O que fazer em Guadalajara: Copa do Mundo de 2026 estado de Jalisco
15.jun.18 - atualizado em 17.fev.24
O que fazer em Guadalajara, uma das sedes da Copa do Mundo de 2026 no estado de Jalisco. A cidade tem muita história, belas construções arquitetônicas e manifestações culturais.
Além dos diversos atrativos históricos, há passeios imperdíveis, às fazendas de tequila, às áreas arqueológicas, aos lugares de natureza exuberante e os vilarejos típicos.
Um destino cativante que vai ser ótima opção de férias. Siga minhas dicas sobre melhores passeios, compras, cultura e hotéis.
Você vai gostar de ler também sobre: Dia dos Mortos no México.
Guadalajara – Estado de Jalisco e região
Guadalajara faz parte do estado de Jalisco a oeste do México. É um dos principais centros econômicos do país. Foi fundada em 05 de janeiro de 1532 por Cristóbal de Oñate. Durante o processo de Independência do México teve um papel importante, pois foi o local onde se decretou a abolição da escravatura.
Depois da guerra de independência, e da proclamação do estado livre e soberano de Jalisco, Guadalajara tornou-se a capital do estado, até os dias atuais.
A cidade de Guadalajara está na região de Puerto Vallarta, que conta com lindas praias e ótima infra-estrutura turística, banhada pelo Oceano Pacífico.
Você vai gostar de ler sobre: Viagem ao México – roteiro do Oceano Pacífico para o Oceano Atlântico.
Herança histórica – Estado de Jalisco
A cidade guarda detalhes da história, como a estrutura do Palacio de Gobierno de Guadalajara. A construção mostra em sua concepção, espaços acessíveis por pequenas salas em “cantos de esquina” , para se observar a movimentação externa ao prédio no nível da rua.
Tais espaços podiam ser utilizados também para o posicionamento de canhões para a defesa contra ataques. O visual é impactante e rende boas fotos.
Guadalajara é uma cidade com muita história, assim também como Puebla.
Plaza de la Liberación – Ponto de encontro
Plaza de la Liberación, possui um letreiro gigante da cidade muito visado por turistas e visitantes locais para fotos, ideal para uma self.
A Fonte na Plaza de la Liberación, com vista ao fund da Catedral de Guadalajara, fica entre as quatros praças centrais da cidade: Plaza Guadalajara, Plaza de Armas, Plaza de los Jaliscienses Ilustres e a Plaza de la Liberación.
Os prédios ao lado da fonte na foto abrigam o Museu Regional e Palacio Legislativo. É um ponto de encontro de moradores e turistas.
Conheça também: Onde ficar em Playa del Carmen.
Teatro Degollado – Ponto turístico em Guadalajara
O Teatro Degollado é imponente, teve início em 1855 quando o líder governamental José Santos Degollado colocou a pedra fundamental para sua construção. Hoje é sede da Orquestra Filarmônica de Jalisco e palco do Encontro Internacional de Mariachi.
O bonito Teatro Degollado, com pinturas no teto, conta com visitas guiadas em horários específicos.
Catedral de Guadalajara – Atração a visitar
A religiosidade do México se faz presente com igrejas bem ornamentadas. Vista interna da Catedral de Guadalajara, Basílica Asunción de María.
Rotonda – Uma das atrações de Guadalajara
A Plaza de los Jaliscienses Ilustres, ao lado da Catedral, é um dos pontos turísticos de Guadalajara.
Destaque da Rotonda na praça acima, idealizada para homenagear celebridades e pessoas ilustres de Guadalajara e região (estado de Jalisco).
Palácio de Gobierno de Guadalajara – Visita obrigatória
O painel no Palácio de Gobierno de Guadalajara, no centro da cidade, representa a segunda guerra mundial e seus males, com diversos símbolos e personalidades da época. No México a arte em murais em prédios públicos é bem representativa.
Detalhes internos da construção do Palacio de Gobierno, que conta com painéis e várias salas utilizadas como museu da história e da arquitetura de Guadalajara e região.
O Palácio do Governo de Guadalajara, guarda semelhanças com o da Cidade do México. Leia também sobre: Xochimilco e outros passeios imperdíveis.
Plaza de los Mariachis.
A cultura mariachis, que são cantores típicos mexicanos, tem origem no estado de Jalisco. Um bom lugar para apreciar a alegre música e uma das mais típicas é na Plaza de los Mariachis.
Estádio Jalisco – Futebol e emblemático
O Estádio Jalisco, foi um dos palcos da Copa de 1970, conquistada pelo Brasil. Para os brasileiros essa é uma atração emblemática, sobre a história das conquistas da Copa do Mundo.
A cidade será assim novamente visitada pelos brasileiros, que tem forte ligação com o futebol e o México. O estádio Jalisco foi o principal palco do tricampeonato da seleção brasileira na Copa de 1970 e também recebeu jogos da Copa de 1986.
Embora em Guadalajara já tenha um outro estádio de futebol moderno, eu fiz questão de conhecer o Jalisco pelo que representou para o futebol brasileiro.
Copa do Mundo de 2026
Durante a Copa do Mundo de 2026 haverá jogos em 3 países sede: Canadá, Estados Unidos e México. As cidades mexicanas escolhidas são Cidade do México e Guadalajara e certeza muitos brasileiros que irão conhecer a cidade e aproveitar seu potencial turístico.
Sou fã de futebol e gosto de conhecer os estádios e museus pelo mundo. Leia também: Viagens e futebol: experiências.
Fazendas de Tequila – Tour com degustação
Para as fazendas de tequila há diversos tours no mesmo estilo de passeios à vinícolas. As fazendas ficam no município Tequila que está a 65 quilômetros de Guadalajara.
Nos passeios há uma demonstração da produção e degustação da bebida mais típica do México. Uma das fábrica mais conceituadas e uma das primeiras a disponibilizar os passeio de degustação foi a Tequila José Cuervo.
Há a possibilidade de reservar com antecedência no Brasil, o Tequila destilaria e degustação.
Durante o tour se aprende que a bebida é produzida a partir da planta Agave Azul, da família da babosa. A região de Jalisco é forte produtora de tequila. O solo vulcânico vermelho da região é propício para o plantio do Algave Azul.
O teor alcóolico vai de 38% a 40%, podendo chegar até a 55%. No México há vários tipos de coquetéis feitos com tequila deliciosos, que são servidos nas refeições.
A paisagem das fazendas de Tequila tem bonitas paisagens que vale a pena visitar.
Próximo à Cidade do México, na área das Pirâmides do Sol e da Lua, também há um tour que conta a história da Tequila com degustação.
Passeio para Tlaquepaque
Um lugar encantador para conhecer peças indígenas e artesanato, principalmente com roupas bordadas e cerâmicas pintadas à mão. O passeio pode ser feito de dia inteiro e ter a oportunidade de visitar o mercado com a alegria da música dos mariachis. Reserve aqui o Tour para Tlaquepaque.
Pirâmides de Guachimontones
Para conhecer melhor a cultura mexicana, a dica é fazer o passeio para as belas pirâmides de Guachimontones. Estão localizadas no município de Teuchitlán, que fica a uma hora de Guadalajara. O local arqueológico é único, são várias estruturas cônicas escalonadas e diferentes de outras áreas do México. Reserve com antecedência o tour: Pirâmides de Guachimontones.
Lago Chapala e Ajijic Tour
Outro passeio imperdível é visitar o charmoso Lago Chapala, que é o maior do país com 1.700 quilômetros quadrados, cercado por áreas montanhosas. Há várias aves migratórias e vegetação abundante. O lago conta também com duas ilhas Escorpião e Mezcala. A cidade próxima é o vilarejo de Ajijic, cercado por montanhas. Saiba mais sobre passeio do Lago Chapla e Ajijic.
Onde ficar em Guadalajara
Há muitas opções de hotéis em Guadalajara, veja as ofertas:
Hotéis em Guadalajara
Eu recomendo o Holiday Inn Expo Guadalajara, que dá para unir lazer e trabalho. Aos domingos oferece um brunch com música ao vivo.
Para ficar em alto estilo, a sugestão é o hotel Grand Fiesta Americana Guadalajara Country Club.
Entre neste link para reservar hotéis em Guadalajara. no
Hotel em Tequila
Uma experiência bem interessante é se hospedar na pequena cidade de Tequila, em um hotel temático, cujos quartos ficam em grande barricas. Vale a pena conferir Matices Hotel das Barricas.
Extensão da Viagem para Puerto Vallarta
A viagem para Guadalajara pode ser conjugada com a cidade praiana de Puerto Vallarta, ambas no estado de Jalisco, que está a 330 quilômetros. Uma ótima oportunidade para conhecer os destinos mexicanos.
A cidade de Puerto Vallarta tem suas praias banhadas pelo Oceano Pacífico. O destino se destaca na preferência de viajantes, principalmente os atores de Hollywood. Já foi no passado um dos locais favoritos de Elizabeth Taylor.
A região está na Riviera Nayarit, que é uma baia protegida por montanhas dos furacões. Tem um clima constante de 25 graus, uma oferta hoteleira, de restaurantes e atrações fantástica.
O destino recebe visitantes sejam famílias, amigos, grupos, lua de mel, além de ser uma cidade gay friendly.
Os preços em geral são bons em relação a nosso real e com excelente qualidade. Tem diversidade de paisagens e a “Praia Escondida” que fica entre rochas é um cartão postal do México.
Cidade do México D.F. – Capital
A Cidade do México é o portão de entrada para o país. A capital mexicana é conhecida pelo seu tamanho e superpopulação mas também pelos: museus, ruínas coloniais, templos astecas, bons restaurantes e vida noturna agitada.
Booking.com
As principais atrações são: Palácio de Belas Artes, Museu Nacional de Antropologia e História, Basílica de Guadalupe, Pirâmides do Sol e da Lua, Museu de Frida Kahlo e Xochimilco, etc.
Leia mais sobre Xochimilco e outros passeios da Cidade do México.
Como chegar à Guadalajara
Para chegar à Guadalajara do Brasil é necessário voar para a Cidade do México e fazer conexão.
Se quiser conjugar a viagem do México com o Panamá há opção com a Copa Airlines. Leia também: Panamá – oportunidade de escala e atrações da cidade.
O que comprar em Guadalajara
O ideal é fazer compras na região do centro da cidade, tanto lojas, galerias ou nas barracas em torno das praças com arquitetura espanhola, É possível encontrar itens como bonecas, roupas típicas, tecidos e outros utensílios. O artesanato se destaca pelas cores e criatividade.
Comprar Tequila direto dos centros produtores também é uma ótima opção de viagem.
Comida mexicana
A comida mexicana é uma das mais diferentes que temos nas Américas. A gastronomia tem fortes influências dos povos Astecas, Maias e outros além da herança dos colonizadores espanhóis. A gastronomia mexicana está popular no Brasil e principalmente nos Estados Unidos.
Há pratos que passam horas para feitos e levam diversos produtos. O chili, a pimenta mexicana está sempre presentes nos menus. Há uma variedade grande e o destaque vai para: Guacamole, Tacos, Burritos e tantas outras delícias.
Um dos pratos mais tradicionais de Guadalajara é a torta ahogada (ou sanduíche afogado. Tipo de um sanduíche, feito com pão birote, estilo Baguette e recheado com carne de porco frita, cebola, rabanete, molho de tomate e molho de pimenta.
Uma outra comida típica local é o birria, um tipo de ensopado de cordeiro ou cabra, servido com limão e tortillas. Como a maioria dos pratos mexicanos é bem temperado. Este prato vai bem com um “drink” feito com tequila.
Que tal conhecer um tour diferente? Nesse passeio se visita a cidade de Tequila, com degustação e um autêntico jantar mexicano. Saiba mais: The Legends of Tequila, Night Tour.
Para quem gosta de comer bem, deve conferir o post: Gastronomia em viagens, sempre uma experiência inesquecível.
Dicas de viagem para Guadalajara
Toda viagem necessita de planejamento e procedimentos. Leia também: Dicas para Viajar.
Que tal conjugar a viagem do México? Confira o post: Viagens para a Califórnia.
Se puder participe de uma festa mexicana.
Roupas para viajar
Uma das peças mais versáteis para viagens é a calça que vira bermuda. Você pode adquirir na Amazon, uma parceria do Blog Deusa Rodrigues como associado: Calça-Bermuda Trail Eco50+
Outra peça indispensável é a camiseta com alta tecnologia com duas camadas de microfibras, que proporciona sensação de bem-estar e frescor: Camiseta Active Fresh.
Para trilhas e caminhadas a dica usar uma jaqueta (feminina) com capuz ultra leve: Cool Dry Mountain Jacket.
Para as meninas a dica é desfilar nas piscinas dos hotéis com estilo, confira o Biquini Vintage Poá Preto.
Veja também
Categorias: América do Norte, Aventura, Centros Culturais, Copa do Mundo, Eventos, Experiência, Experiências, Gastronomia, Viagem com energia positiva, Viagem cultural, Viagem histórica, Viagens
Postado por: Blog Deusa Rodrigues