museu do Café de Piratininga

O Museu do Café de Piratininga é o principal atrativo da região, que funciona na Fazenda São Paulo, localizada na cabeceira do rio Batalha.

Imagem da fazenda com árvores grandes e uma estrutura de abrigo com telhado de duas águas, sob um céu azul claro, ideal para lazer ao ar livre.

O lugar é completo de experiências do Turismo Rural, eles oferecem aos visitantes, trilhas ecológicas, degustação de cafés com uma barista, roteiro turístico, observações astronômicas e muitos eventos.

Imagem de uma barista fazendo uma degustação de café de origem de diferentes países com embalagens coloridas e mapa-múndi ao fundo para destacar qualidade e sabor. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Há diversos animais, sendo uma área de preservação de alguns que estão ameaçados de extinção, além das aves soltas pela propriedade, como as araras que adoram os visitantes e rendem boas fotos.

Imagem de duas aves, uma arara azul com tonalidade vibrante e uma periquita verde com detalhes vermelhos, cada uma em seu ambiente natural e doméstico.

Uma viagem no tempo com instalações preservadas das instalações da lavoura de café, como maquinários antigos. Há ênfase ao nosso folclore, como o Saci Pererê, Curupira, Cuca e outros.

Sala de aula com um mapa interativo do sistema sanguíneo desenhado no chão, destacando artérias, veias, capilares e coração, ideal para educação em saúde.

Os monitores que acompanham as visitas de turistas ou de escolas fazem verdadeiras palestras sobre a história e a natureza. O lema deles é “venham aprender brincando”!

Se pode almoçar no restaurante que tem um cardápio com comida caseira da fazenda o Lombo à São João que fica marinado por horas para chegar a mesa delicioso eu experimentei.

Prato típico brasileiro com arroz, feijão, salada, lombo assado, farofa e molho, servido em mesa com guardanapo de xadrez vermelho e branco. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

O lugar que une gastronomia com degustação de café, faz parte das Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Deusa Rodrigues, desfrutando de uma refeição ao ar livre em um ambiente rústico com comida típica brasileira.

Pederneiras

Pederneiras se localiza no centro do estado de São Paulo, e é banhada pelo Rio Tietê, com vários atrativos no seu entorno, ideal para atividades ao ar livre na natureza. A Marina Tietê oferece várias atividades como pesca.

A Prainha Municipal tem estruturas náuticas com píer flutuante, mirantes, decks e quiosques e pesca. Há ainda o Parque Ecológico Vale do Sol.

O Engenho Bessi é uma das principais atrações da região e está nas Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Imagem de um cenário rural com árvores, vegetação, céu azul claro e uma paisagem de colinas ao fundo, criando uma atmosfera tranquila e bucólica.

Engenho Bessi

A família Bessi fundou o engenho em 1991, para produzir cachaças artesanais, rapaduras, melados, licores e outros derivados da cana-de-açúcar. A produção anual de cerca de 60 mil litros.

Imagem de uma parede de tijolos com pintura que diz 'Desde 1991 Seja Bem Vindo Pedreiras SP' e ao lado um alambique.

Parede de tijolos e monjolo no engenho Bessi em Pedreinhas-SP comemorando 30 anos de história, com desenho de uma barrica. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Os nomes da bebida também são atrações do Engenho como Cachaça Segredo, a mais vendida, feita com extrato de mel e outras especiarias que não são reveladas, há ainda a Cachaça Juízo, Coragem, etc. A cachaça do “Vô Zé” da categoria extra premium, envelhecida já ganhou prêmios regionais.

Deusa Rodrigues, brindando com uma taça de licor, no Engenho Bessi, com barris de madeira ao fundo. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Imagem de garrafas do licor Engenho Bessi, sabor Jurupinga, com rótulos que destacam a tradição artesanal brasileira, 275 ml.

Garça

Garça é um Município de Interesse Turístico – MIT, no Centro-Oeste do estado de São Paulo. Tem como um dos principais atrativos o Turismo Rural, além de ser um dos polos de produção de café.

O Lago Artificial Prof. J. K. Williams é um dos pontos principais, aliem do Bosque de Cerejeiras, além do Zoológico Municipal, o Museu Histórico e Pedagógico do Parque Ecológico Municipal.

A Tosta Coffee é um dos principais atrativos, que faz parte da Rota Turística Alto Cafezal e também das Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Cenário externo da fazenda de café, com vegetação tropical verde, plantas grandes, árvores e ambiente ao ar livre, em um dia ensolarado. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Tosta Coffee Roaster – Sítio São Benedito

Produtor do Café Alta Paulista, o proprietário do Sítio São Benedito, Cassiano Tosta, produtor do Café Paulista, uma marca especial.

O proprietário é um dos experts no assunto, um verdadeiro professor, o local sedia eventos e cursos.

Pacotes de café Alta Paulista, marca de café artesanal de alta qualidade, com embalagem que apresenta uma ilustração de mulher e folhas, ideal para consumidores que buscam sabor original e aroma intenso. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

O nosso grupo foi recebido com um café da manhã delicioso, seguido de explanação para conhecermos melhor o “mundo do café”, desde o cultivo, colheita, secagem, torra e como fazer em casa.

Mesa de jantar decorada com toalha floral, tendo um bolo de rosquinha em destaque, rodeada de comida, utensílios e ambientes ao ar livre com plantas.

Eu já visitei algumas fazendas que se dedicam a receber turísticas, mas nessa atividade aprendi muito sobre os detalhes.

Pessoa preparando café de forma artesanal com método pour-over, usando filtro de papel em uma cafeteria ao ar livre, com plantas ao fundo. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Um dos melhores momentos é participar da torrefação, para observar como o maquinário opera, atualmente uma atividade que utiliza softwares sofisticados e quem domina o processo de torra, tem o segredo do sucesso.

Homem mostrando os frutos do café no pé, sendo alguns verdes e outros maduros. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Os cafés são especiais e já ganharam prêmios em campeonatos regionais. O método de produção inclui secagem lenta em terreiro suspenso, secador estático ou terreiro de concreto das diferentes variedades como arara e catuaí.

No final da visita saboreamos um delicioso café gelado com creme, uma delícia!

Deusa Rodrigues, aproveitando a natureza ao segurar um copo com bebida de café quente e outro de café gelado com creme. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Zapata Garage

O lugar é um paraíso para amantes das motocicletas clássicas e restauradas, um tipo de museu com diversos modelos, inclusive motos que foram utilizadas na Segunda Guerra Mundial.

Imagem de uma motocicleta vintage em estilo militar, com acabamento envelhecido, mostrada em ambiente interno com piso de cimento e móveis de madeira ao fundo.

Tudo começou quando o proprietário comprou a primeira moto da Família Robartini e não parou mais.

Coleção de motos clássicas e scooters vintage, incluindo uma Vespa vermelha e motocicletas de época, exibidas em um ambiente de museu.

O casal Mário e Lucia Zapata, recebe grupos de 30 a 40 visitantes no amplo e bem cuidado jardim da Zapata com degustação de cachaças, Viva Zapata, Zapata Honey, que começaram a produzir na década de 1980, envelhecidas em barris de carvalho.

Interior da Garage Zapata com mesas e cadeiras na frente, e ao fundo, uma loja com diversas motos. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Adoramos a visita que foi regada a cachaça e comidinhas deliciosas feitas por Lucia Zapata e de outros empreendedores locais. A foto do nosso grupo foi feita no Globo da Morte, muito bem preservado no jardim da propriedade.

Grupo de pessoas da Press Trip dentro de uma Globo da Morte, no jardim da Garage Zapata.

Imagem de um jardim bem cuidado com bancos, árvores, e uma grande estrutura arredondada um Globo da Morte, feita de material de arame, ao fundo céu azul.

Gália

O município de Gália, faz parte da região Alto Cafezal, com belas paisagens da natureza e atividades do Turismo Rural. Na economia desde a década de 50 se destaca pela criação de bichos-da-seda, além de móveis de madeira.

Entre os atrativos estão o Lago Municipal de Gália, a Igreja Matriz São José de Gália e a Companhia Paulista de Estrada de Ferro, foi instalada uma estação de parada. A Fazenda São Ramiro é uma boa opção para passar o dia, faz parte das Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Imagem de uma estrutura de madeira ao ar livre, com escadas e plataformas, rodeada de árvores e pessoas aproveitando um dia ensolarado da Fazenda São Ramiro. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Fazenda São Ramiro

A bonita Fazenda São Ramiro é um dos principais atrativos de Gália, localizada na área rural. Oferece diversas atividades como passeios guiados, pesca esportiva, eventos e hospedagem com chalés.

Entrada do restaurante Faze N D'A em São Ramiro com estrutura rústica de madeira e pessoas aguardando na fila, com destaque para a placa de entrada

Os proprietários Dumon e Duílio cuidam de cada detalhe das atividades com muito carinho.

Deusa Rodrigues, ao lado de um cavalo em ambiente de fazenda com estrutura de madeira e árvores ao redor, destacando o turismo rural.

Entre os eventos que fazem sucesso são: Reveillon, Churrascada, Costelada, Rock Farm e October Farm.

Paisagem rural com lago, área de lazer ao ar livre, árvores, jardim e espaço de convivência em um ambiente tranquilo e natural.

O restaurante é muito procurado pela “comida caseira de avó” estilo buffet é farta, elaborada em forno a lenha, que durante as festas, eventos e feriados costumam lotar. Um dos itens mais valorizados por lá é o Bolinho São Ramiro, massa com recheio de linguiça tosca, e nome é uma homenagem ao avô dos irmãos.

Foto de um restaurante movimentada com muitas pessoas sentadas em mesas, ambiente casual com estrutura de ferro e teto metálico, decorado de forma moderna e informal. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Ambiente ao ar livre com mesas e cadeiras sob sombra de árvores, ideal para momentos de lazer, comida com amigos e reuniões sociais ao ar livre.

Marília

A cidade de Marília é considerada como um Município de Interesse Turístico (MIT), que surpreende pelos seus atrativos tanto do Turismo Rural como da natureza. É considerada a Capital Nacional dos Alimentos, por sediar fábricas de biscoito como a Marilan e Nestlê.

Vista deslumbrante do Vale das Avencas, horizonte distante, sob céu claro de dia em uma paisagem rural de grande beleza natural.

Entre as principais atrações estão: o Sítio Olho D´Água com vivência do Café Dona Santina, a Serra das Avencas, o Museu de Paleontologia de Marília, ganhou destaque após a descoberta de fósseis de um grande dinossauro, o Mosteiro da Divina Misericórdia, além da ótima gastronomia.

Imagem Deusa Rodrigues na cruz do Mosteiro da Divina Misericórdia com vista de natureza, e ao lado placa do local em madeira.

A Serra da Avencas com as formações rochosas de arenito é um dos lugares mais bonitos de Marília, o visual dos vales é incrível, na região está o Mosteiro da Divina Misericórdia, uma vinícola e as rotas turísticas para ciclistas.

Deusa Rodrigues posando ao lado de uma estrutura circular em um campo aberto com vista para o horizonte, usando roupas pretas e óculos de sol.

Sítio Olho D´Água  – Café Dona Santina

Um verdadeiro achado para os amantes do café artesanal! O Sítio Olho D´Água, oferece uma imersão no universo do café de qualidade: desde o cultivo até a torra e degustação.

Imagem de duas mesas postas uma com decoração de pratos decorativos na parede e outra com toalha xadrez colorida e louças para refeição, ambos ambientes elegantes e aconchegantes. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

A propriedade é comandada por Santina Imaculada Bonini Pardo, que começou com um sonho de criar um café saboroso como tomava na casa de seus avós.

Fomos recebidos por ela e foi muito bom conhecer a história do empreendimento, bem como quanto a responsabilidade social com os colaboradores.

Deusa Rodrigues em ambiente ao ar livre, desfrutando de um momento de lazer em contato com a natureza junto com Dona Santina em Marília. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

A produção começou com dez mil mudas plantadas e prosperou. A marca Dona Santina vende cafés moídos de torra média, que pode ser adquirido em grão ou moído, 100% arábica. O Café Dona Santina mantém um convênio com a Fatec, com estudos que permitem usar a tecnologia ligada à história.

Pacotes de café Torrado e moído da marca Café do Santosina, com uma mão segurando grãos de café ao lado de uma esteira de café moído. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Saiba mais sobre as experiências no Sítio Olho D´Água no post sobre O que fazer em Marília.

Imagem de uma plantação de café com folhagem verde exuberante ao sol. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Geleias Boma

Tivemos a oportunidade de conhecer os produtores das Geleias Boma, sua história e os deliciosos sabores. Os proprietários começaram a produção durante e pandemia, utilizando frutas frescas da região. A princípio a atividade era também oferecer quando recebiam amigos em finais de semana animados.

Mesa de café da manhã com pão, bolo, geleia BOMA, chá, e uma decoração com relógio de parede ao fundo. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Um detalhe interessante é que o nome Boma vem da junção, Boteco do Márcio e da Amanda, mas a palavra é de origem africana e significa o jantar em volta da fogueira que as tribos africanas faziam de pós caça de animais. A relação de encontro para comer, inspirou a divulgação das geleias.

Diversos potes de geleia de morango com embalagem de 250g, produção da marca Boma, exibidos. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

A palavra Boma é africana e significa jantar nas savanas ao ar livre, quando as tribos se reuniam e hoje os safáris fotográficos recriam com muitas experiências, saiba mais no post da África do Sul.

Recanto da Roça

O restaurante Recanto da Roça tem clima de fazenda, culinária caseira saborosa preparada em forno à lenha e aquele toque de interior que abraça.

O ambiente rústico e avarandado tem no domingo música ao vivo com artistas locais.

Imagem de uma estrutura de madeira rodeada por árvores e plantas, ideal para eventos ao ar livre ou lazer em meio à natureza, com bastante vegetação.

Deusa Rodrigues na frente de uma área de churrasqueira ao ar livre, decorada com alho pendurado, em um ambiente rústico e aconchegante.

O proprietário Sr. Ademir Barreto e família oferecem a deliciosa comida mineira sendo que o carro-chefe do cardápio é o Feijão Tropeiro, servido com Franco com quiabo, torresmo, Vaca atolada, entre outras delícias.

Restaurante com diversas peças decorativas, roupas e alimentos típicos, ao lado de um prato com comida afro-brasileira, incluindo arroz, feijão, quiabo, farofa e banana da terra. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

Hospedagem no Hotel Estoril

Uma boa opção para hospedagem é o Hotel Estoril na área central de Marília e conta com um bom café da manhã.

Festival Sabor de São Paulo – SENAC Marília

Eu participei de Press Trip da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Durante uma semana eu viajei, com outros jornalistas, influenciadores e agentes de viagem, a convite da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo em parceria com o Mundo Mesa e o SENAC-SP.

Profissional apresentando uma palestra sobre Turismo e Gastronomia em evento promovido para o setor de alimentos no estado de São Paulo, Brasil.

Nas 10 cidades conhecemos produtores e produtos, fizemos diversas degustações, participamos de verdadeiras aulas sobre o potencial gastronômico da região.

Conhecemos mais de 15 atrativos com seus produtores, para provar e divulgar os deliciosos produtos do interior.

A Press Trip finalizou em Marília no evento Sabor de São Paulo, realizado no SESC Marília, na sexta-feira com uma série de palestras e aula-show da madrinha da rota gastronômica desta região, a Chef Angélica Vitali, uma especialista em gastronomia molecular.

Chef de cozinha preparando ingredientes na feira de turismo e viagens em São Paulo, promovendo sabores típicos do estado.

Eu acompanhei de perto a execução de um prato e os produtos selecionados na região.

Imagem de uma bancada com ingredientes para preparo de pratos, incluindo panelas de aço, bowls com legumes, temperos e fotos de pratos feitos ao fundo.

Eu degustei o arroz caldoso da Chef e adorei!

Deusa Rodrigues degustando o prato arroz caldoso, ao lado de uma tigela com a mesma sopa em um prato branco. Rotas Gastronômicas do interior de SP.

No sábado dia 12 de julho aconteceu o Festival Sabor de São Paulo, com os produtores das regiões mostrando o melhor da culinária local. O C.E.O do Mundo Mesa fez a abertura e destacou a importância dos projeto que está há anos em atividade.

Diretor do Mundo Mesa, apresentado o evento sobre sabores de São Paulo, com foco na cultura e gastronomia local, em ambiente interno com painel sobre o tema.

Painel de boas-vindas no Polo 10 em São Paulo, destacando uma rota gastronômica com diversas opções locais, incluindo doces, cachaça e café, promovendo o turismo e a gastronomia paulista.

Várias empresas que visitamos durante a viagem estavam presentes com seus produtores como a Flabella Empadas.

Mesa de uma produtora de empadas de uma das Rotas Gastronômicas do interior de SP.

A Boma Geleias esteve presente com diversas opções para venda ao público.

Mesa da Boma Geleias, com destaque em Marília oferecendo geleias artesanais em um estande colorido e atraente.

Nota da Autora

Os meus agradecimentos pela oportunidade da viagem à Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, à Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marília, ao Comtur Marília, a Secretaria de Turismo de Garça, Secretaria de Turismo de Botucatu, e outras entidades pelo convite e apoio.

Deusa Rodrigues ao lado de símbolo de São Paulo em evento de café na cidade de Marília, no Sabor de São Paulo.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2025 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel