<!-- Google tag (gtag.js) --> <script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=G-RF57NFMJSE"></script> <script> window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-RF57NFMJSE'); </script>

Deusa Rodrigues - Travel Agent

Dia dos Mortos no México, a maior manifestação cultural

01.nov.18 - atualizado em 25.nov.25

Desfile de músicos vestidos como Catrinas, comemorando o Dia dos Mortos no México, com o Palais de Bellas Artes ao fundo. Uma cena vibrante e cultural.

Dia dos Mortos no México é uma festa, há desfiles e oferendas; a população participa com roupas e maquiagem características.

Adultos e crianças se vestem de morte para aguardar a visita dos falecidos.

É um dos melhores momentos para visitar o país, eu estive lá e preparei as dicas para sua viagem.

Decoração de Dia de Los Muertos com caveira colorida, bebidas enlatadas e cervejas ao fundo, além de uma mulher sorridente ao lado de uma mesa decorada. Dia dos Mortos no México.

Você vai gostar de ler também sobre a Viagem ao México – roteiro de Oceano Pacífico ao Atlântico.

Origem do Dia dos Mortos no México

Os festejos do Dia dos Mortos no México tem origem nos povos Asteca, Maia, Totonacas, etc. Embora o período coincide com o Halloween, dos Estados Unidos, são eventos diferentes.

Apesar de coincidir com o Dia de Todos os Santos e Dia de Finados, nas comemorações católicas, as origens são anteriores à chegada dos espanhóis.

Calendário Asteca

Inicialmente no calendário Asteca, comemoravam em duas datas diferentes durante o ano. Devido à colonização espanhola, os festejos foram reunidos em novembro.

Na época Pré-Colombiana era comum guardar crânios para serem utilizados nas celebrações. Esse é um encontro anual dos mexicanos, para honrar seus antepassados.

Momento Emblemático

A passagem da vida para a morte é um momento emblemático, que tem causado incertezas e temor através da humanidade. Por muitos anos diversas culturas criaram crenças e rituais, como os egípcios.

O México um país tão rico em cultura e tradições, uniu os principais aspectos que compõe sua identidade como nação. Uma concepção sobre a vida e a morte e as crenças em torno delas.

Para conhecer melhor a dica é fazer o Tour Completo pela Cidade do México.

Dançarinos tradicionais de Dia dos Mortos em frente ao Palácio das Belas Artes na Cidade do México, vestindo roupas coloridas e máscaras de caveiras, celebrando a cultura mexicana.

Um dos principais atrativos da Cidade do México é as Pirâmides do Sol e da Lua.

Comemorações no México

É muito interessante ver que a morte é encarada de uma maneira diferente. As pessoas ficam felizes em lembrar dos entes queridos que se foram.

Data dos Festejos dos Mortos

As festas do Dia dos Mortos no México, começam no dia 31 de outubro, e seguem até 02 de novembro. Segundo a crença popular, nessas ocasiões, mortos tem permissão de vir a terra, visitar seus parentes e amigos.

Desde 2003 o evento foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

Manifestações Culturais

Há altares pelas ruas, nas recepções de prédios, praças , hotéis e outros lugares público. São colocados oferendas de comidas, flores, fotos e outros detalhes que os entes queridos apreciavam. Toda comunidade se envolve, inclusive as empresas e órgãos públicos.

Lembra vagamente o nosso carnaval, pelo feriado nacional e pela adesão em massa da população. Há uma alegria genuína em reverenciar e homenagear seus entes queridos, bem como pessoas ilustres da sociedade que já se foram.

Algumas ruas ficam fechadas para os desfiles, outras há feiras de artesanato. Os restaurantes e hotéis lotam. O Dia dos Mortos é comemorado em todo México e considerado alta estação para o turismo.

Um dos atrativos do país é o roteiro México Cultural que passa pelas cidades típicas e o chamado Pueblo Mágico. Acompanhe minha viagem a Puebla e Cholula.

Escultura de caveira decorada com desenhos tradicionais em preto e branco, localizada ao ar livre sob uma cobertura de metal, em um ambiente de arte e cultura. Dia dos Mortos no México.

Centro Histórico da Cidade do México

Estive no Centro Histórico da Cidade do México, que foi fundada pelos Astecas aproximadamente em 1325. Era conhecida como Tenochtitlán.

Com a conquista espanhola, foi o fim do império Asteca. A antiga cidade foi totalmente destruída. A maioria das construções históricas, usaram como base as pirâmides e templos Astecas.

Confira o Tour City Passaport, com os melhores atrativos.

Ruínas de uma antiga estrutura histórica ao ar livre, com degraus de pedra e um fundo com edificações modernas e céu azul. Dia dos Mortos no México.

Conheça também: Cancún e as atrações: praias, festas, passeios e mergulhos.

O Zócalo e as Oferendas aos Mortos

A  Praça da Constituição, é o ponto importante da cidade, é popularmente conhecida como Zócalo. Está localizada a Catedral Metropolitana. Nessa área é que acontecem oferendas: O Dia dos Mortos no México é uma festa.

Na ocasião do Dia dos Mortos, na Cidade do México, este local é o mais emblemático. Fica tudo decorado com bonecos gigantes, há uma presença grande de moradores e turistas.

Dança de esqueletos grandes e coloridos no centro histórico com a catedral ao fundo, uma celebração cultural tradicional brasileira cheia de cores e movimento. Dia dos Mortos no México.

O Zócalo é o centro da Cidade do México. A região está bem mais bonita e remodelada, desde minha última viagem. Um ponto importante, onde várias manifestações são realizadas, como a posse do presidente da república e outras comemorações.

Bandeira do México voando ao vento contra um céu com nuvens, representando patriotismo e orgulho nacional mexicano. Dia dos Mortos no México.

Encontrei um cenário incrível de cima de um dos restaurantes do Zócalo, que permite uma vista espetacular da enorme praça.

Altares em Prédios, Praças e Ruas

Essa outra oferenda abaixo também encontrei em um prédio comercial da região central, Zócalo.

Que tal fazer um Free Tour? Para conhecer a cidade de uma maneira diferente.

Exposição de alta qualidade de figuras de caveiras mexicanas de Dia de Finados, decorada com flores, velas e motivos coloridos, celebrando a cultura mexicana. Dia dos Mortos no México.

Conheça outro destino com várias manifestações folclóricas: Equador Pontos Turísticos.

Desfiles do Dia dos Mortos no México

Assistir a um desfile de rua do Dia dos Mortos, é uma festa, uma grande experiência. Em geral a cidade fica lotada e o transito congestionado.

Mulher vestida com traje tradicional de Dia de los Muertos, com maquiagem de caveira mexicana, fantasia colorida com laços, realizando uma apresentação ao ar livre em frente a um prédio histórico. Dia dos Mortos no México.

Pode acontecer do evento ser na mesma época da Fórmula 1, os hotéis ficam mais lotados ainda. Por isso se pretende viajar para o México no Dia dos Mortos, o ideal é fazer a reserva com antecedência.

Um país com semelhanças culturais com o México é o Peru. Conheça: O que fazer no Peru.

Celebrantes participando do desfile de Dia de los Muertos nas ruas do México, vestindo trajes tradicionais coloridos, com maquiagem de caveira e cenas festivas ao fundo. Dia dos Mortos no México.

Trajes e Maquiagem

Os festejos arrastam toda a população para as ruas. As pessoas saem vestidas a carácter e usam maquiagem. É possível observar pessoas se maquiando, nas esquinas, para fazer parte da festa.

Um detalhe que faz a diferença em viajar no Dia dos Mortos, para o México, é o serviço dos hotéis. Os recepcionistas se vestem à carácter, usam maquiagem, além de ter oferendas e “mimos para os hóspedes”.

Isso acontece também em outros lugares do comércio, onde todos entram no “clima”.

No continente americano, há muitas manifestações culturais, acompanhe o post: Folclore na América do Sul.

Grupo de músicos em uma marcha carnavalesca, vestidos com fantasias coloridas e máscaras de caveira, tocando instrumentos como trompetes durante Dia dos Mortos no México.

Onde Comer no México

Os restaurantes funcionam normalmente nos festejos do Dia dos Mortos.

No entorno da região do Zócalo, há restaurantes na cobertura de prédios, com vista espetacular. Vale cada centavo, almoçar e observar o local. Ótimo ponto para boas fotos.

Faça um Tour Gastronômico pela Cidade do México, com visita a um mercado para provar deliciosas frutas locais e conhecer as ervas medicinais.

Café Sanborns Casa dos Azulejos

Na parte histórica da cidade há belos edifícios, como o Café Sanborns Casa dos Azulejos, também conhecido como Palácio de los Condes de Orizaba.

A parte externa é revestida de azulejos Talavera, feitos em Puebla, uma tradição mexicana.

Imagem da fachada de um edifício antigo com detalhes ornamentais e azulejos azuis e brancos, destacando sua arquitetura clássica em estilo europeu.

O interior do palácio é magnífico principalmente, o salão de chá. Imperdível no roteiro de viagem e a minha dica é saborear um café da manhã estilo mexicano, no entanto há funciona no almoço e jantar.

É um dos melhores lugares do centro histórico da Cidade do México.

Para quem gosta de comer bem, leia sobre: Gastronomia em viagens é sempre uma experiência inesquecível.

Interior de um restaurante com vários clientes apreciando refeições em mesas, com uma decoração clássica com colunas e janelas grandes, ambiente movimentado.

Pan de Muerto –  Tradição no Feriado

Comer o Pan de Muerto, é um costume “sagrado” nesses dias. É um delicioso pão doce, polvilhado de açúcar. Visitei uma padaria típica, adorei a novidade e esqueci do regime.

Celebração com altares tradicionais e comida típica mexicana, decorada com papel picado colorido e flores de cempasúchil durante o Día de los Muertos.

Conheci a Padaria Ideal, que é um ícone da cidade. Havia muita gente comprando o Pan de Muerto e há uma variedade incrível de opções.

Vitrine de bolos decorados para festa em uma confeitaria no centro histórico, com clientes ao fundo e decoração colorida no teto.

Café De Tacuba

O Café De Tacuba é um restaurante tradicional, com mais de 100 anos. Está localizado num bonito casarão estilo mexicano com azulejos. As paredes são decoradas com vários quadros, entre eles, observei o da figura ilustre do passado, a freira Sôr Juana Inés de La Cruz, uma personalidade histórica importante.

Quanto à culinária, a especialidade do Café De Tacuba é  a comida típica, com variedade de produtos e sabores, para se conhecer a essência do México.

Prato típico de comida mexicana com frango, arroz, queijo, molho e tortilla, perfeito para quem busca receitas tradicionais e saborosas.

Conheça também as ilhas do Oceano Atlântico no post: Lua de Mel no Caribe.

Onde Ficar na Cidade do México

Fiquei hospedada no Hotel Fiesta Americana Reforma e fui surpreendida com mimos na chegada, inclusive com o Pan de Muerto. O pão é doce e uma tentação de tão delicioso.

Café da manhã com bolo decorativo, chá, café e flores em uma bandeja de madeira

A  avenida Reforma é um ponto central da Cidade do México e onde tudo acontece. No entanto há muitos outros hotéis na Cidade do México. Para viajar durante o Dia dos Mortos, o ideal é planejar a viagem com antecedência.

Entre neste link para reservar hotéis na Cidade do México.

Como Chegar à Cidade do México

Os voos diretos da Latam, São Paulo, Guarulhos para a Cidade do México, são a melhor opção para a viagem.  Deve-se considerar que, se for viajar no período do Dia dos Mortos, a reserva deve ser feita com antecedência.

Há outras rotas para a Cidade do México, via Copa Airlines. Confira uma possibilidade bacana no post: Escala no Panamá.

Traslados na Cidade do México

Para sua tranquilidade reserve online os traslados na Cidade do México.

Passeios pela Cidade do México

Há várias atrações para conhecer pela Cidade do México: Xochimilco, as incríveis Pirâmides do Sol e da Lua, o Museu de Nacional de Antropologia, o Campus da Universidade, etc. Confira abaixo alguns detalhes das atrações.

Xochimilco 

As flores de Xochimilco foi utilizada para plantio de alimentos, mas atualmente a técnica é utilizada para o plantio de flores. Os coloridos barcos, as “trajineras”, que comportam várias pessoas, oferecem passeios divertidos, que atraem muitos turistas.

O ideal é chegar em Xochimilco na hora do almoço, lá há inúmeros barcos que podem ser reservados, com ou sem refeição. Almoçar  nas “trajineras” e observar outros barcos deslizando suavemente pelos canais, é realmente um momento único e diferente.

Saiba sobre esse lugar típico mexicano: Xochimilco passeio da Cidade do México.

Balsa decorada com tema de felicidades e muitas flores, realizando uma comemoração à beira do rio, com várias pessoas desfrutando.

Museu Nacional de Antropologia e História

O Museu Nacional de Antropologia e História, é um dos lugares mais importantes do México e das Américas. São vinte e duas salas de exposição permanente, além de duas salas de exposições temporárias e três auditórios. Um grande legado arqueológico dos povos da Mesoamérica.

O acervo é impressionante e minha sugestão é contratar um bom guia, para ter uma verdadeira aula de histórica e visitar as mais áreas mais relevantes. Uma das peças mais bonitas, é a escultura, encontrada em escavações recentes, conhecida como calendário Asteca. Está em um lugar de destaque no Museu.

Imagem de um calendário asteca antigo, detalhado e com inscrições indígenas, representando a cultura ancestral mexicana.

Coyoacán e Frida Kahlo 

O ideal é chegar cedo no bairro de Coyoacán, onde fica o Museu Frida Kahlo. Há filas enormes para entrar no Museu, então se prepare para quanto ao tempo. O bairro conta também como o Museu do Leon Trotsky entre outros.

A região é interessante com as casas coloniais, artesanato e restaurantes. Lembra um pouco uma cidade do interior, pelo aspecto pacato. Destaque para a praça central e a feira de artesanato. Coyoacán é considerado o bairro boêmio no sul da cidade e um dos mais bonitos.

Família de golfinhos na fonte de um parque, atraindo visitantes e proporcionando um cenário de lazer ao ar livre.

Frida Kahlo um ícone do México

Frida Kahlo se tornou também um ícone e símbolo pop. A artista que foi casada com o pintor Diego Rivera, foi uma mulher à frente do seu tempo. Superou dificuldades e doença, passou por inúmeras cirurgias, experimentou relações homossexuais e extraconjugais e acima de tudo foi muito criativa.

Por esses e outros motivos exerce uma grande atração entre os jovens, isso explica as grandes filas na porta do Museu Frida Kahlo.  Também conhecido como Casa Azul, devido a cor azul cobalto do Museu, além das obras da artista há objetos do seu universo íntimo.

Fachada de um museu com pintura colorida de coração, flores e elementos tradicionais, na cidade de Frida, com uma placa de boas-vindas.

Compre seu ingresso antecipado do tour: Xochimilco, Coyoacán e Museu Frica Kahlo.

Previsão do Tempo no México no Feriado

Considerei a data do Dia dos Mortos, ideal para viajar por causa do clima temperado. As temperaturas variam de 24 ºC máxima e 8 ºC mínima; a dica quanto a vestimenta é: sair com camiseta, casacos leves e tênis ou sapatos confortáveis para as caminhadas.

Deusa Rodrigues em frente ao símbolo dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na praça, demonstrando entusiasmo e orgulho. Fundo com monumento histórico ao fundo.

Dicas de Viagem ao México

Toda viagem necessita de providências e planejamento, saiba mais no post: Dicas para viajar.

Se puder conjugue a viagem com as lindas praias do litoral, acompanhe no post: Casar em Cancún,   Playa del Carmen.

Confira o post com informações importantes sobre: Economizar na compra da viagem.

Para comprar tequila, uma opção econômica é nos super mercados.

Nos restaurantes na hora do pedido, se não for fã de comida apimentada, deve-se avisar e solicitar uma opção.

Livros que Inspiradores

Para conhecer melhor a história e as regiões arqueológicas, eu recomendo ler o livro: Américas Antigas – As Grandes Civilizações de Nicholas J. Saunders, parceria com a Amazon.

Um relato fascinante que explora as “culturas clássicas da Mesoamérica, as origens dos Olmecas, – a primeira civilização que criou o estilo de arte maior da América pré-colombiana.

Outra indicação é o livro: História Concisa do México. O autor mostra os vários aspectos da sociedade mexicana, da política, economia e cultura; essencial para quem quer conhecer melhor o país.

Foto de vários livros empilhados uns sobre os outros em bibilioteca.

Viagens para a Alma – Templos e Natureza

Dentro do meu conceito e deste Blog, há viagens para a alma, que são lugares especiais com energias positivas da natureza ou templos e construções planejadas para a espiritualidade. Esses destinos são capazes de proporcionar aos seus visitantes tranquilidade, paz e equilíbrio.

No mundo há pontos de energia positiva, tanto em lugares previamente preparados pelo homem quanto em outras áreas que a própria natureza privilegiou com minérios, fauna e flora. Uma viagem realizada para um desses lugares faz com que o ser humano volte renovado, devido aos efeitos benéficos da energia do lugar, mesmo que muitas vezes não se tenha consciência disso.

Dos lugares preparados pelo homem, há muitos destinos fascinantes pelo mundo, como o México.

Saiba mais no post: Viagens para a alma com o poder de transformação.

Nota da autora

Agradeço ao convite do Conselho de Promoção Turística do México e a Latam.

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2025 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel