Deusa Rodrigues - Travel Agent

Ano novo chinês: previsões, comemorações, dicas e detalhes

05.fev.19 - atualizado em 31.mar.21

China curiosidades, cultura e evento no Brasil

 O ano novo é um dos maiores eventos na China. É comemorado sempre na lua nova. Há festividades também em diversos outros países.

Em 2020 foi o ano do rato no horóscopo chinês e em 2021 será o ano do boi, que terá ênfase no trabalho.

Confira as dicas, previsões e comemorações do ano novo chinês que começa em  12 de fevereiro de 2021.

Que tal conhecer o Oriente Médio? Confira o post: Dubai e o Burj Al Arab.

China curiosidades, cultura e evento

Ano Novo Chinês – 2021 Boi ou Búfalo

O horóscopo chinês é baseado em 12 animais de acordo com o ano de nascimento, que se repetem.

Em 2020 é o ano do rato no horóscopo chinês, com destaque no empreendedorismo. Para 2021 será o ano do boi, ou búfalo, um período de muito trabalho.

O ano novo chinês é um dos maiores eventos na China, também conhecido como Ano Novo Lunar. É comemorado sempre na lua nova que em 2021 será em 12 de fevereiro.

Previsões do Ano do Boi

O ano novo chinês de 2021 começará em 12 de fevereiro e terminará em 31 de janeiro de 2022. Será o ano do Boi de Metal, que é sinônimo de trabalho duro e sobretudo muita disciplina. Tem muita lógica depois de um ano de muitos problemas decorrentes da pandemia e suas consequências.

O ano do Boi, como as próprias características do animal, irá demandar que as pessoas trabalhem intensamente, que haja perseverança e responsabilidade. Alguns detalhes estarão em evidência como a disciplina, lealdade, prudência e apreciação justa da realidade.

Nada será fácil de obter, principalmente na questão material, teremos que nos esforçar mais. Também haverá a necessidade urgente de terminar qualquer assunto ou trabalho iniciado. Talvez possa ter acúmulo de pendências a serem resolvidas e a sensação de urgência para realizações.

Haverá prosperidade e consolidação de ganhos, no entanto com obstáculos a serem ultrapassados. Não haverá espaço para a futilidade, para discussões vazias, de modo geral será um ano com a valorização de conceitos sólidos e sinceros.

Personalidade do Boi

A personalidade das pessoas  que nasceram sob signo do Boi, tem como características: patriarcado, ética, justiça, construção, franqueza, interesse, versatilidade, trabalho duro e respeito pelo próximo.

As pessoas do signo do Boi são mais lentas e introvertidas, porém com lógica intelectual.

China curiosidades, cultura e evento no Brasil

Se quiser saber mais eu indico o livro, parceria do Blog Deusa Rodrigues com a empresa Amazon: Horóscopo Chinês – Manual Completo.

Outra dica é o livro O verdadeiro Horóscopo Chinês, para o autoconhecimento.

Ano do rato – 2020

O ano novo chinês do rato em 2020 começou com a lua nova de fevereiro de 2020 e termina 11 de fevereiro de 2021. O ano do rato, conforme os chineses, tem características de empreendedorismo.

Estamos vendo isso com a pandemia, pois muitos empregos formais foram perdidos e vários negócios próprios foram iniciados. Em geral são pequenos negócios para driblar o desemprego.

China e o Ano Novo Chinês

A China hoje é a grande potência econômica, que se torna mais importante no cenário geopolítico.

O país já recebe muitos visitantes devido a cultura tão diferenciada.  A viagem à China, tem contrastes da história milenar com a tecnologia e o desenvolvimento.

Nessa época de comemoração do “Ano Novo Chinês” é um bom momento para saber mais e ou quem sabe planejar uma viagem a  China, para o futuro. O chineses viajam muito nessa época para visitar famílias ou fazer turismo pelo país.

Na China as festividades seguem por 15 dias com muitos rituais, comida e música. No último dia depois de duas semanas acontece o bonito Festival das Lanternas.

Essa é festa com luzes, muitas cores e beleza. Durante o evento há apresentações das Danças do Leão e do Dragão com seus tambores eletrizantes. Não podem faltar as performances de Kung Fu.

Você vai gostar de ler também sobre: Astrologia para viajantes.

Ano novo chines e o turismo

Ano Novo Chinês pelo mundo

Há coloridas festividades do Ano Novo Chinês em diversos lugares do mundo. A cidade de São Francisco que conta com uma grande colônia tem uma das festas mais interessantes.

Há ainda festividades em Nova York, São Paulo, Paris e diversos países asiáticos.

Devido à pandemia as várias celebrações do Ano Novo Chinês foram canceladas pelo mundo foram canceladas.

Ano Novo Chinês em São Francisco

Como uma das maiores colônias da China, o ano novo lunar é amplamente comemorado com apresentações na rua. Uma das atrações do mês de fevereiro em São Francisco. Considerado como um dos maiores desfiles de rua no Estados Unidos. Tudo começou ainda no passado e hoje tem carros alegóricos, danças folclóricas, bandas, etc. A maior concentração é em Chinatown. Devido à pandemia em 2021 o evento deverá ser adiado.

Ano novo chinês em São Paulo

O Ano Novo Chinês em São Paulo acontece na Liberdade e também na FAAP – Faculdade Armando Alvares Penteado, onde está a sede do Instituto Confúcio para negócios, com aulas de chinês. Eu estive presente em uma das comemorações no passado que contou com a famosa Dança do Dragão em conjunto com a banda Olodum. Eu senti uma total sintonia no som dos tambores chineses com os da Bahia, foi uma apresentação perfeita do Ano Novo Chinês com a mistura de culturas.

Em 2021 houve somente um evento virtual em 09 de fevereiro das 19h00 às 20h00 com lançamento do livro: Tempo Obtuso.

China curiosidades, cultura e evento no Brasil

No bairro da Liberdade que concentra as colônias asiáticas, também há comemorações, como no Templo Lohan, um lugar que engloba diversos aspectos da cultura chinesa.

Cultura da China

Esse país milenar tem uma cultura rica e diversificada. Veja alguns detalhes para conhecer melhor um dos destinos mais instigantes do mundo.

Gastronomia Chinesa

A gastronomia chinesa é bem variada. Não há consenso entre historiadores, no entanto a lenda é que o macarrão foi inventado na China. Desde os primórdios o macarrão faz parte da dieta chinesa. Em viagem à China, ou mesmo nos países onde há colônia chinesa, é possível observar em restaurantes especializados a arte do macarrão, técnica conhecida como Mian.

É um espetáculo acompanhar o feitio do macarrão com as mãos. Através de passos simples, nas mãos experientes do chef chinês, a massa é torcida, esticada, dobrada, com múltiplas repetições. Vale a pena conhecer e o melhor provar, eu adorei participar de um jantar com esse espetáculo.

O prato mais típico na China é o Pato Laqueado, que tem características únicas para ser feito, não dá para sair do país sem experimentar a iguaria.

Quando estive em Hong Kong, experimentei a “sopa de ninho de andorinhas”, uma iguaria muito prestigiada na China. Um prato raro, que para ser preparado é necessário subir em penhascos para achar os ninhos, depois desfaze-los e coletar a baba que as andorinhas utilizam para formar a liga para a construção. Depois de tanto trabalho, com baba é feito a sopa, seja quente ou fria, um prato caro, que é servido em poucos lugares da China.

Para quem gosta de comer bem, deve acompanhar o post: Gastronomia em viagens sempre uma experiência inesquecível.

Mandarim e aulas de chinês

O Idioma Mandarim um detalhe importante é tom da vogal. Palavras iguais podem se diferenciar pelo tom falado. Aprender chinês está em alta entre jovens brasileiros, de olho no mercado de lá em expansão. Eu participei de uma aula demonstrativa do Instituto Confúcio, durante um evento do Ano Novo Chinês na Faap.

Foi muito interessante aprender um pouco sobre os caracteres e o tom das palavras. Muitas vezes a mesma palavra tem significados diferentes de acordo com o tom utilizado. O Instituto Confúcio está presente em vários países do mundo: são ao todo 580 institutos para promover o idioma e a cultura.

China curiosidades, cultura e evento no Brasil

Caligrafia

A caligrafia chinesa é como uma arte. Os traçados com pincel e tinta chamam a atenção dos ocidentais.

O shūfa, arte de caligrafia (normalmente com pincel e tinta) chinesa, que podem ser traçados de acordo com os cinco estilos históricos.

China viagens e curiosidades num país de cultura milenar

Cerimônia do Chá

O chá teve origem na China, inicialmente como medicinal e posteriormente como costume da cultura. A cerimônia do chá é uma tradição com influência do Taoismo e Zen Budismo. Está ligado a uma forma de meditação, por isso deve feito com calma.

O preparo segue um cerimonial com protocolos, de manuseio e utensílios. Cada cerimônia é única e não pode ser reproduzida. Eu participei de uma demonstração da cerimônia do chá, no final houve uma degustação do tipo verde.

China viagens e curiosidades num país de cultura milenar

Detalhes sobre os chineses

– Cumprimento social: nunca abrace um chinês quando for apresentado, nada de intimidades;

– O chinês não sabe dizer “não”, mas isso o brasileiro também compreende bem;

– O povo chinês é sempre muito esforçado nos negócios – e a qualquer hora;

– O povo chinês adora a comida brasileira e, a comida chinesa, já caiu por aqui no gosto do nosso país;

– “One belt, one road” – uma iniciativa do governo chinês, que se trata de sua nova estratégia econômica baseada na antiga Rota da Seda. Na versão do Século XXI, a rota incluirá Europa, Ásia e África, como domínio chinês. A iniciativa está prevista para ter início em 2049.

Para saber nas viagens a trabalho

Para quem vai se relacionar com chineses ou vai para China à trabalho, há algumas dicas e curiosidades interessantes a saber:

Mianzi – Significa o status da pessoa, a palavra está ligada à posição profissional, no governo, dentro de uma empresa, numa associação, na universidade, etc. O Manzi pode aumentar ou diminuir de acordo com o comportamento e ações de cada indivíduo.

Guanxi – A palavra está ligada ao Networking, o cuidar do outro, fazer parte de um grupo. Na China estar inserido em um grupo é muito importante na vida das pessoas.

Renqing – Significa o cultivo da amizade, o bom relacionamento na comunidade, ajudar outras pessoas, o ato de ser solidário.

Sobre o novo consumidor chinês

A China é uma sociedade que tem se transformado ao longo dos anos. Hoje o chinês tem algumas características que devem ser levadas em conta no relacionamento comercial.

O novo consumidor chinês é:

Super conectado.

– Mais esclarecido.

– Busca constantemente novas tendências de moda.

– Quer novas experiências.

– Se interessa pela segmentação de novos mercados.

Booking.com

Dicas de Roteiro de Viagem para a China

Quanto ao turismo, o melhor roteiro de viagem é pelas cidades mais importantes, com atrações milenares que contrastam com o mundo moderno.

Visitar a China no ano novo é sempre uma festa, no entanto é inverno e nos outros meses do ano, as temperaturas mais agradáveis. Há uma infinidade de cidades e regiões pois é um dos maiores países, não só em densidade demográfica, como em territorial.

Ano novo chines e o turismo

A rota turística mais tradicional é começar pela capital Beijing, seguir para Xian, Shanghai e terminar em Hong Kong.

Beijing e seus atrativos

O ponto alto da viagem é a visita a Grande Muralha em Beijing. Pode ser vista até da lua. São quase 9.000 quilômetros de extensão e foi construída no passado contra os invasores.

É uma obra grandiosa e com dizem os chineses: “diante dela é como sua alma se ajoelhasse”.

Ano novo chines e o turismo

Sete Maravilhas do Mundo Moderno – Muralha da China

A Muralha da China é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Confira as outras  Maravilhas do Mundo Moderno, nos posts abaixo:

Itália cidades mais visitadas: Coliseu de Roma.

Passagem para a Índia: Taj Mahal na Índia.

O que fazer no Peru: Machu Picchu.

Passeios de Cancún: Ruínas de Chichén Itza no México.

Os melhores passeios do Rio de Janeiro: Cristo Redentor.

Cidade Proibida – Palácio Imperial

A bela Cidade Proibida com seu Palácio Imperial, residência das Dinastias Ming e Oin, foi concebida como símbolo de riqueza.

Ano novo chines e o turismo

Na imensa Praça da Paz Celestial, está o Palácio de Verão, as margens do Lago Kuantan.

Esse local histórico, foi onde Mao Tse –Tung anunciou o estabelecimento da República Popular da China.

Ano novo chines e o turismo

Xian e os Guerreiros de Terracota

Em Xian o Museu dos Guerreiros de Terracota, é impressionante. São mais 6.000 estátuas em Terracota, em tamanho natural, que representavam um exército e seus guerreiros, vigilantes da tumba do Imperador Oin.

O Imperador Oin queria o maior mausoléu já visto, então ordenou que fossem construídas as estátuas.

Ano novo chines e o turismo

Shanghai – A mais cosmopolita

Shanghai é maior centro financeiro da China. Seu desenvolvimento se deu devido à localização portuária. É uma bela cidade cosmopolita cortada pelo Rio Yangtzé.



Booking.com

A Torre Pérola Oriental predomina na paisagem entre os prédios, como seu cartão postal.

Na Ásia há outra cidade com semelhanças de Shanghai, confira no post: Singapura e os pontos turísticos.

Ano novo chines e o turismo

Hong Kong – Conexão com o Ocidente

Hong Kong é uma bela cidade, com uma baia muito iluminada a noite. Tem ótimos passeios e excelente compras. Por ter sido colônia inglesa por tanto tempo, a cidade é independente, um misto de Oriente com Europa.

Booking.com

As construções elegantes seguem interessantes conceitos do Feng Shui. Saiba mais em: China viagens e curiosidades.

Ano novo chines e o turismo

Como chegar à China

Há algumas possibilidades de chegar à China, uma da melhores é via Dubai no Oriente Médio, porém há outras possibilidades via Europa e Estados Unidos.

Onde se hospedar

As grandes redes hoteleiras estão presentes na China, há muitas opções.

Entre neste link para reservar hotéis na China.

Dicas para Viajar

Toda viagem necessita de planejamento e providências, saiba mais em: Dicas para viajar.

Procure saber das histórias dos chineses, realmente é um país muito grande e muito diferente.

As melhores épocas para viajar são no verão, outono ou primavera. O inverno é rigoroso para os padrões do Brasil.

Amuletos da Sorte Chinês

Que tal circular com esse pingente que garante sorte? Em formato de bolsa de moedas o enfeito é usado para atrair boas energias para a área financeira. Outra dica é a decoração em papel, para atrair a sorte no Ano Novo Chinês.

Outras viagens para a Ásia

Os países da Ásia estão a cada dia mais importantes como destinos de viagem. Cada um tem suas características diferentes além de uma rica cultura.

Os templos são impressionantes e as paisagens espetaculares na Tailândia.

A Indochina que compreende Tailândia, Vietnam e Cambodia, tem um pouco da China e  Índia em uma região.

O Japão assim como o China é um país de contrastes entre a cultura milenar e a modernidade.

Em Singapura a organização, harmonia e beleza são destaques.

O maior complexo de tempos da Ásia, o Angkor Wat no Cambodia, surpreende os viajantes.

Nota da Autora

Desde fevereiro de 2020, o mundo vive a crise provocada pelo Corona Vírus na China, mas isso vai passar. Como todas as outras doenças, agora já temos vacinas e os seres humanos terão anticorpos para se proteger. Voltaremos à viajar e poderemos conhecer a China, esse país tão rico culturalmente.

O Blog Deusa Rodrigues tem diversas parcerias de serviços. Se você usar os links abaixo nos auxiliará a manter o site. Não pagará mais por isso e em alguns casos há descontos, promoções e entregas a domicílio.

  • 🏨 Reserva de hotéis – parceria com Booking, clique aqui.
  • 🏡 Aluguel de casas e apartamentos – parceria com Airbnb, clique aqui.
  • ✈ Passagens aéreas e pacotes de viagem – parceria com Passagens Promo, clique aqui.
  • 🎫 Ingressos: Disney, parques temáticos, musicais da Broadway e tours. Parceria com RCA Operadora oficial, com clique aqui.
  • 🚗 Aluguel de carros. Parceria com Rentcars - clique aqui.
  • 🚌 Excursões e ônibus hop-on hop-off. Parceria com Get Your Guide clique aqui.
  • 🏥 Seguro viagem. Parceira com Seguros Promo, Cupom de desconto DEUSA5, clique aqui.
  • 📱 Chip para celular – Viaje Conectado. Parceria com a Seguros Promo clique aqui.
  • 💵 Câmbio de moedas. Parceria Confidence Câmbio clique aqui.
  • 📚 Associado Amazon – compras online, entrega rápida, clique aqui.
  1. Olá Deusa, muito interessante o seu post.
    Sendo professora de mandarim, preciso fazer uma pequena correção. Shūfǎ (书法) não significa “caracteres chineses” mas designa a arte de caligrafia (normalmente com pincel e tinta da China), caracteres chineses diz-se 汉字 (Hànzì).
    Abraço

Deixe o seu comentário!

Copyright © 2021 Deusa Rodrigues | Todos os Direitos Reservados

Direitos autorais: todos os textos são autorais e as fotos a maioria são autorias e outras cedidas por hotéis e representações para esse blog/site. Nenhuma parte desa publicação poderá ser reproduzida, copiada, armazenada em sistema digital ou transferida por qualquer meio eletrônico, fotocópia, mecânico, etc. sem que haja permissão por escrito emitida por esse Blog Deusa Rodrigues - viagens e lua de mel